ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda com Longbow de Tamarindo

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSáb Jul 04, 2015 1:43 pm

Boa tarde galera.
Comecei a trabalhar novamente naquela peça de tamarindo que havia comprado. Pedi para tirarem uma fatia de 8mm pra eu tentar fazer um flatbow , e deixei o restante da peça com 3X4x180cm para um longbow (vou fazer apenas com tamarindo mesmo).

Acontece que em uma das pontas, nos 25cm finais os veios deixam de ser paralelos (eu acho que é um nó, não entendo de madeira, mas acho que é).

A peça tem em toda sua estrutura os veios assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Isso seria bom né???

E nos últimos 25cm os veios fica assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A questão é a seguinte: esses 25 ai prejudicarão?? As chances de quebrar nesse local são grandes?? è recomendado eu tirar de 10 a 15 cm (e a peça ficar com 165 ou 170cm)?? OU fazer um reforço legal para fazer o nock??

Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSáb Jul 04, 2015 7:01 pm

Acho que do jeito que tá aí, não deve dar problema não.

Mas de todo modo, 1.80 é bem grande... daria pra fazer com 1.72 (68 polegadas), que é um tamanho meio "padrão". Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 08, 2015 12:24 pm

Gratidão pela atenção Elison.

Segui seu conselho e diminui para 1,72m. E já desbastei a madeira dos dois lados. Mas creio que a empunhadura está meio grande.

SE liga:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


E aqui vai duas fotos dele visto da ponta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fiquei com medo de fazer merda daqui pra frente (além da que já fiz hehe), por isso se vc, ou alguem mais puder dar alguma ajuda, agradeço.
Agradeço também se ninguem rir.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSex Jul 10, 2015 9:14 am

Realmente a empunhadura tá beem grande... rsrs...
Pode diminuir bem ela...
A empunhadura em si geralmente tem 4 polegadas ( a parte onde vc segura o arco ). Em longs ingleses, à partir daí vc já pode taperar a madeira em direção às pontas... ou seja... pode ir diminuindo consistentemente a espessura da empunhadura até às pontas...

Ou caso vc queira um arco mais potente, então vc pode ir aumentando esse número...

Você poderia por exemplo marcar 5 polegadas de cada lado do centro, e desbastar à partir dali pois daria um arco mais forte. Mas a idéia é sempre a mesma:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Wink




Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeTer Jul 21, 2015 2:00 pm

Poutz que trampo que tá me dando esse arco.
Sempre tomo de base as fotos que vcs postam dos arcos que vcs postam aqui. Ao veu ver me parecem arcos grandes com laminas grossas. Por isso fui tirando madeira pouco a pouco para não tirar de mais.

Hj fui envergar, e não consigo. Usando uma corda maior para o tillering o máximo que consegui fazendo muita força foi isso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Deus escreve certo em linhas tortas mesmo. Se eu tivesse conseguido um Ipe ou o Jatobá eu tava lascado...
Será que inda tá muito grosso? Ou a empunhadura que ainda tá grande?
Segue uma foto dele desmontado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeTer Jul 21, 2015 2:15 pm

Rafael Marcondes escreveu:
Poutz que trampo que tá me dando esse arco.
Sempre tomo de base as fotos que vcs postam dos arcos que vcs postam aqui. Ao veu ver me parecem arcos grandes com laminas grossas. Por isso fui tirando madeira pouco a pouco para não tirar de mais.

Hj fui envergar, e não consigo. Usando uma corda maior para o tillering o máximo que consegui fazendo muita força foi isso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Deus escreve certo em linhas tortas mesmo. Se eu tivesse conseguido um Ipe ou o Jatobá eu tava lascado...
Será que inda tá muito grosso? Ou a empunhadura que ainda tá grande?
Segue uma foto dele desmontado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Tá sim... hehehe...

Grosso e grande. ( tem uns caras no forum que gostam assim )
kkkkk...
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 22, 2015 11:38 am

elisonj escreveu:
Rafael Marcondes escreveu:
Poutz que trampo que tá me dando esse arco.
Sempre tomo de base as fotos que vcs postam dos arcos que vcs postam aqui. Ao veu ver me parecem arcos grandes com laminas grossas. Por isso fui tirando madeira pouco a pouco para não tirar de mais.

Hj fui envergar, e não consigo. Usando uma corda maior para o tillering o máximo que consegui fazendo muita força foi isso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Deus escreve certo em linhas tortas mesmo. Se eu tivesse conseguido um Ipe ou o Jatobá eu tava lascado...
Será que inda tá muito grosso? Ou a empunhadura que ainda tá grande?
Segue uma foto dele desmontado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Tá sim...  hehehe...

Grosso e grande.  ( tem uns caras no forum que gostam assim )
kkkkk...

Deixa o netto em paz gente. é muita zuação
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeTer Jul 28, 2015 8:04 pm

Poutz. Boie agora.
Quem é esse tal de Neto?? kkkkkkk
Os caras pesam.


Agora, meu arco inteiriço quebrou. Um dia depois do meu ultimo post. Por mais que eu desbastei a madeira e diminui a empunhadura não adiantou.
Quebrou uns 20cm do nock. Ultimo lugar que eu esperava que fosse quebrar. Foi lição. Bem que o Danilo uma vez me disse que tem que ir tirando das pontas. Eu imaginei que tinha tirado o suficiente, mas não.

Enfim. No dia seguinte cortei a empunhadura dele e colei numa fileta que tinha, de uns 7mm, da mesma madeira - Tamarindo.

Ai fui trabalhando com calma, fiz uns nocks de Peroba.... e terminei hj.
Ficou fraco de mais kkkkk. Pouco mais de 10 metros a flecha começa a cair kkkkk
Se liguem em como ficou (sem acabamento).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então ficou um flatbow (?)

A questão é...
Como posso aumentar um pouco a potencia dele?? Se colar brim aumenta um pouco??
Já ouvi dizerem aqui no fórum sobre aquele DryWall (tela para tirar rachaduras de paredes) que é feirta de Fibra de Vidro... vcs me indicam isso ou melhor Brim mesmo?

Vlew
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 8:12 am

seguinte o tecido não vai aumentar a potência, ele vai apenas impedir que seu arco quebre atoa, agora se tu fizer um backing de fibra de vidro com tecido desfiado como o elison ja ensinou diversas vezes ele ganha um pouco de potência sim.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 9:07 am

danilo steinke escreveu:
seguinte o tecido não vai aumentar a potência, ele vai apenas impedir que seu arco quebre atoa, agora se tu fizer um backing de fibra de vidro com tecido desfiado como o elison ja ensinou diversas vezes ele ganha um pouco de potência sim.
Tem as opções de bambu ou outra lamina da mesma madeira, também.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 1:11 pm

danilo steinke escreveu:
seguinte o tecido não vai aumentar a potência, ele vai apenas impedir que seu arco quebre atoa, agora se tu fizer um backing de fibra de vidro com tecido desfiado como o elison ja ensinou diversas vezes ele ganha um pouco de potência sim.

Não respondi pq tinha certeza que vc ia responder... Very Happy


A opção que o wpurgatto colocou também é bastante válida... mas na boa?
acho que antes de vc se preocupar em deixar o arco mais forte ou não, vc devia tomar um cuidado ali na parte da empunhadura...

Do jeito que vc montou o arco, aparentemente tá bem arriscado da empunhadura pular fora na hora da puxada. silent
Vc sempre tem que se preocupar em não deixar o arco trabalhar na linha da empunhadura. Pra isso, geralmente é usado uma power-lam ou mesmo a empunhadura ser mais elevada em relação ao nível da lâmina (eu uso os dois modos em conjunto pra não dar problema)... se for só colada de qualquer jeito, provavelmente não vai durar muito tempo não... Neutral

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 3:48 pm

sem sombra de duvida que o bambu é um backing moda foda pa caramba, mas pra usar ele vc tem que colar antes de tilerar lol! agora vai ser bem difícil você deixar o arco legal e provavelmente vai acabar tendo uma potência similar ao que esta, se quiser aumentar o tesão dele melhor é usar fibra de vidro, ou colar tecido e ajeitar essa empunhadura ai, ela não pode ser totalmente plana senão ela larga do arco mesmo, fiz uma assim no capricho e quando verguei o arco ela pulou pra fora kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 4:40 pm

Valeu a todos que responderam. Grato mesmo pela colaboração.

Purgatto, eu tava com um babu, mas nos nós dele está cheio de ranhuras profundas. Vou ver se consigo um outro.

Quanto à Fibra de Vidro Danilo, tenho um problema. Sei que o Elison e outros sempre flam dela, que tem que ser unidirecional e tal. Mas a questão é que aqui na minha região não encontrei um local onde possa comprar. E na net só encontro em grande quantidade. O preço tbem é alto. Para quem tá fazendo arco furreca como eu não compensa. Por isso perguntei desse Dry Wall que tem fibra de vidro e tem preço menor além de ser encontrado em casas de construção.

Já na parte da empunhadura. Elison e Danilo. NUM INTENDI nada.kkkkkkk Desculpa ai.
Mas como assim tá plana Danilo? Na parte onde ela encontra a lâmina?
Elison o que é Power Lam... ou.... pra deixar mais elevado em relação à lamina eu tenho que colar alguma fileta de madeira entre as duas??
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQua Jul 29, 2015 5:43 pm

Rafael Marcondes escreveu:
Valeu a todos que responderam. Grato mesmo pela colaboração.

Purgatto, eu tava com um babu, mas nos nós dele está cheio de ranhuras profundas. Vou ver se consigo um outro.

Quanto à Fibra de Vidro Danilo, tenho um problema. Sei que o Elison e outros sempre flam dela, que tem que ser unidirecional e tal. Mas a questão é que aqui na minha região não encontrei um local onde possa comprar. E na net só encontro em grande quantidade. O preço tbem é alto. Para quem tá fazendo arco furreca como eu não compensa. Por isso perguntei desse Dry Wall que tem fibra de vidro e tem preço menor além de ser encontrado em casas de construção.

Já na parte da empunhadura. Elison e Danilo. NUM INTENDI nada.kkkkkkk Desculpa ai.
Mas como assim tá plana Danilo? Na parte onde ela encontra a lâmina?
Elison o que é Power Lam... ou.... pra deixar mais elevado em relação à lamina eu tenho que colar alguma fileta de madeira entre as duas??

Exatamente na parte onde ela encontra a lamina não pode ser plana tem que ser assim ) curvadinho rs.
Quantoa fibra de vidro vc compra tudo que precisa na redelease com 60 reais e da pra fazer uns 5 arcos, não vai encontrar o tecido como quer, ai vc encontra uma malha e desfia ela como o elison ensina no vídeo que ele fez, esse drywall da certo? da sim, pode ser que quebre, e pode ser que não vai depender de como vc cola, mas via de regra materiais que são trançados geram atrito entre as fibras e acabam trincando esse é o problema de usar a malha ou esse drywall.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeQui Jul 30, 2015 8:23 am

Rafael Marcondes escreveu:
Valeu a todos que responderam. Grato mesmo pela colaboração.

Purgatto, eu tava com um babu, mas nos nós dele está cheio de ranhuras profundas. Vou ver se consigo um outro.

Quanto à Fibra de Vidro Danilo, tenho um problema. Sei que o Elison e outros sempre flam dela, que tem que ser unidirecional e tal. Mas a questão é que aqui na minha região não encontrei um local onde possa comprar. E na net só encontro em grande quantidade. O preço tbem é alto. Para quem tá fazendo arco furreca como eu não compensa. Por isso perguntei desse Dry Wall que tem fibra de vidro e tem preço menor além de ser encontrado em casas de construção.

Já na parte da empunhadura. Elison e Danilo. NUM INTENDI nada.kkkkkkk Desculpa ai.
Mas como assim tá plana Danilo? Na parte onde ela encontra a lâmina?
Elison o que é Power Lam... ou.... pra deixar mais elevado em relação à lamina eu tenho que colar alguma fileta de madeira entre as duas??

Sobre a empunhadura, seria mais ou menos assim... vc tem 3 modos de fazer.

1) Usando uma power-lam, que é uma lâmina um pouco maior que a empunhadura e fica entre o backing e a lâmina principal do arco:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

2) Fazendo uma segunda laminação que se sobrepôe a empunhadura:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3) Ou fazendo o "curvadinho" que o Danilo falou... que é descontinuar a empunhadura da lamina não deixando ela morrer muito seca/reta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fora isso, vc pode usar o drywall sim...
como é seu primeiro arco, é melhor usar o que tem em mãos...

Essa dica que o Danilo deu de que pode rachar, acontece bem mais quando se aplica com resina.
O drywall vc pode aplicar com titebond ou penso eu que até com aquelas colas amarelas de madeira.
Daí com o tempo vc vai fazendo outros e especializando... usando uns materiais mais propícios e tal.
Aqui tem o esquema de como aplicar o drywall:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não espere que ele vá aumentar grandes coisas a potência do arco não... mas pode ser que um pouco já melhore...
Wink

Abraço


Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSeg Ago 03, 2015 4:44 pm

Ae Danilo.
Valeu a dica de compra. Apesar que não vou comprar agora. Afinal meu arco não ficou bom pra isso. Quem sabe nos próximos. De qualqer forma gratidão pela dica. Entrei no site e vi que existe Manta (não tramada - isso quer dizer que é unidirecional?) e tecido, que é bidirecional (ela pode ser desfiada até se tornar unidirecional, ou não tem como?)...
Além de existir "gramaturas" diferentes como 100, 300, 450 e até 600. Qual seria o ideal para arcos??


Elison:
Gratidão mesmo pelos desenhos postados. Mas no meu arco, teria que dispensar a primeira opção (por não ser laminado) e a última (pq pra isso teria que desbastar mais a madeira o que deixaria ela ainda mais fraco)...
Então faria a segunda opção, que na vdd seria colocar um Belly que pegue a empunhadura (???) ...
POr volta de 2 ou 3mm já seria suficiente? E não influenciaria no tillering dele (teria chances de quebrar depois de feito)?

Galera. Valeu mesmo pela paciencia e pelas dicas.
E desculpa eu estar fazendo tantas perguntas.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Marcondes

Rafael Marcondes


Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/04/2015
Localização : Itobi - SP

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSeg Ago 03, 2015 4:48 pm

Ah...
A respeito do Dry Wall...

Entendo que ele seja trançado e isso pode aumentar o atrito (igual à FB bidirecional, né?)...

Por isso, havia pensado em cortar os fios que ficam na diagonal para deixá-lo unidirecional. o que vcs acham? Será que isso fica bom?
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitimeSeg Ago 03, 2015 5:27 pm

Rafael Marcondes escreveu:
Ah...
A respeito do Dry Wall...

Entendo que ele seja trançado e isso pode aumentar o atrito (igual à FB bidirecional, né?)...

Por isso, havia pensado em cortar os fios que ficam na diagonal para deixá-lo unidirecional. o que vcs acham? Será que isso fica bom?

Eu não mexeria... Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com Longbow de Tamarindo Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com Longbow de Tamarindo   Ajuda com Longbow de Tamarindo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com Longbow de Tamarindo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ajuda em comprar um longbow
» Ajuda para fazer um longbow
» Ajuda com flechas!! - Longbow e Recurvo
» Ajuda com primeiro longbow - preparações
» Ajuda para primeiro Longbow!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: