ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)

Ir para baixo 
+55
Nortonw
dbc785
Mamute-sc
preto1988
LeandroCabral
Brutus
ViGuimarães
Wilian Guilherme Hartmann
Rifraga
rafaelkero
Antonio Amaral
flavioprado
kozinheiro
Clarencio
jerb
Sasha Siemel
Garcia_Cowboy
AntonioR
Mancusi
Japao
souzafms
EVC
dmjuca
rods21
Crusader
giroflex96
Goltz
TiagoMS
rubensrw
mateusw
macaeh
Andrius Louis
hunter350
KikoAlive
Ronaldo Nacaxe
tucorj
kyko
geovaneselva
Temujin
Danilo Ormeni
ovidiopena
Roberto de Souza
mineirim
eschimidt
SanchoVJR
Wilson
jorge_wiendl
Lincoln
Ronaldo Novoa
Pin
Enri Mauerberg
JPauloBap
CALIL
Perseu
PEDRO VARGAS
59 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 01, 2011 8:49 pm

bom vamos ao final dos cáculos, agora, depois q vc descobriu qual é o peso da puxada do seu arco fica muito simples, no caso o colega q me pediu ajuda quer comprar flechas da Easton, então entrei na tabela Easton 2011 para escolha do shaft, tem uma linhgueta na parte superior onde vc escolhe as opções Hunter (caça), Target (tiro ao alvo), Youth (flechas para crianças e adolescentes) e Beman (outra empresa do Grupo Easton q também fabrica flechas). No caso marquei a opção Target.

na lateral eu marquei a opção Recurve Bow, quando a gente escolhe essa opção, as opções de AMO fps (tipo de CAM e tipo de release), Overdraw e Brace Height desaparecem, já que estas opções são para o caso de arco composto

aí escolho o peso da puxada, que era 34,5#, eu usei 34#, e o comprimento da haste que usei 29", resultou o descrito na figura abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

qualquer uma desses tipos de flechas, com o referido spine, seriam adequados para esse peso depuxada/comprimento de puxada, como é para Target Indoor, sem interferências do clima e vento,a melhor opção seria a flecha de maior diâmetro, mas vc pode escolher a mais barata também, sem medo de ser feliz

a XX75 Platinum Plus 2013 na Lancaster está US$ 48 (shaft + inserte para o nock) e US$ 68 (já com nock e vanes), aí é só escolher a ponta e correr para o abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 01, 2011 8:59 pm

Lincoln escreveu:
Mamute, essa fórmula serve para recurvos e longbows de caça? Outra dúvida, o tamanho da puxada em recurvo é a distância do groove do nock até as costas do riser, ou a distância até o rest, ou outra coisa?

Eu marquei com fita no final de uma haste longa, distância de 28", 29" e 30" até o groove do nock. Dependendo da pose que eu faço, a puxada varia entre 29" e 30". Tem algum exercício pra manter a puxada uniforme? Não vou usar clicker pois o arco é de caça, e vou manter minhas hastes com 31".

não sei se essa fómula serve para LongBows, já testei com recurvos e fica praticamente na pinta, precisaria pegar um longbow na mão para fazer uns testes

no caso o comprimento que a easton pede a o do shaft q vc irá utilizar, o rest não prende a flecha, só serve de apoio, portanto o cálculo do spine serve para verificar se a deformação da haste (q é o comprimento q vc usou do groove até a ponta) está dentro dos parâmetros de segurança, não adianta calcular a flecha como sendo sua puxada de 29" e depois deixar a flecha com 31", mas essa regra q estou te passando serve muito bem para caça, no caso de Target eu prefiro ficar under spined do que over spined, mas q fique bem claro q não pode haver muito erro pq o button não consegue corrigir muito a saida de flechas fora do spine correto e a flecha acaba voando mal

no caso de tiro instintivo, vc precisa é ficar atirando, e atirando, e atirando, até sempre atirar da mesma maneira sem pensar, mesmo com clicker é assim, o clicker ajuda vc a disparar a flecha sempre com a mesma energia, assim vc não precisa se preocupar se a flecha vai bater mais alto ou mais baixo no alvo, isso é, com mais ou menos energia do q vc treinou

espero ter ajudado, mas se sobrou dúvidas pergunte, se eu souber eu te respondo

Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 01, 2011 9:30 pm

Boa noite.
Parabéns Mamute. Muito esclarecedor!
Mas ainda me ficou uma dúvida: e a ponta. Qual peso deve ter no exemplo que vc deu? Sei que, em princípio, atirar indoor com pontas pesadas seria uma desvantagem, mas, de outro lado, peso inferior também não pode afetar o spine?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jun 01, 2011 9:59 pm

Valeu Mamute. Eu calculei o spine usando 31" como manda a tabela.

Na tabela da Easton percebi que recomendam spines mais moles pra recurvos de target e longbows modernos. Se você colocar recurvo de caça no lugar de recurvo de target, para o arco desse teu amigo, vai apresentar um spine em torno de 0.500 no lugar dos 0.600 para target. O mesmo pra longbow moderno. Eu gostaria de saber o que é longbow moderno? Na tabela da 3 rivers, eles apresentam três tipos de longbows: O longbow, o self-bow (feito de uma peça só de madeira) e o longbow "center shoot". O longbow e o self-bow, segundo a 3 rivers, vão com spines mais moles, assim como na tabela da Easton. Já o longbow "center shoot" vai com o mesmo spine de recurvo de caça. Será que esse center shoot indica longbow com janela igual recurvo? Estou preocupado porque vou comprar um longbow e não quero comprar flechas erradas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 6:35 am

Roberto de Souza escreveu:
Boa noite.
Parabéns Mamute. Muito esclarecedor!
Mas ainda me ficou uma dúvida: e a ponta. Qual peso deve ter no exemplo que vc deu? Sei que, em princípio, atirar indoor com pontas pesadas seria uma desvantagem, mas, de outro lado, peso inferior também não pode afetar o spine?
Obrigado.

quando faço esse cálculo usando flechas da Easton, o shaft fica adequado para pontas de 100gr, quando faço o teste do papel dá na pinta, caso queira usar outras pontas terá que fazer o teste do papel e tentar ajustar no button, caso não seja possível o ajuste, precisa alterar o spine de arcordo com o rasgo da flecha no papel, nesse caso sempre precisei deixar a flecha mais dura

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 6:39 am

Lincoln escreveu:
Valeu Mamute. Eu calculei o spine usando 31" como manda a tabela.

Na tabela da Easton percebi que recomendam spines mais moles pra recurvos de target e longbows modernos. Se você colocar recurvo de caça no lugar de recurvo de target, para o arco desse teu amigo, vai apresentar um spine em torno de 0.500 no lugar dos 0.600 para target. O mesmo pra longbow moderno. Eu gostaria de saber o que é longbow moderno? Na tabela da 3 rivers, eles apresentam três tipos de longbows: O longbow, o self-bow (feito de uma peça só de madeira) e o longbow "center shoot". O longbow e o self-bow, segundo a 3 rivers, vão com spines mais moles, assim como na tabela da Easton. Já o longbow "center shoot" vai com o mesmo spine de recurvo de caça. Será que esse center shoot indica longbow com janela igual recurvo? Estou preocupado porque vou comprar um longbow e não quero comprar flechas erradas.

o spine das flechas de caça são mais duros sim, talvez por causa das broadheads e da possibilidade de má largada, por isso na tabela vc precisa escolher target ou hunter, no caso do target precisa saber o comprimento correto do clicker, pois caso contrário o spine sai errado e não há button que consiga corrigir a dureza errada das flechas, lembrem-se de que quanto mais curta a flecha, mais dura ela fica, portanto se calcular para 31" e resolver cortar, o spine vai ficar errado

vou dar uma consultada sobre os longbow e depois posto minha opinião a respeito
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 8:50 am

Ou talvez os recurvos de caça precisem de spines mais duros por serem mais rápidos que os recurvos de target. Como só vou atirar com arcos de caça, vou sempre manter minhas flechas com 31" para a possibilidade de usar broadheads. Sempre calculo o spine para esse comprimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 1:09 pm

Lincoln escreveu:
Ou talvez os recurvos de caça precisem de spines mais duros por serem mais rápidos que os recurvos de target. Como só vou atirar com arcos de caça, vou sempre manter minhas flechas com 31" para a possibilidade de usar broadheads. Sempre calculo o spine para esse comprimento.

não Lincoln, eles dependem apenas do peso das Lâminas, a partir do momento q o peso é o mesmo, tanto faz ser recurvo olímpico ou para caça, é que como disse, as flechas para target usam pontas geralmente mais leves que as de caça e presupõe-se que a largada será a mais correta possível, portanto sem acrescentar esforços adicionais à flecha

devemos lembrar q a tentativa de associar uma flecha a um arco tenta calcular, antes mesmo do tiro, uma flecha para determinado arco, a flecha vai sofrer esforços e os cálculos tem que se aproximar ao máximo desses esforços, se vc usa gatilho a flecha é menos solicitada do que se usar os dedos para soltar a corda, porque? porque pode dar uma "torcidinha" na corda na hora de soltar, e assim por diante

porque disse q prefiro a tabela da Easton para calcular a flecha, pq eles tentam levar todas as variáveis em consideração, outros fabricantes também estão fazendo isso, o q acho ótimo, pois assim vc pode ter mais variações de spine, quando a tabela não leva em consideração todas as variáveis, tentando ficar o mais próximo possível da realidade do tiro, não há a possibilidade de ter muitas variações de spine, isso é, o fabricante tem poucos spines a venda. Porque ter muitas variações de spine se o cálculo está muito resumido, com a possibilidade de estar muito longe da realidade.

para target, quando se buscar eliminar todos os problemas de equipamento usa-se as tabelas apenas como ponto de partidas (mesmo quem quer uma flecha voando direitinho num arco de caça deve fazer esse passo) mas só um teste do papel vai te dizer se a flecha está adequada, e ai, se vc quiser precisão vai ter que comprar mais um jogo de flechas
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 1:38 pm

Encontrei algumas informações no site da Easton. São muitas variáveis pra considerar. Muito mais que eu imaginava

How do I make my arrow act stiffer?
- Decrease peak bow weight
- Decrease point weight or the point\insert combination
- Use heavier bow string material or add more strands to the string
- Heavier vanes
- Use heavier serving material and\or nocking point
- Decrease brace height on recurve bows
- Shorten the length of the arrow

How do I make my arrow act weaker?
- Increase peak bow weight
- Increase point weight or the point\insert combination
- Lighter string material reduce number of strands in the string
- Lighter serving material or lighter nocking point
- Lighter vanes
- Increase arrow length
- Increase brace height on recurve
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 1:43 pm

sim, na primeira página desse tópico eu traduzi esses textos aí, estão em uma tabela, veja a quantidade de variáveis

claro que para acertar vc precisa de muito treino, mas uma flecha adequada ajuda muito, e aí é que entram todas essas variáveis, mas lembrem-se um Spine Chart serve para o ponto de partida, vc só vai ter certeza de que a flecha está adequada depois do teste do papel, e é muito simples fazê-lo, tem tópico próprio aqui no Forum ensinando
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 1:58 pm

Depois do teste do papel ainda vem outros ajustes finos. Tem um que é fazer ajustes pra agrupar flechas com broadheads de lamina fixa junto com flechas com field points. Mesmo depois do teste do papel ainda há muito o que mexer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 36
Localização : estou de mudança.

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 12:01 pm

Deu um nó por aqui... he he he
Olá colegas, boa tarde.
Quanto a flechas para os compostos acho que não tenho problemas i, pois utilizo flechas Easton com spine em torno de 0,400 e estão me dando bom resultado para uma puxada média de 28" e utilizando um arco de 60# Target embora está ajustado para um peso em torno de 45#.
O meu problema é comprar flechas para um recurvo que tenho por aqui em torno de 25 libras que uso para treinar e não há meio de acertar com as flechas pois no Brasil os vendedores nem sabem o que é spine (perguntam se é de comer). ... he he he
Acompanhando o raciocinio aqui apresentado acredito eu que para meu arco recurvo de 25 libras com puxada média as flechas deverão ter um spine em torno de 0.750 ou maior.
Agradeço qualquer conselho.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 4:27 pm

grande ovidio,

é só usar a tabela de cáculo do fabricante de sua preferência, cada fabricante tem uma medida, e as vezes a numeração não tem a ver com spine, vai um cáculo para flechas da Easton, arco com peso de puxada 25# e comprimento de puxada 28"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

qualquer uma dessas q estão indicadas na tabela (com esse spine indicado é claro) servem para o seu arco, ai a escolha entre uma e outra vai do bolso, só o shaft (tubo) mais o inserte para o nock (sem considerar o custo dos nock, das pontas e das vanes - além do custo da montagem) é aproximadamente:

X10 = 380 dólares
A/C/E = 290 dólares
A/C/G = 190 dólares
A/C/C = 135 dólares
Carbon One = 110 dólares
X7 = 80 dólares
XX75 = entre 30 e 48 dólares

preços da Lancaster, sem o frete e sem impostos

claro q o preço é em função da qualidade da flecha e na "ajudinha" q ela dá para a gente acertar o alvo, mas penso q um arco de 25# só serve para treino, portanto, na minha opinião, vale mais a pena comprar flechas mais baratas (as de alumínio nesse caso da Easton) e o spine das mesmas está na caso do .800

dá uma olhada nas cartas de spine dos outros fabricantes e veja se acha algo q te agrade

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 36
Localização : estou de mudança.

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 6:43 pm

Positivo Mamute,
Esta tabela é mais fácil de usar.
Eu paguei a duzia da Easton de aluminio X7-Eclipse 2315, 390 reais.
São excelentes mas são para os arcos compostos.
Estão até mais baratas que algumas que vc informou.
É uma cacetada.
Eta esporte caro este hein ?
Grato e abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Danilo Ormeni

Danilo Ormeni


Mensagens : 28
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Sao Paulo - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 1:12 am

mais uma dúvida ;p

antes de comprar meu 'equipamento' eu medi minha draw length segurando um arco imaginário e pedindo pra alguem medir pra mim xD o resultado foi 31", logo, comprei flechas cortadas em 31" e próprias pra esse draw length e draw weight
ai o arco chegou aqui e eu descobri que minha draw length é de 28" hehe 28" e 1/2 se eu forçar um pouco...

CONCLUSÃO: ta ficando um teco enorme da flecha na frente do arco, e, além disso, pra uma puxada de 28" o peso do arco muda e muda tbm o spine da flecha que eu teria que ter comprado...o spine das flechas que eu tenho é .320 e tinha que ser .480

vai dar um problema MUITO grande? xD é pra eu começar a chorar ou da pra remediar?
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 36
Localização : estou de mudança.

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 7:47 am

Danilo, o Mamute e outros colegas podem dar um parecer melhor, pois tem experiência e bagagens para isso.
O que eu posso te afirmar com certeza é o seguinte:
Utilizando um arco recurvo da Initech e laminas de 22# de peso (arco de treino) tive uma dificuldade tremenda em acertar flechas para ele, já que o spine delas deveria estar em torno de 0,800.
Soube disso depois de várias leituras nos tópicos aqui do forum.
Quando utilizava spine diferente, as flechas chegavam ao alvo sem alinhamento (ou para a esquerda ou para a direita).
Quando o spine está correto a flecha faz uma trajetória uniforme e pica no alvo praticamente perpendicular a ele.
Baseado que tal ocorre em treino numa distância de 18 metros, quando aumentar a distância a aberração será maior.
Uma variação pequena no spine não é percebida à curta distância.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 1:10 pm

Danilo Ormeni escreveu:
mais uma dúvida ;p

antes de comprar meu 'equipamento' eu medi minha draw length segurando um arco imaginário e pedindo pra alguem medir pra mim xD o resultado foi 31", logo, comprei flechas cortadas em 31" e próprias pra esse draw length e draw weight
ai o arco chegou aqui e eu descobri que minha draw length é de 28" hehe 28" e 1/2 se eu forçar um pouco...

CONCLUSÃO: ta ficando um teco enorme da flecha na frente do arco, e, além disso, pra uma puxada de 28" o peso do arco muda e muda tbm o spine da flecha que eu teria que ter comprado...o spine das flechas que eu tenho é .320 e tinha que ser .480

vai dar um problema MUITO grande? xD é pra eu começar a chorar ou da pra remediar?

Dá pra pedir pontas mais pesadas. Vejamos, o arco tem 50# @ 28", tua puxada é 28", flechas CE Heritage 350 com 31". Considerando que o side plate tem cerca de 1/16" de espessura. Vai ter que botar pontas com no mínimo 200 grains. Dá pra atirar tranquilo. As flechas terão boa penetração. E não tem problema nenhum em as flechas serem mais longas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 1:25 pm

nesse caso é até desjável q as flechas fiquem mais longas, pois se cortá-las elas ficarão mais "pesadas" de spine ainda

as únicas coisas q vc pode fazer agora é aumentar o peso das pontas (como recomendou o Lincoln) e reduzir o peso na traseira (colocando vanes mais leves ou trocando-as por penas mais leves e substituindo os nocks por mais leves

o ideal é comprar flechas adequadas, treinar instintivo com flecha errada é bucha, vc pode ir brincando até as novas não chegarem, mas se ficar muito tempo usando flechas erradas vc vai adiquirir percepção errada e aí vai ficar muito difícil corrigir

flecha é a pior parte da arqueiria, e a cada dia descubro coisas novas

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Danilo Ormeni

Danilo Ormeni


Mensagens : 28
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Sao Paulo - SP

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 3:17 pm

ainda bem que eu esqueci de comprar as pontas entao xD
agora posso encomendar umas de 200+
valeu pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 4:05 pm

Como ponta é barato, compra logo de 200 gn e 225 gn, uma dúzia de cada. Ai você testa pra ver a que fica melhor. O resto da regulagem você faz no ajuste do brace height. Vai ficar excelente pra caça.

Uma coisa que esqueci de mencionar. Tem que ver se você tá medindo a puxada corretamente. A puxada, em full draw, é a distância do nock até o point pivot do riser acrescido de 1 3/4". O point pivot é o ponto onde o riser faz pressão na mão.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre OVERDRAW com rest Whisker Biscuit.   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeTer Jul 19, 2011 8:23 pm

Mamute,

Parabéns pelo tópico que está bem explicado mas surgiu uma dúvida: se o meu DL é de 27" e o arco composto Stinger ajustado para DW de 65# usando um rest W. Biscuit, o tamanho ideal da flecha vai ficar em quanto?

Agradeço sua ajuda pois comprei a título de teste um pack de 06 flechas Carbon Express Lite 6075 com nock, inserts e pontas p/field de 100gr e chegaram bem sem cobrança de taxas!!! Vou criar coragem e comprar o arco agora... Very Happy Very Happy

Abraços,
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 1:04 pm

Temujin, eu nunca peguei uma Whisker Biscuit na mão, mas de acordo com o site da Huntersfriend, ela daria um recuo no apoio da flecha (overdraw) de 1,5" a 2" (conforme tabela)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aí, na minha opinião, como vc é iniciante, vc poderia cortar as flechas com 1" a 1,5" além do apoio, e pq digo isso, pq ainda vai testar muito sua puxada e posição de ancoragem, ai, quando tudo estiver muito bem treinado, vc saberá quanto pode cortar a menos, se bem q se for usar broadheads a história muda, pois precisa ficar uma folga para não correr o risco da broadhead encostar no rest (ou na sua mão no caso de recurvos) e o pessoal orta a flecha maior

no seu caso, com DL de 27", penso q não há muito problema em usar uma flecha maior, pois é só calculá-la com o comprimento correto, o problema maior acontece quando alguém tem puxada descomunal, 31" ou 32" e aí tem q fazer as contas certinho para não correr risco de perder a flecha
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 1:31 pm

Eu sou da opinião que não se deve misturar tamanho da puxada com tamanho da flecha. Obviamente a flecha não pode ser muito mais curta que a puxada; o limite inferior para o tamanho da flecha vai depender do recuo do rest. Entretanto, não vejo problema algum em a flecha ser 2 ou 3 polegadas maior que tamanho da puxada, principalmente em arco composto. Eu só me preocuparia no caso dos recurvos olímpicos com clicker. Eu prefiro medir o comprimento da flecha pelo spine que o arco pede.
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 2:57 pm

Grato pelas respostas, Mamute e Lincoln.

Eu acho estranho a ponta da flecha ficar atras da mão de ancoragem...vejo muito aquela propaganda da Bradesco seguros..."Vai que..." What a Face kkkkk.

Eu mexo com armas de ar que operam com pressões de 200bar...já levei "mangotada" na testa ao desconectar o bico pois esqueci de equalizar a pressão do sistema de alimentação, uma vez premiado tem que ficar mais "esperto"! pirat

Eu comprei estas flechas pois estavam num preço razoável e para iniciar creio que valem a pena...vou esperar comprar e ter o arco composto em mãos para poder avaliar melhor os conceitos.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitimeQua Jul 20, 2011 3:02 pm

melhor ter o arco para avaliar se estão adequadas, pode até ser q estejam no spine errado

quando tiver o arco a gente ajuda a verificar
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)   COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART) - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO UTILIZAR AS TABELAS PARA ESCOLHER SUAS FLECHAS (ARROW CHART)
Ir para o topo 
Página 3 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como escolher o Nock luminoso para cada flecha?
» Como escolher as flechas ideais para o seu estilo
» Como escolher flechas de Carbono para balestra recurva.
» Primeiro Arco - Velox Senior
» Ajuda para Insert e pontas - como escolher?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: