ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 1º flecha de bambu com penas naturais

Ir para baixo 
+2
w3rm
jocimarbaka
6 participantes
AutorMensagem
jocimarbaka




Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/03/2013

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeTer Set 30, 2014 5:31 pm

olá artesãos.
este e o meu primeiro tópico no forum e tbm esta e a minha primeira flecha com bambu feita a partir de uma vara de pesca comum
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

esta e uma flecha para o uso de arco japoneses chamados YUMI.
a pena e maior comparado a penas de arcos ocidentais.
se alguem tiver alguma duvida de como eu fiz e quiser perguntar podem perguntar que eu responderei.
e se alguem tiver alguma ideia que eu possa melhorar as minha proximas flecha eu agradeceria muito.
Ir para o topo Ir para baixo
w3rm

w3rm


Mensagens : 620
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 47
Localização : RJ

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeTer Set 30, 2014 9:51 pm

pra mim está linda e perfeita!

quero ver ela voando!

mostra um video pra gente de vc atirando e depois como a flecha chegou ao alvo pra termos uma ideia do spine...

abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeTer Set 30, 2014 11:38 pm

Salve esses arquivos. Vale a pena.
Estão em inglês, mas tem tanta foto que nem é necessário saber ler inglês para entender.

Como empenar uma ya
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Manual kyudo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A dica que eu dou para ficar mais próximo da técnica japonesa é colar a pena diretamente na haste. Raspa o fundo da nervura da pena com uma faca, passa em uma lixa para deixar a superficie lisa. Depois passa uma cola com um pincel ou com um aplicador de bico fino (tipo essas de superbonder). O manual fala para usar o fletcher, se não tiver é só pegar a pena com a mão e colocar na haste pressionando ao longo de toda a nervura para grudar bem. Depois que a flecha estiver colada você faz o serving para segurar as duas pontas da flecha com um fio fino. Eu fiz com fio grosso e raspa na mão, tem que ser fio fino. Não é necessário trançar o fio dentro da pena porque esse é um estilo mais europeu, os japoneses não usam isso. Eles prendem as pontas com o serving. Depois de pronto você pega um esmalte de unha e passa uma camada bem fina sobre o serving sem sujar as penas ou a haste. O esmalte de unha quando seca fica brilhando e cola o fio na haste e na pena. Uma vez finalizada a flecha, você leva a pena para o vapor de água bem quente, no manual diz um bico de chaleira, eu não tenho, usei o bico da panela de pressão desparafusando aquele peso que gira e faz tchi tchi tchi. Dá uma vaporizada até a pena dar uma ajeitada, chega a fazer barulho. Então você passa o dedo com delicadeza da frente para trás, onde estiver desfiada passa o dedo da base para fora e para trás, acompanhando o sentido das plumas da pena. A pena fica lisinha, igual nova.

Na sua flecha faltou um serving muito importante que é o serving do nock. Se deixar o encaixe da corda direto no bambu sem um reforço vai rachar. Olhe no manual que eles também fazem um serving no pé do nock, o mais próximo possível do encaixe da corda. Depois passa o esmalte e deixa secar bem. Isso dá resistência e mesmo se rachar o trinco para no serving e não sobre por toda a haste.
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeQua Out 01, 2014 9:04 am

Da forma que a ponta de treino ficou com a borda de contado saliente da haste, tu vai ficar com a flecha presa no alvo. Com isso vai acabar descolando a ponta.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeQua Out 01, 2014 9:24 am

SujoO escreveu:
Da forma que a ponta de treino ficou com a borda de contado saliente  da haste, tu vai ficar com a flecha presa no alvo. Com isso vai acabar descolando a ponta.

No kyudo você dispara contra um alvo, matô, bem diferente.
Parece um tambor, pandeiro. O alvo é uma folha bem esticada em um batente de madeira bem fina.
Atrás dessa folha fica um espaço vazio de uns 30 cm e depois uma pilha de areia úmida e socada.
Quando a flecha bate no alvo faz um barulho muito alvo, igual dar um tapa em um tambor. E a flecha entra na areia.
Por isso as pontas são desse tipo glue-in saliente. A origina japonesa tem a lateral bem fina e encaixa certinho no bambu.
Nas lojas de arco japonesa, kyugu, as pontas são vendidas em dezenas de medida diferente.
Você escolhe a ponta com diferença de milímetros para encaixar certinho na haste de bambu.

Só que enfiar essa flecha em E.V.A, papelão, com certeza vai ficar sem ponta.
Ir para o topo Ir para baixo
jocimarbaka




Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/03/2013

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeQua Out 01, 2014 3:47 pm

eu segui mais ou menos o que este mestre artesão em flechas no Japão faz com as flechas que ele vende
parte 1


parte 2


parte 3


eu coloquei fios amarrados nas penas pois além de o mestre em questão amarrarsuas penas, no dojo onde treino as penas tbm são amarradas.
a proxima tentarei fazer sem amarrar as penas. O fio usado foi linha de nylon espessura 40. Não e tão grossa a ponto de raspar na mão.
Esta ponta e apenas provisoria, neste sabado irei colocar uma ponta de ferro para caça feita pelo meu sensei que tbm fabrica os proprios arcos usados no kyuudo.
Após a ponta estar renovada  irei postar os resultados.

v.b.-s.j.r.preto, obrigado pela dica de passar as penas no vapor para endireitar elas novamente.

Para aqueles que não conhecem o Kyuudo vou postar um video aki. Muitos irão ver que a flecha não é colocada para dentro do arco, mas sim para fora dele. Acho que este tipo de arte marcial e muito mais espiritual do que propriamente marcial.
Ir para o topo Ir para baixo
Lídia




Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/12/2014

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeTer Dez 02, 2014 7:16 pm

Você pode passar a lista de materiais que você usou e o passo a passo? Sua flecha ficou muito bonita e eu gostaria de fazer uma flecha assim. Você sabe que tipo de bambu você usou?

ps: Alguém sabe o que o senhor dos videos usou para fazer o nock?
Ir para o topo Ir para baixo
Théo Bueno

Théo Bueno


Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/12/2014
Idade : 22
Localização : Nova Era MG

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Onde vc compra as pontas? fiz um tanto de flexa só que sem poder nenhum de penetração ajuda ai????   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeSex Dez 12, 2014 7:37 pm

Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitimeSáb Dez 13, 2014 6:15 pm

Théo Bueno escreveu:
Onde vc compra as pontas? fiz um tanto de flexa só que sem poder nenhum de penetração ajuda ai????
Laughing Laughing

No Brasil você acha fácil as pontas na RD Arqueria:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu já usei as pontas de rosca da RD e gostei muito. Você faz a ponta da flecha com o "apontador" combi shaft, depois segura a ponta com um alicate bico fino no fogo, coloca um pouco de cola quente dentro da rosca da ponta e parafusa na haste de madeira. Não sai de jeito nenhum.

Se for comprar no exterior de preferência pelas pontas Top Hat que são ótimas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





1º flecha de bambu com penas naturais Empty
MensagemAssunto: Re: 1º flecha de bambu com penas naturais   1º flecha de bambu com penas naturais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
1º flecha de bambu com penas naturais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» penas naturais
» COMO COLORIR PENAS
» Penas naturais ou PVC
» Penas naturais danificadas
» penas naturais baratas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: