ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sobre impostos

Ir para baixo 
+14
leomleao
Danilors
Mamute-sc
dbc785
Fly
Hathcock
gabrielleao
Ruy
marcelo_siqueira
RafaelMorgan
thunder_ot
TRC
Lincoln
riq_pk@hotmail.com
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui maio 08, 2014 5:22 pm

Hathcock escreveu:
JUNIORCASJ escreveu:
Hathcock escreveu:
O amigo deveria comprar de algum vendedor, ele pode adulterar o valor da nota e assim se esquivar do imposto abusivo que temos por aqui. Já tentou falar com o Sandro Penzente?

Recomendo!
cara,isso que vc esta em sinuando é crime,sonegação fiscal,como Lincoln ja falou,aqui é um ambiente publico,vamos ter um bom censo,ainda mais citando nomes de vendedores,PELAMORDEDEUS
É o que todos nós fazemos, ou todos aqui no fórum declararam o valor real dos seus arcos? Alguns que chegam a custar 2 mil dólares.

Hipocrisia é mato!

Mas está no seu direito amigo. Eu é que não nasci para ser ovelha deste estado sanguessuga! Só de comprar no ebay e já pedir para por GIFT já está sonegando impostos. Quem nunca o fez, que atire a primeira pedra.

E outra, recomendei o Sandro para ele conversar do preço e não para adulterar o invoice, jesus cristo. Pareceu mesmo, mas não foi isso que eu quis dizer.
cara eu não vou nem discutir com vc,fala ai o que quiser esse é meu ultimo post nesse topico,pq quando um ignorante fala,agente se cala pq ai ele para de fala
Ir para o topo Ir para baixo
Hathcock




Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2013
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui maio 08, 2014 5:32 pm

Mais uma vez, é o seu direito, tenho idade e conhecimento suficiente para saber dos meus atos e por quais posso ser punido. Mas mais uma vez, estou no meu direito.

É uma escolha que me cabe, embora por viés incorreto. Não sou ignorante, faço faculdade de direito, uma ironia. Porém, não nasci para ser ovelha de um estado corrupto.


Passar bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui maio 08, 2014 9:22 pm

Hathcock escreveu:
Mais uma vez, é o seu direito, tenho idade e conhecimento suficiente para saber dos meus atos e por quais posso ser punido. Mas mais uma vez, estou no meu direito.

É uma escolha que me cabe, embora por viés incorreto. Não sou ignorante, faço faculdade de direito, uma ironia. Porém, não nasci para ser ovelha de um estado corrupto.


Passar bem.

Você é o Estado corrupto. A corrupção está nos seus atos.
Ir para o topo Ir para baixo
Hathcock




Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2013
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui maio 08, 2014 10:14 pm

Está e não nego. Para um estado corrupto que me rouba todos os dias, devolvo na mesma moeda.

Não vamos mais discutir este assunto. Cada um sabe dos seus atos e suas consequências.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 9:05 am

Mais um estudante de direito que não sabe o que é o Estado. A desonestidade é uma opção sua, mas evite fazer apologia ao crime neste local. Cronstrange as pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 1:10 pm

Pessoal,

não façam qualquer comentário de apologia a crimes fiscais.

Tenho dito.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 1:20 pm

Hathcock escreveu:
Está e não nego. Para um estado corrupto que me rouba todos os dias, devolvo na mesma moeda.

Não vamos mais discutir este assunto. Cada um sabe dos seus atos e suas consequências.

MEMBRO BANIDO

Lei número 1 do Fórum: Seus atos aqui, geram consequências.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 3:28 pm

Boa Fly

só presta assim,o cara tem a cara de pau ao fala de um crime como se fosse normal
ele que vá comente os crimes dele em outro luga,defendo isso,qualquer um que venha com essas conversas deva ser banido

abçs
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 3:57 pm

O usuario não foi banido, pois o nome dele ainda aparece nas mensagens, e se clicar nele, vai para o perfil do mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 4:25 pm

dbc785 escreveu:
O usuario não foi banido, pois o nome dele ainda aparece nas mensagens, e se clicar nele, vai para o perfil do mesmo.
dbc785 foi,outra vez Fly baniu um cara que tava la no tópico xingando todo mundo e o nome continuou
que é justamente pra saber que foi o banido entedeu.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex maio 09, 2014 4:26 pm

JUNIORCASJ escreveu:
dbc785 escreveu:
O usuario não foi banido, pois o nome dele ainda aparece nas mensagens, e se clicar nele, vai para o perfil do mesmo.
dbc785 foi,outra vez Fly baniu um cara que tava la no tópico xingando todo mundo e o nome continuou
que é justamente pra saber que foi o banido entedeu.

Entendi, é que os que eu vi o calil banir apareciam como "convidado" nas mensagens.
Ir para o topo Ir para baixo
gabrielleao




Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/10/2013
Idade : 34
Localização : Rio grande do Sul

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 3:47 am


Estão esquecendo que área é esta.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSáb maio 10, 2014 9:34 am

é que existem várias maneiras de banimento, achei interessante essa do Fly, aliás acho que um dia vou me aventurar a banir alguém kkkkkkkkkk só para experimentar se é bom  Twisted Evil 

excelente atitude Fly, os moderadores e administradores estão aí para isso mesmo, manter a ordem na casa; infelizmente não dá para todos estarem aqui o tempo todo, e por isso quem ver a sacanagem pode fazer o que for preciso para manter a paz no pedaço
Ir para o topo Ir para baixo
Danilors




Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/10/2013
Idade : 40
Localização : Sao Paulo

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeTer maio 13, 2014 12:59 pm

Pessoal,

Acho que fui mau interpretado...

Nao vou ficar me explicando, mais acho que a forma da cobranca nao é real. No meu pedido para a lancaster me cobraram imposto até na taxa do envio.

Eu nao estou adquirindo um produto para revenda, e ja paguei impostos nos estados unidos dos produtos.

Se eu comprar os mesmos produtos em uma viagem, sou obrigado a declarar caso passe o valor de 500 dolares? (pergunta honesta)... Eu nunca o fiz, e devo-o fazer... ai fica a minha pergunta, porque eu nao entendo qual a diferenca entre enviar via correio um produto ou por compra fisica e trazer em uma viagem. O modelo deveria ser aplicado em ambos, e nao conheco ninguem que tenha viajado - tenha pago. Afinal, nao é eletronico... e flechas de carbono até aonde eu tenho visto, nao tem producao nacional.


Lincoln escreveu:
riq_pk@hotmail.com escreveu:
Caramba! Tô atordoado!
Existe uma alternativa pra driblar esse absurdo?

O governo está implantando medidas pra tornar o processo automático. Em breve todos os impostos já serão pagos no ato da compra.

Danilors escreveu:

(EDITADO PELA MODERAÇÃO, NA PRÓXIMA APOLOGIA A CRIMES FISCAIS SERÁ BANIDO)

Depois ninguém sabe da onde vem a honestidade dos políticos. Se liga, Danilors. Aqui é um espaço público. Chamar fraude de jeitinho não reduz o crime.
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeTer maio 13, 2014 1:13 pm

Infelizmente os impostos incidem sobre mercadorias e SERVIÇOS.

O frete é uma forma de serviço.



abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeTer maio 13, 2014 1:19 pm

Danilors escreveu:
Pessoal,

Acho que fui mau interpretado...

Nao vou ficar me explicando, mais acho que a forma da cobranca nao é real. No meu pedido para a lancaster me cobraram imposto até na taxa do envio.

Eu nao estou adquirindo um produto para revenda, e ja paguei impostos nos estados unidos dos produtos.

Se eu comprar os mesmos produtos em uma viagem, sou obrigado a declarar caso passe o valor de 500 dolares? (pergunta honesta)... Eu nunca o fiz, e devo-o fazer... ai fica a minha pergunta, porque eu nao entendo qual a diferenca entre enviar via correio um produto ou por compra fisica e trazer em uma viagem. O modelo deveria ser aplicado em ambos, e nao conheco ninguem que tenha viajado - tenha pago. Afinal, nao é eletronico... e flechas de carbono até aonde eu tenho visto, nao tem producao nacional.


Lincoln escreveu:
riq_pk@hotmail.com escreveu:
Caramba! Tô atordoado!
Existe uma alternativa pra driblar esse absurdo?

O governo está implantando medidas pra tornar o processo automático. Em breve todos os impostos já serão pagos no ato da compra.

Danilors escreveu:

(EDITADO PELA MODERAÇÃO, NA PRÓXIMA APOLOGIA A CRIMES FISCAIS SERÁ BANIDO)

Depois ninguém sabe da onde vem a honestidade dos políticos. Se liga, Danilors. Aqui é um espaço público. Chamar fraude de jeitinho não reduz o crime.

Sim voce paga imposto sobre o frete e assim mesmo.

INclusive se for taxado ICMS a base de calculo do mesmo e sobre mercadoria+ Frete + imposto de importação (60%) ou seja voce paga imposto sobre imposto.

Quando voce viaja ao exterior tem como trazer produtos e mercadorias ate 500 Dolares. O problema e que apesar da regra ser essa o fiscal pode cobrar o que da na telha.

Nos Estados unidos voce não pagou impostos de brasil em todo caso pagou impostos americanos.

Não importa se e para revenda, bom ate importa, se voce comprar um arco ele vai passar. Se comprar dois arcos ou mais ai vai depender mesmo do fiscal ele pode "entender" que voce esta trazendo para venda e nesse caso se não tiver empresa aberta a seu nome e com atividade a fim (material esportivo por exemplo) a caixa diretamente não e autorizada a entrar e a mesma e devolvida.

Isso sobre quantidade e uma coisa muito sugestiva. Por exemplo voce pode comprar um pacote de vanes de 100. Se na declaração vem um pacote de vanes, nao deve ter problema, agora se quem envia declara 100 vanes fiscal pode encrencar achando muito (quando nos sabemos que 100 vanes nao e assim tanta coisa para quem atira muito).


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
leomleao

leomleao


Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/06/2012
Localização : Jundiaí

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 12, 2014 12:58 pm

Megaseba, mudando de assunto, na sua outra resposta voce disse que a partir de 2015 com certeza sera taxado, que que vai mudar em 2015?


Uma outra coisa também é que o limite para compras de avião é $500, caso seja marítima ou terrestre o limite de bens não taxados é de $300.
Ir para o topo Ir para baixo
Gyouen

Gyouen


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 37
Localização : Mogi das Cruzes

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeTer Jun 24, 2014 12:19 am

é amigo... paga o preço.... rs... welcome to Brazil!

Ou compra com o Megaseba que eu acho mais seguro, mais tranquilo, etc...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.budismo.com.br
bgabriel

bgabriel


Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2012
Idade : 39

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 26, 2014 2:22 pm

O grande problema de compras internacionais grandes é justamente a burocracia... só o fato de para retirar a encomenda você deve ir aos correios, enfrentar uma fila monstruosa para saber quanto você deve para só então pagar e retirar o pacote É UM ABSURDO!!! Isso tem de ser automatizado logo.
Ir para o topo Ir para baixo
bgabriel

bgabriel


Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2012
Idade : 39

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 26, 2014 2:23 pm

E acho imposto de 60% sobre itens que não possuem equivalente nacional um absurdo total Sad. O objetivo desse imposto é proteger a industria nacional e a mesma não produz arcos de verdade (Desculpem mas os arcos brasileiros são todos brinquedos.)
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeQui Jun 26, 2014 3:08 pm

leomleao escreveu:
Megaseba, mudando de assunto, na sua outra resposta voce disse que a partir de 2015 com certeza sera taxado, que que vai mudar em 2015?


Uma outra coisa também é que o limite para compras de avião é $500, caso seja marítima ou terrestre o limite de bens não taxados é de $300.

Desculpa so vi tua mensagem agora!!.

O que foi anunciado (e vamos ver se sai) e que em setembro deste ano entra como piloto e apartir de 2015 de forma definitiva. Vai ser feita taxação automática de 100% das encomendas vindas de fora.

Quem postar no exterior será obrigado a delcarar o bem (o que contem a caixa) e o valor. Isso e um convenio que já existe entre os correios do mundo mas que não estava sendo aplicado.

Então quando voce receber o rastreamento já sera possivel fazer o pagamento dos impostos devidos. Desta forma não mas terá que ir retirar as mercadorias nos correios. O pagamento sera feito via boleto bancario quando os correios identificarem o pagamento eles mesmos farão a entrega.

Por um lado fica mas rapido e acaba com a punhetação de ter que ir pegar as coisas nos correios.

Outra coisa que a receita prometeu (e tenho minhas serias duvidas que funcione sei la) e que junto com este sistema de cobrança automática, esta sendo instalado um sistema de comparação de valores. Ou seja, digamos que voce compra um produto que custa U$S 500 e manda a declarar ele como custando U$S 50. Teoricamente o sistema vai pegar este preço desfazado e o pacote vai para fiscalização da alfandega. Se for detectado que o preço declarado e realmente abaixo do real e multa das feias (para Pessoa fisica e multa, para Pessoa Juridica e cadeia).

Pelo que sei o valor de uma multa por fazer isso e cobrado o imposto devido sobre o valor real + multa de 80% sobre valor real da mercadoria + frete + imposto, ou seja um rim e as duas corneas mas o menos.

Sobre os limites que voce falou são esses mesmos mas são aplicados quando voce volta de viagem, ou seja foi a USA e veio com coisa na vagem ate U$S 500 esta tranquilo. Foi para paraguai e voltou com tranqueiras no onibus ate U$S 300 esta tranquilo.

___________________________________________________________________________________________________

Complementando a resposta

E um absurdo realmente pagar 60%

Mas se desta forma se sentem melhor como empresa pago pela importação aproximadamente 82% de impostos so na importação (sem contar impostos na venda).

Essa e uma desfasagem absurda, como Pessoa Fisica paga menos que como Pessoa Juridica.

Sem entrar muito no merito no meu ponto de vista como pessoa juridica os impostos deveriam ser menores, o por que para mim e simples.

Quando uma empresa importa (não falemos em tamanho de empresa) tera funcionarios para receber e guardar estoque. Local do estoque (comprado ou alugado), canais de venda (sejam quais eles forem internet, loja fisica, etc) Nos quais tambem deve ter funcionarios. Ainda ira a pagar impostos na venda dos produtos, sem contar que ativa outras partes da cadeia produtiva (por mas que sejam menores) mas poderia citar compra de embalagens para envio, correios, etc.

Concordo com o fato que ao importar tem uma cadeia produtiva 1000 veces menor que se feito no brasil. Mas producir aqui e complicado pois os custos são altisimos.

Estou faz meses as voltas de fabricar mochilas e sacolas para arcos aqui no brasil. Ainda estudando numeros mas cada dia que passa mas desanimado. Isso porque o custo de produção acreditem chega a ser mas alto que importar as coisas pagando esse tanto de impostos.

Isso no meu ponto de vista chega a ser mas grave que importo de importação alto.

E falando que não estou querendo fabricar nada muito hitech como uma flecha de carbono ou um punho ILF de aluminio.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 27, 2014 2:55 pm

não li tudo que megaseba,mas achei legal se implantarem isso de se paga ja na compra e receber em casa,pq a gente ja paga caro no frete que eram pra eles entregar em casa, e a gente ainda tem que retira na agencia é soda.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 27, 2014 5:08 pm

JUNIORCASJ escreveu:
não li tudo que megaseba,mas achei legal se implantarem isso de se paga ja na compra e receber em casa,pq a gente ja paga caro no frete que eram pra eles entregar em casa, e a gente ainda tem que retira na agencia é soda.

Junior a ideia e essa mesmo. INclusive voce poderá pagar os impostos antes do pacote chegar fisicamente no brasil. Pelo que querem implantar voce pagar assim que foi postado (no site dos correios vai gerar o boleto) chegando no brasil alfandega ainda poderá fiscalizar alguns dos pacotes mas o resto já sigue direto.

prometem segundo isto entregar muito mas rapido.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 43
Localização : Recife/PE

Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitimeSex Jun 27, 2014 6:14 pm

vai ser bom!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre impostos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre impostos   Sobre impostos - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre impostos
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Compra no exterior via correio
» link interessante sobre impostos
» Samick Red Stag Takedown
» Bear Cruzer
» E este aqui?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: