ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeTer Ago 23, 2016 4:24 am

Boa Noite,

Muitos risers permitem você alterar a potência da lamina alguns até +10% ou -10% da libragem, queria saber em comparação com a seguinte situação: um arco que seja 36# de forma nativa e um que seja 32# porém aumentado para 36#, gostaria de saber se tem alguma diferença no que se refere a sensação de maciez e diminuição da vida útil da lamina?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeTer Ago 23, 2016 6:37 am

"Maciez" é subjetiva, em minha opinião, baseado na minha experiência pessoal. Tive uma lâmina que todos os fãs da marca juravam que era o sétimo céu em termos de maciez mas que, para mim, era basicamente igual às outras que tive de potência (libragem) similar.

Portanto, em minha opinião, você não vai sentir muita diferença no quesito "maciez". Entretanto você pode sentir diferença significativa sim em termos de manejo, com uma diferença pequena no ajuste de libragem. Atiro com 42lbs e, dependendo de como estou no dia, sinto diferença em relação a 40lbs, 5% de diferença. Para quem está habituado a uma libragem, o aumento pode fazer uma diferença perceptível. Pode ser meramente psicológico ou físico (provavelmente um pouco dos dois).

Não vai afetar a vida útil da lâmina se você usar dentro da faixa de ajuste.

Quanto ao ajuste, não se iluda. Não é +/- 10% (suponho que esteja falando dos encaixes ILS dos risers olímpicos). Na melhor das hipóteses é 10% no total (+/- 5% nos arcos Hoyt e Uukha, 0-10% nos outros casos) mas a WinWin atualmente especifica um ajuste máximo de 5% (os parafusos começam a comer as lâminas acima desse ajuste).

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 2:00 am

Meu riser Inno AL1 chegou recentemente, queria saber se essa faixa de ajuste de 5% está exatamente no limite que eu consigo apertar ou folgar o parafuso? ou devo ir testando com o medidor de libragem pra saber os exatos 5%?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 6:13 am

Não há "exatos" 5%. O riser tem pequenas tolerências. A potência nominal da lâmina também varia devido a tolerâncias de fabricação. Dizem que 1lb para as lâminas top, 2lbs para as intermediárias ou básicas (a umas 40lbs de potência nominal).

Se sua preocupação é obter o ajuste mínimo de potência, gire os parafusos de potência até o final (sentido horário, até eles pararem, sem forçar) e tire umas seis voltas. Esse deve ser o ajuste mínimo. Então você tem umas três ou quatro voltas antes deles começarem a machucar as lâminas, que seria o ajuste máximo.
Ir para o topo Ir para baixo
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 9:22 am

Muito obrigado EVC, você sempre muito prestativo aqui no fórum só tenho a agradecer, voltando ao assunto se eu quiser o contrario (aumentar) é só eu girar os parafusos de potência até o final? vai estar seguro indo até o fim, está previsto pelo fabricante? tenho medo de forçar de mais
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 11:12 am

Presumindo que a geometria do AL1 seja igual à dos outros WinWin e SF que eu vi recentemente, o parafuso vai começar a "comer" a lâmina no ponto onde os dois se encontram. Você pode verificar isso sem encordoar: "aperte" o parafuso até o final e veja como fica. Normalmente a ponta da lâmina encosta no parafuso ou, no ajuste máximo, ela encosta em toda a borda inferior do parafuso. Se apenas a borda do parafuso encostar na lâmina, vai haver um desgaste apenas nesse ponto. Eu não aconselho a usar o arco desse jeito. Eu aconselho a voltar o parafuso até o ponto em que a lâmina entra em contato com toda a superfície inferior do parafuso e considerar esse o ajuste máximo de potência.
Ir para o topo Ir para baixo
lNlear




Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/12/2015

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 11:43 am

Só mais uma dúvida quanto ao outro parafuso lateral, ele serve pra ajustar caso a lamina esteja empenado? posso deixar como está de fabrica ou devo mexer?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeDom Out 02, 2016 12:26 pm

Eles servem para alinhamento do arco, não necessariamente para compensar lâminas empenadas (de fato acho que se estiverem empenadas, não vai conseguir alinhar só com os parafusos).

Dica: não sei exatamente como o alinhamento do AL1 funciona e, se me lembro bem, o manual da WinWin não é muito claro mas em outros risers WinWin que tive nas mãos recentemente havia uma pegadinha: o que você vê não são os parafusos de alinhamento, são porcas de travamento, que precisam ser removidas antes de fazer o alinhamento.

Para ter uma ideia de como um arco alinhado fica...
Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Alignment001
Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Alignment012

Não precisa ficar perfeito, pequenos desvios não vão causar problema (a não ser que você tenha T.O.C. Smile ).
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitimeSex Out 07, 2016 7:13 pm

Um riser muito legal para fazer ajuste de potência e alinhamento é o SF Premium antigo. clown
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina   Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre redução e aumento de libragem da lamina
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida sobre Libragem - Bufalo Velox
» Duvida sobre espessura da lâmina
» Duvida sobre riser e Lamina!
» FPS e libragem-Dúvida
»  Caça de JAVA-PORCO!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: