ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

  BOWHUNTING JAVALI

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeDom Ago 28, 2016 12:05 am

BOWHUNTING - CAÇA DE APROXIMAÇÃO - JAVALI

equipamentos:
mathews halon 7 lost camo xd 70 lbs - dl 30
gatilho: back tension t.r.u.ball hbc
flechas:
carbon xpress maxima hunter 350- 412 grains
carbon xpress piledriver 350 - 480 grains
victory vforce elite 350- 418 grains
broadheads:
muzzy 3 laminas 100 grains
nap  thunderhead edge 3 laminas serrilhadas - 100 grains
swhacker expansiva 2 laminas - 100 grains
razorback 2 laminas - 125 grains
roupas: redhead realtree xtra green - hunters elemente desolve veil
mochila: badlands diable realtree xtra 38 L - badlands summit realtree xtra green 88 L
camuflagem facial: Hardy 3 Color Camo Face Paint
bota:Dry Stone II Impermeavel Snake - marrom
canivete: Havalon Piranta-Bolt Knife - laminas 60A Stainless Steel Blades
range finder: Bushnell Bone Collector 4x21mm Laser Rangefinder, Realtree Xtra Camo
binóculos: Bushnell Trophy Xlt 8x32mm verde oliva

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


CAÇA DE APROXIMAÇÃO

É a caça mais nobre, completa e esportiva modalidade de caça,comparado com os outros estilos de caça. O caçador tem a possibilidade de se deslocar livremente pelos terrenos de caça, apreciando todo o ambiente que o rodeia, pois é através de muita astúcia e artifícios, localizar, aproximar e surpreender os animais selvagens em seu próprio meio. O caçador se desloca só por uma ampla área previamente escolhida e reservada. Exige um alto conhecimento do terreno, do meio ambiente, dos hábitos de vida da espécie em foco o javali, quando se deslocam e para onde se dirigem para; beber, comer, descansar, dormir, de como se comportam na mudança das condições do tempo, na época do cio, reprodução, criação durante o decorrer das estações. É necessário também um apurado grau de observação, uma pesquisa constante e um exame minucioso de todas as coisas e uma longa experiência; a vista deve ser excelente e treinada para individualizar a presa em meio à mata mesmo se com a ajuda de um binóculo que permite levantar detalhes sobre o que parece ser suspeito. Importantíssimo também uma audição bem afinada com o meio ambiente para interpretar os mínimos ruídos e os sons naturais e anormais; enfim um bom condicionamento físico e resistência aliado à um saudável espírito de aventura formam a grande chance para um bom desfecho.

     Um bom equipamento é essencial para dar condições e efetividade em sua caçada

    Apesar de não ser necessário usar qualquer traje específico, é no entanto fundamental usar roupa leves hoje o mercado da caça oferece roupas de caça com tecnologia idêntica a de outros esportes, tecidos que não absolve o suor, contra raios uv e  tecnologia de controle de odor Polygiene previne naturalmente o crescimento de bactérias causadoras de odores ,  eu particularmente prefiro a camuflagem digital, pois é uma camuflagem que vai bem em diversos variedades de vegetação e que funcionam muito bem na fraqueza da visão animal,  mas não é regra pois pode se usar muito bem cores neutras como cinza, marrou ou verde, algo que  não indicaria para caça de aproximação é os trajes militares em rip stop, por ser um tecido nada silencioso, pois provoca ruídos ao se locomover
Outro item é o calçado tem tanta importância como a roupa. Este deve ser confortável, e com solado macio e silencioso para passar despercebido, tanto que se pode ver em várias caçadas de bowhunters eles tirarem o calçado para se aproximar da caça
Um outro fator essencial é realmente saber que tem javali na área que for caçar, pois não adianta procurar algo que não existe e é fundamental é conhecer os hábitos e costumes  da espécie que vamos caçar, para sabermos onde devemos procurar, bem como os seus momentos de maior atividade. Sendo que os momentos de maior atividade . Igualmente importante é conhecer-se a fisiologia do animal que vamos procurar, especialmente as marcas de presença que normalmente deixam no terreno - tente identificar os rastos, vestígios do animal.
Quando for caçar tenha sempre em atenção a direção de vento. Deslocar-se com o vento frequentemente pelas costas implicará que todos os bichos o possam sentir antes que os veja. Não se esqueça que o olfato é uma das principais defesas dos animais bravios.

Quando estiver se locomovendo no mato, desloque-se o mais lentamente possível,  sem bater os pés no chão e fazer qualquer tipo de barulho, pois um simples ato de quebrar um graveto, pisar em folhas secas etc... isso pode te custar uma perda de oportunidade na aproximação do animal

Faça paradas frequentes, para observar e ouvir os animais, esteja atento a outros tipo de animais que dão alarme como os quero quero, anu, garça, curicaca e macacos,  no caso dos quero queros, curicaca negro, garças e gaviões, são animais que tem excelente visão e ao serem incomodados vão emitir seu canto e numa ocasião desta pode ser simplesmente um bando de porco passando próximo a estes pássaros, já no caso dos macacos são animais curiosos e barulhentos, sem contar também que macacos comem macaúba e sempre derrubam no chão e javalis aproveitam a oportunidade para fazer uma refeição fácil, mas muito destes animais podem muito bem mais atrapalhar do que ajudar, pois se virem você no mato vão te entregar e como os javalis são animais atentos, com certeza vão se refugiar.

mas de tudo isto dito acima só é válido a aproximação com efetividade sempre contra o vento, aqui neste mesmo tópico tem post de informações do poder de olfato dos javalis.


isso é uma caça de aproximação e como diz o grande bowhunter Donnie Vincents " não entre na natureza para querer dominar e sim para tornar se parte dela", e só quem vai no mato sabe a sensação de conseguir a sua proteína e emocionantes aventuras, e kkk também como o meu amigo Enio do RS, o legal é tocar a flauta com os amigos, contar os causos das derrotas e vitórias, mas em fim é bom de mais estar no mato. De acordo com  a Fundação Outdoor. E as pessoas que passam mais tempo na natureza relatam melhor bem-estar e auto-estima, de acordo com pesquisa do Journal of Environmental Psychology e Body Image.

Eu entrei na arqueiria justamente pela caça, por o arco ser uma arma silenciosa e potente e muito mais esportiva que outras armas, mas em minha região nunca ouvi falar sobre javalis, mas em 2014 começou relatos deles aparecerem por aqui, mas até o momento eu só tinha visto rastros e troncos lameados, até que fim de 2015 consegui ver dois animais saindo de uma roça de soja e entrando em um canavial, fique muito empolgado pois eu nunca tinha visto javalis e tão de perto assim, então da li em diante começou minha saga de caçador de porcos, aonde tive outras oportunidades de ver eles, mas só no inicio de 2016 aonde eu ainda atirava de pse source, consegui abater meu primeiro javali, foi uma caçada inesquecível, uma fim de tarde típica de verão, com o sol se pondo bem tarde nesta época do ano, como era horário de verão eu consegui caçar com arco facilmente até as 20:20, mas estava ali eu e mais meu cunhado e outro amigo, nos dividimos para andar em uma área maior, pois a vezes um agente consegue até encontrar os porcos mas como são animais espertos, consegue fugir emitindo muito barulho e acaba caindo de bandeja para outro que esta em outra área, e me lembro que era 19:20 eu andando entre uma mata e um córrego, até que comecei ouvir barulho de orelhas batendo no meio do mato, simplesmente parei e me posicionei atras de uma arvore, pois neste dia não tinha vento algum, fiquei ali imóvel esperando o que iria acontecer, e de repente comecei a ouvir barulho de dentes quebrando coco, com certeza macaúba e em no prazo de alguns segundos o mato começou a mexer, saindo dois javalis enormes na minha frente, como eu já estava em um excelente lugar com ponto de tiro já puxei o arco e mirei, me lembro que estimei 35 metros e fui feliz na estimada, pois foi um tiro fatal, o animal deu aquela gorfada e correu para o mato novamente, esperei por alguns minutos para me aproximar, pois é uma coisa muito importante isto javalis são animais fortes mesmo com um tiro perfeito podem simplesmente buscar força e fugir e até mesmo fazer que você perca o animal, então fiz isto esperei por uns 2 minutos e nisso olhei para traz meu amigo vinha chegando, falei para ele o que aconteceu ai fui lá peguei a flecha que transpassou, e muito sangue no local, ai fomos pegar estimo que o animal andou por uns 30 metros do local do tiro até onde ele morreu, infelizmente este eu não tenho imagens pois nem eu nem meus amigos tinha habito de levar celular, pois não tem sinal então ninguém nunca se preocupou de levar, mas da memória os detalhes parece que foi ontem e jamais vou me esquecer

esta javali das imagens abaixo é meu segundo animal habatido
neste dia andei uns 4 km procurando,rastros recentes , e sempre indo em possíveis locais que eles gostam perto de lameiros, coqueiros, lugares frescos...ai de repente vi apenas uma bundinha de um leitão beirando a mata, ai parei e fiquei agachado pois o local que eu estava não tinha ponto de tiro e nem dava para eu usar o range tinha muito t de mato na frente e o range não conseguia chegar, e em pé eu não podia ficar, ai  fui agachado para um melhor local ai consegui ver mais e lá estava um bando de uns 20 animais entre leitões e javali adultos, focinhando o chão totalmente despreocupado, teve alguns momentos que o macho do bando parava e olhava em minha direção, mas como o vento estava me ajudando não me perceberam...até que consegui medir no range estavam 45 metros de mim, mas nenhum em posição ideal para eu atirar no ponto vital, e eles começaram a andar ate que aos 55 metros uma parou de lado e consegui ter ponto de tiro, foi um tiro bem colocado, porem o animal correu para mato a dentro, como de costume esperei por alguns minutos, ai fui achei a flecha e notei pouco sangue no local, apenas gotas, foi surpreendente pois o animam morreu muito próximo não andou 15 metros, uma coisa que notei  o tiro pegou um pouco na parte superior do coração e ocorreu uma hemorragia interna, por isso não deixou rastro de sangue mas isto é comum acontecer com pontas fixas e animais que tem camada de gordura, o ferimento é estancado causando pouco ou quase nada de sangramento para rastrear, mas o tiro bem colocado no coração ou pulmão dificilmente o animal vai conseguir ir longe


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Última edição por mario junior em Sab Ago 10, 2019 2:28 pm, editado 35 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
daniel.xuxa

daniel.xuxa

Mensagens : 386
Data de inscrição : 25/01/2011
Localização : pelotas

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeDom Ago 28, 2016 3:49 pm

que beleza... isso e ai perto da tua kz mario? que mira e essa que tu ta usando?

_________________
bear strike #70
bowtech invasion cpx #70
mathews halon 5 #80

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeDom Ago 28, 2016 4:30 pm

daniel.xuxa escreveu:
que beleza... isso e ai perto da tua kz mario? que mira e essa que tu ta usando?

fica 6 km de casa, a mira é uma axion link 5 pin lost camo, já tive outras miras mas coisa que eu gosto nas miras da axion e o aiming ring, anel reflexivo, muito importante para os horários sem luz solar, sem contar a luz de iluminação dos pins que é muito boa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke

danilo steinke

Mensagens : 1818
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 30
Localização : Marcelândia-MT

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 8:13 am

Show, flecha suja de sangue é sorriso na cara do caçador lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6512
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 73
Localização : ItagçGo

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: fotos    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 8:17 am

Mario, se vc ajustar as fotos o tópico fica mais fácil de ver.
Elas estão muito grandes, coloque algo em torno de 800x600
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 1:19 pm

danilo steinke escreveu:
Show, flecha suja de sangue é sorriso na cara do caçador lol!

[quote="TRC"]Mario, se vc ajustar as fotos o tópico fica mais fácil de ver.
Elas estão muito grandes, coloque algo em torno de 800x600[/quote

danilo, a flecha transpassou o alvo, ai é bom de mais ver as penas brancas quase da cor do nock

TRC, obg chege, já corregi ficou bem melhor agora, aprendi
Voltar ao Topo Ir em baixo
will_zxt

will_zxt

Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 30
Localização : Canguçu - RS

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 3:39 pm

Bonito exemplar.

_________________
Mathews ZXT 27" #70
Mathews TRIAX 27" #70
Voltar ao Topo Ir em baixo
ENIO MONTARDO

ENIO MONTARDO

Mensagens : 917
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 58
Localização : PELOTAS RS

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 6:05 pm

Rico leitão.

_________________

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 8:50 pm

will_zxt escreveu:
Bonito exemplar.

ENIO MONTARDO escreveu:
Rico leitão.


Will, pois é um bicho bem bonito mesmo

grande Enio, rica leitoa KKK, não pesamos ela bruta, pesamos ela limpa deu 48 kg

tamainho bom para botar na churrasqueira... mas bruto mesmo foi um bando de uns 12 javali que topei a 3 semanas atraz  indo embora de uma caçada sem sucesso, mas  igual aqueles se alguem tive se me falado eu não acreditaria que tinha deles aqui, mas eu vi um bando de javali enorme aqueles deviam com certeza passar de 200 kg, vi eles no meio de um canavial recem cortado... brigando ai de repente aparece do nada um javali negro enorme tambem e foi de encontra com esse bando ai o bando todo fugiu para outro canavial maior
imagem da internet
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
identico a esse os marrom, mas o preto era maior ainda, nao sei se os pelos deles estavam arrepiado, pois estavam igual umas bolas corcundas
Voltar ao Topo Ir em baixo
rodrigo fonseca

rodrigo fonseca

Mensagens : 64
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 41
Localização : cangucu, rs

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 9:22 pm

rico bicho cara, uma pergunta quando você fala em caca de aproximação você fala de que forma, foi de esbarro na mata ou no campo ou ela estava comendo em algum lugar que voce sabia que tinha comida
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeSeg Ago 29, 2016 9:52 pm

rodrigo fonseca escreveu:
rico bicho cara, uma pergunta quando você fala em caca de aproximação você fala de que forma, foi de esbarro na mata ou no campo ou ela estava comendo em algum lugar que voce sabia que tinha comida

bela pergunta rs, sim a caça que eu mais pratico é a de aproximação, chego a andar de 4 a 8 km por caçada, e na minha opinião a caça de aproximação é a mais difícil e perigosa, e mais  completa modalidade de caça, pois é através  de muita astúcia, localizar, aproximar e surpreender javalis em seu próprio terreno. Exige um alto conhecimento do local, o comportamento, habitat e alimentação... Importantíssimo também uma audição bem afinada com o meio ambiente para interpretar os mínimos ruídos e os sons naturais e anormais, como ja houvi batendo orelhas, quebrando coquinhos no dente, o proprio andando do bicho é barulhento no mato, estar bem camuflado e essencialmente livre de odores, e tambem procurar sempre ir contra o vento....isto tudo faz a diferença enorme

mas sim essa caça foi pura aproximação, neste dia andei uns 4 km procurando,rastros recentes , e sempre indo em possiveis locais que eles gostam perto de lameiros, coqueiros, lugares frescos...ai de repente vi apenas uma bundinha de um leitão beirando a mata, ai parei e fiquei agachado pois o local que eu estava não tinha ponto de tiro e nem dava para eu usar o range tinha muito talo de mato na frente e o range nao consegui medir, e em pé eu não podia ficar, ai  fui rastejando para um melhor local ai consegui ver mais e lá estava um bando de uns 20 animais entre leitões e javali adultos, focinhando o chão...ai consegui medir no range estavam 45 metros de mim, mas nenhum em posição ideal para eu atirar no ponto vital, e eles começaram a andar ate que aos 55 metros uma parou de lado e consegui ter ponto de tiro e cheguei a muzzy na paleta dela

e como digo o caçador que gosta de caça de aproximação tem que gostar mesmo, pois eu mesmo de 10 x que vou consigo encontrar os javali umas 2x apenas, mas como eu sempre digo tambem o que vale é a aventura, colocar em prática os conhecimentos.

ja sobre o tal do esbarrão, sim acontece também, mas geralmente não da muito tempo nem de atirar, mas confesso depois que vi um bando de javali enormes fiquei rsrs vamos dizer mais veiaco com isso

é tanta aventura e detalhes que se nós ficar contando aqui vira a página.


Última edição por mario junior em Sex Set 09, 2016 6:32 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6512
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 73
Localização : ItagçGo

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: tópico    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 7:36 am

Ficou ótimo o tópico, precisa mesmo controlar a população de javali.
O assunto é interessante e útil, vale a pena ler.
A data do curso alterada também foi uma boa iniciativa, face às eleições de outubro.
Parabéns, Mario!
Voltar ao Topo Ir em baixo
aposentado

aposentado

Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 38
Localização : mallet/pr

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 2:18 pm

Parabéns,
O seu relato mostra um alto grau de "profissionalismo"
Encontrar os animais antes de ser visto ou percebido
Esperar até que que um animal fique na posição ideal de tiro
Acertar o tiro com um arco compacto e uma broadhead de lamina fixa a mais de 50 metros
Sinceramente, não é para qualquer um, a técnica tem que ser perfeita, o ajuste do arco tem que ser perfeito.
Se não fosse tão longe para mim e se meu trabalho permitisse adoraria fazer o teu curso, mas infelizmente para mim é impossível.
Mas por favor continue nos presenteando com os relatos de seus abates,
Grande abraço.

_________________
"Nada reflete melhor a imagem de um homem do que suas próprias palavras."
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://igordanbielak@gmail.com
will_zxt

will_zxt

Mensagens : 734
Data de inscrição : 13/05/2014
Idade : 30
Localização : Canguçu - RS

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 4:12 pm

mario junior escreveu:
rodrigo fonseca escreveu:
rico bicho cara, uma pergunta quando você fala em caca de aproximação você fala de que forma, foi de esbarro na mata ou no campo ou ela estava comendo em algum lugar que voce sabia que tinha comida

bela pergunta rs, sim a caça que eu mais pratico é a de aproximação, chego a andar de 4 a 8 km por caçada, e na minha opinião a caça de aproximação é a mais difícil e perigosa, e mais  completa modalidade de caça, pois é através  de muita astúcia, localizar, aproximar e surpreender javalis em seu próprio terreno. Exige um alto conhecimento do local, o comportamento, habitat e alimentação... Importantíssimo também uma audição bem afinada com o meio ambiente para interpretar os mínimos ruídos e os sons naturais e anormais, como ja houvi batendo orelhas, quebrando coquinhos no dente, o proprio andando do bicho é barulhento no mato, estar bem camuflado e essencialmente livre de odores, e tambem procurar sempre ir contra o vento....isto tudo faz a diferença enorme

mas sim essa caça foi pura aproximação, neste dia andei uns 4 km procurando,rastros recentes , e sempre indo em possiveis locais que eles gostam perto de lameiros, coqueiros, lugares frescos...ai de repente vi apenas uma bundinha de um leitão beirando a mata, ai parei e fiquei agachado pois o local que eu estava não tinha ponto de tiro e nem dava para eu usar o range tinha muito talo de mato na frente e o range nao consegui medir, e em pé eu não podia ficar, ai  fui rastejando para um melhor local ai consegui ver mais e lá estava um bando de uns 20 animais entre leitões e javali adultos, focinhando o chão...ai consegui medir no range estavam 45 metros de mim, mas nenhum em posição ideal para eu atirar no ponto moral, e eles começaram a andar ate que aos 55 metros uma parou de lado e consegui ter ponto de tiro e cheguei a muzzy na paleta dela

e como digo o caçador que gosta de caça de aproximação tem que gostar mesmo, pois eu mesmo de 10 x que vou consigo encontrar os javali umas 2x apenas, mas como eu sempre digo tambem o que vale é a aventura, colocar em prática os conhecimentos.

ja sobre o tal do esbarrão, sim acontece também, mas geralmente não da muito tempo nem de atirar, mas confesso depois que vi um bando de javali enormes fiquei rsrs vamos dizer mais veiaco com isso

é tanta aventura e detalhes que se nós ficar contando aqui vira a página.
Esse tipo de caça é osso mesmo. Pra ti ter noção eu faço isso, às vezes, com lebres! kkkkkkkkkkkkkk!! O máximo que cheguei foi a uns 25m e como ela estava embaixo de um arbusto no costado da cerca, atirei de cima (a lavoura é em declive) e errei o tiro. No mesmo dia andando no mato eu vi um veado a uns 40m de distância e fiz barulho pra ele levantar o pescoço, cara, foi uma sensação maravilhosa. O contato com a natureza e o desafio foram os principais motivos que me fizeram migrar da caça com arma para a de arco. É sem igual.

O viado do Rodrigo sai pro mato e não me avisa, aí é foda cara kkkk. Já falei pra ele que é só me avisar que vamos juntos, mas o home está sempre off do mundo e do whatsapp.

Agora uma dúvida, alguém me falou que o CTF custa 250 reais a cada três meses, é sério isso? Fui no site do IBAMA e não encontrei nada a respeito.

_________________
Mathews ZXT 27" #70
Mathews TRIAX 27" #70
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke

danilo steinke

Mensagens : 1818
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 30
Localização : Marcelândia-MT

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 4:50 pm

Atravessar o java a 55 metros, parabéns pelo tiro e seu arco é muito bom.
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 6:18 pm

aposentado escreveu:
Parabéns,
O seu relato mostra um alto grau de "profissionalismo"
Encontrar os animais antes de ser visto ou percebido
Esperar até que que um animal fique na posição ideal de tiro
Acertar o tiro com um arco compacto e uma broadhead de lamina fixa a mais de 50 metros
Sinceramente, não é para qualquer um, a técnica tem que ser perfeita, o ajuste do arco tem que ser perfeito.
Se não fosse tão longe para mim e se meu trabalho permitisse adoraria fazer o teu curso, mas infelizmente para mim é impossível.
Mas por favor continue nos presenteando com os relatos de seus abates,
Grande abraço.

Aposentado, obg pelo comentário, levo muito a sério a caça e treino duro para aprimorar mais ainda minhas habilidades, procuro sempre treinar o máximo possível com situações reais de caça e tiros a longas distancias em alvos sem pontos de referencias de mira, buscando sempre atingir o ponto vital
como o $ não dá para ter um alvo 3d, o jeito foi improvisar fazendo um java alvo de eva

já falando sobre o curso, sim vai ser bem interessante, montei este curso pensando em dividir esses conhecimentos e também ter contato com outros caçadores para aprender mais e dividir experiências.

treinos a 60 metros
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

1 mês após o inicio dos treino neste alvo, os disparo foram focados somente nas distâncias  de 55 a 75 metros
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


danilo steinke escreveu:
Atravessar o java a 55 metros, parabéns pelo tiro e seu arco é muito bom.

Danilo, o arco é excelente sim, muito fácil de puxar, veloz, disparo super silencioso e zero de choque, mas já tive outras marcas de arco que não ficam nada atras desse, só mudei por questão de ter gostado do modelo e mathews é uma marca que confio, mais tudo isso se soma também a muito treino e um bom equipamento com regulamento o mais próximo da perfeição que puder, como diz o grande arqueiro Levi Morgan, todo bowhunter tem que o lado de competidor, para aprender extrair o máximo do equipamento e lhe dar com a pressão de competição, e todo competidor tem que ter o lado caçador, pois na caçada não tem aquecimento antes do tiro na caça, raramente vai ter segunda chance se errar o primeiro disparo.


Will, não tem custo algum fazer o CTF, esses 2 videos abaixo ensina passo a passo como fazer o ctf
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Will, creio que seja melhor editar seu comentário acima ai para evitar ou causar problemas, já que é permitido apenas falar de caça de javali, a não ser que você referiu estas caçadas de lebre e veado em outros países que é permitida a caça destes animais, ser for o caso desconsidere ok. abç


Última edição por mario junior em Sex Jul 12, 2019 6:54 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6512
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 73
Localização : ItagçGo

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: pontas    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 10:04 pm

Essas flechas do alvo estão com pontas de caça?
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeTer Ago 30, 2016 11:23 pm

TRC escreveu:
Essas flechas do alvo estão com pontas de caça?

como vai grande amigo TRC

a ultima foto já com o fim da vida útil do java alvo, dá para se ver o tanto que tenho treinado, o ponto vital já se foi e começou mostrar o branco do aparador atras, formando então ponto de referencia, vou ver se consigo trocar apenas aquela parte estragada, mas os tiros  foi tudo com pontas de treino, esse aparador ai é recheado com retalhos de pano e pedaços de eva de aparadores antigos, e também é revestido de eva nas bordas, mas já ate atirei com pontas de caça  nele do outro lado, mas não foi uma boa ideia, deu muito trabalho para retirar as flechas...mas eu tenho um ante paro só de eva, que coloco a frente do ante paro de retalho de pano.

tenho um aparador de eva bem menor que fiz apenas para fazer o teste, sem contar que o pacote das pontas muzzy, vem com laminas extras sem cortes, exatamente para treino, mas prefiro atirar com as velhinhas com dentes nas laminas.

confesso que treino pouco com pontas de caça, uso pouco o ante paro somente de eva para este fim, mas o uso apenas quando adquiro pontas novas ai para testar o vôo se esta a flecha esta batendo igual coma ponta de treino, logicamente tem n fatores como foc, vanes, e regulagem do arco, mas em fim gosto muito destas pontoas muzzy, acho que isto de lhe dar bem com ponta de caça é muito pessoal, as vezes o que é bom para um não vai bem com o outro, deve ser ocorrer por causa de estilos diferentes de tiro, configurações de arco, etc, mas é uma ponta com o custo e benefício bem favorável


Última edição por mario junior em Sex Jul 12, 2019 7:02 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke

danilo steinke

Mensagens : 1818
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 30
Localização : Marcelândia-MT

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 8:14 am

Nessa distância eu não acerto nem com a balestra kkkk
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6512
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 73
Localização : ItagçGo

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: pontas    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 9:04 am

Achei estranho mesmo treinar com pontas de caça, fica difícil tirar a flecha depois.
Nunca atirei com pontas de caça, Mario, dizem que o percurso da flecha muda bastante.
Para se matar um javali, eu acredito que o ideal seria um tiro a menos de 20 metros.
Nessa distância a precisão do tiro seria grande.
Você colocou o coração do porco bem na posição correta nesse alvo, fica quase no cotovelo do bicho.  rsrs
Uma pergunta, se atirar com ponta de treino e acertar o coração ou o pulmão, o bicho morreria?
Tenho aqui algumas pontas pesadas, veio-me a ideia de aquecer no fogo e moldar como ponta de caça, para aproveitar a rosca.
Acredito que daria certo.
Pontas de caça são bem mais caras, tenho algumas aqui, como não "controlo" javalis, eu nunca usei.
Voltar ao Topo Ir em baixo
aposentado

aposentado

Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 38
Localização : mallet/pr

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 9:44 am

Vou me atravessar um pouco na conversa, e responder uma pergunta ao TRC,
Só muda o percurso da flecha usando broadheads se o arco não estiver bem regulado ou se a técnica de tiro não for boa,
Eu mesmo não faço o paper tuning, prefiro regular meus arcos usando o bareshaft, ou seja flecha sem vanes e por fim , só para conferir faço os tiros com broadheads de laminas fixas.
É muito trabalhoso e ao mesmo tempo prazeroso deixar o arco bem afinado.
No caso o arco do Mario tem uma vantagem, depois de fazer o sincronismo das cams é só mexer no rest para zerar os tiros, pois este arco assim como os da linha monster da mathews possuem o sistema de cabo flutuante, que  é um sistema auto-corretivo.
Possuo um Mission Blaze que usa este sistema , é rápido e fácil fazer o afinamento deste arco.

Grande abraço.

_________________
"Nada reflete melhor a imagem de um homem do que suas próprias palavras."
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://igordanbielak@gmail.com
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 10:38 am

TRC escreveu:
Achei estranho mesmo treinar com pontas de caça, fica difícil tirar a flecha depois.
Nunca atirei com pontas de caça, Mario, dizem que o percurso da flecha muda bastante.
Para se matar um javali, eu acredito que o ideal seria um tiro a menos de 20 metros.
Nessa distância a precisão do tiro seria grande.
Você colocou o coração do porco bem na posição correta nesse alvo, fica quase no cotovelo do bicho.  rsrs
Uma pergunta, se atirar com ponta de treino e acertar o coração ou o pulmão, o bicho morreria?
Tenho aqui algumas pontas pesadas, veio-me a ideia de aquecer no fogo e moldar como ponta de caça, para aproveitar a rosca.
Acredito que daria certo.
Pontas de caça são bem mais caras, tenho algumas aqui, como não "controlo" javalis, eu nunca usei.

TRC, como eu disse não senti diferença alguma em tiros de longas de distancias usando pontas de caça, e o aparador melhor para isso tem que ser de eva apenas, com uma quantidade significativa que segure a flecha não deixando transpassar totalmente se não já era penas.

sim o objetivo do tiro é sempre acertar o ponto vital, buscando um abate imediato, por isso muito treino e conhecimento da anatomia do animal é fundamental.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

e se não imagina a força que este animal tem, pois é inácreditavel mesmo com uma flecha equipada com ponta de caça com 3 laminas, transpassando o coração ou pulmão, este bicho da conta de sair correndo por alguns metros facilmente, mas todos javali que abati, consegui acertar o coração ou pulmão

Já falando em pontas de caça, andei pesquisando muito sobre o assunto, hoje em dia as pontas de caça de laminas fixa tem muita tecnologia em designer envolvido, já as pontas expansivas uso mais para tiros de longas distâncias e tiro limpo, pois não pode ter um arbusto ou ramo na frente pois isso poderia prejudicar o tiro e ela abrir antes de chegar no alvo, podendo até ser desviada, mas geralmente eu começo sempre com uma ponta fixa

com certeza uma ponta de treino vai sim abater se pegar em cheio no ponto vital, porem o dano dela vai ser apenas aquele furo semelhante a um tiro de rifle, e causar pouca hemorragia e como disse acima o animal é forte e se o tiro não for em um local vital e o equipamento ainda não for apropriado, com certeza vai ter dor de cabeça para achar ele e se achar ainda.

pesquisando um dia aqui sobre o tema, traduzi um relato de um caçador no EUA, que acerto em cheio o coração de um javali, com um rifle e mesmo assim o javali andou por 40 jardas e pulou dentro de um rio, e o caçador viu ele se batendo morrendo, segundo ele teve que pular no rio para resgatar não perder o animal.
ele postou a foto do coração perfurado.


aposentado escreveu:
Vou me atravessar um pouco na conversa, e responder uma pergunta ao TRC,
Só muda o percurso da flecha usando broadheads se o arco não estiver bem regulado ou se a técnica de tiro não for boa,
Eu mesmo não faço o paper tuning, prefiro regular meus arcos usando o bareshaft, ou seja flecha sem vanes e por fim , só para conferir faço os tiros com broadheads de laminas fixas.
É muito trabalhoso e ao mesmo tempo prazeroso deixar o arco bem afinado.
No caso o arco do Mario tem uma vantagem, depois de fazer o sincronismo das cams é só mexer no rest para zerar os tiros, pois este arco assim como os da linha monster da mathews possuem o sistema de cabo flutuante, que  é um sistema auto-corretivo.
Possuo um Mission Blaze que usa este sistema , é rápido e fácil fazer o afinamento deste arco.

Grande abraço.

aposentado, falou tudo, geralmente a galera se pensa muito em perfeição apenas para competições, mas deve SIM levar mais a sério e ter perfeição na caça, pois estamos lidando com uma vida, e um arco bem regulado, cincronizado tudo zerado e com técnica correta e dedicação nos treinos ai sim penso que está apto para caçar.

abç


Última edição por mario junior em Sab Maio 25, 2019 9:00 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
rodrigo fonseca

rodrigo fonseca

Mensagens : 64
Data de inscrição : 31/05/2015
Idade : 41
Localização : cangucu, rs

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 10:50 am

ótimo relato mario, realmente a esta distancia acho impressionante! ate mesmo pelo próprio cansaço de andar esta distancia grande no mato se agachando e levantando! fazendo com que ficamos mais trêmulos um pouco do que quando estamos em uma espera! eu vi o comentário do aposentado sobre as regulagens, do arco! e vejo que realmente tenho muito a aprender sobre regulagens e tiros de longa distancia! depois de ve seu relato mario, vejo que a umas duas semanas atras se eu treinasse e tivesse certeza que numa distancia de 50 a 60 metros eu acertaria em alvo! teria caçado um belo exemplar (javali)! eu gosto muito de sair para caçar desta forma de aproximação, mas em minha cabeça o tiro teria que ser bem mais próximo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
mario junior

mario junior

Mensagens : 943
Data de inscrição : 31/12/2010
Idade : 35
Localização : interior de SP

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 12:05 pm

rodrigo fonseca escreveu:
ótimo relato mario, realmente a esta distancia acho impressionante! ate mesmo pelo próprio cansaço de andar esta distancia grande no mato se agachando e levantando! fazendo com que ficamos mais trêmulos um pouco do que quando estamos em uma espera!    eu vi o comentário do aposentado sobre as regulagens, do arco!   e vejo que realmente tenho muito a aprender sobre regulagens e tiros de longa distancia!   depois de ve seu relato mario, vejo que a umas duas semanas atras se eu treinasse e tivesse certeza que numa distancia de 50 a 60 metros eu acertaria em alvo! teria caçado um belo exemplar (javali)!   eu gosto muito de sair para caçar desta forma de aproximação, mas em minha cabeça o tiro teria que ser bem mais próximo!


Rodrigo, sim é cansativo mesmo e por isso é de grande importância quando for caçar levar um lanche e bebida, para repor a energia gasta, pois estes  momentos que se anda vários  km com o arco na mão sempre preparado  e ainda mais muitas vezes a locomoção é em posições: curvado, agachado, rastejar etc... necessita de um mínimo de condicionamento físico, por isso que é bom nós se preparar antes creio que aqui no Brasil, nos estamos muito atrasado neste quesito, se vê la fora o Cameron Hanes, Donnie Vicent, tudo caçadores de que visam preparo físico para suas aventuras.

mas o segredo é treinar, em  todas distâncias principalmente nas picadas como se viu em minhas fotos acima, eu foquei no treino somente 55 a 75 metros, então foi tiros desde 58, 63, 65, 67, 70, 73 e 75, pois minha mira é de 5 pinos fixos e treinar em distancias redondas como 20,30,40,50 e 60 é bem mais fácil, pois nem sempre o alvo esta em uma distância redonda

o negócio é sair da zona de conforto, treinar em dias com vento, horários de pouca ou sem luz solar, atirar ajoelhado, sentado, correr um pouco e depois atirar, tudo que possa ser parecido com uma situação real de caça.

uma coisa que percebo claramente em mim é o fato de quando saio do treino de musculação e vou direto para o campo de treino atirar, o cansado muscular dificulta muito executar bons tiros, e os dias que não treino musculação e vou atirar nossa fica super fácil fazer bons agrupamentos, por isso digo o segredo está no TREINO

treino difícil, aventura fácil, um treino que te faz melhor hoje do que era ontem, fortalecendo corpo e mente, os problemas diminuem e a auto estima cresce, rs ai é so buscar o troféu
abç
Voltar ao Topo Ir em baixo
aposentado

aposentado

Mensagens : 66
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 38
Localização : mallet/pr

 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitimeQua Ago 31, 2016 12:25 pm

Em Mario, acho que a broadhead que você usa é a MuzzY MX3 não é?
Te indico a Slick Trick magnum
Possui excelente precisão e durabilidade, faz um estrago enorme
São as minhas preferidas, o único porém é que a "virola" ( parte central) tende a enferrujar, por isso sempre a umedeço com um pano ou pincel e um pouco de óleo.
São inteiras de aço e as laminas dificilmente perdem o fio
Teste quando tiver oportunidade.

_________________
"Nada reflete melhor a imagem de um homem do que suas próprias palavras."
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://igordanbielak@gmail.com
Conteúdo patrocinado




 BOWHUNTING  JAVALI Empty
MensagemAssunto: Re: BOWHUNTING JAVALI    BOWHUNTING  JAVALI Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
BOWHUNTING JAVALI
Voltar ao Topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Rhodesian Ridgeback - O Leão da Rodésia
» dicas para meter caes de rasto mais rapidos
» Scrofarut da Decathlon

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: