ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL

Ir para baixo 
+21
Temujin
EVC
Andrius Louis
Arthur Lima
Brutus
Antonio Amaral
elisonj
Ruy
Rifraga
Bruno Garcia
ENIO MONTARDO
Lincoln
Valter
Fly
dbc785
CALIL
Roberto de Souza
Bolches
Mancusi
freudflinstone
iLoading
25 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 11:49 am

a coisa mais complicada no arco e flecha é deixar as flechas corretamente ajustadas para o nosso arco/biotipo

você várias possibilidades de material da flecha (carbono, alumínio, madeira, etc) esses materias podem ter várias espessuras e variação de diâmetro externo, fora isso seu comprimento de puxada e a força armazenada no arco variam infinitamente

o ajuste das flechas é o que provoca maior frustração no arco e flecha, flechas desajustadas nunca batem no mesmo lugar, mesmo que uma máquina dispare o arco as flechas vão bater em lugar diferente se o spine dinâmico estiver errado

aqui vai mais uma tentativa minha para tentar diminuir essa frustração, o ajuste de flechas usando um misto de teste do paepl com bareshaft, é um método muito legal que vi num site americano a alguns anos atrás, mas infelizmente não lembro qual é, se algum se habilitar a procurar, vai encontrar desenho que fiz agora bem parecidos com os que estão postados lá (e se eu tivesse encontrado era só copiar as figuras  Sad ), por favor quem encontrar esse site (se não me engano tinha o nome de um estado americano) poste o link aqui pois tinha mais detalhes de ajuste do que os que estou passando aqui e poderá ajudar mais e mais pessoas

para o teste precisaremos de alguns intens, como segue

1 - suporte para o papel
2 - papel para colocar no suporte
3 - alvo
4 - arco com todos os acessórios que você utiliza
5 - flechas

1 - SUPORTE PARA O PAPEL

eu fiz um suporte com tubos de PVC marron 3/4", sem colar as conexões para permitir a desmontagem e facilitar guardar depois do uso, assim a esposa não reclama de ter um trambolho no meio do caminho

utilizei 2 cotovelos, 4 T´s e alguns metros de tubo, depende do tamnho de suporte que você vai fazer, uma dica é não faça o suporte muito grande e nem muito pequeno, por isso pare e pense um pouco no que é necessário para atender a suas necessidades

abaico vai um desenho, que na minha opinião explica melhor do que mil palavras

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2 - PAPEL

claro que o ideal é termos um papel que cubra toda a região do suporte por onde vão passar as flechas, mas isso não é impressindível, você pode colar vários A4 até dar a área que precisa

3 - ALVO

tem um zilhão de tópico aqui no Fórum discutindo como fazer um alvo, minha dica aqui é apenas colocar uma placa de EVA na parte da frente do alvo (ou várias de papelão) para permitir que o alvo tenho uma face reta, para facilitar a análise do tiro

o alvo deve ser posicionado de forma que o arqueiro possa atirar "reto" sem ter que se abaixar ou se esticar e sem ter que girar o arco para baixo ou para cima

POSIÇÃO DO ALVO EM RELAÇÃO AO ARQUEIRO

essa é uma parte importante do teste, o arqueiro precisa atirar em linha reta, pois qualquer movimentação no tiro pode introduzir erros de leitura no teste. O alvo deve ser posicionado como o centro na altura de tiro do arqueiro, o suporte do papel deve estar a 1 metro a frente do alvo e o arqueiro numa posição onde a ponta da felcha fique a uns 50 cm do papel (com o arco esticado é claro)

é importante que o arqueiro se concentre no tiro, por isso essas distâncias devem ser pequenas, para não correr o risco de perder flechas, o arqueiro não vai se preocupar com a mira, vai se preocupar apenas com a puxada e largada da flecha, inclusive quando eu faço o teste procuro fazer todo o movimento com os olhos fechados, assim me concrento em cada passo de puxar, ancorar e largar

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3 - ANALISE DOS RESULTADOS

eu prefiro fazer esse teste com as flechas sem penas, mas a maioria aqui costuma comprar as lfechsa já empenadas, as felchas sem penas mostram mais fácil os erros, mas nada impede de fazer com as flechas empenadas, apenas fique mais atento aos resultados, ou retire as penas e coloque as novamente depois do teste, fica ao critério de cada um

a marca de entrada da ponta e da saida (principalmente se a flecha estiver empenada) é muito clara, no local onde a ponta penetra há um pequeno amassamento do papel

UMA DICA IMPORTANTE É QUE SE A DISTÂNCIA ENTRE A MARCA DE ENTRADA DA PONTA E A MARCA DA SAIDA FOR MAIOR QUE 7,5 CENTÍMETROS NÃO HÁ MUITA CHANCE DE CORRIGIR A FLECHA QUE ESTÁ SENDO ANALISADA, ISSO É, VOCÊ PRECISA COMPRAR UM SHAFT (TUBO) MAIS DURO OU MAIS MOLE QUE O QUE ESTÁ SENDO TESTADO, SE O RASGO NO PAPEL FOR MENOR QUE 7,5 CENTÍMETROS, AÍ DÁ PARA AJUSTAR, JUNTO COM CADA FIGURA VAI UMA MANEIRA DE CORRIGIR O PROBLEMA, PARA SE TER UMA FLECHA VOANDO DIREITO

vamos à análise



1 - SE A TRASEIRA DA FLECHA FIZER UM RASGO PARA A ESQUERDA
notem que depois de bater no alvo a flecha fica com a traseira girada para a esquerda (BARESHAFT), como nas figuras abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

significa que o shaft (tubo) está muito MOLE (lembrem-se que o ragos entre a ponta e a saida não pode ser maior do que 7,5 centímetros)

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- diminua o peso da ponta, quanto maior o rasgo, maior deve ser a diminuição
- corte um pedaço do shaft (tubo)
- se o arco for composto diminua o peso da puxada, vai testando até conseguir ajustar

NOTEM QUE essas medidas devem ser feitas "de pouco em pouco", se tiver que cortar o shaft (tuco) não vá cortar 3 polegadas de uma vez, corte no máximo meio centímetro e teste novamente, quando tiver chegando próximo ao ajuste o corte deve ser menor que meio centímetro até (a mesma coisa com o peso da ponta ou o peso de puxada do arco)

uma coisa importante para se notar é que NUNCA O COMPRIMENTO FINAL DA FLECHA (nock, shaft e ponta) SEJA MENOR QUE O COMPRIMENTO DA PUXADA MAIS 1 POLEGADA

no caso, cada arqueiro deverá verificar se o apoio no rest permite diminuir mais o comprimento total da flecha, MAS NUNCA BOBEIEM COM ESSE DETALHE,  a chance da flecha cair do rest e furar sua mão é real e pode te deixar com problemas para o resto da vida, tem inumeros relatos na web de arqueiros que foram atirar com flechas menores do que deveriam e se ferraram, não vão achar que com vocês é diferente, não coloque sua segurança e a dos que estão ao seu lado em risco, seja responsável

quando você for ajustar você pode fazer um pouco de cada coisa sugerida, isso é, pode cortar um pedaço do shaft, tirar um pouco de peso da ponta e diminuir um pouco do peso da puxada do arco, entenderam  Wink 





2 - SE A TRASEIRA DA FLECHA FIZER UM RASGO PARA A DIREITA
notem que depois de bater no alvo a flecha fica com a traseira girada para a direita (BARESHAFT), como nas figuras abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

significa que o shaft (tubo) está muito DURO (lembrem-se que o ragos entre a ponta e a saida não pode ser maior do que 7,5 centímetros)

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- aumente o peso da ponta, quanto maior o rasgo, maior deve ser o aumento
- se o arco for composto aumente o peso da puxada, vai testando até conseguir ajustar

quando você for ajustar você pode fazer um pouco de cada coisa sugerida, isso é, pode aumentar um pouco de peso da ponta e um pouco do peso da puxada do arco, entenderam  Wink



3 - SE A TRASEIRA DA FLECHA FIZER UM RASGO PARA CIMA
notem que depois de bater no alvo a flecha fica com a traseira girada para a cima (BARESHAFT), como nas figuras abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

esse não é um problema com a flecha e sim com o arco, bem simples de resolver

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- mova o nock point (ponto de encaixe do nock na corda) para baixo



4 - SE A TRASEIRA DA FLECHA FIZER UM RASGO PARA BAIXO
notem que depois de bater no alvo a flecha fica com a traseira girada para a baixo (BARESHAFT), como nas figuras abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

esse não é um problema com a flecha e sim com o arco, bem simples de resolver

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- mova o nock point (ponto de encaixe do nock na corda) para cima


a primeira parte do ajuste da flecha já está pronto, mas ainda não acabou, só um detalhe que me ocorreu agora e que não vou voltar atrás para corrigir pois leva um tempo desnecessário, primeiro faça o ajuste do nock (passos 3 e 4) e depois verifique se o shaft está mole (passo 1) ou duro (passo 2)

TIRO A LONGA DISTÂNCIA, SEM USO DO PAPEL
como não encontro o site não lembro direito se o que vou colocar está certo ou é o inverso do que escrevi, mas é fácil ajuste como proponho e se der errado faço ao inverso (desculpe mas é tudo que posso fazer)

não lembro se foi no mesmo site ou em site diferente, mas a continuação de ajuste que eu faço depois do que relatei até agora é ir para um local onde se permite tiros a pelo menos 30 metros e fazer o seguinte

1 - fique numa distância de 10 metros, mire num ponto do alvo (o mais alto possível no alvo) e atire algumas flechas
2 - vá para 20 metros de distância e mire no mesmo ponto anterior (se usar miras de pino não é para mudar o pino, mire com o mesmo pino de 10 metros)
3 - repita para 30 metros, 4 metros, etc, ATENÇÃO: cuidado para não perder flechas, se perceber que as flechas vão sair fora do alvo pare de atirar

depois de atirar em várias distâncias vá até o alvo e verifique como ficaram as marcas dos tiros

5 - DESLOCAMENTO PARA A ESQUERDA

se quando você se distanciou do alvo os tiros foram se deslocando um pouco para a esquerda (deslocamento para baixo é normal, já que você sempre mirou o mesmo ponto, com o mesmo pino de mira e a distância aumentou), como na figura abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

significa que o shaft (tubo) está pouca coisa duro, mas é tão pouco que não consegue se verificar no teste do papel

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- arco recurvo - diminua um pouquinho o brace, torcendo a corda, meia volta de cada vez e teste novamente
- arco composto - aumente pouca coisa no peso da puxada (menos que 1/16 de volta no giro do parafuso, ou se preferir menos que isso)


6 - DESLOCAMENTO PARA A DIREITA
se quando você se distanciou do alvo os tiros foram se deslocando um pouco para a direita (deslocamento para baixo é normal, já que você sempre mirou o mesmo ponto, com o mesmo pino de mira e a distância aumentou), como na figura abaixo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

significa que o shaft (tubo) está pouca coisa duro, mas é tão pouco que não consegue se verificar no teste do papel

O QUE FAZER PARA CORRIGIR

- arco recurvo - diminua um pouquinho o brace, torcendo a corda, meia volta de cada vez e teste novamente
- arco composto - aumente pouca coisa no peso da puxada (menos que 1/16 de volta no giro do parafuso, ou se preferir menos que isso)

os tiros corretos devem ficar conforme a figura abaixo, variando apenas a altura no alvo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


LEMBRANDO QUE TUDO O QUE POSTEI FOI PARA ARQUEIROS DESTROS, CASO VOCÊ SEJA CANHOTO FAÇA TUDO AO CONTRÁRIO DO QUE FOI ESCRITO, isso é o que é flecha mole passa a ser flecha duro, apenas o ajuste do nock point se mantém igual

bons tiros


Última edição por Mamute-sc em Seg Nov 17, 2014 9:06 pm, editado 7 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
iLoading

iLoading


Mensagens : 362
Data de inscrição : 06/12/2013
Idade : 36

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 1:25 pm

Boa!
Ir para o topo Ir para baixo
freudflinstone

freudflinstone


Mensagens : 66
Data de inscrição : 30/12/2012
Idade : 39
Localização : Paraná

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 9:51 pm

Excelente, vivendo e aprendendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Mancusi

Mancusi


Mensagens : 867
Data de inscrição : 07/01/2013
Idade : 53
Localização : Vassouras-RJ

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSáb Fev 08, 2014 10:17 pm

Muito bom!
Ir para o topo Ir para baixo
Bolches




Mensagens : 138
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 42
Localização : Cambé PR

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeDom Fev 09, 2014 11:40 pm

Mamute, obrigado pelo post, vou providenciar tudo para fazer os testes aqui!!! eu tenho usado flechas de diferentes spines tudo junto!!! Como me sinto idiota!!!

mas por outro lado posso assim me corrigir!!

já que tenho flechas de spine de 300, 340, 350 e 400!! e pontas tenho de 75, 100 e 125!!!

com certeza irei conseguir achar a combinação para o meu PSE MADNESS!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 12:06 am

Belo tópico Mamute.
Com certeza irá ajuda muitos arqueiros.
Esse tipo de teste é muito importante para garantir bons tiros.
Agora só falta você arrumar algum tempo pra atirar também Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil 
Grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 12:20 am

muito didático Mamute

porém o rest fora do lugar também pode causar Tear left ou tear right assim como o teste french tunning é usado para regular o rest, para usar esses testes para definir o spine correto ó importantíssimo tudo estar perfeitamente regulado no arco inclusive o alinhamento das Cams

eu recomendo a leitura de

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 4:38 am

a intenção desse tópico era realmente buscar o ajuste do arco/arqueiro/flechas; essa bíblia que o Antonio Amaral postou é fantástica, não conhecia e é leitura obrigatória para os composteiros

tem mais coisa para ser ajustada sim, o que posrtei é o básico, mesmo para recurvo, se usar o plunger tem mais ajuste para ser feito, inclusive quero encontrar onde li esse texto que fiz pois lá tem um ajuste de plunger

a intenção de atirar bem rente ao papel é tirar o máximo de erros de postura do arqueiro, e isso só dá para fazer estando perto e corrigindo o arqueiro a cada tiro, por isso sempre é bom ter um instrutor por perto, por isso meu sonho de um dia podermos fazer oficina com um onstrutor experiente nos vários pontos do Brasil

enquanto isso algumas fotos no livro indicado pelo Antonio Amaral vão ajudar o pessoal a ir entrando no ritmo

vejam essa foto, o braço que estica a corda deve estar alinhado como a flecha, notem nas duas fotos horizontais iguais, isso é, mesma posição mas braço errado na foto superior, onde o braço que puxa a corda faz um pequeno "V" em relação à flecha, e a foto parecida onde o braço já está corrigido e alinhado com a flecha

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



essa foto aqui dispensa comentários né, é perfeita para mostra a posição de cada membro na ancoragem, não preciso nem dizer que a foto superior está correta e a inferior está totalmente errada

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


o mesmo podemos verificar na postura do arqueiro, olhem a foto a esquerda e comparem com a foto a direita, postura é excencial para se chegar a um bom tiro, treine para isso

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


uma dica importantíssima é FILMEM SEU TIROS, facilita muito, você mesmo consegue se corrigir, e caso tenha dúvidas basta criar um tópico aqui e pedir ajuda aos univesitários

vamos atirar direito pessoal, temos um potencial enorme no país, vamos lá
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 4:49 am

faltaram algumas dicas que vale mais uma imagem do que mil palavras

posição do alinhamento do cotovelo do braço que puxa a corda em relação ao alinhamento da flecha

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


por isso é importante uma olhada no livro indicado pelo Antonio, muita dica importante, e melhor, com fotos auto explicativas
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 5:34 am

Cara, sensacional!

Não sei o que seria do fórum sem esses topicos do Mamute!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 5:42 am

depois desse aqui está combinado que quem tiver problema de spine em flecha vai se expulso, o que acha Calil?
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 8:23 am

Mamute-sc escreveu:
depois desse aqui está combinado que quem tiver problema de spine em flecha vai se expulso, o que acha Calil?

Então só tem um problema, eu não entendi... BRINCADEIRA , BRINCADEIRA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ótimo Tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 9:17 pm

aproveitando a brincadeira, não entender alguma coisa é só perder a vergonha e perguntar, o problema é não entender, ficar com vergonha de perguntar, e continuar a usar flechas erradas
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSeg Fev 10, 2014 10:20 pm

Ótimo tópico, vindo do Mamute só podia ser.

Interessante notar que todas estas posturas de alinhamentos acima são tratadas no El Tiro Natural de Andrés Verde.

> aqui a 1ª parte, as demais tem la no Youtube.

Esta é a técnica do tiro instintivo, sim ele existe pois já li a besteira escrita aqui no fórum de que isso não existia..rsrsr!! Sem usar referências do arco ou da flecha para mirar.

Por isso acho, opinião pessoal, interessante começar pelo mais simples, depois partir pras trozobas todas do arco, assim primeiro ajusta-se e regula o arqueiro e depois todo a aparato tecnológico.

Seja qual o tipo de equipamento a usar, entender o conceito de tiro natural vai ajudar. O resto é regulagens.

abcs


Fly



Ir para o topo Ir para baixo
Valter

Valter


Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 32
Localização : Minas/Goias

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQua Mar 26, 2014 12:18 am

Muito bom, sanou todas as minhas duvidas, agora e só por em pratica rsrs.
Muito obrigado Mamute , e ao Antônio também.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQua Mar 26, 2014 5:52 am

Caramba, só fui tomar conhecimento desse tutorial agora. O fórum tá tão grande que nem eu acho mais as coisas. Muito bom mesmo. Esse é mais um tópico pra ficar fixo.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQua Mar 26, 2014 8:45 am

Tem um ditado que diz" O diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo"
Quando estava treinando para o torneio web eu ficava louco com a variação das flechas conforme mudava a distancia de tiro,tanto que já levava no bolso as chaves para mover pins e rest...P Q Pariuuuuuuu, é o preço que se paga por ter iniciado no esporte sem instrução correta.
Valeu Mamute e Amaral
Mamute,e se eu quiser deixar o meu arco cravado nas 70 lbs tem como corrigir somente com a variação de spine das flechas e peso das pontas?
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQua Mar 26, 2014 11:13 am

Mto bom!
Só corrigindo um pouco a segunda parte (aquela de atirar variando as distâncias) acredito que seja o contrário: para destros, tiros indo para esquerda=duro, para direita, mole.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQui Mar 27, 2014 5:48 pm

Grande General,ótima lição.são essas dicas que enriquecem c cada dia mais o fórum Arco Brasil
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQui Mar 27, 2014 9:42 pm

Bruno Garcia escreveu:
Mto bom!
Só corrigindo um pouco a segunda parte (aquela de atirar variando as distâncias) acredito que seja o contrário: para destros, tiros indo para esquerda=duro, para direita, mole.

agora você me deixou em dúvida Bruno, estou fora de casa e não lembro exatamente o que faço, acaba sendo automático, preciso olhar a corda do arco para ter certeza, na realidade o que faço é o seguinte

quando a flecha vai para a esquerda eu giro a corda no sentido anti-horário, e quando a flecha vai para a direita eu giro a corda no sentido horário para corrigir, só preciso chegar em casa e relembrar que lado a corda é torcida kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQui Mar 27, 2014 9:51 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
Tem um ditado que diz" O diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo"
Quando estava treinando para o torneio web eu ficava louco com a variação das flechas conforme mudava a distancia de tiro,tanto que já levava no bolso as chaves para mover pins e rest...P Q Pariuuuuuuu, é o preço que se paga por ter iniciado no esporte sem instrução correta.
Valeu Mamute e Amaral
Mamute,e se eu quiser deixar o meu arco cravado nas 70 lbs tem como corrigir somente com a variação de spine das flechas e peso das pontas?

grande Enio, claro que dá para ajustar a flecha para o arco em 70 libras, no caso você precisaria ter um cortador de flechas (ou algo que consigo aumentar ou diminuir o peso da ponta, que é muito mais difícil) aí você compra a flecha um pouco maior do que imagina, atira e vai cortando o tubo até corrigir, lemre-se que flechas de carbono só com equipamento de alta rotação

bons tiros
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQui Mar 27, 2014 10:43 pm

Mamute-sc escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Mto bom!
Só corrigindo um pouco a segunda parte (aquela de atirar variando as distâncias) acredito que seja o contrário: para destros, tiros indo para esquerda=duro, para direita, mole.

agora você me deixou em dúvida Bruno, estou fora de casa e não lembro exatamente o que faço, acaba sendo automático, preciso olhar a corda do arco para ter certeza, na realidade o que faço é o seguinte

quando a flecha vai para a esquerda eu giro a corda no sentido anti-horário, e quando a flecha vai para a direita eu giro a corda no sentido horário para corrigir, só preciso chegar em casa e relembrar que lado a corda é torcida kkkkkkk

kkkkkkkk
com relação ao giro da corda, isso depende de pra onde ela já está girada previamente, obviamente (as minhas já deixo sempre giradas no sentido horário, pra não confundir rs), mas o importante é o seguinte:

-Flechas ligeiramente duras, desviando para esquerda a medida que se afasta do alvo (conforme o ajuste que você cita após o teste do papel) => se conserta aumentando o brace.
-Flechas ligeiramente moles, desviando para direita a medida que se afasta do alvo => se conserta diminuindo o brace
Ir para o topo Ir para baixo
Rifraga

Rifraga


Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/01/2011
Idade : 49
Localização : São Paulo

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeQui Jul 03, 2014 10:21 pm

Excelente tópico Mamute! Mãos a obra agora!! Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSex Jul 04, 2014 6:11 am

Esse tópico do Mamute é muito bom. Eu utilizo para arco composto e para arco recurvo, no ajuste do nock.

Só coloco algumas observações para quem utiliza um RECURVO olímpico ou outros RECURVOS de múltiplos ajustes.
1. As flechas quando estiverem um pouco rígidas, é possível fazer um ajuste nos parafusos das lâminas reduzindo a libragem. A melhor forma de medir é usando uma balança e depois entrando nas tabelas dos fabricantes para ver se conseguiu chegar nos valores ótimos. Isso é muito utilizado pelos arqueiros mais experientes.
2. Se pegarmos um mesmo arco e dois arqueiros com a mesma puxada, existirá diferenças em função da condição técnica do arqueiro. A conclusão para um pode ser diferente para o outro devido a largada melhor ou pior. Normalmente um arqueiro mais técnico exigirá hastes menos rígidas e essa diferença é mais notável quando está próximo do limite de spine de um shaft para outro. Esse aspecto é ressaltado no manual da FITA, nível intermediário.
3. Existem vários métodos para ajustes mas todos eles dependem da técnica do arqueiro. Para cada situação, existirá um método mais adequado. De acordo com a minha experiência.

Sds.

Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitimeSáb Jul 05, 2014 1:23 am

Tutorial detalhado de como fazer o suporte do papel:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tutorial simplificado de como fazer o teste de papel:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

 study 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Empty
MensagemAssunto: Re: AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL   AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
AJUSTE DE FLECHAS - TESTE DO PAPEL
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Teste do Papel - Regulagem de Arco e Flecha
» Teste das flechas de bambu
» Dicas e Tipos de Backing, escolha o seu
» Flechas de Madeira x Flechas de Alumíneo x Flechas de carbono
» Alvo de "Papel"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: