ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Spine correto para o arco

Ir para baixo 
+9
flavioprado
ottomano
Jose Americo Dantas Bahia
Alex Lima
RafaelMorgan
mateusw
Ruy
Bruno Garcia
sordi
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
sordi




Mensagens : 122
Data de inscrição : 30/03/2013

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 12:11 pm

Pessoal, tenho um arco composto perfect line de 55lb puxada 28" soft cam.
a questão é a seguinte, o correto seria usar flechas com spine 500 porém tenho a oportunidade de adquirir flechas Predator, da Carbon Express spine 340.

Será que fica muito ruim eu utilizar essas flechas?
peço a opinião dos senhores que são mais experientes que eu.
Desde já agradeço a ajuda.

Giovani Sordi
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 12:36 pm

Considerando que vc fez as contas certas e que o spine correto era 500, é óbvio que spine 340 está muito errado. (não fiz as contas pra saber se é esse mesmo o correto, estou considerando o que você falou).

Talvez, digo, TALVEZ, se deixar as flechas muito longas e com pontas bem pesadas vc consiga usar, mas tem que fazer os cálculos pra saber.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 1:44 pm

Bom mais que a puxada tem que saber o tamanho da flecha. Mas se cortar a flecha em 28" (lembrando que o corte e da garganta do nock ate o final do shaft sem contar a ponta) para um arco soft de 55 libras o spin correto e 600.

Cortando em 29" a 30" e 500. So para dar uma ideia se deixar a flecha com 32" ainda seria spin 400 ou seja para chegar em 340 so deixando o shaft completo ou seja em 33"


Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 2:19 pm

Olá,

Como você atira com um composto, provavelmente deve utilizar também um release mecânico (gatilho).
Neste caso a utilização de spine mais rígida não será tão crítica quanto com release manual.
Se fosse spine mais mole, aí não!

Qual o tamanho das hastes?
Se for em torno de 30" eu utilizaria. Se for o caso, coloque pontas mais pesadas 125 gr.

No arco composto pode ocorrer:
(1) oscilação vertical : sincronismo da cam, nock point.
(2) oscilação horizontal : inclinação da cam, ponto de apoio, técnica de disparo (torque aplicado no disparo, alinhamento do peep).

Mas em proporção muito menor que no recurvo.

É melhor uma haste mais dura que uma mais mole, é melhor uma haste de qualidade que uma vagabunda. Mesmo mais rígidas.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
sordi




Mensagens : 122
Data de inscrição : 30/03/2013

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 2:55 pm

os cálculos eu fiz no site da Easton, aquele básico que é disponibilizado lá.
As flechas então de 29,5" e com pontas de 100 gr
também uso um gatilho.

Se eu usar essas flechas quais os "problemas" que posso ter?

Desde já agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 3:00 pm

Cara, praticamente certeza que nessas configurações estarão muito duras.

Os problemas que pode ter ( se for destro)
Flechas desviando para a esquerda, batendo no rest e riser

Como o amigo ruy falou, é melhor flechas mas duras do que mais moles. Mas posso te garantir que a partir do momento em que não estao no spine correto, seus agrupamentos nunca serão tão bons quanto com uma flecha correta.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 5:37 pm

Bruno Garcia escreveu:
Cara, praticamente certeza que nessas configurações estarão muito duras.

Os problemas que pode ter ( se for destro)
Flechas desviando para a esquerda, batendo no rest e riser

Como o amigo ruy falou, é melhor flechas mas duras do que mais moles. Mas posso te garantir que a partir do momento  em que não estao no spine correto, seus agrupamentos nunca serão tão bons quanto com uma flecha correta.

Olá,

Existe uma grande discussão sobre esse assunto. O problema do Paradoxo irá ocorrer para release manual (que é o desvio lateral que você citou acima) ou quando o release for mecânico e o composto estiver muito desregulado (pelos problemas que citei anteriormente).
Vou fixar a "discussão" somente para arcos compostos e release mecânico.
Pela minha pouca experiência com compostos, meu sentimento diz que quanto mais rígida a flecha, melhor. Menor quantidade de energia perdida pela deformação no lançamento, melhor estabilização após o lançamento e melhor penetração porque não haverá perda, de novo, pela deformação ao atingir o alvo.
O problema é que escolhendo hastes mais rígidas, haverá maior quantidade de material para flechas de mesma característica. Essa quantidade extra de material representa maior peso e consequentemente menor velocidade.
Vejo também, no composto indoor, os arqueiros atirando flechas com o maior diâmetro regulamentar possível, de spine muito abaixo do ideal para o arco. Distância curta, sem ventos e arco potente permitem isso.
Já no outdoor, ventos laterais, distâncias maiores etc é preferível uma haste mais fina e leve para ter maior velocidade e menor desvio. Isso faz com que se opte pelo maior spine possível dentro dos parâmetros do arqueiro e do arco. E naturalmente flechas um pouco mais moles.

Nos arcos recurvos e release manual, existe o paradoxo e o spine ideal leva a melhores agrupamentos.

Sordi,
Se as flechas estiverem com preço bom e em bom estado, abrace-os e seja feliz. Se tiver problema de agrupamento é porque o seu arco precisa de manutenção. Ou o arqueiro :-) .

Sds.


Última edição por Ruy em Ter Jan 14, 2014 5:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
mateusw

mateusw


Mensagens : 570
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 33
Localização : Panambi / República Rio-Grandense

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 5:49 pm

Na minha opinião pode comprar sem medo, eu na sua situação compraria.

Repare na imagem abaixo, fiz esse teste a um tempo atras para ver que efeito dava a diferença de spine nos tiros tiros a 20 metros com um Martin Treshold em umas 50 a 60 libras (não me lembro), as flechas da esquerda são spine 500 e deveriam estar com uma 31", as do meio com o meio spine 400 com umas 29", e as da direita spine 340 com 28", ou seja uma diferença enorme de spine, repare que a maior diferença foi na altura do impacto, por causa das flechas mais rigidas serem mais pesadas, mas o agrupamento delas foi ótimo.

Tire suas próprias conclusões (as flechas de spine diferente foram miradas em pontos diferentes, elas não estarem num bolo só é por que eu não mirei no mesmo lugar)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 5:56 pm

mateusw escreveu:
Na minha opinião pode comprar sem medo, eu na sua situação compraria.


Taí mais uma prova de uma pessoa que tem experiência com composto. Eu atirei um Beman 0.400 com um composto regulado em 45# e consegui também bons agrupamentos (o problema é que tenho apenas 3 flechas dessas e o resto são todas ACG 0.600).

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 6:07 pm

Eu não compraria de jeito nenhum.

Flechas de spine 340 são geralmente para arco entre 60 e 70 libras.

Talvez...Muito na base to talvez, se usar uma ponta muito pesada a flecha irá bater reta...Mesmo assim, não compensa.

A flecha adequada é aquela que bate reta no teste do papel, sem vanes...Resumidamente, é isso aí, sem mais nem menos.

A flecha adequada, no spine e configuração correta, é a única que irá se comportar do mesmo jeito tanto a 18 quanto a 90 metros.

No seu caso, o spine correto para seu arco ficará em torno de 400 e 500, dependendo do comprimento, peso da ponta, peso nominal da flecha e outras variáveis.

Não tem polêmica nisso não pessoal. O veredicto já foi dado sobre esse assunto há décadas, talvez séculos (até índios separam, dentre várias flechas, as que voam melhor, já conhecendo instintivamente os fundamentos por trás do spine antes mesmo do termo ser inventado). O spine e configuração corretos são simplesmente essenciais para se obter uma experiência de tiro consistente.

Rafael.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
mateusw

mateusw


Mensagens : 570
Data de inscrição : 06/09/2011
Idade : 33
Localização : Panambi / República Rio-Grandense

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 6:40 pm

RafaelMorgan escreveu:
Eu não compraria de jeito nenhum.

Flechas de spine 340 são geralmente para arco entre 60 e 70 libras.

Talvez...Muito na base to talvez, se usar uma ponta muito pesada a flecha irá bater reta...Mesmo assim, não compensa.

A flecha adequada é aquela que bate reta no teste do papel, sem vanes...Resumidamente, é isso aí, sem mais nem menos.

A flecha adequada, no spine e configuração correta, é a única que irá se comportar do mesmo jeito tanto a 18 quanto a 90 metros.

No seu caso, o spine correto para seu arco ficará em torno de 400 e 500, dependendo do comprimento, peso da ponta, peso nominal da flecha e outras variáveis.

Não tem polêmica nisso não pessoal. O veredicto já foi dado sobre esse assunto há décadas, talvez séculos (até índios separam, dentre várias flechas, as que voam melhor, já conhecendo instintivamente os fundamentos por trás do spine antes mesmo do termo ser inventado). O spine e configuração corretos são simplesmente essenciais para se obter uma experiência de tiro consistente.

Rafael.

Concordo com tudo o que você disse Rafael, tanto que muita coisa sobre o assunto eu aprendi lendo os seus posts, então não quero discutir contigo.

Meu exemplo foi mais querendo mostrar para ele que numa situação de pouca distância e só para dar umas flechadas por diversão (que era minha situação na época do teste) comprar umas flechas um pouco mais duras para aproveitar o negócio (preço baixo) vale a pena. Pois acredito que ele vai querer usar elas mais para diversão e não para competição então vale a tolerância.
Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 7:01 pm

mateusw escreveu:


Concordo com tudo o que você disse Rafael, tanto que muita coisa sobre o assunto eu aprendi lendo os seus posts, então não quero discutir contigo.

Meu exemplo foi mais querendo mostrar para ele que numa situação de pouca distância e só para dar umas flechadas por diversão (que era minha situação na época do teste) comprar umas flechas um pouco mais duras para aproveitar o negócio (preço baixo) vale a pena. Pois acredito que ele vai querer usar elas mais para diversão e não para competição então vale a tolerância.

Claro Mateus. Entendo perfeitamente sua colocação. Smile

Na maior parte dos casos, inconsistências de spine só podem ser observadas com clareza em tiros de maior distância ou, obviamente, em teste de papel com flecha sem vane.

Num tiro de 50 metros, por exemplo, quando se pode observar a trajetória da flecha, observa-se também que a flecha correta voa reta como um dardo, enquanto uma com o spine inadequado demonstra um voo inconsistente.

No caso do colega, já que vai gastar dinheiro, melhor fazer da maneira correta, na minha opinião.

PS: Fico feliz que tenha aprendido alguma coisa com meus posts.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 9:49 pm

Caro Ruy, me desculpe, mas não posso concordar com você. Na minha concepção e experiência pessoal (apesar de não ter expericências em campeonatos), é impossível crer que uma flecha com spine errado agrupará melhor do que uma com o spine correto. Acredito que minha opinião seja compartilhada pelo Rafael Morgan, pelo que li. De toda forma, a decisão cabe ao autor do tópico.
Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Alex Lima

Alex Lima


Mensagens : 399
Data de inscrição : 19/12/2012
Idade : 44
Localização : Interior SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 10:57 pm

sordi escreveu:
Pessoal, tenho um arco composto perfect line de 55lb puxada 28" soft cam.
a questão é a seguinte, o correto seria usar flechas com spine 500 porém tenho a oportunidade de adquirir flechas  Predator, da Carbon Express spine 340.

Será que fica muito ruim eu utilizar essas flechas?
peço a opinião dos senhores que são mais experientes que eu.
Desde já agradeço a ajuda.

Giovani Sordi

Giovani

Passa essa oportunidade pra mim, essas são as flechas que uso e estou precisando... Dai vc compra as mais adequadas pra vc....

Viu como resolvi seu problema facil facil.....rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 6:49 am

Bruno Garcia escreveu:
Caro Ruy, me desculpe, mas não posso concordar com você. Na minha concepção e experiência pessoal (apesar de não ter expericências em campeonatos), é impossível crer que uma flecha com spine errado agrupará melhor do que uma com o spine correto. Acredito que minha opinião seja compartilhada pelo Rafael Morgan, pelo que li. De toda forma, a decisão cabe ao autor do tópico.
Abraços!

Não precisa se desculpar por discordar de um ponto que até os melhores arqueiros têm dúvidas.  Very Happy 
Essa questão é tão delicada que nos outros fóruns que frequento (Archery Talk e Archery on Line) volta e meia aparece essa mesma dúvida e nunca chega a nenhuma conclusão. "Overspined arrows" (na verdade, underspined arrows)
E novamente : estou fixando somente em arcos compostos e release mecânico.

Segundo esses fóruns:
Nos indoors a quase totalidade das hastes utilizadas são de alumínio 2312, 2314 e 2315 que têm o diâmetro de 9.3mm, máximo permitido pelas regras. Mesmo arcos de baixa libragem. Hastes mais rígidas mas pontuando excepcionalmente bem.
Nos outdoors devido aos problemas de peso e resistência do ar, utilizam-se hastes próximas das recomendadas pelos charts dos fabricantes. Mesmo assim existem vários arqueiros que atiram flechas mais rígidas. Ou muito mais rígidas nos torneios 3D e field já que utilizam o mesmo material de caça. E pontuando bem também.
Diferente dos recurvos, os compostos apresentam menos oscilações verticais e horizontais se estiverem devidamente regulados e o arqueiro tiver uma certa experiência.
E existe o problema do paradoxo? Existe, uma vez que as hastes não são perfeitamente rígidas, os arcos não são perfeitamente regulados e quem atira é um ser humano. Essa pequena flambagem que poderia perdoar menor os erros de tiros para hastes perfeitamente ajustadas, para arqueiros normais, acredito que não faça tanta diferença.
E finalmente um comentário dizendo que Braden Gellenthien atira com hastes mais rígidas.

Pelo ponto de vista dos fabricantes, as hastes devem sempre estar de acordo com o chart deles. Mas mesmo assim os charts, por exemplo, da Victory e Easton apresentam diferenças de spine. E a maioria delas tende a ser mais conservador recomendando aquelas com maior rigidez.

Pelo meu ponto de vista e pouca experiência com composto (atiro mais com recurvo que está fora dessa discussão). Tive grandes problemas com hastes menos rígidas que a recomendada e hastes de spine ideal mas de baixa qualidade. Essas, nitidamente, não agrupam de forma alguma. E você também será incapaz de regular o arco (teste do papel e teste da flecha sem vanes). Segundo pesquisei, as hastes de baixa qualidade não conseguem manter o spine homogêneo em todo o tubo e também num lote de tubos e neste caso seria mais interessante tê-las com spine menor (mais rígidas) ao invés no spine ideal.
Já com hastes mais rígidas de boa qualidade não consegui notar diferença. Agrupam bem tanto quanto às outras de spine ideal. Mas como já disse, atiro com hastes de spine ideal e pouco com essas de spine mais rígidas (que comprei recentemente para utilizar no field aumentando a libragem do arco).

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Americo Dantas Bahia

Jose Americo Dantas Bahia


Mensagens : 522
Data de inscrição : 17/01/2011
Idade : 46
Localização : Lima Duarte-MG

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 10:35 am

Teoricamente,flechas de spine 400 com pontas de 100 grains para um arco de 70#,mas com 27 de puxada ainda seriam underspined?Nao seriam seguras?
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 50
Localização : Campinas/SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 11:08 am

Alex Lima escreveu:
sordi escreveu:
Pessoal, tenho um arco composto perfect line de 55lb puxada 28" soft cam.
a questão é a seguinte, o correto seria usar flechas com spine 500 porém tenho a oportunidade de adquirir flechas  Predator, da Carbon Express spine 340.

Será que fica muito ruim eu utilizar essas flechas?
peço a opinião dos senhores que são mais experientes que eu.
Desde já agradeço a ajuda.

Giovani Sordi

Giovani

Passa essa oportunidade pra mim, essas são as flechas que uso e estou precisando... Dai vc compra as mais adequadas pra vc....

Viu como resolvi seu problema facil facil.....rsrsrs

As flechas são minhas e o autor do tópico me procurou querendo saber se eu tinha algumas à venda. Creio que ele não irá ficar com elas, então deixei a preguiça de lado e resolvi anunciá-las aqui no fórum:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 4:01 pm

Ruy escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Caro Ruy, me desculpe, mas não posso concordar com você. Na minha concepção e experiência pessoal (apesar de não ter expericências em campeonatos), é impossível crer que uma flecha com spine errado agrupará melhor do que uma com o spine correto. Acredito que minha opinião seja compartilhada pelo Rafael Morgan, pelo que li. De toda forma, a decisão cabe ao autor do tópico.
Abraços!

Não precisa se desculpar por discordar de um ponto que até os melhores arqueiros têm dúvidas.  Very Happy 
Essa questão é tão delicada que nos outros fóruns que frequento (Archery Talk e Archery on Line) volta e meia aparece essa mesma dúvida e nunca chega a nenhuma conclusão. "Overspined arrows" (na verdade, underspined arrows)
E novamente : estou fixando somente em arcos compostos e release mecânico.

Segundo esses fóruns:
Nos indoors a quase totalidade das hastes utilizadas são de alumínio 2312, 2314 e 2315 que têm o diâmetro de 9.3mm, máximo permitido pelas regras. Mesmo arcos de baixa libragem. Hastes mais rígidas mas pontuando excepcionalmente bem.
Nos outdoors devido aos problemas de peso e resistência do ar, utilizam-se hastes próximas das recomendadas pelos charts dos fabricantes. Mesmo assim existem vários arqueiros que atiram flechas mais rígidas. Ou muito mais rígidas nos torneios 3D e field já que utilizam o mesmo material de caça. E pontuando bem também.
Diferente dos recurvos, os compostos apresentam menos oscilações verticais e horizontais se estiverem devidamente regulados e o arqueiro tiver uma certa experiência.
E existe o problema do paradoxo? Existe, uma vez que as hastes não são perfeitamente rígidas, os arcos não são perfeitamente regulados e quem atira é um ser humano. Essa pequena flambagem que poderia perdoar menor os erros de tiros para hastes perfeitamente ajustadas, para arqueiros normais, acredito que não faça tanta diferença.
E finalmente um comentário dizendo que Braden Gellenthien atira com hastes mais rígidas.

Pelo ponto de vista dos fabricantes, as hastes devem sempre estar de acordo com o chart deles. Mas mesmo assim os charts, por exemplo, da Victory e Easton apresentam diferenças de spine. E a maioria delas tende a ser mais conservador recomendando aquelas com maior rigidez.

Pelo meu ponto de vista e pouca experiência com composto (atiro mais com recurvo que está fora dessa discussão). Tive grandes problemas com hastes menos rígidas que a recomendada e hastes de spine ideal mas de baixa qualidade. Essas, nitidamente, não agrupam de forma alguma. E você também será incapaz de regular o arco (teste do papel e teste da flecha sem vanes). Segundo pesquisei, as hastes de baixa qualidade não conseguem manter o spine homogêneo em todo o tubo e também num lote de tubos e neste caso seria mais interessante tê-las com spine menor (mais rígidas) ao invés no spine ideal.
Já com hastes mais rígidas de boa qualidade não consegui notar diferença. Agrupam bem tanto quanto às outras de spine ideal. Mas como já disse, atiro com hastes de spine ideal e pouco com essas de spine mais rígidas (que comprei recentemente para utilizar no field aumentando a libragem do arco).

Bons tiros.

Tranquilo Ruy, mantenho minha opinião mas pelo visto esse assunto ainda é controverso. Obrigado pelas ponderações. Abraços e bons tiros!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Jan 15, 2014 7:18 pm

Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Teoricamente,flechas de spine 400 com pontas de 100 grains para um arco de 70#,mas com 27 de puxada ainda seriam underspined?Nao seriam seguras?

Olá,
Suponho que seja composto.

No composto precisaria medir a libragem porque existem diversas regulagens. Mas lembre-se que as hastes continuam do mesmo tamanho.
Não calculei se o spine é o correto ou não mas neste seu exemplo, as flechas seriam mais rígidas que o ideal pelo fato de ter diminuido um pouco a libragem em função de uma puxada menor (mesmo nos compostos). Sim, são seguras. As hastes não podem ser muito mais moles.

Bruno Garcia escreveu:

Tranquilo Ruy, mantenho minha opinião mas pelo visto esse assunto ainda é controverso. Obrigado pelas ponderações. Abraços e bons tiros!

Esta semana vou refazer os testes. Se um dia você puder fazer um também teríamos mais informações.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
flavioprado

flavioprado


Mensagens : 123
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 42
Localização : minas gerais

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 11:30 am

pessoal, dando uma revivida no forum, o Iloading tem me ajudado muito e gostaria de mais opinioes...tenho um arco que é usado com 70 libras, hastes com spine correto de 0.340....e 74 cm de comprimento e pontas de 100 grains...

agora estou comprando novas flehcas para serem usadas com rages 100 grains, a hastes com os mesmos 74 cm e arco com 70 libras....M-PRO CAM

as hastes tem o spine de 440..8.4 grains p/ inch...isso nao irá ocasionar o dryfire no arco que é 5.1 grains/ inch. o limite da martin....estou querendo essas flechas para ganhar velocidade ja que meu arco é um martin threshold..60/70#..segue link das flechas......

opinem por favor...

Flechas Easton A/c/c Pro Hunting Series 440
FLECHAS COMPOSTAS DE ALUMINIO E CARBONO, MELHOR DESEMPENHO EM SUAS CAÇAS
VALOR INCLUI:
-TUBO CARBONO/ALUMINIO ACC PRO HUNTING SPINE 440
-INSERT
-PONTA 100GR 9/32 DA EASTON
-RABETA EASTON
-------NÃO ACOMPANHA PENAS--------
Professional Hunting Series A/C/C now optimized for hunting. Get the broadhead accuracy of HP Inserts with the speed & precision of SuperLite Alloy/Carbon arrows.

Hunting series shaft with carbon fibers bonded to a 7075 alloy core. They have a factory installed crest, straightness of .002". Shaft weights are as follows, 440/8.4, 390/8.9, 340/9.7 and 300 10.4 GPI. All sizes use a 9/32 RPS point. X nocks are factory installed and HP insert are included. The 440 & 390 take a HP 2 insert, 340 & 300 take a HP 3 insert. The 300, 340 7 390 take a BAR # 6 adapter and the 440 use a BAR # 5 adapter.

Straightness: ± .002
Weight tolerance: ± .05
Black, micro-smooth 9-micron finish
High-strength carbon fiber bonded to a precision 7075 alloy core
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 6:10 pm

Essas flechas são boas mas o spine delas (.440) é muito alto. Pelo programa da Easton, deu .340.
E hastes muito moles além de trazer problema de segurança, não agrupa.

O dryfire ocorre quando você dispara sem flechas ou flechas muito leves, abaixo da recomendada pelo fabricante do arco. Verifique no manual qual é o peso mínimo da flecha (total) e depois calcule utilizando as especificações da haste, ponta, inserts, nock e vanes.

Para ganhar velocidade você têm uma série de opções mas em todas elas recalcule o spine e o peso. Pode-se, por exemplo:
(1) utilizar vanes menores (menor arrasto aerodinâmico e peso)
(2) pontas mais leves (menor peso mas modifica o spine dinâmico - mais rígida) e muda o FOC
(3) overdrive e diminuir o comprimento da haste (menor peso mas modifica o spine - mais rígida) além de modificar o comportamento do arco.
(4) trocar as hastes por carbono mais finas (menor peso e menor arrasto).

O que eu recomendo? Utilizar hastes no spine correto.

Reeditando : Existem várias pessoas perguntando sobre o mesmo assunto com parâmetros diferentes. Eu me referi ao post logo anterior, hastes de 29". O Amaral respondeu a uma outra pessoa com hastes de 27".  Very Happy 

Bons tiros.


Última edição por Ruy em Qua Fev 12, 2014 5:56 am, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 8:09 pm

Jose Americo Dantas Bahia escreveu:
Teoricamente,flechas de spine 400 com pontas de 100 grains para um arco de 70#,mas com 27 de puxada ainda seriam underspined?Nao seriam seguras?

ficam um pouco moles mas são seguras desde que estejam em boas condições
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
iLoading

iLoading


Mensagens : 362
Data de inscrição : 06/12/2013
Idade : 36

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 10:06 pm

Tô comprando umas flechas com o Fernando e seguindo essa tabela ta de boa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficou em 350 o spines. Com as pontas de caça de 100 grais acredito (não sei) que vai ficar bom.

Se alguém quiser me corrigir tamo ai na atividade
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Fev 12, 2014 9:00 am

Na minha opinião, o spine muito incorreto como é o caso, só é problema quando incomoda o arqueiro. Pra que haja tal incomodo, o arqueiro deve ser capaz de perceber os efeitos negativos do spine incorreto no voo da flecha, no seu agrupamento, e no desgaste do equipamento. Como para o arqueiro existe a dúvida e a abertura para a possibilidade de trocar .500" por .340", é evidente que não fará diferença. Já pra que atira há mais tempo, spine não é apenas um número. É possível perceber o efeito da dureza da haste desde a largada até a flecha atingir o alvo.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitimeQua Fev 12, 2014 9:02 am

iLoading escreveu:
Tô comprando umas flechas com o Fernando e seguindo essa tabela ta de boa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficou em 350 o spines. Com as pontas de caça de 100 grais acredito (não sei) que vai ficar bom.

Se alguém quiser me corrigir tamo ai na atividade

Geralmente essas tabelas sempre contemplam ponta de 100 grains e o padrão mesmo.

Ou sejá vai ficar tal qual esta na tabela.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Conteúdo patrocinado





Spine correto para o arco Empty
MensagemAssunto: Re: Spine correto para o arco   Spine correto para o arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Spine correto para o arco
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Óculos correto para pescar com arco.
» Spine correto
» Spine correto - 35lbs
» Como calcular a flecha ideal para mim
» O QUE É SPINE - PARA INICIANTES

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: