ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Começar com equipamento top pode trazer algum problema?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 11:28 am

Eu estou começando no esporte, ou melhor, na verdade nunca atirei uma flecha.
Mas pretendo ir para os EUA em breve e tenho em mente comprar um equipamento top de linha. Um arco Hoyt, mira Sure-Loc, flechas Easton, etc.
Isto teria alguma consequência no meu aprendizado? Minha ideia é aprender com um excelente equipamento para não precisar trocar tão cedo.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1474
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 1:18 pm

Na minha opinião não faz mal algum vc comprar td top, mas vc não vai usar logo de cara, pois a mira mesmo vc não aprende com ela, vc usa depois, e as laminas tops vão ser dinheiro jogado fora, pois a libragem tem de baixa para iniciar e logo vai ter que trocar, e equipamento top, com libragem de iniciante é difícil de vender.

Então compre um arco intermediario, isso sim é um bom negocio na minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
will_zxt

will_zxt


Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 34
Localização : Canguçu - RS

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 1:20 pm

Não teria nenhuma, o bom disso tudo é que o amigo não via ficar trocando de arco toda hora. Mas atente para a libragem, isto sim pode ser um problema e causar lesões. Aconselho a pegar com lâminas de 60 libras, pois elas baixam até 40, isso é o ideal para um homem adulto. Mas pode haver variações claro.

Eu comecei com um mathews com 55 libras, nos dois primeiros dias não conseguia ancorar pelo fato de nunca ter pego um arco na vida, a posição ser ruim, etc, tanto que o Sandro riu da minha cara no skype kkkkkk... mas hoje já estou quase nas 70.

E um arco top é paixão para vida toda.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 2:38 pm

Como você está começando, recomendo um arco recurvo como indicado pela maioria das escolas e centros de treinamento.
Um arco para iniciantes é um arco escola, barato e de baixa libragem mais acessórios para arqueiro e para o arco. Aproveite e compre uma dúzia de flechas para iniciantes também adequadas à esse arco.
Quanto tempo você irá treinar com esse arco? Cerca de um ano.
Compre também um plunger, um clicker magnético que prende junto com a mira, uma mira curta e simples, um estabilizador central mais barato que tiver para usar daqui, quem sabe, uns 8 meses.
Os equipamentos de proteção, alijava etc fica de acordo com o seu gosto.

Ao completar um ano você estará apto a decidir para onde você irá.
Arco recurvo ou composto?
Modalidade caça, target, field, tradicional, tiros informais apenas?
Qual o comprimento de puxada e já está bem definida?
Qual a libragem capaz de puxar com tranquilidade?

Sem essas respostas é impossível definir qual o material intermediário ou avançado que lhe servirá. E você gastará com aquilo que não precisa.

Apenas um exemplo bem radical. Flechas top como Easton X10 com pontas de tungstênio custam cerca de R$ 150,00 cada com inserts e vanes lá fora enquanto uma flecha de entrada R$ 15,00. Qual a diferença para quem estiver iniciando? Nenhuma exceto o preço. Além disso é grande a probabilidade de cortar com comprimento errado, adquirir spine errado, mandar uma dessas na parede ou perder no mato.
E não se esqueça que existem lançamentos e novidades todo o ano. Não costuma mudar grande coisa mas muda e o equipamento torna-se obsoleto.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 7:57 pm

Muitísimo obrigado pelas respostas dbc785, will_zxt e Ruy. Sinto que estou entre amigos.

@Ruy, eu esqueci de citar aqui meus objetivos, acho que citei no tópico de apresentação. Eu pretendo atirar apenas com composto e apenas target, tanto indoor como outdoor. Minha puxada é de 29" (tenho 183cm de envergadura). Quanto a libragem eu não tenho ideia de quanto sou capaz, pois ainda pretendo iniciar no esporte. Mas pelo que os outros colegas citaram, 60lbs parece ser muito para começar. Tá vendo, já comecei a pegar dicas.
Agradeço ainda pela dica sobre as flechas embora eu nunca tive em mente comprar as X10, achei caríssimas. Eu pretendo pegar outras Easton mais baratas.

@will_zxt, valeu pela dica das lâminas. Eu nem sabia que podia escolher diferentes lâminas para um mesmo arco. Ainda preciso ler mais sobre isso.

@dbc785: sua dica sobre um arco intermediáro foi valiosa. Se eu optar por uma libragem mais baixa certamente será preferível um arco mais acessível. Apenas tenho dúvidas se opto por diferentes marcas ou se fixo apenas na Hoyt, para trocar depois por outro Hoyt.
A respeito do seu comentário sobre a mira, fiquei em dúvida. É muito difícil aprender a usar uma mira mais sofisticada?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeSáb Dez 20, 2014 10:07 pm

Melhorou. (reeditando com um teclado de verdade...)

Mesmo que vá iniciar com composto é recomendável treinar com um recurvo, antes, para aprender a postura correta. É barato e você vende fácil quando não precisar mais.
Um Hoyt de target seria o Procomp Elite ou o novo Podium. Veja que existem cams diferentes para um mesmo arco e, cuidado,  essas cams não permitem grandes variações de puxada. É preciso estar certo qual é.  Veja na tabela de tuning da Hoyt essas medidas.
http://www.hoyt.com/support/tunecharts

Por exemplo, um Pro Comp Elite FX com cam Spiral Pro número 4 permite variar de 28.5 a 29.5. Se precisar de outras puxadas vai ter que trocar as cams, cabos e cordas. A brincadeira sai cara e às vezes compensa vender e comprar um arco novo.
A escolha do tipo de cam vai do gosto do arqueiro.  Com o tempo você adquire a sensibilidade para as diversas variáveis envolvidas como maciez,  tamanho do vale, muro, ciclo etc.
As laminas XT 2000 permitem variações de 10#. No seu caso seria de 50# a 60# (limite do regulamento para target). É possível ir mais baixo mas já trabalha fora da faixa ideal de projeto.  Peça para regular no mais baixo possível quando estiver iniciando.
Atenção.  Mesmo laminas XT 2000 existem variações de flex. Os números das lâminas (escritos manualmente na base) indicam a libragem ótima para a qual foi fabricada e geralmente tais arcos são comprados baseados na potência máxima desejada. As proshops têm esses valores tabelados.  É preciso conhecer bem esse valor para ajustar as lâminas com o arqueiro. Sim, é muito complicado escolher um arco top.

Quanto às flechas, escolha as de alumínio para indoor como as Easton Platinum Plus para começar.  Com o tempo troque para melhores como X7 para indoor e carbono para outdoor.
A mira, uma top e mais fácil de regular e não desregula com os tiros.  Assim como os outros acessórios (peep, insert do peep, lente do peep, rest, lâmina do rest, estabilizador central, orientador, estabilizador lateral, scope, lente do scope) é preciso ser bem escolhido.
E vai precisar decidir qual o estilo do gatilho também (index, polegar, back tension por rotação ou relaxamento) que exige, algumas vezes, ajuste no comprimento total da puxada.

Não queime etapas. Evolua junto com seu equipamento.
Às vezes compensa começar com um intermediário, como o PSE Phenom, que custa a metade do preço e permite uma gama maior de ajustes. Neste caso, compre um jogo novo de cabos e cordas pois existem muitas reclamações em relação ao conjunto que vem com um arco novo.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Lima




Mensagens : 132
Data de inscrição : 19/12/2014

Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitimeDom Dez 21, 2014 2:41 pm

Putz, excelente post. Vou imprimir e levar comigo.
Já decidi que não vou adquirir um arco top dos tops. Miha ideia inicial era um PodiumX 37 com spiral cams, mas vou deixá-lo para mais tarde.
Vou pesquisar mais sobre sua sugestão, PSE Phenom, valeu.
Quanto ao gatilho terei que atirar com eles para me decidir. Mas inicialmente penso em atirar com um do tipo hinge ou back tension (desculpem, eu não sei a nomenclatura em português). Minha escolha para hinge seria um Carter B-cuz e para back tension um Tru Ball. Mas só atirando na prática para saber se me adapto. Tenho certeza que lá na loja eu poderei testar vários tipos.
Penso em ir até a Lancaster, me parece que é a maior loja dos EUA. A vantagem é que eles têm vários arcos para pronta-entrega no showroom, e pelo que andei lendo o tempo de espera para quem compra online é grande para alguns modelos Hoyt.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Empty
MensagemAssunto: Re: Começar com equipamento top pode trazer algum problema?   Começar com equipamento top pode trazer algum problema? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Começar com equipamento top pode trazer algum problema?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rangefinder de golf, serve para um iniciante? Algum problema ao importar?
» Quero comecar a praticar caça e pesca qual equipamento devo pegar?
» Alguém de Marília- sp aqui?
» Informação sobre importação de balestras, red dots, lunetas e outros produtos controlados...
» AJUDA PARA ESCOLHER CARABINA PCP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: