ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Comprei meu primeiro arco composto, e agora?

Ir para baixo 
+2
Ruy
Deny
6 participantes
AutorMensagem
Deny




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/04/2016

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeQui Abr 21, 2016 9:38 pm

Com o dólar nas alturas, arco bom não dá. Queria até pedir sugestões por aqui, mas como a aprovação do meu login demorou acabei comprando um Poe Lang Predator III mesmo, pra começar me pareceu um bom arco. Além disso foi a maior ATA que eu encontrei num composto por aqui (98cm), e eu pretendo atirar sem gatilho.

Já desisti de achar nocking point de latão, fiz com fio dental mesmo, não gostei muito mas quebra o galho, depois vou comprar linha grossa vermelha pra fazer algo mais bem acabado.

Já soltei a corda sem flecha uma vez sem querer e desmontou tudo, já entrei em pânico, já desmontei as lâminas e recoloquei a corda e tudo voltou ao normal. A pressão máxima do arco é estúpida por sinal (~65lbs), deixei 1 1/2 voltas abaixo.

Agora acho que finalmente regulei o drop-away rest corretamente, estava abaixando tarde demais e provocando trajetórias esquisitas nas flechas. Estou achando um pouco estranho que mesmo com o nocking point meio alto (na minha inexperiência), estou acertando um pouco pra cima no alvo. Não sou muito a fim de usar mira, apesar de o arco vir com uma nem instalei.

Flechas eu comprei algumas genéricas de carbono e meia dúzia de Black Eagle Outlaws na FS Archery.

Agora, além de praticar, mais alguma sugestão? Equipamentos, regulagens, dicas, etc?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSex Abr 22, 2016 11:18 am

No arco composto existem duas vantagens importantes. A primeira é o letoff e a segunda, o gatilho. Atirar sem gatilho anula o rest central e acrescenta oscilação lateral. Tome cuidado porque 99% dos arcos compostos não são adequados para atirar sem gatilho, as cams são muito agressivas e os sulcos onde corre a corda são muito rasos.
Ir para o topo Ir para baixo
Deny




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/04/2016

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSex Abr 22, 2016 11:37 am

Ruy escreveu:
No arco composto existem duas vantagens importantes. A primeira é o letoff e a segunda, o gatilho. Atirar sem gatilho anula o rest central e acrescenta oscilação lateral. Tome cuidado porque 99% dos arcos compostos não são adequados para atirar sem gatilho, as cams são muito agressivas e os sulcos onde corre a corda são muito rasos.

Obrigado pela resposta Ruy, o que eu acho curioso é que apesar de esse ser meu primeiro arco, já atirei algumas vezes esporadicamente desde os anos 90, sempre com arco composto e nunca com gatilho. Aliás, só fiquei sabendo da existência de gatilho agora, quando fui comprar o meu arco e percebi que as ATAs dos arcos encolheram tanto que com a maioria deles é bem difícil de atirar sem gatilho por causa do "pinçamento" da corda nos dedos quando se tensiona o arco.

No meu caso, com cerca de 1m de ATA e 29" de puxada, não chega a incomodar, mas entendo o que você quer dizer com oscilação lateral, não tinha percebido quando atirava em arcos alheios antes mas agora prestei atenção no quanto qualquer torção na corda influencia a precisão. De qualquer forma estou determinado a dominar a técnica usando os dedos mesmo, acho que vai dar trabalho mas é possível, já andei corrigindo algumas coisas na minha "técnica" e já pude observar uma pequena melhora.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSex Abr 22, 2016 8:54 pm

Quanto a atirar sem o gatilho, é preciso ter um pouco de cuidado para não tirar a corda do sulco das cams no momento da puxada.
Se isso acontecer, é catastrófico. Existe um vídeo mostrando o arco "explodindo" na mão do arqueiro.

Antigamente arcos de cams arredondadas eram apropriadas para tiros sem utilizar gatilho, justamente para pinçar menos os dedos, para ter uma puxada mais suave e os sulcos eram mais profundos.
Hoje, o único arco composto que conheço para tiro manual é o Hoyt Tribute. Alguns fabricantes ainda utilizam projetos bastante antigos de cams arredondadas.

Eu tinha um PSE Polaris, cams Vector, que podia ser disparado de duas formas. Mas a diferença dos tiros usando o gatilho é muito grande, principalmente para quem não possui uma boa forma.

Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: arco   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSex Abr 22, 2016 9:03 pm

Atirar sem gatilho não é fácil, demanda muita prática.
O gatilho é essencial, torna muito mais fácil ancorar e mirar.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSáb Abr 23, 2016 7:50 am

O Carlos Klein da Field Brasil, que foi meu instrutor quando comecei, atirava com um composto sem disparador e sem mira. Parece ser o caso do OP. Portanto, parem de tentar convencê-lo do contrário. Smile

Para o OP: uma parte da preocupação do pessoal é quanto à segurança. Já mencionaram que há poucos arcos compostos hoje em dia apropriados para atirar sem disparador, normalmente com "soft" cams. O seu parece ter cames mais agressivos. Além disso é preciso cuidado para não aplicar torque ao arco e para não torcer a corda sob o risco de descarrilar a corda, com alto risco de estragar o arco (ou a você mesmo). E perder a garantia.


Se ainda assim quiser atirar sem disparador, além dos cuidados para evitar acidentes, você vai ter de fazer uma regulagem diferente. Recomendo olhar o guia da Easton:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Em resumo (baseado no meu limitado conhecimento deste assunto):
1- O rest tem de ser diferente, similar ao de arcos recurvos. Pode ser que o drop away funcione mas, como dizem os gringos, it's your call.
2- As flechas devem ter spine mais rígido, para o mesmo arco usando disparador.¹
3- É recomendado o uso de um button.

Outra coisa: se pretender competir, é possível que não consiga: precisará verificar se existe essa categoria (ainda).

Abs.

¹- Vide tabela da Easton. A flecha sofre uma força transversal no momento da largada, que não existe ou é muito menor com o disparador.
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique Coelho

Henrique Coelho


Mensagens : 615
Data de inscrição : 29/10/2012
Idade : 56
Localização : São Paulo, SP

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 9:07 am

Eu tenho pra mim que gatilho bem usado aumenta a precisão do tiro.

Se não usar gatilho você corre o risco de perder na consistência ( capacidade de repetir da mesma forma ) e prejudicar a precisão.

Se usar o gatilho, você ainda tem um aprendizado grande de como não interferir ou interferir o mínimo no disparo. Puxar o gatilho com força pode induzir movimentos laterais.

Chegando no ponto onde o disparo sai "quase no susto", ou seja, com o mínimo de torque possível aí você estará colaborando para a consistência do tiro, óbvio se ancoragem for feita exatamente no mesmo ponto.

Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 50
Localização : Campinas/SP

Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitimeSeg Abr 25, 2016 10:31 am

Caso queira competir, a categoria na modalidade Field é a AMBHC (Adult Male Bowhunter Compound).
O bom é que a chance de medalha será sempre de 100%, já que são poucos (pouquíssimos) os malu...ops, competidores... lol!  lol!

Segue o quadro que indica o que é permitido usar e o que não é (BHC):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Empty
MensagemAssunto: Re: Comprei meu primeiro arco composto, e agora?   Comprei meu primeiro arco composto, e agora? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comprei meu primeiro arco composto, e agora?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comprei um arco composto avalie esse arco para mim
» Sou novato, comprei 1 arco composto
» Sou INICIANTE e comprei o seguinte ARCo COMPOSTO, Alguém pode OPNAR??
» **meu primeiro arco composto**
» Primeiro arco composto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Compostos-
Ir para: