ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)

Ir para baixo 
+3
JPauloBap
CALIL
hemanowar
7 participantes
AutorMensagem
hemanowar

hemanowar


Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/03/2011

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSáb Mar 26, 2011 2:28 pm

pessoal...
comecei hj a confecção do meu primeiro longbow...
será de ipe com lamina de bambu..ja fiz o corte do ipe..e breve estarei postando fotos...me surpreendi pela facilidade no corte da madeira..uma madeira bem maleavel e boa de cortar tornando facil a confecção do arco. estou sem maquina e hj estarei tirando as fotos. Gostaria de algumas dicas:
1- sera q no lugar desses grampos sargento (achei mt caros ) eu poderia revestir o arco com borracha pressionando bem quando for fazer a colagem?

valeu galera
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSáb Mar 26, 2011 2:36 pm

Olá!

Primeiramente cuidado com o pó do ipê, dizem ser bastante toxico para quem o respira.

E eu usaria sargentos mesmo, não existe pressão suficiente que voce possa fazer que poderia substituí-los.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
JPauloBap

JPauloBap


Mensagens : 380
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Itápolis / SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSáb Mar 26, 2011 4:30 pm

Citação :
me surpreendi pela facilidade no corte da madeira..uma madeira bem maleavel e boa de cortar tornando facil a confecção do arco... sera q no lugar desses grampos sargento (achei mt caros ) eu poderia revestir o arco com borracha pressionando bem quando for fazer a colagem?

hemanowar, me surpreendi em ler vc comentar que o ipê é fácil de cortar e bem maleável! ... que espécie de ipê está usando? Certamente não é Ipê Rosa ou Ipê Amarelo.

Já trabalhei com esses dois tipos de ipês e posso assegurar que são bem ao contrário do que vc escreveu, certifique-se de que não comprou gato por lebre.

Como disse o Calil, o pó do ipê quando inalado por tempo prolongado resseca por demais a garganta e vias respiratórias, bem mais do que outros tipos de madeira. Procure usar máscara.

Quanto a substituição dos sargentos, acho dificil vc conseguir uma pressão suficiente para uma colagem segura. Procure por conjuntos de grampos/sargentos pequenos (4") que costumam ter preços medianos. Em último caso, faça a colagem com a ajuda de amigo onde um pressiona o máximo possível e o outro vai amarrando bem firme com arame reforçado (lembre-se de usar calços para não marcar o ipê e o bambu se amarrar com arame).

Abc.
Ir para o topo Ir para baixo
hemanowar

hemanowar


Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/03/2011

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSáb Mar 26, 2011 4:49 pm

cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSeg Mar 28, 2011 10:26 am

hemanowar escreveu:
cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!

Na serra circular deve ser facil mesmo kkkkkkkk
Bricadeira.


Cadê as fotos...
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSeg Mar 28, 2011 10:25 pm

na serra circular a única madeira que chega a sair fumaça (literalmente) é o angico preto, aquilo parece aço meu Deus do céu!

Ipê em serra circular é igual manteiga!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
jpedromancia




Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 27
Localização : São Jose dos Campos - SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 4:46 pm

hemanowar escreveu:
cara....aqui na minha cidade chamam ipe de pau d'arco...!! é o ipê roxo.! eu achei facil pq cortei c aquelas serras de marceneiros. Tinha uma aqui em casa parada e eu terminei utilizando pra fazer o corte. achei tranquilo pra cortar. Agora achoq vai ser meio dificil na hr de usar a plaina pq realmente é uma madeira dura. Creio q seja resistente nao? vou postar hj a noite fotos de como está!


Cara eu sou novo no ramo e queria saber qual cola vc usa pra colar o bambu com o ipê Suspect ,porque tambem quero comessar a fazer o meu , porem com 2 tiras de bambu coladas Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 5:16 pm

te recomendo algumas leituras e tutoriais, click nas linhas a baixo:
1-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
TAW




Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/03/2011

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSex Abr 01, 2011 9:54 am

Qual madeira você p´laneja usar de backing? Qual o tamanho do arco? Pergunto isso porque é muito comum acontecer um esmagamento das fibras na parte interna do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
jpedromancia




Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 27
Localização : São Jose dos Campos - SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSex Abr 01, 2011 9:18 pm

TAW escreveu:
Qual madeira você p´laneja usar de backing? Qual o tamanho do arco? Pergunto isso porque é muito comum acontecer um esmagamento das fibras na parte interna do arco.

Eu tava pensando em usa bambu e ipê roxo q eu achei no fundo da garagem kkkk
+ eu tava pensado nele pq ele tava novinho
Ir para o topo Ir para baixo
jpedromancia




Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 27
Localização : São Jose dos Campos - SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSex Abr 01, 2011 9:21 pm

wpurgatto escreveu:
te recomendo algumas leituras e tutoriais, click nas linhas a baixo:
1-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
3-[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Vlw msm pela dica , isso vai m da maior forsa
Qando eu termina eu coloco o link do video pra vcs verem
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSáb Abr 02, 2011 11:22 am

jpedromancia escreveu:
Eu tava pensando em usa bambu e ipê roxo q eu achei no fundo da garagem kkkk
+ eu tava pensado nele pq ele tava novinho

Espero que este Ipê do fundo da sua garagem já esteja seco, se não vai ter que esperar alguns anos para a madeira estar completamente seca.



Arrow Arrow Arrow Outra dica que nunca falei é que o bambu deve ser colhido ou cortado no inverno, de preferencia na lua minguante, isso tem explicação, é que no inverno a seiva de todas as plantas decem para as raízes, e a lua é pq a lua cheia atrai a água para ela (veja as mares), resumindo quanto menos seiva e água se encontrarem no miolo do bambu mais ele irá durar e resistir contr cupins e brocas.
Ir para o topo Ir para baixo
jpedromancia




Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 27
Localização : São Jose dos Campos - SP

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: meu 1° arco de ipê    Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 11:53 am

Blz , então meu 1° arco de ipê não deu mt certo pq o ipÊ acabou quebrando na hora errada
Sad
entao tentei com 2 tiras de bambu que deu mt + certo logo posto fotos.....
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitimeSex Jun 10, 2011 12:25 pm

jpedromancia escreveu:
Blz , então meu 1° arco de ipê não deu mt certo pq o ipÊ acabou quebrando na hora errada
Sad
entao tentei com 2 tiras de bambu que deu mt + certo logo posto fotos.....

Assumindo assim que exista uma hora certa pra uma lâmina quebrar oksosk
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Conteúdo patrocinado





Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Empty
MensagemAssunto: Re: Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)   Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Começando a fazer o primeiro arco (Ipe e bambu)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» meu primeiro arco de bambu
» Dicas de como começar a fazer meu primeiro arco....
» Tentando fazer um arco recurvo laminado de roxinho e bambu
» Como fazer meu primeiro arco recurvo?
» Ajuda para fazer o primeiro Arco!!!!!!!!!!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: