ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Como trocar rest plastico por rest de couro?

Ir para baixo 
+2
julio6969
rubensrw
6 participantes
AutorMensagem
julio6969

julio6969


Mensagens : 113
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 29
Localização : Bahia

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 1:04 pm

Vou trocar o rest plastico do meu velox alpha por um rest de couro da RD arqueiria. Minha dúvida é: como posso regular o novo rest lateralmente já que diferente dos rests que possuem button ou rests para arcos compostos o de couro não possui regulagem? Percebo que a parte do rest plastico que apoia a flecha lateralmente é um pouco alta e dependendo da espessura do couro talvez a flecha fique desregulada lateralmente pois o couro pode não chegar a altura do apoio lateral do rest. Oque posso fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 1:30 pm

rest de couro se usa em arcos tradicionais e sempre para tiro instintivo, o que acontece e que voce NAO regula....
Se a janela for muito profunda, passando o centro do arco, voce ate pode colar alguma coisa ( papelao, EVA, espuma, etc... ) para aumentar esse volume.

O que voce precisa é estar atento exatamente para o calculo do Spine dinamico para ajustar suas flechas (considerando a potencia do arco na sua puxada, o tamanho da sua puxada, o peso do nock,  voce pode alterar a configuracao de tamanho e quantidade das penas, peso do wrap se usar, e peso da ponta) a configuração do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
julio6969

julio6969


Mensagens : 113
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 29
Localização : Bahia

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 1:55 pm

rubensrw escreveu:
rest de couro se usa em arcos tradicionais e sempre para tiro instintivo, o que acontece e que voce NAO regula....
Se a janela for muito profunda, passando o centro do arco, voce ate pode colar alguma coisa ( papelao, EVA, espuma, etc... ) para aumentar esse volume.

O que voce precisa é estar atento exatamente para o calculo do Spine dinamico para ajustar suas flechas (considerando a potencia do arco na sua puxada, o tamanho da sua puxada, o peso do nock,  voce pode alterar a configuracao de tamanho e quantidade das penas, peso do wrap se usar, e peso da ponta) a configuração do arco.

Eu acho bem legal arco tradicional, é um sonho ter um, mas custam mais caro e tbm tenho a dificuldade de encontrar arcos por ser canhoto. Até tentei comprar, mas a condição financeira não permitiu. Comprei o velox alpha pois era a unica opção que tinha, não comprei o sênior pq vi muita gente reclamando das laminas. O Alpha até lembra, de longe, um arco tradicional, então para ficar mais parecido e para se adequar mais as penas naturais das flechas e não estragá-las resolvi colocar esse rest em couro, vou tentar alguma gambiarra pra deixar da altura lateral do rest, se tivesse alguma forma de medir se a lateralidade era adequada seria bom. Quanto ao spine das flechas, já foram calculados.
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQui Abr 02, 2015 7:58 am

Ja estive com um Alpha nas maos.... e um arco interessante e pode considerar como tradicional....

Eu nao faria gambiarra nenhuma.... se conseguir aquele couro da barriga de bezerro com pelos, é melhor ainda... so atente para deixar os pelos no sentido que a flecha ira se deslocar.
Apenas cole o couro com fita dupla face.... Pelo amor de Deus.. nao meta cola....rs...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQui Abr 02, 2015 11:06 am

Outro ponto... as vanes das flechas terão que ser naturais. Não adianta por rest de couro em arco que tem flechas com vanes sinteticas. Elas não vão durar nem 3 tiros


Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
julio6969

julio6969


Mensagens : 113
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 29
Localização : Bahia

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeSáb Abr 04, 2015 2:50 am

As penas são naturais e o spine foi calculado de acordo com todas essas questões.

Uma questão q gostaria de saber é: como medir se o rest está correto? não me refiro a altura em relação ao nock point, mas a lateralidade, para saber se a flecha está reta e não mais para a direita ou esquerda
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Almeida




Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 38
Localização : Porto Alegre - RS

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 2:29 pm

Bom julio, acredito que seja indiferente, e mais a questão de S acostumar.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeDom Abr 05, 2015 9:09 pm

Você olha por trás com a corda perfeitamente alinhada no centro da lâmina.
A ponta da flecha deverá estar ligeiramente apontada para fora.
Considera 1/2 a 1 diâmetro para fora, o que significa que a ponta da flecha fica para fora.

Quando dispara a flecha usando os dedos na corda o paradoxo do arqueiro faz a flecha retorcer e sair na linha reta.
(isso se o spine da flecha estiver correto)

Olha o arquivo que trata sobre o berger button aqui na biblioteca do Ruy, página 18

http://www.tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro

O conceito é mais ou menos o mesmo para um arco sem button, no caso o rest garante a posição da flecha.
A construção do arco tradicional deve ser feita de tal forma que a flecha fique na posição próxima do ideal.
O corte da janela deve considerar a posição da corda e mais o rest que será usado.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Storch

Fabio Storch


Mensagens : 63
Data de inscrição : 07/05/2014
Idade : 47
Localização : Porto Alegre / Três Passos - RS

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQui maio 21, 2015 9:55 am

Olá pessoal,
   Estou aproveitando este tópico para tirar uma dúvida com relação a instalação do rest de couro. Recentemente, efetuei a troca do rest original (um material parecido com a parte macia do velcro) por um pedaço de couro autoadesivo. O problema foi remover os resíduos de cola anterior. Utilizei álcool comum e a boa e velha unha do polegar, tomando o maior cuidado para não arranhar o riser. Pergunto se a melhor solução para este caso seria a utilização do tão preconizado álcool isopropílico ? Confesso que cheguei a pensar em utilizar acetona, mas fiquei com receio de prejudicar o riser, feito de madeiras coladas (samick sage).
    O novo rest ficou bem colado e não tive nenhum problema, mesmo instalando-o sobre uma superfície ainda bem grudenta e com alguns resíduos do rest anterior.
     Peço a orientação de vocês a fim de novas substituições futuras.
     Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQui maio 21, 2015 11:47 am

Fabio Storch escreveu:
Olá pessoal,
   Estou aproveitando este tópico para tirar uma dúvida com relação a instalação do rest de couro. Recentemente, efetuei a troca do rest original (um material parecido com a parte macia do velcro) por um pedaço de couro autoadesivo. O problema foi remover os resíduos de cola anterior. Utilizei álcool comum e a boa e velha unha do polegar, tomando o maior cuidado para não arranhar o riser. Pergunto se a melhor solução para este caso seria a utilização do tão preconizado álcool isopropílico ? Confesso que cheguei a pensar em utilizar acetona, mas fiquei com receio de prejudicar o riser, feito de madeiras coladas (samick sage).
    O novo rest ficou bem colado e não tive nenhum problema, mesmo instalando-o sobre uma superfície ainda bem grudenta e com alguns resíduos do rest anterior.
     Peço a orientação de vocês a fim de novas substituições futuras.
     Obrigado.
Fabio

Eu já vi numa loja de material de construção um "tira Grude" de repente serve. Mas eu faria um teste antes em alguma parte invisivel do riser para ver se não solta a tinta.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Fabio Storch

Fabio Storch


Mensagens : 63
Data de inscrição : 07/05/2014
Idade : 47
Localização : Porto Alegre / Três Passos - RS

Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitimeQui maio 21, 2015 2:39 pm

Sebastian, obrigado pela dica.
     É, o nome do produto é esse mesmo: "Tira Grude". Meu receio é que o solvente deste produto reaja com a resina do riser. Mas vou testar primeiro numa outra superfície de madeira antes.
     Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como trocar rest plastico por rest de couro? Empty
MensagemAssunto: Re: Como trocar rest plastico por rest de couro?   Como trocar rest plastico por rest de couro? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como trocar rest plastico por rest de couro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rest ou Couro com pelos ?
» Construa seu arco de ipê e bambú
» Colocação Rest de plastico
» Rests simples de plastico como funciona???''
» Como trocar um grip?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: