ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA

Ir para baixo 
+6
henrique40
lanza
Lincoln
TCBR00
fabiomic
Mariano Silva
10 participantes
AutorMensagem
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSeg maio 26, 2014 8:35 am


ATUALIZADO COM ESQUEMAS DE COMO FIZ
Gostaria de compartilhar com vocês minha besta composta caseira

Tive alguns desafios para faze-la, já que na internet não temos muitas pessoas que já fizeram uma besta composta com lamina dupla não tive em quem me espelhar. Por isso estou postando aqui, assim que tiver vontade de fazer uma e estiver cheio de duvidas é só perguntar e responderei assim que possível.

--Gatilho--
Feito em Inox
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

--Parte frontal--

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

--Coronha--
Feita em Canelão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

--Resultado Final--
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

-- ATUALIZAÇÃO--
Muitas coisas mudaram.... Mudei a cor e lixei ela novamente para ficar sem os grosseirões que tinha antes,adicionei a almofada para apoiar o rosto, fiz uma especie de "mira", camuflei as molas com tecido e comprei aljava e setas, embora eu tenha setas artesanais também

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

-- FUNCIONAMENTO / COMO FAZER--
Embaixo vou deixar dois esquemas mostrando como fiz as principais partes, peço q quem quiser mais ajuda me chama inbox q vou passar o face

-- Gatilho--
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

-- Suporte da lamina e eixo--
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Mariano Silva em Qua Fev 18, 2015 3:08 am, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSeg maio 26, 2014 8:54 am

Ficou muito boa!!!

Para medir o peso da puxada dá pra usar uma balança de mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Essa balança suporta até 50kg ou 110lbs, o que acredito que já servirá para sua balestra, só engatar na corda e puxar até armar se possível.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSeg maio 26, 2014 9:10 am

fabiomic escreveu:
Ficou muito boa!!!

Para medir o peso da puxada dá pra usar uma balança de mão:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Essa balança suporta até 50kg ou 110lbs, o que acredito que já servirá para sua balestra, só engatar na corda e puxar até armar se possível.

Não funciona por causa das roldanas, para ter ideia a força necessária para arma-la é a mesma da minha de 80 lbs, porem ela lança a seta muito mais forte
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSeg maio 26, 2014 7:11 pm

Eu costumo colocar a besta em pé(apontada para cima) em uma balança normal (dessas mais comuns, que subimos para se pesar..) e forçar a corda até engatilhar, isso fará peso contra a balança que assim te indicará o peso aproximado para armar a besta , é claro que você não conseguirá se for uma de 150lb por exemplo, mas até 110lb ou um pouco mais você consegue. Deu para entender?(difícil explicar, mas facílimo de se fazer)
abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeTer maio 27, 2014 11:39 am

TCBR00 escreveu:
Eu costumo colocar a besta em pé(apontada para cima) em uma balança normal (dessas mais comuns, que subimos para se pesar..) e forçar a corda até engatilhar, isso fará peso contra a balança que assim te indicará o peso aproximado para armar a besta , é claro que você não conseguirá se for uma de 150lb por exemplo, mas até 110lb ou um pouco mais você consegue. Deu para entender?(difícil explicar, mas facílimo de se fazer)
abçs.

Vlw, mas as roldanas aliviam o peso da puxada (posso estar errado)
Para ter ideia a força necessária para arma-la é a mesma da minha de 80 lbs, porem ela lança a seta muito mais forte
Ir para o topo Ir para baixo
fabiomic

fabiomic


Mensagens : 615
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 49
Localização : Rolândia-PR

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeTer maio 27, 2014 1:02 pm

Mariano Silva escreveu:
TCBR00 escreveu:
Eu costumo colocar a besta em pé(apontada para cima) em uma balança normal (dessas mais comuns, que subimos para se pesar..) e forçar a corda até engatilhar, isso fará peso contra a balança que assim te indicará o peso aproximado para armar a besta , é claro que você não conseguirá se for uma de 150lb por exemplo, mas até 110lb ou um pouco mais você consegue. Deu para entender?(difícil explicar, mas facílimo de se fazer)
abçs.

Vlw, mas as roldanas aliviam o peso da puxada (posso estar errado)
Para ter ideia a força necessária para arma-la é a mesma da minha de 80 lbs, porem ela lança a seta muito mais forte

Esse sistema que vc montou não tem let-off, então quanto mais puxa a corda mais pesado fica.
Pode ser que atira a seta mais forte porque o powerstroke é maior (distância de x a y)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se a força que vc faz é aparentemente a mesma para a balestra (que deve ser a pistol) então a potência é + ou - isso 80lbs, mede o powerstroke das duas e verifique de qual é maior, mas só pela foto já dá pra ver que da artesanal é maior!!!!

Pelo que sei seria isso!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQui maio 29, 2014 9:38 am

fabiomic escreveu:
Mariano Silva escreveu:
TCBR00 escreveu:
Eu costumo colocar a besta em pé(apontada para cima) em uma balança normal (dessas mais comuns, que subimos para se pesar..) e forçar a corda até engatilhar, isso fará peso contra a balança que assim te indicará o peso aproximado para armar a besta , é claro que você não conseguirá se for uma de 150lb por exemplo, mas até 110lb ou um pouco mais você consegue. Deu para entender?(difícil explicar, mas facílimo de se fazer)
abçs.

Vlw, mas as roldanas aliviam o peso da puxada (posso estar errado)
Para ter ideia a força necessária para arma-la é a mesma da minha de 80 lbs, porem ela lança a seta muito mais forte

Esse sistema que vc montou não tem let-off, então quanto mais puxa a corda mais pesado fica.
Pode ser que atira a seta mais forte porque o powerstroke é maior (distância de x a y)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se a força que vc faz é aparentemente a mesma para a balestra (que deve ser a pistol) então a potência é + ou - isso 80lbs, mede o powerstroke das duas e verifique de qual é maior, mas só pela foto já dá pra ver que da artesanal é maior!!!!

Pelo que sei seria isso!!

Ja fiz o teste, prendi a corda sem utilizar as polias e ficou muito duro pra armar, ai atirei e seta sai com a mesma força do que com as roldanas....
Estava procurando nas bestas compostas pela internet, a galera costuma medir o FPS dela e não a libragem, o sistema não é let-off, pq não alivia o final da puxada, mas note que a corda passa pela polia e ainda é presa em baixo em um eixo fixo, e isso faz com a força necessária para armar diminua, porem não fica leve no final(assim como deve acontecer no seu arco)
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQui maio 29, 2014 9:43 am

Gostaria de saber como você mediu a força com a qual a flecha saiu.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQui maio 29, 2014 10:58 am

Lincoln escreveu:
Gostaria de saber como você mediu a força com a qual a flecha saiu.

Cara eu não consegui medir, pois não possuo o aparelho para isso, mas para medir o FPS ou M/s existe uma especie de radar que custa em torno de 400 reais.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSex maio 30, 2014 1:02 pm

Mariano Silva escreveu:
Cara eu não consegui medir, pois não possuo o aparelho para isso, mas para medir o FPS ou M/s existe uma especie de radar que custa em torno de 400 reais.

Mas você escreveu que a flecha sai com a mesma força

Mariano Silva escreveu:
Ja fiz o teste, prendi a corda sem utilizar as polias e ficou muito duro pra armar, ai atirei e seta sai com a mesma força do que com as roldanas....

Por isso perguntei como você mediu. É que eu sou meio cético e só acredito no que foi medido.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSex maio 30, 2014 1:12 pm

gostei dela , ficou muito bonita vc tem mais fotos dela ,tem como postar ai ? ficou muito ousada e sagaz.
Ir para o topo Ir para baixo
lanza

lanza


Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 48
Localização : CEDRAL/SP

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQui Jul 24, 2014 11:47 am

Parabéns belo trabalho,Mariano
Também estou começando a fazer uma besta composta com arco duplo, estou com algumas duvidas em como
fixar as laminas, gostaria se possível que postasse mais algumas fotos da frente e de lado mais próximas pra ver como é a ferragem que usou e também das roldanas.
Tenho molas de fusca e também to desenvolvendo laminas compostas de taliscas de madeira e bambum, vou ver a melhor performasse de cada material para utilizar. desde já agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQui Jul 24, 2014 1:14 pm

belo trabalho Mariano Silva, mas concordo com pessoal, a balestra provavelmente tenha 80 lbs, já que você diz que a força é basicamente a mesma, pois se você comparar uma recurva e uma composta vai ter diferença em lbs porem a velocidade pode ser a mesma, é normal uma recurva ter mais lbs em relação a uma composta e a velocidade ser a mesma entre as duas...

matriz 380 - 260 lbs - 380 fps (recurva)
Stryker Force - 175 lbs - 385 fps (composta)
jaguar - 175 lbs - 278 fps (recurva)
Ir para o topo Ir para baixo
leitinho




Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/01/2013

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSáb Ago 02, 2014 4:55 pm

ola,que lamina vc usou pra fazer essa besta?
e tem como tirar foto do arco dela de frente,do encaixe das laminas pela frente?
Ir para o topo Ir para baixo
meetgyn




Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/11/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeDom Jan 11, 2015 11:12 pm

Ficou muito bacana.
Sem querer abusar, teria como disponibilizar o projeto mano? Estou doido atrás, quero montar uma

Mariano Silva escreveu:

Gostaria de compartilhar com vocês minha besta composta caseira
Tive alguns desafios para faze-la, já que na internet não temos muitas pessoas que já fizeram uma besta composta com lamina dupla não tive em quem me espelhar. Por isso estou postando aqui, assim que tiver vontade de fazer uma e estiver cheio de duvidas é só perguntar e responderei assim que possível.

--Gatilho--
Feito em Inox
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

--Coronha--
Feita em Canelão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

--Resultado Final--
Qualquer duvida é só falar que posto mais fotos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

--Duvida--
Como faço para medir a força dela ? (lembrando que tem roldanas)
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQua Fev 18, 2015 2:04 am

leitinho escreveu:
ola,que lamina vc usou pra fazer essa besta?
e tem como tirar foto do arco dela de frente,do encaixe das laminas pela frente?

Eu modifiquei algumas coisas e estarei atualizando o post hoje fique de olho
e a lamina é mola de fusca
Ir para o topo Ir para baixo
Mariano Silva




Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/03/2014

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeQua Fev 18, 2015 2:06 am

meetgyn escreveu:
Ficou muito bacana.
Sem querer abusar, teria como disponibilizar o projeto mano? Estou doido atrás, quero montar uma


Então parceiro, nao tenho projeto eu fui criando apenas, e adaptei conforme as dificuldades, mas eu vou atualizar o topico hoje, fica de olho
Ir para o topo Ir para baixo
odairtamanini

odairtamanini


Mensagens : 25
Data de inscrição : 19/08/2013
Idade : 51
Localização : Timbó - SC

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSeg Jan 11, 2016 5:53 pm

Mariano Silva escreveu:
meetgyn escreveu:
Ficou muito bacana.
Sem querer abusar, teria como disponibilizar o projeto mano? Estou doido atrás, quero montar uma


Então parceiro, nao tenho projeto eu fui criando apenas, e adaptei conforme as dificuldades, mas eu vou atualizar o topico hoje, fica de olho

Boa tarde, tens como mandar o molde para recortar a madeira? obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
ISAIAS vernetti




Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/04/2016

Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitimeSáb Abr 23, 2016 7:32 pm

qual a receita pra fazeer laminas para balestra de 150 lbs de fibra de vidro ou outro material
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Empty
MensagemAssunto: Re: Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA   Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Besta / Balestra Composta - Caseira 120 a 150lbs ATUALIZADA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Lâminas para Balestra composta reversa caseira (estilo Scorpyd)
» Besta caseira c/ lâmina 150lbs
» (ajuda) besta caseira composta!!!!!
» besta composta mista caseira
» Balestra composta caseira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: