ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sonho de consumo

Ir para baixo 
+3
v.b.-s.j.r.preto
Brutus
EVC
7 participantes
AutorMensagem
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeDom Ago 10, 2014 9:33 pm

Estou babando por essas lâminas da nova linha da Uukha:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa lâmina deve sair em setembro e vou aguardar alguns meses (o risco de problemas é maior em produtos recém lançados) mas fico imaginando se alguém tem alguma lâmina deles, particularmente a UX-100 e sobre a qual possa falar.

Encomendei umas X0 (o modelo mais barato deles) que devo receber em breve mas gostaria de saber que tal é o modelo top deles.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeDom Ago 10, 2014 10:38 pm

EVC dá uma palhinha para o BRUTUS: explica o que tem essas laminas de especial¿
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 6:36 am

Brutus escreveu:
EVC dá uma palhinha para o BRUTUS: explica o que tem essas laminas de especial¿

Todas as empresas fazem a laminação com materiais diversos. Por exemplo: duas lâminas de madeira e duas lâminas de fibra de vidro é o mais comum no material de iniciante. Duas lâminas de fibra carbono e duas lâminas de madeira é o material mais intermediário. E apareceu a espuma, no lugar de madeira faz uma lâmina com uma fibra de vidro ou carbono mais grossa com espuma alveolada no meio. As lâminas top da Win & Win são várias camadas de diferentes materiais.

A história é mais ou menos assim. Quando puxa a corda a lâmina flexiona para trás. A parte de dentro da lâmina encurta, sofre compressão. A parte de fora da lâmina alonga, sofre expansão. No meio da parte que estica e da parte que encolhe cria a tensão de cisalhamento. Isso é a teoria da viga. Quando vai concretar uma viga é necessário colocar a ferragem na parte de baixo e deixar a parte de cima no puro concreto, porque a parte de baixo sofre tração e o ferro se sai melhor e na parte e cima existe compressão e o concreto se sai melhor. Por isso as lâminas são feitas com materiais diferentes, colocando duas lâminas de fibra de vidro por fora aumenta a resistência a tração e compressão. Fazendo o interior com duas lâminas de madeira dissipa melhor a tensão de cisalhamento. E por isso que existe a delaminação. Se o material não resiste ou tem alguma falha no processo de colar essa tensão de cisalhamento cria a ruptura.

Bom.... ai chega a Uukha.

Eles criaram a teoria da lâmina monolítica. Todas as lâminas que eles produzem são uma única peça. Eles montam a lâmina com várias camadas de fibra carbono, fibra de vidro e bem pouco resina, levam isso para uma prensa e submete a uma pressão e temperatura muito elevado. O resultado é que as camadas de fibra se entrelaçam e formam uma única peça, não laminada, monolítica. A lâmina é uma peça única, não existe separação de material por dentro. A lâmina do EVC, a X0 é 15% carbono, eu tenho uma EX1 que é 25% carbono. As lâminas de competição são 50% e 90% carbono.

O longbow britânico é uma peça única de madeira, aqui no fórum a turma faz arcos com uma lâmina única de mola de fusca. Seria mais ou menos isso, uma peça única sem nada colado. A mola de fusca é uma lâmina monolítica de aço. No caso essa empresa usa a fibra carbono monolítica para as lâminas porque ela tem a característica de liberar a energia de forma muito explosiva (velocidade) e não produz vibração.

Esse lançamento, VX-1000 é 100% e  tem dois modelos. Um modelo tem a curvatura tradicional das lâminas de recurvo. O outro modelo chamado de X-Curve parecem com o arco mongol, ela é curvada a 90 graus para frente. Essa curvatura mais agressiva deixa a corda muito mais tensionada no ponto de descanso, como no arco mongol, e dá uma velocidade muito maior, segundo eles 8 fps a mais do que no modelo tradicional.

Outro elemento interessante é que a fibra carbono é cortada na diagonal. As linhas do tecido ficam em um ângulo de 45 graus em relação a lâmina. Isso dá uma resistência muito grande a torção.

Na prática os atletas patrocinados pela Uukha estão recebendo medalhas com frequência e colecionam primeiro lugar em várias competições, principalmente as europeias.

Aqui tem um vídeo explicando como é cortado e prensado: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 6:48 am

Brutus,

O processo de fabricação deles é único atualmente: em vez de laminar (isto é, colar camadas de materiais diferentes) eles moldam as lâminas a quente sob pressão, em processo similar (até onde eu sei) ao que é, por exemplo, usado para fazer as partes de carros de formula 1.

O que difere nos modelos é a proporção de fibra de carbono em relação a outros materiais (fibra de vidro e resina): a X0 (a mais "simples") tem 15% de fibra de carbono, a UX100 tem 85%, a VX1000 terá 100%. Alegadamente as lâminas dessa linha nova de 2015 são mais rápidas. Para nós que não podemos nos dar ao luxo de atirar com cinquenta e tantas libras em uma competição outdoor (particularmente 90m) uma lâmina mais rápida é sempre interessante. Segundo eles essas lâminas também são mais rígidas em termos de torção, o que alegadamente faz com que elas perdoem mais erros do arqueiro. Nos dois casos, pode ser mais conversa fiada do que fato, é preciso admitir. E o arco não faz milagres, é a pecinha que segura o arco que faz a diferença no final das contas.

Se elas têm algo que realmente  mereça ser chamado de especial (afora o blá-blá-blá de marketing e a construção diferente), não posso afirmar. Quando tiver atirado com as X0 poderei dizer algo em primeira mão. Um amigo tem as UX100 e as está adorando, mas a avaliação dele é subjetiva (como aliás será a minha).

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Brutus

Brutus


Mensagens : 1444
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 66
Localização : - Montes Claros-MG,Brasil

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 9:15 am

v.b. -s.j.r.preto e EVC ,dou nota 10 para vocês  cheers . Show de explicação instrutiva  Basketball . Não sei se tem no site algum tópico a esse respeito. Merecia criar um tópico sobre as técnicas de construção de laminas, riser e cordas para arco. Fica ai a ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/n5mvf8.jpg
pdraumster

pdraumster


Mensagens : 68
Data de inscrição : 20/06/2014

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 5:24 pm

Nu que top!

cada dia se aprende algo novo aqui.

No quesito velocidade acho que qualquer um se beneficia, mas a questão de ser mais precisa e tal, acho que só em nível profissional mesmo pra notar diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 8:58 pm

EVC, essas lâminas já estão sendo vendidas na loja que lhe passei. Faz conjunto com o riser Upro. Baratinho, baratinho...
Uma outra lâmina bastante comentada é o MK Vera com core de madeira.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 9:14 pm

Ruy escreveu:
EVC, essas lâminas já estão sendo vendidas na loja que lhe passei. Faz conjunto com o riser Upro. Baratinho, baratinho...
Uma outra lâmina bastante comentada é o MK Vera com core de madeira.

Ruy, aí você me pegou! Essa informação de disponibilidade em setembro eu peguei do site da Perris. Talvez tenham priorizado a distribuição dos primeiros lotes para lojas na França.

Uma coisa que me chamou a atenção é que as três, UX100, VX1000 e VX1000-xcurve são apresentadas no site da Uukha como sendo 8fps mais rápidas que a UX100 da geração atual. A UX100 é 90% fibra de carbono, as VX1000, 100%. Se o desempenho é similar, por que pagar mais caro pela VX1000? A xcurve é mais "macia" mas minha experiência com a Border (que alega a mesma coisa em relação a seu produtos) me torna muito cético em relação a esse tipo de afirmação.

Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 9:24 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Esse lançamento, VX-1000 é 100% e  tem dois modelos. Um modelo tem a curvatura tradicional das lâminas de recurvo. O outro modelo chamado de X-Curve parecem com o arco mongol, ela é curvada a 90 graus para frente. Essa curvatura mais agressiva deixa a corda muito mais tensionada no ponto de descanso, como no arco mongol, e dá uma velocidade muito maior, segundo eles 8 fps a mais do que no modelo tradicional.

V.B., o que entendi é que as três (UX100 e VB1000 nas duas versões) são igualmente rápidas, comparadas à UX100 da geração anterior. O que distingue a xcurve é a "maciez" (smoothness - whatever that means). Elas são mais rápidas simplesmente porque têm massa menor e, portanto, menos peso morto para acelerar.

Qual é sua opinião sobre as UX100? Tem atirado bastante com elas?

Abs.


Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 9:43 pm

Fiquei com água na boca também, será que vão entregar o que prometem?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Ago 12, 2014 6:53 pm

EVC escreveu:
.....
Qual é sua opinião sobre as UX100? Tem atirado bastante com elas?

Abs.


Eu tenho uma EX1 com 32 lbs e 70".

Eu vi uma UX100 usada a venda na vbs da holanda, mas achei muito pesada, mais de 40#. Na linha uukha a lâmina de competição é da UX10 (dez) para cima. Essa minha é abaixo dessas de competição, eu estou começando agora no arco de competição por isso não comprei uma muito cara. Vou pegar uma mais cara daqui uns 6 meses a 1 ano, com um peso maior, talvez 38 ou 40#. Por enquanto vou nessa de 32#.  Razz  Estou a muito pouco tempo com a lâmina e não tenho parâmetro de comparação porque até agora só atirei com arco mongol, scythian, magyar e os SF Optimo da arqueria. Comparando com esses porretes de 40 a 65 lbs que eu tenho e com os sf optimo eu digo que essa lâmina vibra muito pouco, não transmite impacto para a mão do arco e tem uma velocidade que me deixou assombrado.  Shocked A 20 metros a compensação é muito pequena. Imagino que dá para treinar fácil a 50 metros com essa lâmina nesse peso. Essa lâmina manda a flecha com mais velocidade do que o meu magyar de 40# que é pura fibra de vidro.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Ago 12, 2014 8:06 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Na linha uukha a lâmina de competição é da UX10 (dez) para cima. Essa minha é abaixo dessas de competição, eu estou começando agora no arco de competição por isso não comprei uma muito cara.

Eu não diria que ela está "abaixo" da de competição. Um ponto interessante sobre essas lâminas é que a proporção de fibra de carbono é maior do que a de lâminas convencionais (a humilde X0 tem proporção equivalente) e que as lâminas são mais resistentes à torção, o que torna o arco mais tolerante a erros. Eu diria que, pelo menos do ponto de vista de equipamento, você será competitivo em qualquer FITA indoor.

Eu comprei a X0 com intenção de treinar forma com um arco mais leve mas também pretendo usá-las em competições indoor. Não tenho dúvidas de que o arco com essa lâmina será muito melhor que eu.

Do lado negativo, um de nossos amigos do fórum me mandou uma MP comentando que teve problemas de qualidade com a lâmina dele e achou o desempenho sofrível. Então uma eventual compra dos modelos mais top da Uukha não seria totalmente isento de risco (mas isso acontece com outras marcas). Vamos ver como essas X0 e as UX100 do meu amigo se comportam. Tenho um bom tempo para tomar minha decisão.

Abs.


Última edição por EVC em Ter Ago 12, 2014 8:22 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentados alguns comentários sobre construção das lâminas e formatação.)
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Chegaram!!!!   Sonho de consumo Icon_minitimeSeg Nov 03, 2014 10:04 pm

Estou há um mês atirando com as X0 (a versão de entrada da Uukha) e gostando muito. O único senão das minhas X0 foi que a lâmina superior tinha uma pequena diferença na parte que apoia no riser, o que me obrigou a colocar um calço de 0,2mm para nivelar e permitir um bom alinhamento. Fora isso, são muito boas, macias parecem bem rápidas.

Como estava gostando das X0, resolvi arriscar e comprar as VX1000. Chegaram hoje (até que foi rápido, 11 dias desde o envio). Montei no Hoyt GMX para ver como ficava e aparentemente estão OK. Vou regular e espero atirar com elas na sexta-feira. Aí posto fotos.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
francisferro

francisferro


Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/09/2014
Idade : 32
Localização : Passo Fundo

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 12:22 pm

Pessoal, desculpem minha ignorância quando a este assunto, mas faz tempo que diariamente leio tópicos pra cá e pra la aqui no fórum, e hoje vendo este, me veio uma ideia e uma dúvida.

Pelo que vejo, como as vezes tem gente vendendo só as laminas ou somente o riser, penso que as vezes se consiga montar um arco melhor comprando estas peças separadas.

Por exemplo, compro as lâminas e espero até alguém anunciar ou achar pela internet um riser bom, ou vice versa.

Dai vem a duvida, se eu comprar uma lâminas, elas servirão em qualquer riser, ou seja, as furações são sempre as mesmas de diferentes fornecedores?

E quanto ao tamanho da corda, como saber o tamanho certo?

Caso seja melhor posso criar um tópico sobre isso, se acharem incorreto a postagem neste aqui.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 1:53 pm

EVC

Comprou aonde? Eu encomendei uma mas está demoraaaandoooo...!


francisferro escreveu:

Dai vem a duvida, se eu comprar uma lâminas, elas servirão em qualquer riser, ou seja, as furações são sempre as mesmas de diferentes fornecedores?

E quanto ao tamanho da corda, como saber o tamanho certo?

O sistema ILF deveria ser universal e perfeito. Mas entre marcas diferentes existe uma pequena diferença. Essa diferença não impede o uso e não atrapalha, mas as vezes requer um ajuste. O meu arco tem uma fitinha de SilverTape em um ponto estratégico para deixar a lâmina bem justinha e não fazer barulho. O parafuso que prende a lâmina fez um pequeno sulco na base da lâmina que é algo comum com as empunhaduras daquela marca com lâminas de outra marca. Na arqueria onde eu participo raramente alguém tem todas as peças da mesma marca.

A corda você faz. O tamanho é mais ou menos padrão. Você segue tabela. Geralmente no site do fabricante tem a medida correta para a corda. Em todo caso você pode colocar uma corda genérica e ir torcendo até dar o brace height adequado para o modelo e tamanho da lâmina. Uma corda muito torcida não é boa, então o que você faz é colocar essa corda no jig de endless loop e tirar a medida por essa corda. Quando faz a corda nova ela não fica totalmente esticada por isso pode esticar bem a corda que está torcida na medida correta no jig, depois a corda feita com essa medida fica um pouquinho maior o que é suficiente para dar de 10 a 20 voltas na corda que é o ideal.

A primeira corda que eu fiz para o meu arco eu segui a tabela do fabricante e acabou ficando um pouco maior e tive que torcer muito mais de 20 voltas, o que não é muito bom. Quando ela começou desfiar eu usei uma corda na medida exata como molde no jig e fiz duas cordas. Ficaram perfeitas. Uma deu o brace height com 10 voltas a outra com 15 voltas. Em todo caso você pode pegar uma corda, dá um nó em uma ponta e vai ajustando um laço com o nó de arqueiro na outra ponta até acertar o tamanho exato do brace height, e usa essa medida para o seu jig.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
francisferro

francisferro


Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/09/2014
Idade : 32
Localização : Passo Fundo

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 3:10 pm

uhum, era o que eu estava pensando. Estou na duvida ainda de que arco comprar, e me veio esta ideia de montar um com peças separadas. De noite quando voltar da aula vou dar uma olhada bem direito neste vídeo.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 4:01 pm

EVC escreveu:
Estou há um mês atirando com as X0 (a versão de entrada da Uukha) e gostando muito. O único senão das minhas X0 foi que a lâmina superior tinha uma pequena diferença na parte que apoia no riser, o que me obrigou a colocar um calço de 0,2mm para nivelar e permitir um bom alinhamento. Fora isso, são muito boas, macias parecem bem rápidas.

Como estava gostando das X0, resolvi arriscar e comprar as VX1000. Chegaram hoje (até que foi rápido, 11 dias desde o envio). Montei no Hoyt GMX para ver como ficava e aparentemente estão OK. Vou regular e espero atirar com elas na sexta-feira. Aí posto fotos.

Abs.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sonho de consumo Empty
MensagemAssunto: Re: Sonho de consumo   Sonho de consumo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sonho de consumo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sonho de Consumo
» Sonho de consumo 2
» Novo sonho de consumo. :)
» Sonho de consumo - Madeiras!
» MOCHILA PARA ACAMPAR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: