ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única

Ir para baixo 
+6
megaseba
boconcelob
fernandorizzi
pietropetris
Roberto de Souza
CALIL
10 participantes
AutorMensagem
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeDom Jul 07, 2013 11:38 pm







=========================









Última edição por CALIL em Ter Jul 09, 2013 3:25 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 11:48 am

Muito bons os vídeos. Pra quem quer aprender a confeccionar um arco bem natural, é show.
Mas eu pergunto: que madeira no Brasil tem as características do osage, por exemplo? E onde encontrá-las?
Sei que o ipê, jatobá e aroeira são as madeiras mais recomendadas por aqui, mas o difícil é encontrá-las em sua forma natural, porque pra esse tipo de arco não adiante comprar uma ripa ou caibro na madeireira.
Já fiz alguns arcos seguindo essa "receita" e todos ficaram bons. O problema foi a madeira que deixa o arco com muita memória e tira a velocidade da flecha. Fica bonito mas com péssima performance.
Fica a pergunta: qual madeira e onde encontrá-la?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 12:02 pm

Roberto de Souza escreveu:
Muito bons os vídeos. Pra quem quer aprender a confeccionar um arco bem natural, é show.
Mas eu pergunto: que madeira no Brasil tem as características do osage, por exemplo? E onde encontrá-las?
Sei que o ipê, jatobá e aroeira são as madeiras mais recomendadas por aqui, mas o difícil é encontrá-las em sua forma natural, porque pra esse tipo de arco não adiante comprar uma ripa ou caibro na madeireira.
Já fiz alguns arcos seguindo essa "receita" e todos ficaram bons. O problema foi a madeira que deixa o arco com muita memória e tira a velocidade da flecha. Fica bonito mas com péssima performance.
Fica a pergunta: qual madeira e onde encontrá-la?

Eu arriscaria só o ipe. Mas tem que ter a costaneira e o cerne, do jeito que mostra no vídeo. E o pior é: tem que cortar a arvore, DEIXAR SECAR POR UM OU DOIS ANOS (como é possível esperar tudo isso ne?) e cortar do jeito que voce viu.  E o problema: Cortar uma árvore? Voce não pode, madeireiras podem encomendar a vontade do amazonas. Voce nao pode cortar uma sequer. Não sei como é na região aí do Guaruja mas ipê aqui tem em qualquer pasto (sem exagero!).

Sem a costaneira acho que cria memoria. Outra coisa, voce deixa seus arcos desencordoados depois que usa?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
pietropetris

pietropetris


Mensagens : 251
Data de inscrição : 28/05/2012
Localização : SC

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 12:55 pm

Tenho uma tora de ipê esperando no pátio de uma serraria já devem fazer quase 3 anos. Seca ela está, mas eu nunca tiro tempo pra resolver isso. Eu fico na indecisão, por que quero fazer longs e recurvos usando lâminas de madeira e fibra. Rachar pra fazer as lâminas é meio complicado, acho eu, mas serrar pode dar uma melda maior ainda quanto aos veios da madeira...

Qualquer eu dia eu chego lá pra resolver e a tora sumiu. tongue 
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 1:00 pm

Então Calil, eu usei uma madeira que o pessoal da Ilha Grande chama de guaretá. Eles usam lá pra fazer bodoque e por conta disso acreditei que seria boa. Fiz três arcos, com madeira verde e com madeira seca por mais de um ano, rachando a tora com machado e calços, desbastando no machado, grosa e Drawknife (no Brasil chamada de faca de tanoeiro), seguindo as linhas de crescimento da madeira e tudo mais.
Sempre desarmo o arco após o uso, mas mesmo assim os três ficam com muita memória. Como eu disse, ficaram bonitos mas com pouca qualidade para tiro por conta da memória.
Confesso que aqui no Guarujá não sei se tem, mas imagino que sim por conta da mata atlântica. O problema é cortar uma árvore e acabar preso... Vou perguntar pro pessoal da Prefeitura e quem sabe consigo algum bom tronco de alguma poda.
Ainda quero ter um bom arco natural, feito por mim.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 1:33 pm

se não se importar em laminar, basta colar ipe com bambu e terá um dos melhores arcos do mundo (opinião mundial de todos os arqueiros que constroem arcos).

Só precisa preparar o bambu da forma correta, que é colocando numa estufa quente para que ele seque totalmente.

Bem facil! eu estou em busca de fazer um sem laminas, madeira inteiriça, tipo o arco mirkwood do legolas.


Última edição por CALIL em Seg Jul 08, 2013 1:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 1:34 pm

Cortei uma tora de uma Nogueira que tenho no fundo do pátio. Está secando atras da geladeira (dica do meu amigo Jorge ), já fazem uns 2 meses que ela esta lá , ainda com casca . Vou ter tempo para começar a trabalhar nela só depois de agosto . enquanto isso estou estudando a melhor maneira de fazer o arco. Vou cortar a tora no meio e pretendo fazer 2 arcos, o primeiro, estou pensando em seguir esses videos mas com certeza usando mais ferramentas.
Não entendo bulhufas de madeira, mas acho q a nogueira é uma boa madeira para fabricar arcos de peça unica.
Os longs ingleses eram de nogueira ou estou enganado ?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 1:37 pm

fernandorizzi escreveu:
Cortei uma tora de uma Nogueira que tenho no fundo do pátio. Está secando atras da geladeira (dica do meu amigo Jorge ), já fazem uns 2 meses que ela esta lá , ainda com casca .  Vou ter tempo para começar a trabalhar nela só depois de agosto . enquanto isso estou estudando a melhor maneira de fazer o arco. Vou cortar a tora no meio e pretendo fazer 2 arcos, o primeiro, estou pensando em seguir esses videos mas com certeza usando mais ferramentas.
Não entendo bulhufas de madeira, mas acho q a nogueira é uma boa madeira para fabricar arcos de peça unica.
Os longs ingleses eram de nogueira ou estou enganado ?

Vou pesquisar mais tarde mas se não me engano eram feitos de ELMO

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se gosta de bonsai vai lembrar de um bonsai que é da mesma familia, que é o Ulmus parvifolia. Porém este é da asia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 3:00 pm

Wonderful Post!Smile 
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 3:08 pm

fernandorizzi escreveu:
Cortei uma tora de uma Nogueira que tenho no fundo do pátio. Está secando atras da geladeira (dica do meu amigo Jorge ), já fazem uns 2 meses que ela esta lá , ainda com casca .  Vou ter tempo para começar a trabalhar nela só depois de agosto . enquanto isso estou estudando a melhor maneira de fazer o arco. Vou cortar a tora no meio e pretendo fazer 2 arcos, o primeiro, estou pensando em seguir esses videos mas com certeza usando mais ferramentas.
Não entendo bulhufas de madeira, mas acho q a nogueira é uma boa madeira para fabricar arcos de peça unica.
Os longs ingleses eram de nogueira ou estou enganado ?

Arcos ingleses ate onde sei eram feitos de teixo.Não sei se essa madeira tem outro nome. Inclusive falam que a palavra Toxic deriva do nome da arvore pois ela tem as folhas extremamente toxicas.
Segundo li esta arvore tinha a propiedade de a madeira interna ser mais escura e mais dura que a externa a qual era geralmente mais clara (quase branca)

então numa mesma "tora" tinha dois tipos de madeiras diferentes uma elastica e flexivel e outra dura.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 3:24 pm

CALIL escreveu:
se não se importar em laminar, basta colar ipe com bambu e terá um dos melhores arcos do mundo (opinião mundial de todos os arqueiros que constroem arcos).

Só precisa preparar o bambu da forma correta, que é colocando numa estufa quente para que ele seque totalmente.

Bem facil! eu estou em busca de fazer um sem laminas, madeira inteiriça, tipo o arco mirkwood do legolas.


O problema de se trabalhar com o Bamboo é que cria um Pó dos infernos! Porém é simplesmente sensacional usa-los em arcos como backing ou até mesmo em laminas!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 10:20 pm

megaseba escreveu:
fernandorizzi escreveu:
Cortei uma tora de uma Nogueira que tenho no fundo do pátio. Está secando atras da geladeira (dica do meu amigo Jorge ), já fazem uns 2 meses que ela esta lá , ainda com casca .  Vou ter tempo para começar a trabalhar nela só depois de agosto . enquanto isso estou estudando a melhor maneira de fazer o arco. Vou cortar a tora no meio e pretendo fazer 2 arcos, o primeiro, estou pensando em seguir esses videos mas com certeza usando mais ferramentas.
Não entendo bulhufas de madeira, mas acho q a nogueira é uma boa madeira para fabricar arcos de peça unica.
Os longs ingleses eram de nogueira ou estou enganado ?

Arcos ingleses ate onde sei eram feitos de teixo.Não sei se essa madeira tem outro nome. Inclusive falam que a palavra Toxic deriva do nome da arvore pois ela tem as folhas extremamente toxicas.
Segundo li esta arvore tinha a propiedade de a madeira interna ser mais escura e mais dura que a externa a qual era geralmente mais clara (quase branca)

então numa mesma "tora" tinha dois tipos de madeiras diferentes uma elastica e flexivel e outra dura.

Abs

Voce tem razão é de Teixo mesmo (Yew)!!

E o fato de ter duas madeiras é o que mostra os videos que postei, a costaneira serve de backing e o cerne de belly! aí fica uma dura (belly) e outra mais mole, elastica (backing)
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 10:55 pm

Aqui no cerrado temos ipê em grande quantidade.

Se desejar peças de ipê roxo tiradas do cerne da arvore e tiver paciência, basta procurar em fazendas, muitos extraem a madeira para fazer cerca para o gado, é possível encontrar algumas boas peças, algumas já bem secas. A duvida é saber como a madeira foi armazenada, de qualquer forma é barata, o preço de cada estaca varia entre 15 a 25 reais, ao menos esse é o preço praticado por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 3:26 pm

Adicionado mais 4 videos na primeira mensagem.

Eles usam muito OSAGE, coisa que não temos por aqui infelizmente.  E nos ultimos videos (o Making a Primitive Bow, Part 2) ele mostra que se removida a costaneira voce pode ainda fazer o arco desde que respeite os aneis da madeira. agora se não for uma osage que tem os aneis bem visiveis nao sei como isso é possivel!

Sobre o osage li que é uma arvore da mesma especie da amoreira (embora o fruto seja completamente diferente).

Pena que amoreira nao cresce da maneira que de para fazer um arco. Estou no entanto pensando em usar o cravo da india que tenho aqui um tronquinho, e tentar também pau ferro.

Só não sei qto tempo tem que secar, o ideal seria um ano ne. Pelo que vi no video o problema de nao secar é que ela entorta quando seca (e claro pode rachar). Mas ele corrigiu tudo no fogo. Isso é igual fazer flechas de bambu, voce desentorta e deixa retinha ela no fogo também.

PS: lembrando que só tenho interesse em fazer arcos inteiriços, sem laminações e colagem.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 5:05 pm

Pessoal quero ver uma galera fazendo isso de forma frequente! como podem ver é facil!

Acredito que ate o mes que vem terei feito 1. Claro que sera de qualquer jeito, madeira não secada de forma correta etc. Vou tentar acelerar o processo fazendo uma estufa.

A ideia é desenvolver e compartilhar a tecnica de um arco de uma unica madeira. Colar laminas, etc é na minha opinião muito demorado e trabalhoso, precisando de muitas ferramentas. Um arco de um unico pedaço de madeira voce pode fazer com faca, machadinha, grosa e lixas. Muito simples!

agora nem eu mais tenho desculpas! to lendo sobre isso e vou compartilhando.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 5:50 pm

Essa segunda leva de vídeos eu já conhecia, o cara é fera e explica muito bem o processo. Tem até um vídeo dele caçando libélulas com os arcos rsrsrsrs
Quero ver vc fazer esse mirkwood bow calil rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 9:57 pm

Também já conhecia estes últimos vídeos e são bem legais.
Uma dúvida que não consegui entender: qual líquido ele passa na madeira para desentortá-la antes de aquecer. Alguém sabe?
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelHSS

RafaelHSS


Mensagens : 41
Data de inscrição : 18/02/2013
Localização : Belo Horizonte - MG

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeTer Jul 09, 2013 10:33 pm

É óleo. Ele está usando azeite, mas diz que pode ser usado óleos tanto de origem animal quanto vegetal, até mesmo manteiga.
Ir para o topo Ir para baixo
dr.alukark

dr.alukark


Mensagens : 76
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 24
Localização : Rio de Janeir-Portuguesa

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 10:19 am

Como aqui não tem como eu conseguir uma tora de ipe onde moro eu vo comprar na madereira minha duvida é quantos mm eu deixo a lâmina para ficar um arco de 20 à 30 lb?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 11:13 am

Alukark aqui que ninguem faz ainda nao saberemos responder
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
fernandorizzi

fernandorizzi


Mensagens : 627
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 38
Localização : Bagé - RS

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 11:49 am

Segundo vários materiais que já li,  com 6mm e 68'' fica na base de 40# pra mais. (dependendo da madeira)

Tem que ver bem a relação espessura da lamina X comprimento do arco, senão vai fazer CRASH Twisted Evil !
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 12:20 pm

Infelizmente não tem receita pronta.
Tem que ir testando e vendo o que fica melhor.
Num dos arcos que eu fiz e que está com cerca de 40# a 28" e medindo 64", as pontas tem uns cinco milímetros de espessura e vão aumentando na direção da empunhadura, onde acabam com cerca de 8 ou 9 milímetros. Na largura, a ponta mede pouco menos de 3/4" na ponta e 1 e 3/4" próximo da empunhadura.
É bem complicado de medir porque a madeira não é retilínea e a gente tem que acompanhá-la enquanto desbasta.
E, como eu disse, tem que procurar e testar o que é melhor pra cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
dr.alukark

dr.alukark


Mensagens : 76
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 24
Localização : Rio de Janeir-Portuguesa

Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitimeQua Jul 10, 2013 4:31 pm

fernando se for 1,80 de altura 6 mm de grossura da lamina e 3x4 por 2,5 de espessura ,eu acho que confundi os nomes mas contiinuando sera que faria como vc falou CRASH!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Empty
MensagemAssunto: Re: Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única   Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Passo a passo - Fazendo um arco tradicional peça única
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Horn Bow (chifre e tendões) - Vídeo passo a passo completo.
» Passo a Passo - Construindo um Arco Coreano
» Tutorial Passo a Passo Arco Recurvo
» arco recurvo laminado passo a passo
» Arco Recurvo 54" - Passo a passo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: