ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Com que olho mirar?/Olho dominante (?)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ruanBHZ

ruanBHZ


Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2015
Localização : Belo Horizonte

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeSeg Mar 30, 2015 1:46 am

Boa noite galera,

hoje fiz minha terceira aula e até então estava mirando com o olho esquerdo. Acontece que sou destro e quando fui dar meus primeiros tiros (sempre com arco RH), instintivamente fechei o olho direito e fui ajustando a mira até ficar satisfatório... Só que hoje vi meu professor falando que temos que mirar com o mesmo lado da mão que puxa a corda e ai fui tentar mirar com o olho direito e... foi um desastre. Não importa o quanto ajustasse a mira eu continuava acertando à direita de onde eu tinha mirado. Por fim comecei a mirar bem pra esquerda e aí acertava no centro do alvo. Já tentei fazer aquele teste do olho dominante e sempre que aproximava as mãos elas ficavam bem no meio do meu rosto, não inclinavam pra olho nenhum...

Hoje não deu direito pra testar cada olho e ver o que seria melhor, mas gostaria de saber de vocês se tudo bem atirar com um arco RH e olho esquerdo, ou se devo tentar um arco LH, ou tentar acostumar meu olho direito Laughing Comentem ai também como vocês fazem

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeSeg Mar 30, 2015 5:54 am

eu sigo a recomendação: dois olhos abertos

se você não consegue nos primeiros 10 tiros, depois de 10.000 vai conseguir
não desista

lembre-se: mira serve para ser ajustada e regulada
tiro instintivo não usa mira, apenas memória muscular
Ir para o topo Ir para baixo
ruanBHZ

ruanBHZ


Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2015
Localização : Belo Horizonte

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeSeg Mar 30, 2015 10:01 am

Entendi... Obrigado pela resposta Smile Eu tentei com dois olhos também, mas ai fiquei sem saber se focava no alvo ou se focava na mira (até então, eu foco na mira e o alvo fica 'desfocado' lá atrás). Com dois olhos você foca no alvo e deixa a mira no meio?
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeSeg Mar 30, 2015 2:10 pm

Você quer acertar aonde? Dentro da mira ou acertar o alvo?

Nós sempre olhamos para o alvo, target. Sempre.
A sombra da corda, a sombra da mira é uma referência, o alvo é o que deve ser focalizado.
O alvo na verdade não deve ser o foco e sim o centro, o miolo do alvo, o ponto onde é para acertar.

A forma de olhar para o conjunto é uma questão particular de desenvolvimento.

A princípio se está com uma empunhadura destra vai mirar com o olho direito, se o esquerdo for dominante também vai, ajustando bem a lateralidade. Você sobe o arco olhando para o alvo, leva o arco e a mira até o alvo, nunca o contrário. Se estiver vendo duplicado fecha o olho esquerdo até pegar o foco e levar até no ponto, abre os dois olhos e faz o disparo. Na linha de tiro é muito comum encontrar arqueiros que ficam com um olho sempre fechado, apesar que isso tira a capacidade de profundidade e de acompanhar a flecha. Esse acerto de olho é melhor fazer com um anteparo a 5 metros e treinar vários dias até decidir o que você quer fazer. A mira pode ser sempre ajustada e regulada até acertar o seu ponto. A questão da lateralidade também pode ser ajustada movendo a sombra da corda para a alça de mira ou para a lateral do carrinho da mira. Já ouvi arqueiro comentando que alinha a corda com o centro da mira criando uma linha de referência, eu nunca tentei. Como a corda desaparece ficando só um borrão é possível ver a mira e o alvo. Nesse ponto vem a importância da cor da corda. Eu tenho um riser preto e uma corda de cores espalhafatosas para fazer contraste, acredito que alinhando a corda com o centro da mira teria que ser uma corda escura.
Ir para o topo Ir para baixo
ruanBHZ

ruanBHZ


Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/03/2015
Localização : Belo Horizonte

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeSeg Mar 30, 2015 11:03 pm

Entendi!
Vou testar da próxima vez que for atirar, mas agora só daqui duas semanas... Tava querendo comprar um arco pra poder treinar em casa, mas ainda não rolou...

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 6:35 am

Estou curioso para ver o resultado da sua experiência. Por favor, relate-o.

É possível que com o devido treino você consiga atirar com seu olho não dominante. No entanto, se realmente é possível, só o tempo dirá. Smile Como disse, estou bem curioso para saber.

Uma sugestão de treino que tenho é o seguinte: cole algum alvo na parede, segure alguma coisa que possa simular a mira (a ponta do dedo, cabeça de um prego, alguma pequena argola) e mire nesse alvo, concentrando-se na imagem do alvo. Feche o olho esquerdo para posicionar a "mira", abra e tente se concentrar na imagem da esquerda (você deve ver duas imagens se continuar focado no alvo e a da esquerda é a do olho direito). É um treino que pode fazer em casa. Se der certo, você se condiciona a usar o olho direito para mirar.

Se depois de algum tempo não conseguir manter os dois olhos abertos, você pode tentar um tapa olho. Outra possibilidade é tentar atirar como canhoto. Eu não excluiria nenhuma possibilidade e, já que você está começando, você pode muito bem experimentar atirar com um arco de canhoto, obviamente com a anuência de seu instrutor.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitimeTer Mar 31, 2015 9:11 am

EVC

Eu sou canhoto de escrita, mas percebi que era destro de dominância de olho.
Depois de meses de treino aconteceu algo curioso, perdi a dominância do olho.

Hoje eu vou para a linha, quando puxo a corda fecho rapidamente o olho esquerdo, confiro a sombra da corda e o alvo na mira.
Abro o olho esquerdo para fazer a mira e atirar. Nesse ponto muitas vezes eu vejo o alvo do outro arqueiro da minha direita pela mira.
São duas imagens sobrepostas, o meu alvo pelo olho direito dentro da mira e o alvo do arqueiro da direita.
Eu aprendi com o tempo reconhecer a imagem correta, hoje é automático olhar e mirar com essa imagem duplicada.

Eu imagino que o meu cérebro movimenta o olho e fecha o ângulo de visão para perto, quando os dois olhos viram para o nariz.
De perto eu vejo bem a mira e a imagem ao fundo fica duplicado. Imagino que adquiri isso com a preocupação de olhar a mira.
Se tivesse seguido a orientação de sempre olhar o alvo com certeza isso não teria acontecido.
O cérebro iria abrir o ângulo para visão de distância. Eu pretendo treinar para mudar isso, penso que não vai ser fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Empty
MensagemAssunto: Re: Com que olho mirar?/Olho dominante (?)   Com que olho mirar?/Olho dominante (?) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Com que olho mirar?/Olho dominante (?)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Destro com olho dominante esquerdo - devo atirar com um olho fechado?
» Preciso de ajuda em relação ao Olho dominante pra mirar!
» LH ou RH ?
» Já saiu os Sorteados""" 5º TorneioWeb Arco Brasil - 2014 - I - Com Premiações - de 10/05 a 27/07"""
» olho dominante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: