ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Flechas de R$2,00 + Arco de pvc

Ir para baixo 
+9
machado.leonardo
Dt.
birapc
TRC
CALIL
boconcelob
lubisomem01
gerabelo
Junker
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 5:38 pm

Inspirado no tutorial fixo de criação de flechas, resolvi fazer as minhas, pra um arco caseiro de pvc 40#.

Parte 1: as ripas
Comprei ripas de 1cmx1cmx1m de cambará, quadradas mesmo, e arredondei por magia, digo, lâminas e furadeira. Cada uma custou R$1,50

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parte 2: as vanes
Usei silver tape mesmo, resistem bem. Não são aquilo tudo, mas pra diversão de quintal já ta valendo. R$5,00 o rolo, deve durar por umas 100 vanes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parte 3: pontas
Cano de cobre para ar condicionado, sucateado. Cortei triângulos na ponta,

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Notas finais: o custo foi bem baixo e me diverti muito trabalhando, mas sei que no momento que acertar uma rocha elas vão se partir. Eventualmente vou testar o spine.

Comentários são bem vindos, positivos e negativos.


Última edição por machado.leonardo em Qui Jul 25, 2013 2:23 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 6:57 pm

Arco de pvc 40# (faltam fotos)

Parte 1: o cano
Cortei dois canos de pvc para água fria (25mm e 20mm). O menor, enrolei com fita isolante, e coloquei dentro do maior. Fiz um furo e lixei as pontas para colocar a corda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Parte 2: a corda
Usei uma tábua com 4 partes de uma flecha que quebrou para trançar a corda. Usei linha de costura, e o serving é cordão encerado (R$15,00)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Resultado final:
Ficou muito bom, serve pra brincar. Já li comentários de que vai perder potência rapidamente, mas já estou fazendo um com riser de madeira e cano de pvc com bastão de fibra de vidro dentro como lâmina. Postarei o resultado em breve.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Eu com meu arco de 20#, industrial, e um amigo com o arco de pvc 40# e a luva que expliquei a confecção nesse link


Última edição por machado.leonardo em Qui Jul 25, 2013 2:55 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Junker

Junker


Mensagens : 337
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 38
Localização : Teixeira de Freitas - Bahia

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 7:07 pm

parabens cara, muito bom mesmo, eu tava pensando em fazer mas nao tinha me animado mas agora que vi que ficou bom animei, fico excelente.
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 7:15 pm

Primeira flecha, pena natural. Deu tanto trabalho que prefiro usar silver tape.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Junker, vai fazer flechas ou um arco?
Ir para o topo Ir para baixo
Junker

Junker


Mensagens : 337
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 38
Localização : Teixeira de Freitas - Bahia

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 7:23 pm

vou fazer as flechas, essas suas ficaram otimas
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 7:28 pm

Da trabalho fazer as flechas por esse sistema, mas saem muito em conta e me diverti bastante.
Mais ou menos meia hora pra fazer cada uma, sem ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
gerabelo

gerabelo


Mensagens : 62
Data de inscrição : 10/05/2013
Localização : Manaus - AM

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 8:15 pm

machado.leonardo escreveu:
Primeira flecha, pena natural. Deu tanto trabalho que prefiro usar silver tape.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Junker, vai fazer flechas ou um arco?


show, man! curti o uso que você deu aos acessórios relacionados à eletrônica Smile

parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 9:04 pm

gerabelo escreveu:


show, man! curti o uso que você deu aos acessórios relacionados à eletrônica Smile

parabéns!

Muito obrigado.
A arte da gambiarra sempre presente. Segurador de placa é um ótimo apoio pra deixar a cola secando, e o ferro de solda cortou a pena bonito.
Ir para o topo Ir para baixo
lubisomem01

lubisomem01


Mensagens : 354
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 68
Localização : Rio de Janeiro -RJ

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSáb Jul 06, 2013 9:21 pm

é por ai mesmo parabéns, e procura usar penas nas flechas mesmo ...
Ir para o topo Ir para baixo
http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeDom Jul 07, 2013 1:46 am

óóó, até flecha "FRUFRU" saiu rsrsrsrsrrs! Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeDom Jul 07, 2013 9:25 am

Putz que legal! isso aí, o importante é fazer! ta ficando bem legal mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: artesanato   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeDom Jul 07, 2013 11:29 am

Parabéns, MachadãoLeonardão!
Ficaram ótimas as flechas; o arco também.
Já que você tem a paciência para o artesanato, que tal um arco de lâminas?
Tem aqui um tópico de arco coreano, feito de bambu com fibras vegetais; achei excelente.
Ele fez o backing com fibras vegetais e usou cola de couro derretido.
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeDom Jul 07, 2013 2:48 pm

Galera, muito obrigado Very Happy

Então, a flecha de penas naturais é o certo, mas da um trabalho absurdo, tanto que parei na primeira e deixei varias metades de pena pela sala. O resultado foi excelente, mas o trabalho me desanimou. Vou fazer um jig pra isso, e uma hora faço uma segunda.
Como faço pra endireitar as penas? Elas são muito curvas.

Quanto ao arco com lâminas, falei com um aluno da Engenharia de Materiais da UFSC, um conhecido dele trabalha com fibra de vidro para aeromodelismo, vou me informar e correr atras.

Um dos meus tios é engenheiro mecânico e amou o projeto, tanto que estamos moldando um riser de madeira (cambará, mesmo material das flechas). O projeto 1 é fazer encaixe cilíndrico com pvc, como nesse vídeo aqui:



As lâminas de fibra de vidro vão ficar para a parte 2, talvez no fim do ano.

Outra coisa, calculei a constante elástica do arco, deu 333 N/m. Integrando para um deslocamento de flecha de 63cm (24" de puxada, flecha de 28"), temos 60J. Cada flecha pesa aproximadamente 30g, resultando em um disparo de 63 m/s (203 fps) em um mundo muito bonito onde o arco não perde nada e a resistência do ar não existe.
Ir para o topo Ir para baixo
birapc

birapc


Mensagens : 207
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 53
Localização : Montes Claros - MG

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 10:09 am

Amigão, bom dia.

Quanto ao arco de pvc, fiz um takedown e ficou muito bom. Os dois primeiros estão aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Já o terceiro ficou bem mais potente (estou até usando luvas), dei uma engrossada nas lâminas. Postarei as fotos depois.

Estou pelejando para fazer umas flechas de madeira, porém, quando vou arredondar as varetas elas ficam queimando.

Uso um pedaço de madeira com um furo, e em um dos lados encaixo lâmina de serra tico-tico, tb já tentei com formão (tipo apontador de lápis, não deu.

Pode me dar umas dicas?

Ir para o topo Ir para baixo
Dt.

Dt.


Mensagens : 114
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : Roça - MS

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 1:39 am

Cara ficou muito legal tanto o arco como as flechas, se quiser atirar na parede é só usar um cano de ferro no lugar do de cobre que aguenta mais porrada...hehhehe
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 2:08 pm

birapc escreveu:
Amigão, bom dia.

Quanto ao arco de pvc, fiz um takedown e ficou muito bom. Os dois primeiros estão aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Já o terceiro ficou bem mais potente (estou até usando luvas), dei uma engrossada nas lâminas. Postarei as fotos depois.

Estou pelejando para fazer umas flechas de madeira, porém, quando vou arredondar as varetas elas ficam queimando.

Uso um pedaço de madeira com um furo, e em um dos lados encaixo lâmina de serra tico-tico, tb já tentei com formão (tipo apontador de lápis, não deu.

Pode me dar umas dicas?


Cara, eu também tentei esse método. A madeira queima por não ser a mesma usada no vídeo. Naquele do japonês, é usada uma madeira para cavilha (dowel, encaixe para móveis de madeira, comum na parte de apoio de porta retratos). É uma madeira menos resistente que a que usamos em flechas, por isso a facilidade de trabalho. Fora que o cara usa uma parafusadeira elétrica, com menor rotação que as furadeiras que temos a disposição. Acredito que é isso que faz o trabalho dele não queimar: menor resistência e menor atrito. Se usarmos o mesmo material que ele, as flechas seriam tão frágeis que quebrariam no primeiro impacto.

Sobre o arco de pvc, fiz com tubo simples, aquaterm iria encarecer demais o projeto. Vi seu trabalho, ficou lindo. Cheguei a fazer lâminas achatadas para o riser que montei com cambará, mas as lâminas cederam assim que encordei. Vou postar as fotos no outro tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] só pra não descarrilhar esse.Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
renner_santos

renner_santos


Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 36
Localização : Goiânia/GO

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQua Ago 07, 2013 1:38 pm

machado.leonardo

Como você fez com o nock? Você fez um buraco no fundo da flecha para encaixar o nock?

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 10:17 am

Renner, cortei com uma serrinha e lixei com a retífica. Não coloquei nenhum reforço. O Jorge recomendou colocar uma chapa de fenolite em um dos posts dele, mas deixei simples. Ontem meus nocks chegaram pelo correio, ai agora uso peças plásticas. Só vou passar uma fita em volta do nock pra aumentar a resistência, antes que a flecha se parta ao meio.
Ir para o topo Ir para baixo
renner_santos

renner_santos


Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 36
Localização : Goiânia/GO

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 11:25 am

Massa demais! Onde você comprou seus nocks?

E outra coisa, essas flechas são resistentes? Ou, se errar o alvo e acertar uma parede, por exemplo, ela quebra?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 8:08 pm

Nunca acertei a parede, mas já acertei rochas diversas vezes sem problema algum. Esses dias quebrei uma atingindo ela com outra flecha. Ela estava meio caída no alvo, e acertei o centro da flecha. Eu não me arriscaria a disparar essas flechas com mais de 40#, não consegui madeira com fibra alinhada da maneira certa. Os nocks eu encomendei do ebay junto com um pacote de vanes, e foi meu maior gasto até agora, R$55,00. Com o material, posso fazer 24 flechas completas, com ponta caseira, e até 33 sem nock.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os produtos são da Bull's Eye Archery

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
renner_santos

renner_santos


Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 36
Localização : Goiânia/GO

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeQui Ago 08, 2013 8:49 pm

Massa demais cara! Essas vanes vc vai colar com cola??
Ir para o topo Ir para baixo
machado.leonardo

machado.leonardo


Mensagens : 55
Data de inscrição : 06/10/2012
Idade : 30
Localização : Biguaçu - SC

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 4:46 pm

Enquanto não compro a cola certa, vou limpar tudo com acetona, pra tirar gordura, e colar com cola de madeira. Logo compro super bonder gel.
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 5:11 pm

machado.leonardo escreveu:
Enquanto não compro a cola certa, vou limpar tudo com acetona, pra tirar gordura, e colar com cola de madeira. Logo compro super bonder gel.
as vanes não vai segurar com cola de madeira no nock utiliza cola de junta de motor 3m para motores a disel segura q nunca mais sai e nas vanes e bom vc usar fita dupla face 3 m que vai segurar e da um pinguinho de Super Bonder nas pontas so para garantir fica muito bem preso
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 6:03 pm

machado.leonardo escreveu:
Enquanto não compro a cola certa, vou limpar tudo com acetona, pra tirar gordura, e colar com cola de madeira. Logo compro super bonder gel.
Fala leonardo, cara eu estou fazendo umas flechas de madeira tbm, mais bem manual msm, para arredondar, usei uma raspilha, a madeira peroba e paraju, mais vou usar só peroba pq o acabamento é perfeito, só com lixa fina e pano ja brilha, eu comprei em uma marcenaria baquetes de 9mm, eles vem quadrado ai vou arredondando ele fics bem.reto, infelizmente n tenho como postar fotos, mais posso mandar pra vc ter uma noção, só me,passar seu e-mail, cara o nock cola com uma cola q solte facil, tipo cola quente pq vai que quebra um nock, se n soltar vai ter q cortar, ja as vanes, usa uma colq tudo, acha no mercado livre baratinha, ou ai na sua cidade tbm, araldite tbm é uma boa!
Ir para o topo Ir para baixo
fishingwithabow1




Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 27

Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 6:10 pm

carlos ferreira escreveu:
machado.leonardo escreveu:
Enquanto não compro a cola certa, vou limpar tudo com acetona, pra tirar gordura, e colar com cola de madeira. Logo compro super bonder gel.
Fala leonardo, cara eu estou fazendo umas flechas de madeira tbm, mais bem manual msm, para arredondar, usei uma raspilha, a madeira peroba e paraju, mais vou usar só peroba pq o acabamento é perfeito, só com lixa fina e pano ja brilha, eu comprei em uma marcenaria baquetes de 9mm, eles vem quadrado ai vou arredondando ele fics bem.reto, infelizmente n tenho como postar fotos, mais posso mandar pra vc ter uma noção, só me,passar seu e-mail, cara o nock cola com uma cola q solte facil, tipo cola quente pq vai que quebra um nock, se n soltar vai ter q cortar, ja as vanes, usa uma colq tudo, acha no mercado livre baratinha, ou ai na sua cidade tbm, araldite tbm é uma boa!
carlos araldite não e uma boa pedida para vanes bom mesmo e a fita duplaface pois se danificar vanes vai dar o diabo pra tirar com araldite e voce vai acabar perdendo a flecha e melhor mesmo da fita e que com o tiro não sai nem a pau mas para tirar sai um pouco mais facil e não marca as hastes no nock colo com cola de junta de motor 3m ela cola fica dura n sai facil mas voce esquentou saiu a cola quente tambem e uma boa pedida
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Empty
MensagemAssunto: Re: Flechas de R$2,00 + Arco de pvc   Flechas de R$2,00 + Arco de pvc Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Flechas de R$2,00 + Arco de pvc
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Flechas....Arco pronto e cadê as Flechas...
» Flechas de um arco de 40lbs
» Arco Composto e Flechas
» Porta Arco e Flechas
» Adaptar o arco às flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: