ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Virotes para besta no estilo medieval

Ir para baixo 
+3
danilo steinke
DJALMA
cascavelo
7 participantes
AutorMensagem
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeSeg Out 12, 2015 8:18 pm

Aproveitei o feriado pra fazer alguns virotes pra minha besta, pesquisei modelos antigos na internet e tentei fazer algo parecido,
(Pra quem ainda não sabe o nome correto em português para as flechas usadas em balestras é "virote", mas atualmente este nome só é usado pra denominar flechas antigas, geralmente com duas penas).

Usei  taboas de forro de cedrinho comercial, elas tem exatamente 10mm e já vem completamente secas tornando o trabalho de sarrafear bem simples, cortei 6 varetas pra fazer 6 virotes,
improvisei um torninho com a furadeira e fiz marcações pra que ficassem todas iguais, torneei usando uma grosa e lixas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As pontas são de zamac niquelado fixadas com linha de nylon grossa e cola, testei antes atirando na parede e não quebraram:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Usei penas de galinha dangola, tenho bastante que comprei no Mercado Livre pra fazer flechas mesmo. Usei a chapinha da patroa pra endireitar as penas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A parte mais difícil é separar as penas e prende-las, usei dois tipos de linhas: Uma mais grossa pra prender no início e no final e uma fina pra fixar em toda a extensão, como nos virotes antigos.
Pra fazer as fendas laterais onde as penas encaixam bolei esta pequena ferramenta, é apenas uma serrinha dobrada que amolei e prendi em palitos de picolé, cortou direitinho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Secando pra dar o acabamento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Um teste básico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O resultado final:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Falta apenas passar cera pra dar um pouco de brilho e proteger da umidade,
vou construir um suporte de madeira para colocar a Besta na parede com 3 virotes de cada lado, quando ficar pronto eu posto o resultado aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
DJALMA

DJALMA


Mensagens : 791
Data de inscrição : 20/02/2011
Idade : 62
Localização : Guaxupé M.G.

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeSeg Out 12, 2015 10:48 pm

gosto dessas coisas feito em casa com pouco recurso e muito capricho .

PARABENS !!!!!ficaram otimas
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 8:27 am

ficou muito bacana, ja tentou tornear a madeira com outro sistema? eu uso um torno feito em madeira com a lamina fixa e a madeira presa na furadeira é praticamente uma flecha a cada 2 minutos.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 9:43 am

muito bom, agora me fala se sua esposa já sabe que vc usou a chapinha dela nas penas das galinhas............rssssssss Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 11:53 am

Citação :
ficou muito bacana, ja tentou tornear a madeira com outro sistema? eu uso um torno feito em madeira com a lamina fixa e a madeira presa na furadeira é praticamente uma flecha a cada 2 minutos.
Neste caso o "torninho" funciona melhor que a trefiladeira, porque permite fazer os rebaixos onde se enrolam linhas que prendem as penas e ponta.
Na tábua que fica na frente tem umas marcações onde coloco uma serrinha de ferro e faço uma fenda, depois tiro um pouco menos de um milímetro com um formão pequeno, assim a linha grossa não altera o perfil da flecha.
Só dá certo porque os virotes tem 12 polegadas, varetas maiores são mais difíceis de tornear porque vibrariam muito e a trefiladeira funcionaria melhor.

Citação :
muito bom, agora me fala se sua esposa já sabe que vc usou a chapinha dela nas penas das galinhas............rssssssss Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Ela me emprestou sem saber em que eu ia usar, acho que não vou devolver mais. Vai pra minha caixa de ferramentas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 2:06 pm

me parece que as penas estão pequenas e finas.
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 2:43 pm

Question
Quando você comprou as penas de galinha d'angola, eles te enviaram só as de uma asa?
Ou enviaram pena esquerda e pena direita e você separou?

Fiquei interessado nessas penas.
Ir para o topo Ir para baixo
davibbm




Mensagens : 56
Data de inscrição : 15/01/2014
Idade : 28
Localização : sao paulo brasil

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeTer Out 13, 2015 9:28 pm

cara que pontas sao essas, onde posso encontra-las?
Ir para o topo Ir para baixo
cascavelo




Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/07/2015

Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitimeQua Out 14, 2015 8:45 am

Citação :
me parece que as penas estão pequenas e finas.
Como eu falei antes, tive por base fotos de virotes antigos que peguei na net, é assim mesmo. São compridas e estreitas.
Se você estiver falando da espessura da pena de galinha, elas são bem fininhas mesmo, mas são firmes. Melhores que as de pato.

Citação :
Quando você comprou as penas de galinha d'angola, eles te enviaram só as de uma asa?
Ou enviaram pena esquerda e pena direita e você separou?
Vieram umas 60 penas misturadas, tem dos dois lados. Algumas poucas  muito estreitas, a maioria é boa. Acho que paguei R$ 20,00 nelas com envio por carta registrada.

Citação :
cara que pontas sao essas, onde posso encontra-las?
São pontas de lança usadas pra fazer aplique em couro, do tipo que roqueiros e motoqueiros usam nas jaquetas.
Você só consegue comprar em SP em lojas especializadas em metais para couro, um saquinho com 100 custa por volta de 50,00.
Eu trabalho com este tipo material, fabrico chaveiros personalizados. Minha esposa viu por acaso no fornecedor onde compramos material e me mostrou, comprei um saquinho pra testar e ficou bom como ponta de flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Virotes para besta no estilo medieval Empty
MensagemAssunto: Re: Virotes para besta no estilo medieval   Virotes para besta no estilo medieval Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Virotes para besta no estilo medieval
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alvo estilo medieval
» Primeira besta medieval - Primeiras imagens
» Ajuda com Besta "estilo" The Walking Dead
» Besta Medieval
» Meu Projeto de Besta Medieval

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: