ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

  Caça de JAVA-PORCO!!!!

Ir para baixo 
+9
TRC
hunter ribeiro
Andrius Louis
danilo steinke
marcaoz
iktuz
ENIO MONTARDO
henrique40
Dehian
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
hunter ribeiro

hunter ribeiro


Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2015

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQua Nov 25, 2015 5:15 pm

Olá a todos do Arco Brasil....
Sou novo no esporte e na caça....
estou com um problema e espero que vcs me ajudem...
Eu e uns amigos aqui de Sorocaba nos reunimos para treinar o tiro com arco e besta, foi então que um deles nos sugeriu a caça,e pesquisando na internet descobrimos esse controle de praga ou manejo do java-porco...que tipo de autorização devo ter para abater esse animal ,onde consigo isso ,já que não iremos caçar com armas de fogo e sim com arco e besta !!!
As balestras são de 175lbs e 150lbs e o arco composto eu acredito que seja de 40 lbs....
Obrigado desde já pela ajuda!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Se não me engano é no IBAMA    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQua Nov 25, 2015 5:31 pm

Lembro que em 2013 começou o abate do Java-porco/Javali Europeu.

Dei uma busca rápida sobre o cadastramento pelo que entendi (entre muitas noticias incompletas) o cadastramento deve ser feito no Ibama

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Sobre Libragem    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQua Nov 25, 2015 5:46 pm

Bem, supostamente qq arco/besta acima de 40# pode matar qq animal da fauna brasileira com um tiro bem dado nos órgãos vitais.

Se possível ficar em uma posição alta, afastado do solo tanto por segurança quanto para diminuir a chance de detecção pelo porkinho e um eleminador de odor também ajuda (o olfato deles é otimo).

E lembrar da anatomia reforçada do bichinho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como possuem muita gordura é fácil acertar e não matar se o tiro não for preciso, aconselho mirar nos pulmões caso não se tenha a precisão para disparar no coração.

Boa caça! e Posta as fotos!
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
henrique40

henrique40


Mensagens : 1426
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 52
Localização : Itirapina/Araraquara

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 12:00 am

pois é amigo, o abate do java porco ou javalia europeu é permitida, porém conseguir essa autorização junto ao ibama é outra história,.....
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: oi    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 8:41 am

hunter ribeiro escreveu:
Olá a todos do Arco Brasil....
Sou novo no esporte e na caça....
estou com um problema e espero que vcs me ajudem...
Eu e uns amigos aqui de Sorocaba nos reunimos para treinar o tiro com arco e besta, foi então que um deles nos sugeriu a caça,e pesquisando na internet descobrimos esse controle de praga ou manejo do java-porco...que tipo de autorização devo ter para abater esse animal ,onde consigo isso ,já que não iremos caçar com armas de fogo e sim com arco e besta !!!
As balestras são de 175lbs e 150lbs e o arco composto eu acredito que seja de 40 lbs....
Obrigado desde já pela ajuda!!!!

Seja bem vindo, Hunter Ribeiro!
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 8:53 am

henrique40 escreveu:
pois é amigo, o abate do java porco ou javalia europeu é permitida, porém conseguir essa autorização junto ao ibama é outra história,.....

Pelo site que citei ali mostra que só fazer o cadastro online imprimir e ir no ibama local carimbar a papelada, não precisa de muita burocracia pelo que as matérias em sites de noticia da época falaram.

Andei dando uma vasculhada aqui no nordeste a praga dos java porcos não está sendo muito presente, mas estou pensando seriamente em fazer o cadastro.

Math1999 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: ibama    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 9:04 am

No site do Ibama se faz a inscrição como "controlador da fauna exótica".
Para a caça são exigidas um amontoado de coisas, autorização do proprietário, documentos, coordenadas globais, CR, proibição de transporte, etc. etc. etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 9:55 am

TRC escreveu:
No site do Ibama se faz a inscrição como "controlador da fauna exótica".
Para a caça são exigidas um amontoado de coisas, autorização do proprietário, documentos, coordenadas globais, CR, proibição de transporte, etc. etc. etc.

Saquei lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 10:01 am

A lei está prestes a mudar, a principal alteração vai ser a possibilidade de transportar o animal abatido desde que respeitadas as exigências de licença e porte de armas.
Arco e flecha não necessita porte...apenas bom senso.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: lei    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 10:27 am

ENIO MONTARDO escreveu:
A lei está prestes a mudar, a principal alteração vai ser a possibilidade de transportar o animal abatido desde que respeitadas as exigências de licença e porte de armas.
Arco e flecha não necessita porte...apenas bom senso.

kkkkkkkkk
É isso mesmo, Enio? Vai mudar?
Precisa mesmo mudar.
É uma boa notícia.
Ou o Ibama muda e libera geral a caça desse animal ou esse animal toma conta do Br.
Daqui a pouco teremos mais javali que caramujo africano.
Ir para o topo Ir para baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO


Mensagens : 918
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 10:35 am

Vai sim,vão abreviar um pouco a burrocracia,acho que finalmente entenderam o que vai acontecer.
Em conversa com o Pessoal do Ibama ouvi isso:
1 É necessário a licença anual...30 dilmas ano e sempre que for caçar levar a licença junto, em caso de ser parado com um javaporco sem licença é cana igual.
2 Parece que vai cair a necessidade de comunicar onde vai caçar.
3 Poderá ser transportado o animal abatido,carneado ou inteiro desde que acompanhado da licença e documentação de armamento.
4 caça com cães também sofrerá alteração e regulamentação...parece que somente 2 cães de agarre por turma de caçadores( em discussão)

Enquanto isso:
Javaporco com 112 kg.


Última edição por ENIO MONTARDO em Qui Nov 26, 2015 10:52 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 10:51 am

TRC escreveu:
ENIO MONTARDO escreveu:
A lei está prestes a mudar, a principal alteração vai ser a possibilidade de transportar o animal abatido desde que respeitadas as exigências de licença e porte de armas.
Arco e flecha não necessita porte...apenas bom senso.

kkkkkkkkk
É isso mesmo, Enio? Vai mudar?
Precisa mesmo mudar.
É uma boa notícia.
Ou o Ibama muda e libera geral a caça desse animal ou esse animal toma conta do Br.
Daqui a pouco teremos mais javali que caramujo africano.

Pelo menos pra caçar o caramujo uma chinela basta lol!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 2:15 pm

Quando eu vejo essas legislações eu me pergunto se tudo no brasil é feito pra não funcionar, limitar o numero de cães de agarre pra que? eles devem ta consultando a luisa mell pra saber como tratar um porco com carinho.
TRC não se preocupe se os gringos não conseguem diminuir matando até com bomba, imagina no brasil que o cara leva um tempo lascado pra junta toda documentação e finalmente cumprir essa bosta de lei, e outra quando esse bicho finalmente chegar no mato grosso com esse tanto de mato e lavoura pode esquecer que ele será controlado, vão acabar chegando nas guianas um dia.
Ir para o topo Ir para baixo
iktuz




Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 49
Localização : Florianópolis

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 3:27 pm

Olá Srs...

Estou tentando me adequar na legislação, mas confesso que é frustrante:
Citação :

A) Para caça COM arma de fogo:

(1) CR (de caçador) + arma (limitada a poucos modelos pelo EB)
(2) GT (guia de tráfego)
(3) licença do IBAMA *

B) Para caça SEM arma de fogo:

(1) licença do IBAMA *

* A saber, hoje:

  • licença consta como "atividade potencialmente poluidora, controle de fauna invasora";
  • não pode consumir a carne de forma alguma (comercializar nem precisa mencionar, certo?);
  • carcaça DEVE ser enterrada;
  • transporte somente com autorização prévia, em casos para ESTUDO;
  • DEVE: medir, pesar, informar onde foi capturado e entregar relatório no IBAMA;


Um amigo mencionou dos caramujos e chinelo... pois bem, seguindo estritamente a lei, nem camundongo poderia ser abatido sem autorização do IBAMA.

Bem-vindos ao Brasil...
Ir para o topo Ir para baixo
marcaoz




Mensagens : 105
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 62
Localização : Ilha Solteira

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 5:03 pm

Iktuz, estranhei suas afirmações mas lembrei-me de verificar de onde vc é. Aí entendi o que vc disse pois já li que no estado de Santa Catarina havia essas exigências.
Mas, no meu entendimento (e creio que juridicamente é o entendimento correto), depois da publicação da portaria do Ibama o cidadão deve atender à lei federal.
A lei estadual pode regulamentar alguma coisa estipulada na lei federal mas não pode incluir ou excluir qualquer exigência ou proibição.
E na portaria federal o consumo está autorizado! O que é proibido é o transporte do bicho vivo e a comercialização.
Carcaça também não é mencionada. Mais prático pra nós que estamos indo (imagine ter de enterrar ou incinerar a carcaça de todos os bichos abatidos) mas ao mesmo tempo preocupante.
Imagine o tanto de carniça que não tá surgindo e ainda há de surgir no meio ambiente! Quem é que sabe se isso "pode ou não" causar algum problema a longo prazo?
É uma situação nova, nunca vivida antes.
E Declaração de atividade e Relatório, até onde entendi, apenas pra quem está realizando o controle como prestação de serviço.
Mas a coisa é cheia de incoerências. Já viram a exigência de calibre mínimo para quem quiser usar uma arma curta pra segurança ou abate? No mínimo .357.
E quem vai conseguir regularizar um .357 pra uso no abate desses bichos!!??
A não ser que a lei mude, como mencionou o Enio, a grande maioria vai continuar na ilegalidade pois até fazer o registro é embaçado.
Ir para o topo Ir para baixo
iktuz




Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 49
Localização : Florianópolis

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 5:18 pm

Pois é Marco, quando fui me inteirar sobre o assunto, foi o que achei no IBAMA aqui em SC. São aberrações que temos de conviver. Hoje meu problema está justamente com calibre e tipo da arma, que deve ser de repetição, ou seja, o atirador tem de fazer o movimento da recarga. Estava crente que poderia caçar com pistola e carabina semi-auto... mas tem de ser somente revólver e rifle de ferrolho. Semi-auto somente espingarda (alma lisa). O problema dos calibres é controle estatal, infelizmente. Mas enquanto isto os bichos vão se reproduzindo. Ainda não desisti de ter uma 1911 e uma carabina, mas provavelmente vou ter de apostilar atirador (competir e declarar assiduidade). Sério, muito triste ver tanta má vontade e não me espanta o fato das pessoas acabarem indo pelas vias 'alternantivas', eu não julgo, pois sei muito bem o que é ir pelo caminho mais difícil. Você quer se beneficiar de um hobby para ajudar com um problema que o Estado não tem vontade (e/ou capacidade) de resolver e é penalisado por isto.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeQui Nov 26, 2015 10:44 pm

Dehian escreveu:
TRC escreveu:
ENIO MONTARDO escreveu:
A lei está prestes a mudar, a principal alteração vai ser a possibilidade de transportar o animal abatido desde que respeitadas as exigências de licença e porte de armas.
Arco e flecha não necessita porte...apenas bom senso.

kkkkkkkkk
É isso mesmo, Enio? Vai mudar?
Precisa mesmo mudar.
É uma boa notícia.
Ou o Ibama muda e libera geral a caça desse animal ou esse animal toma conta do Br.
Daqui a pouco teremos mais javali que caramujo africano.

Pelo menos pra caçar o caramujo uma chinela basta lol!

O duro é que uma chinela não basta!
Pergunte a qualquer pessoa da vigilância sanitária.
Tem que colocar sal sobre ele e recolher para entregar.
Aqui na minha chácara eu mato a pau!
Quando chove, saio à noite, de lanterna aluminando, dando paulada pra todo lado.  kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
marcaoz




Mensagens : 105
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 62
Localização : Ilha Solteira

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 7:38 am

O que impressiona é a capacidade de disseminação/reprodução dessa praga.
Minha ceva fica numa mata a 40 km da cidade e esses caramujos apareceram por lá. Se desse pra vender por 50 centavos ai não iríamos achar nenhum!
Ir para o topo Ir para baixo
danilo steinke

danilo steinke


Mensagens : 1820
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 34
Localização : Marcelândia-MT

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 8:35 am

TRC escreveu:
Dehian escreveu:
TRC escreveu:
ENIO MONTARDO escreveu:
A lei está prestes a mudar, a principal alteração vai ser a possibilidade de transportar o animal abatido desde que respeitadas as exigências de licença e porte de armas.
Arco e flecha não necessita porte...apenas bom senso.

kkkkkkkkk
É isso mesmo, Enio? Vai mudar?
Precisa mesmo mudar.
É uma boa notícia.
Ou o Ibama muda e libera geral a caça desse animal ou esse animal toma conta do Br.
Daqui a pouco teremos mais javali que caramujo africano.

Pelo menos pra caçar o caramujo uma chinela basta lol!

O duro é que uma chinela não basta!
Pergunte a qualquer pessoa da vigilância sanitária.
Tem que colocar sal sobre ele e recolher para entregar.
Aqui na minha chácara eu mato a pau!
Quando chove, saio à noite, de lanterna aluminando, dando paulada pra todo lado.  kkkk

olha ai trc a oportunidade de colocar a carabina pra trabalhar uai, faz uma caçada de caramujo no chumbo kkk
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: caramujo    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 8:50 am

É uma praga mesmo, esses caramujos.
Só proliferam porque ninguém os mata.
Aqui na minha chácara eles existem, sempre estou matando, mas eles vêm dos quintais vizinhos.
Eu os esmago, para não juntar água nas conchas.
A melhor situação para matar caramujo é após a chuva e à noite.
Se todos os meus vizinhos fizessem isso, não existiria mais.
A própria vigilância sanitária recomenda não matá-los, é para recolher e entregar para eles, pois dizem que transmitem doença.
O que será que a vigilância sanitária vai fazer, comer os caramujos?
Ir para o topo Ir para baixo
Andrius Louis

Andrius Louis


Mensagens : 1161
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 10:04 am

TRC escreveu:
É uma praga mesmo, esses caramujos.
Só proliferam porque ninguém os mata.
Aqui na minha chácara eles existem, sempre estou matando, mas eles vêm dos quintais vizinhos.
Eu os esmago, para não juntar água nas conchas.
A melhor situação para matar caramujo é após a chuva e à noite.
Se todos os meus vizinhos fizessem isso, não existiria mais.
A própria vigilância sanitária recomenda não matá-los, é para recolher e entregar para eles, pois dizem que transmitem doença.
O que será que a vigilância sanitária vai fazer, comer os caramujos?

O meu quintal tá perdido com esta praga de caramujo, após a chuva eu pego a minha 4.5mm e saio atirando a rodo nas mardita, só pra treinar, aí vou recolhendo os pedaços que sobram, sempre utilizando luvas, mas parece que são como moscas, pois se mata uma vem outra em seu lugar.
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: veneno    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 11:27 am

Duas coisas matam esse caramujo: regente ou herbicida.
Se passar herbicida no mato, eles morrem.
Uma boa pulverizada de regente, mata tudo também.
Ir para o topo Ir para baixo
Dehian

Dehian


Mensagens : 149
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 40
Localização : São Luís - MA

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 12:22 pm

TRC escreveu:
... O que será que a vigilância sanitária vai fazer, comer os caramujos?
Escargot brasileiro?
hahahaha

Devem queimar ou derreter eles para diminuir o risco de contaminação
Ir para o topo Ir para baixo
hunter ribeiro

hunter ribeiro


Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2015

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 6:15 pm

Nessa questão do caramujo africano a zoonoses orientou o pessoal aqui da minha cidade a fazer uma armadilha, colocar uma lona e na lona pão duro com cerveja,e no outro dia pela manha e só colocá-los em uma sacola com sal  e jogá-los mo lixo.....
Os caramujos vão ser ficar comendo e bebendo a noite toda kkkkk

Já quanto ao cadastro no ibama é aquilo mesmo que foi dito
agradeço mesmo a todos que passaram as informações e em breve estarei postando as fotos dos abates.....quer dizer do manejo da fauna exótica ...   lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: java    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitimeSex Nov 27, 2015 7:06 pm

Boa sorte no manejo!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





 Caça de JAVA-PORCO!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Caça de JAVA-PORCO!!!!    Caça de JAVA-PORCO!!!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caça de JAVA-PORCO!!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AGORA SIM VAI FICAR BOM.
» ARCO RECURVO PARA CAÇA.
» CONTROLE DE JAVALI EM UBERLÂNDIA-MG E REGIÃO
» ponteiras de caça caseiras
» MARIO JR - BOWHUNTING JAVALI

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: