ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 manter arco recurvo e longbow encordado?

Ir para baixo 
+6
tomazsp
Gyouen
Bruno Garcia
andrepimenta
Fly
fabio carneloci
10 participantes
AutorMensagem
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 6:12 pm

Bem amigos, essa é uma questão delicada e muito controvérsia, mesmo com todos meus anos de arqueiria eu ainda me perguntava "manter meus longbow encordado por horas vai dar problema?", no meu caso essa questão ressoava mais nas caçadas, caçadas de espera e rastro que você fica por horas com o arco encordado pronto para atirar...
A fim de sanar essas duvidas inicie uma pesquisa tanto nos foruns gringos, quanto pedindo informações para fabricantes.

nos fóruns  as repostas foram variadas muitos tiravam a cordas após cada seção e outros que tem recurvos armados a mais de meses e uns até anos,  e nos relatos deles estão normais e com a mesma força, nesses eu não botei muita fé achei que eram moleques que pouco sabiam sobre arco.  

Eu nunca deixei meu arco mais de 7 horas armado, isso para mim de deixar os arcos recurvos e longbow armados por dias e meses é coisa de preguiçoso relaxado, mais eu imaginava, e se eu tiver que deixar mais de 7h?, e se eu precisar o deixar armado por 10h, 12h vai dar algum problema?...  Mandei a pergunta para a falco, pois nada melhor que um fabricante para falar o que é aceitável e o que não é, nas nossas conversas vimos que sim, claro que é bom desarmar o arco após cada dia de tiro, e que um arco laminado modernos como os feito hoje (arcos bem feitos e de marcas de renome) podem sim ficar armado por 12h sem problema e até meses (no caso de testes que a falco fez, o deixaram o arco armado por 4 meses para teste e não ouve problemas)  arcos laminados modernos fibra de vidro+madeira, fibra de vidro, fibra de vidro+madeira+carbono, fibra de vidro+carbono, NÃO os de madeira pura, ou madeira+bambu.

No caso os problemas de o deixar armado é alta de temperatura, carro quente, local na casa quente, umidade, para isso não tem santo que ajude, qual quer arco vai se deformar com isso, outro ponto é pancadas, pisão, queda, quando o arco esta armado ele fica sobre tenção e pancadas pode danificar o arco muito mais que dasarmado, a corda sera muito judiada tambem, podendo até correr o laço dependendo do estilo que é feita a corda, outro ponto é os amigos abestados que todos temos, basta você não olhar por 2minutos eles estão dando dry fire no seu arco.

RECOMENDO sim desarmar os arcos após os tiros, minha duvida era apenas por HORAS e para minha alegria não á problemas.
RECOMENDO  o uso de encordador para armar e desarmar os arcos, é muito mais prejudicial para o arco, uma pessoa sem experiência tentar armar ele sem o encordador que o deixar 1, 2 meses armado.

o topco esta aberto para debate, critica, conselhos, experiencias próprias, etc.


Última edição por fabio carneloci em Ter Fev 04, 2014 8:26 am, editado 5 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 6:40 pm

Parabéns!

Ótimo assunto e tópico, Fábio.


abcs


Fly
Ir para o topo Ir para baixo
andrepimenta

andrepimenta


Mensagens : 253
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro/ RJ

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 6:48 pm

Vai ajudar muita gente eim senhor Fabio...

Parabéns jovem rapaz.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSeg Fev 03, 2014 7:19 pm

Bom tópico.
Eu sempre fiz assim: ainda vou atirar hoje? Deixo armado. Vou parar? Tiro a corda.
Isso com meu arco com fv.
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 38
Localização : Mogi das Cruzes

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 11:14 am

Bacana!!! Muito bom!!!

Eu tinha muito essa dúvida!

Mas, mesmo sem saber eu já tirava a corda... Sem dúvida é a melhor opção pensando logicamente...

Estou tirando as Limbs tbm, meu arco é um SF Optimo+ ...

também não sei se é necessário, mas estou tirando por precaução.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
tomazsp

tomazsp


Mensagens : 223
Data de inscrição : 18/07/2013

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 11:45 am

Bom, já esqueci o meu arco (de Kyudo) encordado num período de 24h +- e não senti diferença. Mas sempre que acabava o treino, desencordávamos o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 1:29 pm

ótimo assunto Fábio e acho que você já falou tudo, arcos com material moderno de qualidade pode ficar encordoado sim de um dia para o outro (inclusive já deixei várias vezes), mas não pode abusar, e como você mesmo disse se juntar encordoamento com calor do carro ou algo que o valha ferrou

agora não vão fazer isso com um Kantas (ou qualquer outro nome que o mesmo fabricante resolva dar para seus produtos), esses sem muita qualidade se deixar encordoado vai perder pressão (inclusive já fiz o teste também)

parabéns pelo tópico
Ir para o topo Ir para baixo
Baggioto

Baggioto


Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/01/2014

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 10:03 pm

Já li em tudo quanto é lugar que se deve desencordoar o arco, mas conheci um arqueiro que carregava um Hoyt encordoado e que nunca desencordoava ele, e nunca vi ele reclamar que o arco perdeu força, As limbs se não me engano eram Hoyt Gold Medalist.
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeDom Fev 09, 2014 1:56 am

belo topico, isto é uma coisa muito importante, acho que mesmo sendo possivel deixar o arco encordado não tem o pq permanecelo com a corda depois que paro de atirar, não vai cair a mão de ninguem para desencordar o arco, isto é um cuidado com o equipamento
e é bem capas de aparecer alguem falando que não tem problema porque ja viu em filmes ou seriados que o pessoal deixa encordado, mas lembrando filmes e seriados não são a vida real, logo não da para se baziar neles
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeDom Fev 09, 2014 5:13 pm

fala fábio!

particularmente sempre desencordo os meus depois de atirar. raramente deixo mais de 1 dia eles encordados.


mas é interessante ler o que alguns fabricantes dizem a respeito:

diretamente do manual dos arcos blackwidow página 12 (link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e dos arcos bear:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 8:42 am

ótima observação w3rm, em minha pesquisa eu avia visto oque a blackwidow falava, porem esqueci de mencionar no topco, legal ver oque a bear fala tambem... bom ver a opinião dos fabricante e ver que em períodos curtos não são prejudicial para os arcos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Conteúdo patrocinado





manter arco recurvo e longbow encordado? Empty
MensagemAssunto: Re: manter arco recurvo e longbow encordado?   manter arco recurvo e longbow encordado? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
manter arco recurvo e longbow encordado?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Laminas para arco, Recurvo ou longbow
» Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.
» Arco Recurvo ou Longbow? Como escolher seu arco
» Arco Recurvo x Longbow
» arco longbow ou recurvo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: