ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)

Ir para baixo 
+2
SERGIO_MCZ_VIX
Shmul
6 participantes
AutorMensagem
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeDom Ago 14, 2016 7:23 pm

Boa noite arqueiros. Completo um pouco mais de 2 meses que estou no maravilhoso mundo da arquearia.
Quem acompanhou minha chegada lembra dos vários hematomas e dúvidas e graças a ajuda de vocês tenho crescido pouco a pouco (já não me machuco mais).
EU pratico quase todos os dias, todavia durante meia hora a 40 min, a distância sempre a 10 metros. Eu ainda não consigo agrupar Sad
Bom, percebo que meus tópicos têm ajudado a outros iniciantes como eu, por isso, farei algumas perguntas (dúvidas). Para quem não tem lugar com instrutor este fórum tem sido um "pé na roda".

1ª Sobre Plunger ou Button - pelo que eu li esse acessório ajuda o tiro a sair mais "reto e constante" e parece que meu SF OPTIMO tem um local para encaixá-lo. Vi que não é tão caro. A pergunta é. Realmente vale a pena? Ajudará a conseguir tiros melhores ou por ser iniciante não fará tanta diferença?

2ª Eu observei que as miras para recurvo geralmente tem "hastes longas" e as mais baratas "hastes curtas" (eu comprei essa mira aqui com haste curta) (já está no Brasil, mas ainda não chegou em casa).

http://pt.aliexpress.com/item/A-bow-sight-for-take-down-bow-wood-recurve-bow-archery-hunting-target-black-adjustable-bow/32502881195.html?spm=2114.13010608.0.59.tB4MBH

Tem diferença em haste curta ou longa? Essa mira que eu comprei será útil ou é só enfeite mesmo (comprei pelo preço rs)???

3º Atirar com mira em sua opinião prejudica o "tiro instintivo"? Hoje sem mira eu atiro com o instinto (tentando mirar no "zoio") com o acessório "mira" você acha que prejudica depois atirar de forma instintiva?

4º Qual cera passar na corda? Existem de vários preços, qualquer uma serve? Qual o melhor custo benefício?

5º Quando você sabe que tem que trocar a corda? (pergunto pois o lugar onde bate no protetor de braço já está cheio de "fiapinho")


Valeu meus amigos. Sugiro destinar esse tópico para perguntas e respostas em geral. Assim não precisa abrir um tópico a cada dúvida.
Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
SERGIO_MCZ_VIX

SERGIO_MCZ_VIX


Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2016
Idade : 65
Localização : Maceio - AL

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 6:40 am

Olá Tiago, também sou iniciante. Algumas de suas dúvidas também são minhas. Apesar de sabermos que o Fórum é super completo, da forma como você pontuou as dúvidas tem coisas novas, não? Eu estou curioso também sob a diferença entra a mira longa e a curta. Eu uso no meu Optimo+ uma mira cartel júnior de metal (mira simples).
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 12:02 pm

Verdade. Vamos esperar pelas repostas dos mestre rs, valeu Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 4:03 pm

Thiago Guerreiro escreveu:

1ª Sobre Plunger ou Button - pelo que eu li esse acessório ajuda o tiro a sair mais "reto e constante" e parece que meu SF OPTIMO tem um local para encaixá-lo. Vi que não é tão caro. A pergunta é. Realmente vale a pena? Ajudará a conseguir tiros melhores ou por ser iniciante não fará tanta diferença?
O plunger é um acessório que ajusta a saída da flecha. Esse ajuste pode ser a distância da haste da flecha até a janela do arco e também a dureza do pistão.
Como você tem um SF Optimo, perceba que o punho de madeira é mais grosso que o de metal e a janela consequentemente é mais estreita. Como a janela é estreita, dependendo do rest utilizado, existe a tendência das vanes da flecha baterem na lateral o que acaba desviando a trajetória.
Nos SF Optimo que utilizamos nos treinos, adaptei um parafuso 5/16" com duas porcas para que empurre um pouco a flecha para mais longe da parede do riser. Desta forma, as penas deixam de bater na janela e os tiros saem melhores.

Caso você possa comprar um plunger, melhor. Mais para frente você desejará ajustar o conjunto flecha-arco.

Thiago Guerreiro escreveu:

2ª Eu observei que as miras para recurvo geralmente tem "hastes longas" e as mais baratas "hastes curtas" (eu comprei essa mira aqui com haste curta) (já está no Brasil, mas ainda não chegou em casa).
O comprimento da haste interfere na oscilação da mira durante o tiro. Quando a haste é longa, a oscilação é mais pronunciada e quem ainda estiver iniciando notará um desconforto ao fazer a mira.
Com comprimento menor, a oscilação também é reduzida e o arqueiro iniciante sente-se mais confiante para fazer os tiros.
Nem sempre as miras de hastes longas são melhores. Existe muita porcaria no mercado. A vantagem da haste longa é que você tem maior amplitude no comprimento da haste.
Uma mira deve ser sólida e fácil de regular e é extremamente útil para aumentar a precisão.


Thiago Guerreiro escreveu:

3º Atirar com mira em sua opinião prejudica o "tiro instintivo"? Hoje sem mira eu atiro com o instinto (tentando mirar no "zoio") com o acessório "mira" você acha que prejudica depois atirar de forma instintiva?
São modalidades e técnicas diferentes. Depois que você atira com mira é difícil ficar sem.  Very Happy

Thiago Guerreiro escreveu:

4º Qual cera passar na corda? Existem de vários preços, qualquer uma serve? Qual o melhor custo benefício?
Eu uso o comum da Bohning de bastão. Um arqueiro trouxe uma cera 100% natural. É um pouco dura mas o preço compensa.


Thiago Guerreiro escreveu:

5º Quando você sabe que tem que trocar a corda? (pergunto pois o lugar onde bate no protetor de braço já está cheio de "fiapinho")
Quando você perceber que um strand está em vias de se romper. Como a corda bate no protetor de braço, revise a forma do tiro (posição da mão do arco, forma de largada da corda, rotação do antebraço) e a regulagem do arco (brace). Se mesmo assim estiver batendo, faça um serving para evitar desgaste prematuro.
Ir para o topo Ir para baixo
SERGIO_MCZ_VIX

SERGIO_MCZ_VIX


Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2016
Idade : 65
Localização : Maceio - AL

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 4:18 pm

Muito bem explicado! No meu caso, que uso um rest magnético (pouco usual em arco escola), tenho percebido que às vezes fica um pedacinho da pena na articulação do rest. Também vejo que a base da janela está tingida com a cor das vanes. Vou tentar comprar um botton ou fazer a adaptação sugerida.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 5:33 pm

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) 20kqbmu

Com uma lima, afine a ponta do parafuso como no desenho acima.
Ir para o topo Ir para baixo
SERGIO_MCZ_VIX

SERGIO_MCZ_VIX


Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2016
Idade : 65
Localização : Maceio - AL

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSeg Ago 15, 2016 8:11 pm

Muito bem pensado! Estou pensando em revirar minha 'sucatinha' em busca de parafusos plásticos nesta bitola...
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeTer Ago 16, 2016 1:03 pm

Ruy, se algum dia você inventar um "curso online de arquearia" eu me matriculo rsrs! Sempre muito útil e funcional suas dicas.

Quanto ao button ele é "padrão" para todos os arcos?
O que você desse anuncio - vale a pena pelo preço?
http://pt.aliexpress.com/item/Aluminum-Take-Down-Bow-Cushion-Plunger-Screw-on-Arrow-Rest-Archery-Hunting-Bow-Accessories/32573496045.html?spm=2114.30010508.3.2.m0AzV7&ws_ab_test=searchweb201556_0,searchweb201602_1_10057_10056_10037_10055_10049_301_10059_10033_10058_10032_10017_106_105_104_10060_103_10061_102_10062,searchweb201603_4&btsid=03e13755-e87b-4d75-b1ce-b8035176aaff

valeuu
Ir para o topo Ir para baixo
Shmul




Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/08/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeTer Ago 16, 2016 2:22 pm

Olá, galera. Através de outro tópico eu fiz alguns questionamento e disse que gostaria de comprar um arco para iniciante.

Vocês me instruíram a adquirir um "SF Optimo" através da "Spinarchery", porém eles estão sem estoque e não tem nem previsão para recebimento.

Gostaria de saber se me aconselham outra loja e/ou outro arco recurvo. Talvez um arco usado fosse interessante e mais em conta?

Agradeço a atenção!
Ir para o topo Ir para baixo
SERGIO_MCZ_VIX

SERGIO_MCZ_VIX


Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2016
Idade : 65
Localização : Maceio - AL

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeTer Ago 16, 2016 3:04 pm

Olá boa tarde! Também tem a FS : http://fsarchery.com.br/

Tem um kit de Optimo lá.
Ir para o topo Ir para baixo
Shmul




Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/08/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQua Ago 17, 2016 10:24 am

Opa, obrigado pela atenção, Sergio.

Nossa, bem caro esse kit inicial. 990,00 temers.

Existem arcos mais baratos e de qualidade?
Ir para o topo Ir para baixo
Shmul




Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/08/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQua Ago 17, 2016 10:44 am

Eu verifiquei que o Kit do SF Optimo de 990,00 vem com uma "Mira cartel Sight RH de Aluminio".

É muito interessante que eu adquira esta mira?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQui Ago 18, 2016 3:06 pm

Thiago Guerreiro escreveu:

Ruy, se algum dia você inventar um "curso online de arquearia" eu me matriculo rsrs! Sempre muito útil e funcional suas dicas.

Quanto ao button ele é "padrão" para todos os arcos?
O que você desse anuncio - vale a pena pelo preço?
http://pt.aliexpress.com/item/Aluminum-Take-Down-Bow-Cushion-Plunger-Screw-on-Arrow-Rest-Archery-Hunting-Bow-Accessories/32573496045.html?spm=2114.30010508.3.2.m0AzV7&ws_ab_test=searchweb201556_0,searchweb201602_1_10057_10056_10037_10055_10049_301_10059_10033_10058_10032_10017_106_105_104_10060_103_10061_102_10062,searchweb201603_4&btsid=03e13755-e87b-4d75-b1ce-b8035176aaff

valeuu

O único curso de tiro com arco é aqui no Kaikan de Assis. Gratuito. Very Happy

Eu publiquei vários artigos e traduções em http://tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro. Lá tem um artigo que fala sobre Berger Button e um livro Archer's Reference (já traduzido).

Quanto ao plunger mencionado, não conheço. Mas o preço é bom, são padronizados e você poderá nos dizer mais tarde se presta ou não. Veja se vem com molas de durezas diferentes e um pistão reserva, pelo menos.

Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQui Ago 18, 2016 3:07 pm

Shmul escreveu:
Olá, galera. Através de outro tópico eu fiz alguns questionamento e disse que gostaria de comprar um arco para iniciante.

Vocês me instruíram a adquirir um "SF Optimo" através da "Spinarchery", porém eles estão sem estoque e não tem nem previsão para recebimento.

Gostaria de saber se me aconselham outra loja e/ou outro arco recurvo. Talvez um arco usado fosse interessante e mais em conta?

Agradeço a atenção!

Veja com o Sandro (CSP) e pergunte quanto sai o KAP Prostyle (kit com mira longa). É uma excelente opção.
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQui Ago 18, 2016 8:02 pm

RECOMENDO -> http://tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro

Já li várias coisas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQui Ago 25, 2016 8:10 am

Bom dia amigos Very Happy
Eu estou com uma nova dúvida. Qual relação entre as ESPESSURAS das flechas?

Já vi flecha com espessura externa de 4.2mm e 7.8mm, sabendo que existe flecha de até 9mm. A questão é isso é simplesmente gosto/estética ou tem algum objetivo por traz do tipo: "Quanto mais fina, mais precisa" ou "Quanto mais grossa, mais distante vai".

Alguém que manja pode explicar por favor? Valeu Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQui Ago 25, 2016 10:17 pm

Thiago Guerreiro escreveu:
Bom dia amigos Very Happy
Eu estou com uma nova dúvida. Qual relação entre as ESPESSURAS das flechas?

Já vi flecha com espessura externa de 4.2mm e 7.8mm, sabendo que existe flecha de até 9mm. A questão é isso é simplesmente gosto/estética ou tem algum objetivo por traz do tipo: "Quanto mais fina, mais precisa" ou "Quanto mais grossa, mais distante vai".

Alguém que manja pode explicar por favor? Valeu Wink

Diâmetro... Diâmetro externo.
Uma haste pode ser de madeira, alumínio, carbono ou carbono/alumínio.
Uma haste pode ter a geometria cilíndrica ou fusóide (Easton X10).
Uma haste é caracterizada pelo seu diâmetro externo e espessura da parede.

No target, quando você atinge a linha, por exemplo entre o 9 e o 10, vale 10. A linha faz parte da pontuação maior.
Levanto isso em consideração, é extremamente vantajoso utilizar hastes de grande diâmetro para ganhar alguns pontos. Para evitar exageros, algumas entidades como a FITA limitam para 9.3 mm se não me engano... Isso corresponde às hastes típicas de alumínio Easton X23.
Daí vem outro problema. Haste de diâmetro grande possui uma área vélica maior e na incidência de ventos laterais fica mais sujeito à desvios de trajetória.
Então teremos hastes de máximo diâmetro para indoor (não há ventos!) e hastes de diâmetro menor para outdoor (menor área vélica).

Mas de nada adiantará se o spine da flecha não estiver de acordo com o conjunto arco/arqueiro.
Hastes de diâmetro grande tem spine baixo (mais difícil de curvar) e hastes de parede grossa também.
Hastes de parede grossa são mais pesadas também... É preciso conciliar diâmetro e espessura da parede, ou seja, spine e peso.

Tá difícil? Utilize o aplicativo Arrows do Marcel von Apeldoorn (engenheiro aeronáutico e instrutor de tiro com arco) e simule.

Para complementar, leia o artigo PESO, RETIDAO E SPINE.PDF lá na biblioteca do arqueiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSex Ago 26, 2016 8:43 am

Valeu Ruy!!!! Muito esclarecedor Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeSex Ago 26, 2016 12:22 pm

Apenas um comentário, a flecha mais grossa não é garantia de pontuar melhor. Sad Embarassed Sad
Ir para o topo Ir para baixo
eliabner




Mensagens : 5
Data de inscrição : 31/08/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 9:45 am

comprei uma balestra MK 120 lbs e adorei. não tenho reclamações dela mais estou querendo comprar uma mais forte, mais eu tenho algumas dúvidas. uma delas eh qual das marcas chinesas eh a melhor e mais forte realmente. sempre olho alguns sites de compra e cada um mostra uma descrição diferente. muita venda fala da jaguar 175 lbs mais ela é a de 150 São iguais. alguém pode me ajudar por favor??
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago Guerreiro

Thiago Guerreiro


Mensagens : 144
Data de inscrição : 27/05/2016

Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 7:40 pm

eliabner, recomendo você perguntar no setor específico de balestras...

http://www.arcobrasil.com/f5-bestas-e-balestras
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)   Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas e respostas gerais - Faça suas perguntas (INICIANTE)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas Gerais de Iniciante
» Dúvidas gerais sobre primeiro arco (Iniciante/Compro)
» Dúvidas Iniciante
» Perguntas de um iniciante maranhense
» Perguntas de um iniciante no esporte.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: