ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Manter balestra encordoada é normal??

Ir para baixo 
+6
henrique40
JUNIORCASJ
daniel eastwood
danilo steinke
v.b.-s.j.r.preto
HigorAlmeida
10 participantes
AutorMensagem
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 9:45 am

Bom dia.

Procurei em 10 páginas sobre um tópico com essa dúvida e não achei. Joguei vários filtros na busca e também não achei, por isso, se alguém já tiver perguntado antes, me desculpem.

É normal deixar balestras recurvas encordoadas por um longo período de tempo? Em arcos de madeira, sabemos que deixar o arco encordoado pode gerar limb twist e outros problemas. Por isso sempre que eu paro de atirar eu tiro a corda, pois sei que vou guardar o arco pelo menos por um mês.

A balestra deve ser feito a mesma coisa? Sabemos que a balestra é muito mais complexa de tirar e por a corda. Posso deixa-la encordoada por anos? As laminas não são de madeira, e ela encordoada, fica pouco curvada.

Outra coisa. Posso guardar a balestra em pé? Apoiada no estribo (local onde poe o pé na hora de puxar a corda)

Vlw, galera
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 10:11 am



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 10:25 am

Isso quer dizer que eu preciso desencordoar toda hora?

E o estribo não pode ficar no chão?
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 11:11 am

eu deixo minha balestra com a corda, só tiro quando fico muito tempo sem usar, como o caso da jaguar e da mk 120 que estão sem uso, mas quando atirava todo final de semana com elas, deixava com a corda, e ficou assim por mais de ano.

hoje uso a minha titan e deixo ela com a corda não tiro pois toda semana estou atirando, não percebi diferença (perda) de potencia em nenhuma delas. se você usa regularmente pode deixar com a corda....

o estribo é feito para ser apoiado no chão, e por isso você deixar ela guardada com o estribo no chão não trara problemas, as minhas eu deixo pendurada na parede, a titan e a jaguar estão pendurada, mais para evitar algum tipo de acidente do tipo alguém esbarram nela e derrubar...rsssssss, a mk esta na caixa....

bons tiros...

Ir para o topo Ir para baixo
HigorAlmeida

HigorAlmeida


Mensagens : 198
Data de inscrição : 01/05/2012
Idade : 30

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 11:18 am

henrique40 escreveu:
eu deixo minha balestra com a corda, só tiro quando fico muito tempo sem usar, como o caso da jaguar e da mk 120 que estão sem uso, mas quando atirava todo final de semana com elas, deixava com a corda, e ficou assim por mais de ano.

hoje uso a minha titan e deixo ela com a corda não tiro pois toda semana estou atirando, não percebi diferença (perda) de potencia em nenhuma delas. se você usa regularmente pode deixar com a corda....

o estribo é feito para ser apoiado no chão, e por isso você deixar ela guardada com o estribo no chão não trara problemas, as minhas eu deixo pendurada na parede, a titan e a jaguar estão pendurada, mais para evitar algum tipo de acidente do tipo alguém esbarram nela e derrubar...rsssssss, a mk esta na caixa....

bons tiros...


Valeu Henrique.

Eu sou do tipo que atira a cada 3 meses hahaha Mas da um medo de ficar tirando e colocando a corda =P Principalmente porque a primeira vez que eu encordoei, uma das cordas escapou por pouco e deu um trabalho danado pra arrumar. E eu não fiz nada de errado, juro =P
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 2:03 pm

ta ai uma grande polêmica, agora uma coisa eu não entendo como pode o composto viver com a corda a recurva estragar? que diferença tem uma linb no composto pro arco recurvo? A minha ta com a corda tem um ano não apresentou problema nenhum.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 2:18 pm

Danilo

Acho que a diferença é que o recurvo é fácil de tirar e colocar a corda,
principalmente os arcos de até 30 lbs que tira fácil por push/pull ou alavanca

Já os compostos e balestras são um bocado mais complicados para tirar.

Ai vem as famosas "lendas urbanas" e todos repetem e ninguém sabe a origem.
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 4:06 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Danilo

Acho que a diferença é que o recurvo é fácil de tirar e colocar a corda,
principalmente os arcos de até 30 lbs que tira fácil por push/pull ou alavanca

Já os compostos e balestras são um bocado mais complicados para tirar.

Ai vem as famosas "lendas urbanas" e todos repetem e ninguém sabe a origem.

No caso de um arco recurvo eu concordo plenamente que é mais viável tirar a corda, agora essa afirmação de que no recurva quebra e no composto não é uma coisa que pra minha lógica não faz sentido.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQui Jul 02, 2015 11:25 pm

sem falar que em todas as fotos que vi de lojas que vendem equipamentos de arquearia todos estavam com cordas...... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
daniel eastwood

daniel eastwood


Mensagens : 112
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 39
Localização : marica rj

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQua Jul 08, 2015 1:20 pm

O ideal é tirar a corda e o arco da balestra quando for guarda-la e deixar ela dentro de um case ou capa plastica em posição deitada de lado isso evita fadiga nos parafusos, problemas no arco e com poeira e insetos.
Ir para o topo Ir para baixo
JUNIORCASJ

JUNIORCASJ


Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Recife/PE

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeQua Jul 08, 2015 4:24 pm

danilo steinke escreveu:
ta ai uma grande polêmica, agora uma coisa eu não entendo como  pode o composto viver com a corda a recurva estragar? que diferença tem uma linb no composto pro arco recurvo? A minha ta com a corda tem um ano não apresentou problema nenhum.
Danilo tbm não entendo,tirando claro a parte que tem que usa bowpress e depois que colocar ter que sincronizar as cams etc.Ou seja a recurva é mais pratica tirar e coloca
e as composta sofre uma pressão enorme.
Ir para o topo Ir para baixo
brunof

brunof


Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/03/2012

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSáb Ago 01, 2015 1:58 pm

Eu quase não atiro com a minha mas nunca desmontei a corda dela porque o próprio fabricante diz que não precisa...
Sou leigo no assunto mas acho que varia muito de equipamento para equipamento, tem gente que deixa inclusive armada por 1 dia ou 2 e não tem problemas, e tem equipamento que fala que não pode ficar mais que 4 horas...
Ir para o topo Ir para baixo
brunof

brunof


Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/03/2012

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSáb Ago 01, 2015 2:12 pm

Pessoal, aproveitando o tópico, surgiu uma pequena dúvida.
O fabricante da minha balestra diz que não preciso tirar a coda, inclusive já vem montada e tem um espaço dentro da caixa pra guardar com a corda.
Mas estou pensando em deixá-la pendurada como está na foto, teria problema?
Do jeito que deixei a corda fica um um porco forçada pelo trilho que está num nível mais alto.
Abraços,

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSáb Ago 01, 2015 4:28 pm

pode deixar do jeito que esta que não tem problema.......
Ir para o topo Ir para baixo
brunof

brunof


Mensagens : 21
Data de inscrição : 25/03/2012

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSáb Ago 01, 2015 4:34 pm

Bom saber, Henrique.
Obrigado!
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
sanderbowtech




Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/05/2016

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Nov 21, 2016 3:13 pm

Esta é a maior palhaçada que eu acho em relação a balestras. Não tem nada a ver deixar uma recurva com a corda em repouso. A tensão das lâminas serão sempre a mesma, tanto na composta quanto na recurva. Podem deixar as recurvas com a corda direto. Não vai tirar o desempenho das lâminas, pois ao tencionar quando armar, elas sempre irão retornar a posição de repouso com a mesma velocidade.
Ir para o topo Ir para baixo
M4rc05




Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/03/2017

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 6:34 pm

Essa dúvida quase me fez desistir de comprar uma balestra, pois um dos motivos pelo qual eu pretendo comprar uma, é o dá defesa pessoal, não faria sentido comprar uma arma que só se guarda desmontada . Mas tô vendo aqui que a maioria nunca teve problemas ao deixar elas​ encordoadas .
Ir para o topo Ir para baixo
FBSCROSSB

FBSCROSSB


Mensagens : 467
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 51

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 6:51 pm

M4rc05 escreveu:
Essa dúvida quase me fez desistir de comprar uma balestra, pois um dos motivos pelo qual eu pretendo comprar uma, é o dá defesa pessoal, não faria sentido comprar uma arma que só se guarda desmontada . Mas tô vendo aqui que a maioria nunca teve problemas ao deixar elas​ encordoadas .

Se o amigo me permite uma opinião, para fins de defesa pessoal e doméstica uma espingarda calibre 12 seria melhor, até porque "recarregar" uma balestra leva muito mais tempo, no caso do primeiro disparo não cessar a agressão do invasor. Só uma opinião. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
M4rc05




Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/03/2017

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 7:58 pm

Mas para ter uma 12 e preciso um porte, coisa bem difícil de se conseguir hoje em dia, já a balestra não tem tanta burocracia, e "dependendo dá situação" um disparo e o suficiente
Ir para o topo Ir para baixo
M4rc05




Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/03/2017

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 8:12 pm

Vou dar só um exemplo, imagine vc acordando de madrugada com uma pessoa destelhando a sua casa, isso já aconteceu comigo kkkkk, pode ter certeza que uma balestra teria vindo bem a calhar no momento
Ir para o topo Ir para baixo
FBSCROSSB

FBSCROSSB


Mensagens : 467
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 51

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 8:22 pm

M4rc05 escreveu:
Vou dar só um exemplo, imagine vc acordando de madrugada com uma pessoa destelhando a sua casa, isso já aconteceu comigo kkkkk, pode ter certeza que uma balestra teria vindo bem a calhar no momento

Sim, da capacidade letal de uma balestra ninguém duvida, mas e se for mais de um agressor? e se você, por alguma razão, errar o primeiro disparo? acho que são fatores a se levar em conta...
Ir para o topo Ir para baixo
FBSCROSSB

FBSCROSSB


Mensagens : 467
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 51

Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitimeSeg Mar 20, 2017 8:24 pm

M4rc05 escreveu:
Mas para ter uma 12 e preciso um porte, coisa bem difícil de se conseguir hoje em dia, já a balestra não tem tanta burocracia, e  "dependendo dá situação" um disparo e o suficiente

Sim, concordo até certo ponto: se for apenas para defesa DE CASA, você não sair com ela prá rua, não transportar ela no carro, não é necessário O PORTE. Basta ter A POSSE legalizada, ou seja: arma devidamente registrada e de procedência lícita.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manter balestra encordoada é normal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Manter balestra encordoada é normal?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manter balestra encordoada é normal??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Manter a besta/balestra armada, "cansa" o arco?
» Manter o arco encordado ou não manter? Dúvida esta na corda.
» Balestra Recurva Hoover Spider 175 (160lbs) X Balestra Jaguar (175lbs) X Balestra BARNETT PANZER V de 150Lbs
» cancelado - vamos manter o assunto em outro topico
» Manter com a corda - Besta x Arco

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: