ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente

Ir para baixo 
+11
elisonj
danilo steinke
Rafael Marcondes
Vidor
SujoO
Nurey
Curty
Arthur Lima
Raphael Andrade
fishingwithabow1
Daniel.FV
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2015 12:25 pm

Cedro ou cedrinho serviria para fazer o riser? Meu tio usa para fazer quadros e eu tenho dúvidas se a maciez da madeira não seria um empecilho num riser.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2015 2:07 pm

Arthur, é uma madeira bem fraca o Cedrilho, porém se encontrar cedro vermelho, é outra espécie essa sim serve.

Garapa, garapeira, muirajuba, muiratauá, amarelinho, gema-de-ovo, grápia, jatobá-amarelo, garapa-amarela, cumarurana e barapibo, tudo mesma coisa. É uma madeira que se presta tanto para Riser, Backing ou Beli, falamos a poucos dias sobre ela Eu e Elison em outro forum, no Sul é conhecida por Grapia.

Minhas experiências foram na Tanoaria que a meu ver para vinho é uma madeira somente substituível pelo carvalho. Riser, backing, mobiliário, serve pra tudo e o resto pra lenha de churrasco, essa última a melhor, rsrsrsr, embora com nomes diferentes todas são da mesma familia, a única que não gosto de trabalhar embora seja ótima, é a Garapeira do MT, tem muita, mas muita silica na madeira, não tem ferramenta que aguente o corte, para ter idéia, serras de videa faiscam,  mas de resto, ótima.

Elison, a especificação 80/20, 90/10, 70/30 são as mínimas aceitáveis quando se trabalha com exportação para o mercado Europeu, exceto para a guajuvira (que agora tá na moda) quanto mais sinais de bichada melhor, é o que há em decoração fina em assoalhos no exterior. A Alguns anos, as áreas do Paraguay eram derrubadas para retirar a madeira de "lei" e as guajuviras empilhadas par queima, hoje estamos buscando em leiras antigas os cernes furados pelos besouros.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2015 2:14 pm

Vidor escreveu:
Arthur, é uma madeira bem fraca o Cedrilho, porém se encontrar cedro vermelho, é outra espécie essa sim serve.

Garapa, garapeira, muirajuba, muiratauá, amarelinho, gema-de-ovo, grápia, jatobá-amarelo, garapa-amarela, cumarurana e barapibo, tudo mesma coisa. É uma madeira que se presta tanto para Riser, Backing ou Beli, falamos a poucos dias sobre ela Eu e Elison em outro forum, no Sul é conhecida por Grapia.

Minhas experiências foram na Tanoaria que a meu ver para vinho é uma madeira somente substituível pelo carvalho. Riser, backing, mobiliário, serve pra tudo e o resto pra lenha de churrasco, essa última a melhor, rsrsrsr, embora com nomes diferentes todas são da mesma familia, a única que não gosto de trabalhar embora seja ótima, é a Garapeira do MT, tem muita, mas muita silica na madeira, não tem ferramenta que aguente o corte, para ter idéia, serras de videa faiscam,  mas de resto, ótima.

Elison, a especificação 80/20, 90/10, 70/30 são as mínimas aceitáveis quando se trabalha com exportação para o mercado Europeu, exceto para a guajuvira (que agora tá na moda) quanto mais sinais de bichada melhor, é o que há em decoração fina em assoalhos no exterior. A Alguns anos, as atas do Paraguay eram derrubadas para retirar a madeira de "lei" e as guajuviras empilhadas par queima, hoje estamos buscando em leiras antigas os cernes furados pelos besouros.

Vidor, essa é outra que tô procurando a um tempinho...  Segundo o Wood-Database, a Guajuvira se enquadra na sexta posição de melhores madeiras para arcos (Seguindo uma perspectiva matemática).  Rolling Eyes

Acredito que essa posição seja pelo menos das madeiras conhecidas... rsrs...
Você encontra bastante dela por ai?

Segue o link como curiosidade e referência:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeTer maio 19, 2015 2:24 pm

Elison, nem pra remedio, é muito dificil hoje de se encontrar, pode ser a 6ª em qualidade mas é primeirissima em beleza.
Mas achar um pedaço de 1 metro de comprimento sem defeito (furo de bicho) é muito dificil. O que tenho usado é retirar brotos de arvores velhas no meio da mata do sitio, crescem sempre retos procurando claridade, é facil achar paus roliços de 4 a 5 metros com 5/7cm de diametro parelho. Esses já usei, a madeira não tem cerne ainda, é totalmente branca, mas pode dobrar a vontade não quebra e tem resposta muito rápida, sua melhor aplicação é para os reflex-deflex. Mas, se bobear e deixar guardada sem uso, enche de caruncho e cupim, esses dias fui pro sitio e em baixo do arco tava virado em pó branco, adivinha? se foi.
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2015 7:42 pm

Vidor e elisonj trocando ideias e impressões sobre madeiras. O nível tá alto demais, mas vou tentar: dar um pitaco: já conhecia o site que o elisonj recomendou e já tinha estudado algumas madeiras. Porem, me pareceu estranho a metodologia do site americano. Usando o critério lá existente, o nosso Ypê, TERIA UM DESEMPENHO muito pior que o pau-brasil (além do que, nunca ouvi algum dizer que usou pau-brasil para fazer lâminas de arcos).
Só para tornar mais claro, pelo método sugerido no site (e colhendo os dados lá existentes sobre ruptura e elasticidade), teriamos os seguintes resultados:
Pau-Brasil: 10,22
Guaiuvira: 10,90
IPÊ: 8,01 !!!!!!
Alguém pode me esclarecer se estou errado? há algum dado no site que está equivocado?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2015 8:00 pm

ELCIO escreveu:
Vidor e elisonj trocando ideias e impressões sobre madeiras. O nível tá alto demais, mas vou tentar: dar um pitaco: já conhecia o site que o elisonj recomendou e já tinha estudado algumas madeiras. Porem, me pareceu estranho a metodologia do site americano. Usando o critério lá existente, o nosso Ypê, TERIA UM DESEMPENHO muito pior que o pau-brasil (além do que, nunca ouvi algum dizer que usou pau-brasil para fazer lâminas de arcos).
Só para tornar mais claro, pelo método sugerido no site (e colhendo os dados lá existentes sobre ruptura e elasticidade), teriamos os seguintes resultados:
Pau-Brasil: 10,22
Guaiuvira: 10,90
IPÊ: 8,01 !!!!!!
Alguém pode me esclarecer se estou errado? há algum dado no site que está equivocado?

Uai... onde tá o erro? Very Happy ehhehe... a meu ver, a gente não vê ninguém fazendo arco com pau-brasil pq é tão difícil de achar como a guajuvira ( isso se não for mais... kkkk... )
mas em geral, deve ser melhor sim...

Ipê é bem meia boca comparada com outras madeiras nobres, lá fora não é todo bowyer que gosta de usar ele não pois é pesado.
Aí seguindo a lei de newton: Quanto mais peso, mais ele demora pra acelerar.... Neutral

Se tem alguma madeira com o mesmo modulo de ruptura, mesmo módulo de elasticidade e é mais leve, então com certeza vai ser melhor... Smile

aqui tem umas outras tabelas comparativas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

é claro que o ipê tem umas propriedades bem bacanas comparadas com outras madeiras de arcos, mas tem umas bem ruins tbm... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 10:56 am

Elisonj: entendi a questão do peso da madeira e não discordo de você. Vê se você pode me responder outra questão.
No site que você menciona, também há uma lista de PIORES madeiras para confecção de arcos. Dentre essas madeiras está a BALSA.
Segundo o site, o índice de reptura X elasticidade da balsa daria 5,73.
(calculei pelos dados lá constantes e deu um índice diferente: 5,28).

PORÉM, A QUESTÃO É ESSA: tambem usando os dados existentes no site, a balsa teria um peso de 150 kg por metro cúbico, enquanto o Pau-Brasil teria 980quilos e o ipê, 1100.

Como você disse que: PESO MAIOR é igual a maior tempo para acelerar.
Portanto, qual seria a importância do peso (densidade da madeira), para aptidão para fazer o arco?
Há uma constante matemática?
Por exemplo: comparando-se 2 madeiras diferentes, mas com índices iguais, em que uma pesasse 300 kg/metro cúbico e outra 600 kg/metro cúbico, poderiamos dizer que a mais leve seria 2 vezes melhor que a outra?

O Vidor, se estiver acompanhando, poderia nos dar sua opinião, até porque parece que já testou tudo quando é madeira que existe.
Abraço.


Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 11:33 am

ELCIO escreveu:
Elisonj: entendi a questão do peso da madeira e não discordo de você. Vê se você pode me responder outra questão.
No site que você menciona, também há uma lista de PIORES madeiras para confecção de arcos. Dentre essas madeiras está a BALSA.
Segundo o site, o índice de reptura X elasticidade da balsa daria 5,73.
(calculei pelos dados lá constantes e deu um índice diferente: 5,28).

PORÉM, A QUESTÃO É ESSA: tambem usando os dados existentes no site, a balsa teria um peso de 150 kg por metro cúbico, enquanto o Pau-Brasil teria 980quilos e o ipê, 1100.

Como você disse que: PESO MAIOR é igual a maior tempo para acelerar.
Portanto, qual seria a importância do peso (densidade da madeira), para aptidão para fazer o arco?
Há uma constante matemática?
Por exemplo: comparando-se 2 madeiras diferentes, mas com índices iguais, em que uma pesasse 300 kg/metro cúbico e outra 600 kg/metro cúbico, poderiamos dizer que a mais leve seria 2 vezes melhor que a outra?

O Vidor, se estiver acompanhando, poderia nos dar sua opinião, até porque parece que já testou tudo quando é madeira que existe.
Abraço.


Isso mesmo Elcio. Smile
O peso da madeira influi sim (e muito), na aptidão para arcos. Se tiver duas madeiras com indice iguais, a de menor peso vai levar vantagem.
Se vc pegar um dos arcos mais rápidos aí por exemplo da BearPaw, feito lá na alemanhã, ou mesmo os feitos aqui na Rússia do Brasil, vai ver que as lâminas deles são feitas basicamente de bambú e fibra de vidro + carbono. Não é de madeira...

O bambú por ter uma resistência boa, e ser leve, acaba sendo uma boa opção pela resistência e velocidade na aceleração.

O problema da balsa segundo o que se pode ver lá no wood-database é o índice da equação modulo de elasticidade / ruptura. Ou seja... não a dianta a madeira ser extremamente leve, sendo que se vc vergar ela 1 palmo ela já voa lasca pra todo lado... Se ela é assim, não importa se é pesada ou leve, ela simplesmente não é recomendada.
O mesmo pode acontecer quando a madeira é acelerada demais...
A garapeira mesmo... é uma ótima madeira para arcos. Mas se vc juntar ela com um backing de bambu, o backing acelera ela demais no tiro, e pode quebrar.

Alí no wood-database, se vc prestar atenção, não é levado em conta o peso. Apenas essa variação de forças que a madeira tem para expandir e contrair. Quando eu digo que a Guajuvira é uma das melhores madeiras, eu estou seguindo por essa linha...

Mas mesmo se for adicionar o peso, sabemos que o ipê tem seu peso em 15% de humidade em 1010 kg/m³
Já a Guajuvira pesa em 12% de humidade de 750 a 900 kg/m³. E possui um bow index bem maior... Fica claro então que leva vantagem.

Claro que daria pra montar uma proporção das 3 variáveis e achar uma madeira mais pesada e com o indice mais alto
e que seja mais rápida do que uma leve com o índice mais baixo.

Mas aí é questão de estudo e prática... Wink

Abração!


Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 1:36 pm

Elisonj: já que você mencionou o bambú, você teria os dados de resistência e elasticidade do bambú?
É que eu já pesquisei em vários sites e os valores encontrados são bem diferentes (talvez em virtude do tipo do bambú, idade, umidade, etc...).
O bambú, se usado para fazer um arco laminado, precisaria de backing de outra madeira, ou de belly?

Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 2:10 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: já que você mencionou o bambú, você teria os dados de resistência e elasticidade do bambú?
É que eu já pesquisei em vários sites e os valores encontrados são bem diferentes (talvez em virtude do tipo do bambú, idade, umidade, etc...).
O bambú, se usado para fazer um arco laminado, precisaria de backing de outra madeira, ou de belly?

Grato.

Sim, não, talves e depende, existem arcos que usam só bambu em suas laminas como o RD stick, outros só como backing, ou bely isso é do seu gosto, digamos que o mais ortodoxo é usar o bambu só no backing, mas nada impede que ele componha as demais partes do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 2:11 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: já que você mencionou o bambú, você teria os dados de resistência e elasticidade do bambú?
É que eu já pesquisei em vários sites e os valores encontrados são bem diferentes (talvez em virtude do tipo do bambú, idade, umidade, etc...).
O bambú, se usado para fazer um arco laminado, precisaria de backing de outra madeira, ou de belly?

Grato.

Elcio, eu não manjo muito não, mas vejo que geralmente o bambu é utilizado no backing.

Eu tenho um RD Stick, que é o irmão brasileiro do alemão "Slick Stick", da Bearpaw, e as lâminas dele são de bambu e fibra de vidro. Só na empunhadura que entra outra madeira, no caso do meu, o cumaru. Eles são fabricados com até 60#.

Se quiser dar uma olhada no RD Stick, está Aqui.

Edit:
O Danilo pulou na minha frente... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 2:36 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: já que você mencionou o bambú, você teria os dados de resistência e elasticidade do bambú?
É que eu já pesquisei em vários sites e os valores encontrados são bem diferentes (talvez em virtude do tipo do bambú, idade, umidade, etc...).
O bambú, se usado para fazer um arco laminado, precisaria de backing de outra madeira, ou de belly?

Grato.

Ahh... aí é tenso hein!?
Tem idéia de quantas espécies de bambu existem? ehehehehe...
Garanto que não são poucas... tongue

Mas só pra não passar em branco, da uma olhada no Bambu Tonkin (Mesmo usado pela bearpaw / RD e que Não! Não sei onde conseguir aqui no Brasil e nunca ví por aqui.)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vai lendo o comentário lá da galera tbm, pq com certeza já vai tirar umas dúvidas... Wink

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 2:48 pm

Valeu, Danilo, Curty e Elisonj. Vou continuar dando uma estudada nas propriedades do bambú, que para mim é o mais fácil de ser obtido.
Se ajudar a galera, vai uma tabela relativa ao BAMBÚ GIGANTE (consegui na internet de um trabalho de graduação).

........
Gonçalves et al (2000), estudando algumas características do Dendrocalamus
giganteus, apresenta os seguintes resultados, Quadro 2.1 e Quadro 2.2.
Quadro 2.1- Propriedades do bambu dendroccalamus laminado colado, adaptado de Gonçalves, 2000.
BAMBU LAMINADO COLADO
Ensaio Resistência (MPa)
Dureza 352
Compressão paralela às fibras (La) 55
Compressão normal às fibras (Lr) 18
Tração paralela às fibras (La) 195
Tração normal às fibras (Lr) 2,5
Cizalhamento 10
Flexão 166

Quadro 2.2- Propriedades do bambu dendrocalamus serrado. Gonçalves, 2000.
BAMBU SERRADO
Ensaio Resistência (MPa)
Compressão paralela às fibras 89
Tração paralela às fibras 161
Flexão 298
Resistência ao impacto na flexão 137 KJ/m2
..............
Quem tiver outros dados, por favor, divulguem.
Ir para o topo Ir para baixo
Vidor

Vidor


Mensagens : 246
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 63
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 21, 2015 6:15 pm

Elcio, veja se Vc encontra na tua região o Baboo Brasileiro, não sei o nome cientifico dele, mas é listado de verde e amarelo, coisa linda é identico ao Tonkin Bamboo. Tem diametro externo de até 10cm.
Eu tenho uma touceira de Tonkin Canes, é muito utilizado apra varas de pesca, sua caracteristica principal é não ter praticamente furo nos gomos, é quase maciço, faço flechas com ele. Foi o único material que tive coragem de disparar com composto de 70# tem caracteristicas para isso.
Se achar bamboo-açu (Gigante) aquele que usava antigamente em construção civil para escoras, tem em média 10 a 15cm de diametro, as paredes são de 1,5 a 2cm, esse passo na desengrossadeira para laminar, é o capeta, não precisa nem backing nem beli.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ELCIO




Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 54
Localização : Salto-SP

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeSex maio 22, 2015 10:20 am

Valeu, Vidor. Estava esperando sua opinião, pois tinha certeza que você tem experiência prática com o bambu. Realmente o bambu gigante é o que tem despertado maior interesse para mim, pelo diâmetro de suas paredes (acho que torna mais fácil laminar), e também existe na minha região. Mas também vou dar uma pesquisada nesse outro bambu que você fala (não sei se é o mesmo, mas na minha região, talvez seja conhecido como bambu chinês).
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 73
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeDom maio 24, 2015 11:43 pm

Olá Arqueiros ... com licença ... é de grande sabedoria consultar com os mais velhos ( os orientais )
Este rapazes praticam Arquearia há mais de 5 mil anos ... arcos e flechas são feitos apenas de bambu.

Aqui no Brasil a espécie mais adequada para todos os usos é o Bambu Gigante.
Não tanto pelas suas fibras mas sim pelas suas generosas medidas.

Estou gostando muito deste tópico.
Abraços;
R.

Aqui um videozinho onde dá para observar o desempenho dos arcos japoneses:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E para os que tiverem suficiente paciência aqui vai como se fabrica uma flecha japonesa, de bambu.
São perfeitas e quase indestrutíveis ... vejam o preço que alcançam no mercado internacional.
A 3 Rivers comercializa alguns dos materiais para a sua construção ... caro, bem caro ...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bom divertimento!
R.
Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 3:44 pm

Caros amigos,

Primeiramente, gostaria de deixar esse link que pode ajudar principalmente quem não sabe nada de madeiras. Aqui é fácil ver as cara da madeira e suas características básicas (lá não está dizendo "É boa para a fabricação de arcos", "Não indicada para backing", etc.).

------------------------------------------------------

Outra coisa, testei o Pequiá/Pequi Amazônico:

Como eu disse lá atrás, tenho achado fácil essa madeira aqui na região e resolvi testar. Como não manjo quase nada de madeira e como praticamente só trabalhei até agora com ipê, considere que minhas opiniões são sempre referenciadas pelas minhas experiências com o ipê.

É uma madeira bem clara, leve e fácil de trabalhar. Consegui duas lâminas de 5 x 180 cm, uma com espessura de 6mm e outra de 4mm. Elas não me custaram nada, mas é uma madeira bem barata por aqui.

Colei as duas peças e fiz o corte básico de um flatbow piramidal, taperando as lâminas para que ficassem com 6mm em suas pontas. Colei uma empunhadura tosca, fiz os cortes nas pontas para prender a corda, passei uma corda com o mesmo comprimento do arco e comecei a flexiona-lo. Não usei backing.

Fui exercitando a madeira e aumentando a puxada aos poucos até chegar nas 28 polegadas. Achei a puxada bem leve, estava dando cerca de 20#, e continuei flexionando a madeira para ver se ia aguentar o trabalho. Não aguentou.

A primeira constatação foi que no belly, perto da empunhadura, a madeira não aguentou a compressão.

Sem fazer nenhum ruído, começou a aparecer um esmagamento das fibras nas duas lâminas. Outra coisa foi que a madeira estava com um pouco de memória, sendo que notei uma coisa que achei bizarra: em uma das lâminas ficou uma deformação muito doida, com a ponta um pouquinho curvada em direção ao back, como num recurvo, mas bem suave.

Como eu queria continuar testando para ver a resistência do back, fiz um serving ali em cima de onde começou o esmagamento das fibras para dar uma reforçada e parti para o teste mortal (já era um arco condenado mesmo). Fui aumentando a puxada para ver até onde aguentava e o back estourou com umas 32 polegadas ou mais um pouco.

Parágrafo 1: Como era dia de testes, colei tudo com cola branca pva para ver qual é. Usei a de sempre, Cola Branca Extra da Fórmica.

Enfim, foi um teste isolado e eu não tenho muita experiência, mas minhas conclusões são:

- Madeira leve e fácil de trabalhar;
- Tem um pouco de memória;
- Não aguenta compressão / Não serve para belly;
- Parece que serve para back;
- Nenhuma parte se descolou.

** Eu esqueci de tirar fotos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

--------------------------------------------------------

Outro assunto:

Fui numa madeireira aqui que tinha uma pilha de pau brasil, mas eram uma peçonas cortadas de modo grosseiro, tipo um mourão de cerca. O cara chamava de estacas. Até me interessei em comprar (apesar de não ter visto o preço), mas lá não teria como cortar em peças menores então complicaria minha vida. Mas gostaria da opinião dos Srs.: O pau brasil, por acaso, é muito muito bom para fazer arcos, de forma que valeria o trabalho de comprar uma peça dessas que daria para um monte de arcos?


Post imenso, mas é tudo relativo ao assunto do tópico. lol!


Última edição por Curty em Qui maio 28, 2015 4:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 3:50 pm

os arcos de de instrumentos de cordas em todas as orquestras do mundo ao menos os melhores e mais caros são feito de de pau brasil
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 73
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 4:50 pm

Crianças ... no melhor sentido da palavra ... dependendo da terra onde nasceu uma madeira ( espécie) uma é diferente da outra. Tenham isso sempre presente. Para conhecer madeira ( de verdade ) tem que conhecer de perto o gosto, o cheiro e a consistência de cada uma ... quem disser que para conhecer madeira tem que chupar o pau leva um murro nas fuças .... ohohohohoho
Forte Abraço;
R.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 4:59 pm

Nurey escreveu:
Crianças ... no melhor sentido da palavra ... dependendo da terra onde nasceu uma madeira ( espécie) uma é diferente da outra. Tenham isso sempre presente. Para conhecer madeira ( de verdade ) tem que conhecer de perto o gosto, o cheiro e a consistência de cada uma  ... quem disser que para conhecer madeira tem que chupar o pau leva um murro nas fuças .... ohohohohoho
Forte Abraço;
R.

Esse lance de mascar pau é meio foda hein rey kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 73
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 5:10 pm

Pá tu que é novinho talvez .... mas se é Arqueiro no seu futuro vai ter um pau para mascar na certa!
Se não é macho para encarar a mascada de pau sai da Arquearia e vai fazer tricô .... ohohohohooh
Tudo gozador, por isso o Brasil não vai p´rá frente ...
N.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 5:32 pm

Nurey escreveu:
Pá tu que é novinho talvez .... mas se é Arqueiro no seu futuro vai ter um pau para mascar na certa!
Se não é macho para encarar a mascada de pau sai da Arquearia  e vai fazer tricô .... ohohohohooh
Tudo gozador, por isso o Brasil não vai p´rá frente ...
N.

todos alunos da escolinha de arcos artesanais do tio elison kkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 8:31 pm

danilo steinke escreveu:
Nurey escreveu:
Pá tu que é novinho talvez .... mas se é Arqueiro no seu futuro vai ter um pau para mascar na certa!
Se não é macho para encarar a mascada de pau sai da Arquearia  e vai fazer tricô .... ohohohohooh
Tudo gozador, por isso o Brasil não vai p´rá frente ...
N.

todos alunos da escolinha de arcos artesanais do tio elison kkkkkkkkkk

Caracas... Olha o sacrilégio Danilo!! kkkkkkkkkkk....
Bebeu foi?? pale

Se tú ainda não sabe, e se a galera ainda não sabe, o Rey ( Grande Urso ), é quem me ensinou a maioria das coisas que sei... tanto sobre madeiras como sobre arqueria em sí...

Quem é pequeno curumim nessa escola dele sou eu e todos nós... tongue

Grande Urso é guerreiro experiênte... Wink


Ir para o topo Ir para baixo
Curty

Curty


Mensagens : 370
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 44
Localização : Barra Mansa-RJ

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeQui maio 28, 2015 9:18 pm

Nurey escreveu:
Crianças ... no melhor sentido da palavra ... dependendo da terra onde nasceu uma madeira ( espécie) uma é diferente da outra. Tenham isso sempre presente. Para conhecer madeira ( de verdade ) tem que conhecer de perto o gosto, o cheiro e a consistência de cada uma  ... quem disser que para conhecer madeira tem que chupar o pau leva um murro nas fuças .... ohohohohoho
Forte Abraço;
R.

Tenho certeza de que você está certo, Mestre Nurey.

Há coisa de dois meses atrás, eu chegava numa madeireira e as madeiras eram todas iguais. Agora que estou quase que diariamente labutando com elas, já estou me familiarizando com algumas e as informações estão começando a se fixar. Enfim, é o início do aprendizado que vem com muitas dúvidas, muitas descobertas, muitas experiências e muitas caras de bunda.

-------------------------------------

No mais, hoje eu aprendi mais uma coisa: postagem muito grande, ninguém lê lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Nurey

Nurey


Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 73
Localização : Peruibe

Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitimeSex maio 29, 2015 1:52 am

Depende, Curty .... se o assunto é interessante não existe texto demasiadamente longo.
O que existe é preguiça de ler, doença que afeta grande porcentagem dos nossos conterrâneos.
Por isso gostavam tanto do Lula que dizia que estudar é bobagem.

Então, Elison ... tu não sabes da última ..... andei prospectando o mercado internacional.
Vendi dois arcos para Baltimore, USA ... caiu no colo ... vamos ver no que dá.

Ainda sobre o assunto madeiras brasileiras .... nem o IPT sabe tudo sobre elas.
Existe um livro chamado "Fichas de Características das Madeiras Brasileiras" aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se acharem um exemplar comprem, pois vale ouro.
A última edição está esgotada, o livro foi editado pelo IPT.

Abraços;
R.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente    Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Madeiras brasileiras equivalentes
» Informações sobre madeiras brasileiras.
» Madeiras brasileiras usadas lá fora
» Madeiras para laminas
» Exercícios para resistência, força, etc, específicos para Arqueria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: