ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Exercício de Concentração e foco.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Arknoid

Arknoid


Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/06/2013
Idade : 30
Localização : Alegrete - RS

Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Exercício de Concentração e foco.   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 9:16 pm

Já de ante mão, o texto não é meu... e a técnica apresentada já é de longa data utilizada...(não por mim, ainda), mas, promete ser eficiente se bem aplicada.

Exercício de concentração  
    Estes exercícios visam treinar a sua mente e aumentar a sua capacidade em manter o foco e concentrar as suas energias em um só pensamento. A nossa mente é que nem um macaco que fica a hora toda pulando de galho em galho, de um pensamento para o um outro sem dar sossego. Para poder trabalhar magicamente e visualizar, temos que ser capazes de conseguir concentrar por um determinado tempo, toda a nossa atenção em um só pensamento, visualização ou objetivo. Só assim conseguiremos alimentar a visualização com suficiente energia para que se tornar realidade.  
              Se você quiser absorver energias para tratar uma pessoa (durante uma massagem ou tratamento de Do Ing ou Shiatsu), se proteger adequadamente ou simplesmente fazer uma meditação ou relaxamento, você tem que ser capaz de eliminar todos os pensamentos fúteis que não tem nada a haver com o seu objetivo. Você terá que ser capaz de se concentrar numa só coisa (pensamento ou visualização).Você tem que ser capaz de manter a concentração independentemente do que estiver acontecendo aos seus arredores. Pensamentos seus ou alheios, barulho e distrações não devem afetar a sua concentração.  
                    Para praticar este exercício você pega uma folha de papel branca. No meio dessa folha você desenha ou cola um ponto preto de uns dois a três centímetros de diâmetro. Você pendura ou cola a folha com o ponto preto numa parede, num lugar onde você não será perturbado a altura de seus olhos e se senta a uma distancia de 1 metro, de frente olhando o ponto preto. Sente-se confortavelmente sem encostar as costas. Desligue o celular, telefone ou qualquer outro aparelho que lhe possa perturbar. Agora você começa a olhar e a se concentrar no ponto sem piscar os olhos. No começo será difícil, por mais que você tentar mais você irá piscar, como se seus olhos quisessem passar um trote em você. Mas não desista. Tente não piscar os olhos. Ao olhar o ponto, você se concentrar no ponto e tente somente pensar no ponto.                    
           Depois de ter se concentrado no ponto por um tempo, feixe os olhos e visualize-o. Você tenta se concentrar somente no ponto preto, você não presta atenção a outros pensamentos, quaisquer que forem. Não tente bloquear tais pensamentos. Se você começar a bloquear os pensamentos você automaticamente estará dando atenção a tais, alimentando-os e dando-lhes importância. Deixe simplesmente os pensamentos passarem por sua mente como se fossem nuvens passageiras.  
             Quanto mais você treinar, melhor será sua concentração. No começo você irá pensar em mil e umas coisas, sendo incapaz de manter sua concentração fixada no ponto. Isso é normal. Cada vez que você começa a pensar em outras coisas, simplesmente volte a se concentrar de novo no ponto.  
             O seu ego não gosta que você faça tais exercícios. Ele vai tentar a todo custo desviar sua atenção. O ego usa mil e uma desculpas e truques para impedir você a se concentrar. As desculpas vão desde pensamentos aparentemente importantíssimos até dor de cabeça, outras tarefas que têm que ser cumpridas ou algo que você esqueceu de fazer. Não se deixe trapacear por seu ego.  



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
             Em vez de usar um ponto preto (não use ponto colorido), você pode usar um mantra, uma reza ou um oró. Agora, eu acho, como primeiro exercício de concentração, o ponto preto é bem mais eficaz.


Fonte: arco-bsb.freevar.com/tecnicas-de-tiro-planilhas1.pdf  Por: Christian Haensell, Acesso em Julho de 2013
Ir para o topo Ir para baixo
Saulowinter

Saulowinter


Mensagens : 215
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo - RS

Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Re: Exercício de Concentração e foco.   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 10:39 pm

Na verdade, um ponto preto não é muito indicado não. Em geral, a cor azul é muito mais usada e o fundo branco pode incomodar ou atrapalhar um tanto na visão.
A questão de fechar os olhos depende muito de quem tá ensinando isso, mas tradicionalmente esse tipo de meditação focada em objeto sempre é ensinada a fazer de olhos abertos, pois geralmente qdo precisamos nos concentrar de maneira visual, eles estarão abertos e sujeitos ao ambiente ao nosso redor para dispersá-lo.
Algo que não vi aí nessa dica foi em relação à disciplina:
1- antes de começar, estabelecer um tempo e não mudá-lo no decorrer da sessão. Exemplo, decidir 2 minutos e cumprir os 2 minutos [melhor não começar com tempos muito maiores, ao menos não de início... no máximo 10 minutos]. Não diminuir o tempo se ficar inquieto/cansado e nem estender o tempo. Faça a pausa qdo terminar o tempo e se quiser, faz mais uma sessão.
2- O ideal é manter essa pratica de maneira regular, todo dia. Se isso não acontecer, dificilmente se terá algum benefício/resultado real.

Outra dica: Se estiver meio cansado, coloque o objeto/ponto um pouco mais alto, para que os olhos fiquem mais abertos e assim vc não canse/fique com sono logo. Se estiver com a mente agitada, coloque mais para baixo e deixe os olhos quase fechados [mas não feche].
A distância ideal é vc estender o seu braço.
Boa prática =D
Ir para o topo Ir para baixo
pedrocast

pedrocast


Mensagens : 67
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Meditação   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitimeSex Ago 16, 2013 3:28 pm

Bacana lembrar deste ponto.

Eu vejo nitidamente a diferença nos meus tiros quando estou agitado ou conversando com alguém e atirando ao mesmo tempo ou pensando no que tenho que fazer depois... Treinar a concentração é essencial para vários momentos da vida.

Isso é uma meditação, algumas técnicas utilizam objetos (eu gosto da chama da vela) e olhos semi serrados, outras fecham os olhos.. Importante a postura meditando, colocar a coluna bem ereta e os ombros para trás e relaxar, se equilibrar sobre ela...

Ainda quero ter essa disciplina de meditar todos os dias porque realmente faz muito bem, todas vezes que fiz, não desistam se parecer difícil no inicio.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pvalentini.net
Benito




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/09/2011
Idade : 45
Localização : Foz do Iguaçu

Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Re: Exercício de Concentração e foco.   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitimeQua Set 18, 2013 5:00 pm

Eu utilizo um sistema de concentração sensorial que acho muito mais eficiente que o ponto, e muito mais simples, basta vc pegar um relógio que faça o som dos segundos, ou tic tac, e concentre-se no som.
No inicio eu mal posso ouvir, depois de alguns minutos é quase ensurdecedor o tic-tac
Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked 
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 37
Localização : Mogi das Cruzes

Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Re: Exercício de Concentração e foco.   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitimeSex maio 16, 2014 11:32 am

Interessante, eu como sou budista, rezo o Mantra Namumyouhourenguekyou concentrando o olhar numa imagem sagrada, um pergaminho com escrituras em ideogramas chineses.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
Conteúdo patrocinado





Exercício de Concentração e foco. Empty
MensagemAssunto: Re: Exercício de Concentração e foco.   Exercício de Concentração e foco. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Exercício de Concentração e foco.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Flechas Baratas (baratas mesmo) para iniciantes
» Astigmatismo e scope
» Dúvidas Sobre Recurve Bows
» exercício de puxada real ou tramoia televisiva? ??
» Atividade Física para Arqueiros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Artigos Técnicos-
Ir para: