ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas

Ir para baixo 
+20
guiga707
jsati
joares
Jhone
ovidiopena
Wagner
SanchoVJR
Robson Almeida
joaopaulofox
Carlos_Rio
Juliano
JPauloBap
lubisomem01
kandahar
wpurgatto
CALIL
Indio
Fred
eschimidt
Gaia
24 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 1:35 pm

Como tenho interesse no assunto, andei lendo um pouco, e venho compartilhar aqui, alguns artigos interessantes que lí .Abraços a todos . cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 1:54 pm

Practical Bowfishing - Basic Equipment
By William Hovey Smith
Jun 23, 2009 - 4:39:20 PM
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Manual de pesca com arco- Equipamentos básicos


Como qualquer esporte, a pesca com arco necessita de um kit básico de equipamentos que podem vir a ser complementados ou melhorados dependendo do interesse e disposição de investimento ($$$$).Uma boa maneira de começar é comprando um típico Kit básico de pesca que vem basicamente composto de carretel, linha, flecha de pesca, ponta especial de pesca (com barbela) e manual. A primeira coisa a fazer é comprar algumas flechas e pontas a mais. Isso porque é comum se perderem flechas por nós mal dados ou fracos, linha arrebentadas devido a que a maioria dos kits básicos vem com linhas de baixa resistência. Lembre-se de que as pontas são coladas com cola epóxi que precisa de 24horas de cura para uma boa colagem. Uma segurança adicional pode ser obtida fixando-se pinos de latão nas pontas.

Bows(arcos)

Cada pescador deve ter pelo menos 2 arcos equipados com um kit de pesca para uma viagem de pesca . Uma CAM (polia) pode se quebrar, ou uma corda de arco se romper longe do acampamento, e isso seria o fim da pescaria para o arqueiro.A melhor maneira de evitar isto é tendo pelo menos um arco de reserva. Às vezes até mesmo isso não é suficiente, mas se todos os atiradores têm dois arcos, todos terão algo com que pescar, apesar de todos os perigos razoavelmente previsíveis - incluindo a deixar o arco cair na água.
Por questão de variação, sempre tenho um arco recurvo e um arco composto no barco. Eu equipo o recurvo com uma linha pesada em um carretel simples ou tipo molinete e o arco composto com carretel tipo retriever para peixes mais leves. E gosto de ter o arco recurvo como backup (reserva), pois ele é mais rápido e fácil de manejar no caso de necessidade de um segundo tiro em um peixe grande. Eu posso fazer tiros de pequenas distância com ambos. Aqueles que não têm confiança em seus tiros instintivos, podem regular a mira dos 2 arcos para tiros á mesma distância. Os arcos , se não forem do mesmo modelo e regulagens, podem ter variações, mas desde que regulados para tiros à mesma distância, terão tiros muito semelhantes, e servirão para a pesca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Qualquer arco pode ser usado para algum estilo de pesca, mas nem todos se adaptam bem a todos os aspectos deste tipo de esporte. Se estiver atirando de uma barragem, um arco com muita potência (alto draw weight), pode se sair bem em um tiro a grande distancia para capturar um peixe grande. Para tiros em pé, e em ambientes com um bom espaço, a pesca com um arco longo (longbow) pode ser feita sem nenhum problema para aqueles que estão acostumados com este estilo de arco.
Arcos recurvos, especificamente os arcos recurvos mais curtos, são mais difíceis de dominar do que os longos (longbows), mas são bem mais fáceis de manusear dentro de um barco , em situações de pouco espaço e com grades e peixes passando de forma lateral em relação ao arqueiro.Antes da difusão dos arcos compostos, os arcos recurvos da marcas mais conhecidas (Bear, Martin, e outras), dominavam a pesca com arco .Pescadores informais ainda usam vários destes recurvos, simplesmente pela sua simplicidade de uso, leveza, maneabilidade e facilidade de adaptação para o tiro instintivo. Para tiros em ambientes com pouco espaço, na pesca noturna, arcos com uma potência mediana, por volta das 30-40 libras de tração, funcionam muito bem sem cançar excessivamente o atirador. Quando se pesca em águas profundas (mar aberto), com tiros à maiores distâncias, buscando peixes maiores, um arco com 40-50 libras de tração, destes que são muito usados na caça ao veado, são muito indicados. Apenas nas condições de tiro à maiores distâncias e buscando grandes presas como tubarões e jacarés, estes arcos mais potentes ou até mesmo bestas, tem utilidade prática.
Qualquer pessoa que deseje um arco para usar somente para pesca pode escolher um arco recurvo antigo para este fim . Este tipo de arco pode ter sua potência facilmente diminuída para o uso na pesca. Depois de instalar uma mira de um pino, um carretel de linha para pesca, este arco estará pronto para ser usado na pesca. Estes arcos antigos com sistema simples de roldana duplas, são uma ótima opção para aqueles que não querem ou não podem investir muito dinheiro em um arco de pesca, pois podem ser comprados usados por valores muito baixos.
Arcos com CAM’s (roldanas) com alto let-off tem a vantagem de poderem ficar armados na posição de tiro até que o peixe esteja numa posição ideal para o disparo, sem muito esforço por parte do pescador. Estes arcos são mais lentos de se armar do que arcos recurvos, mas os arcos compostos oferecem outras vantagens, e praticamente todos os pescadores de competição usam arcos compostos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Arcos compostos curtos, como os Renegade Fishmaster e os Mattews Genesis, funcionam muito bem na maioria das situações de pesca. Os limbos curtos destes arcos, os tornam fáceis de atiras sobre as bordas dos barcos, para tiros à curta distância. Quando ajustados para tiros com baixa potência ( o Genesis tem uma puxada de 20 libras de tração, mas têm uma potência equivalente a um arco de 35 libras de tração), estes arcos podem ser puxados facilmente com os dedos (sem o uso de releases), ao contrario do que se pensa sobre arcos curtos (baixo axe to axe).São puxados na maioria das vezes com três dedos , tira-se um dedo para manter o ponto de tiro. Também pode-se atirar usando luvas ou tabs , sendo que tabs são consideradas mais precisas. A luva tem uma função a mais, que é de proteger a mão de ser esfolada pela linha de pesca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os arcos Oneida, são um misto entre arcos recurvos e compostos, e são muito populares entre os pescadores. Estes arcos são concebidos com uma puxada muito elástica, que atende a vários tamanhos de puxada, não necessitando serem totalmente puxados para que se efetue um bom disparo, essa é uma grande vantagem para tiros em peixes rápidos, que dão ao pescador pouquíssimo tempo para mira, antes de desaparecerem. Apesar da sua aparência estranha, os arcos Oneida são muito robustos, e existe um protótipo que é usado continuamente há 4 anos por um pescador de competição . Quase todo o revestimento externo foi gasto, mas os cabos e roldanas estão firmes e ainda funcionam muito bem. Aliás, este atirador usa um grande carretel para atirar instintivamente, enquanto a maioria dos usuários dos arcos Oneida, usam mirara de um pino nos seu arcos.

Flechas e acessórios
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Provavelmente mais de 8 em cada 10 pescadores usam flechas de fibra de vidro com nock de plástico.As flechas geralmente não usam penas porque não são necessárias para tiros à curta distância . Penas tornam as flechas mais lentas e causam desvios na trajetória da flecha quando entram em contato com a água.O único motivo que pode justificar uma flecha de pesca empenada, é para tiros a longas distâncias, onde a flecha terá uma longa trajetória de vôo antes de tocar a água. Caso contrário, a própria linha de pesca estabilizará a flecha. Sem a resistência provocada pela linha de pesca, a flecha de pesca tende a cair mais durante o vôo.
Flechas mistas de fibra de vidro e alumínio, são para pesca pesada, de grande peixes, como os tubarões e jacaré. Para pesca em águas profundas e limpas em mar aberto, flechas de aço são indicadas para pegar peixes à maiores profundidades, depois de transpassar alguns metros de água. As flechas feitas de compostos (mistura de materiais) são equipadas com sistema de cabos rígidos (tipo um líder de aço usado em pesca pesada), que previnem que o cabo seja cortado por um tubarão ou jacaré.
A flecha de alumínio e fibra mais robusta do mercado atual é Muzzy Predator, que foi feita especificamente para a pesca de jacarés (crocodilos).Esta flecha tem um núcleo de fibra de vidro com um exterior em alumínio, com sistema de cabos e um acabamento de ponta em bronze, com o diâmetro apropriado para encaixar as pontas padrão Muzzy Gar. Uma flecha mais barata, composta de alumínio/carbono e fibra, é a Penetrator, que também é vendida pela Muzzy , e é indicada para vários tipos de presas menos os grandes peixes e jacarés.Para aqueles que preferem as flechas rígidas, a Muzzy tem uma flechas de fibra de vidro que já vem com sistema de cabo rígido .Os kits de cabo rígido podem ser comprados separadamente e instalados em qual quer flecha de pesca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os carretéis no estilo retriever suam um sistema de segurança de cabos (Safety Slide) que se move ao longo de toda a flecha.Quando se coloca a flecha no arco, o slide em que a linha de pesca se prende à flecha, fica posicionado à frente da flecha, perto da ponta. Quando a flecha é disparada o slide se move para o fim da flecha, sendo detido por um pequeno batente de borracha (que fica aparafusado perto do nock), começando nesse momento a puxar a linha do carretel que está fixado no arco.
Os slides de segurança (safety slides) são projetados para evitar lesões graves provocadas pela volta da flecha no atirador, que pode acontecer caso a linha se embarace no arco, ou cabos deste. Estes slides foram desenvolvidos depois que um pescador morreu e outro ficou cego em acidentes com reversão da flecha. As chances de ter a trajetória de uma flecha revertida, causando sérias lesões, aumentam consideravelmente quando se usam arcos compostos com muita potência, linhas fortes com resistência de 400-600 libras são ligadas á parte traseira das flechas. Flechas atiradas com muita força, geralmente rompem linhas com resistência entre 80 a 150 libras, e esta é a razão de que os kits de pesca para iniciantes, geralmente vem equipados com linhas nesta faixa de resistência.
Outro sistema vendido pela Retriever usa um anel de aço e um parafuso para esta mesma função. Do ponto de vista do vôo da flecha, essa combinação de anel de aço tem menor arrasto, ainda tem a vantagem de que, por este anel ter um tamanho reduzido, torna mais fácil de retirar a flecha de um peixe nos casos em que a flecha transpassa por inteiro, saindo do outro lado, o que não é difícil de acontecer. A limitação deste sistema de anel e parafuso é que apenas linhas de pequeno diâmetro e, portanto de pouca resistência podem ser usadas, pois uma linha de diâmetro maior, pode travar o anel, causando desvio na trajetória da flecha. Nocks com sistema rápido de troca são usados por pescadores de torneio, evitando assim a perda de tempo em retirar o peixe da flecha, fazendo a troca da flecha, ganham tempo para um próximo tiro. Flecha e peixe vão para o viveiro de peixes enquanto o pescador fica pronto para disparar novamente antes que o próximo peixe descida se mover. Quando existe muita movimentação de peixes, cardumes de 25 a 30 peixes podem ser vistos simultaneamente perto do barco. Esta ação costuma ser muito rápida então os peixes tem que ser embarcados o mais rápido possível.

A ser complementato em breve....... Sleep


Última edição por Gaia em Qui Mar 04, 2010 10:27 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : complementando)
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Mar 18, 2010 10:16 am

afinal... a pesca com arco é proibida ou não?
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Legalidade   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSeg Mar 22, 2010 4:37 pm

Sinceramente não sei, pela interpretação da lei me parece que sim, pois qualquer tipo de pesca com fisga lançada de fora da água é proibida (exceto anzol ).Mas na prática não sei se esta lei é exercida ou não (conhecida ou não) . Existem estados em que até a pesca sub tem maior fiscalização e maiores exigências, e alguns rios em que ela é proibida. Mas pesca com arco é quase que totalmente desconhecida no nosso país .
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Adaptação para balestras   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQua Abr 28, 2010 11:00 am

Como adaptar em uma balestra?
Já procurei fotos, videos e nada...
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Pesca com besta   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 9:15 am

Bom, basicamente é fazer um suporte para seu carretel na parte de baixo (na ponta) da sua balestra, de acordo com o tipo de carretel que vc pretenda usar. Depois é só comprar bolts próprios para pesca, que vêm com dispositivo de segurança para amarrar a linha com segurança. Não sei qual o seu modelo de besta, mas existe um kit de pesca da AMS para bestas. Uma particularidade na pesca, é que só recomendam bestas de potência mediana para pesca, sendo que as mais potentes não são recomendadas. Existem bestas destas pequenas (de mão) que são vendidas com kit de pesca, mas o que já li é que elas não são efetivas, e têm uma precisão péssima.Qualquer coisa é só perguntar.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 11:36 am

Aproveitando sua ajuda...
Tenho uma Parker Cyclone e uma MicroShock (Velox - 160 lbs).
Qual você aconselha usar para pesca?
Vi o kit AMS, mas achei caro..
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jun 24, 2010 10:33 am

Pessoal,

Esclarecendo a questão legal, a lei permite sim a pesca com arco (não é caça, é pesca!).

A questão da "fisga" é no mínimo curiosa, na minha opinião. O que é proibido é o uso de fisga e garatéia em pesca, numa técnica chamada "lambada", não tendo relação nenhuma com arqueria. Ocorre que um fabricante nacional anuncia uma flecha de pesca cuja ponta é descrita como sendo uma "fisga" para pesca. "Fisga" é tecnicamente qualquer farpa, trava ou lancete destinada a travar o peixe e poder arrastá-lo para fora d'água. Talvez essa discussão nem existisse se o termo empregado pelo fabricante fosse apenas "ponta para pesca"!

Há leis em alguns estados (MS por exemplo) que incluiram o arco e flecha entre os petrechos proibidos, porém, apesar de já estar em vigor, tal lei está sendo muito debatida e gera muita controvérsia. Poderemos ver uma reavaliação em breve.

Em relação a SP e outros estados, pode-se encontrar restrições ao uso de arpão, mas isso não pode ser automaticamente entendido como uma restrição a todo e qualquer objeto lancado de fora d'água, pois o texto da lei não menciona isso.

Também não se deve confundir com legislação aplicável à chamada caça submarina, pois aí são outras as condições e, de novo, não tem relação com arqueira.

Lembrando, se você for pescar, verifique as leis de seu Estado e as temporadas apropriadas, e tenha a Licença de Pesca em dia. Seja um Arqueiro(a) Pescador consciente e ético sempre.

Espero ter ajudado, e encontrá-los pescando com seus arcos por aí. Quanto mais divulgarmos, mais gente será atraída para o esporte.

Forte abraço a todos.

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSex Jun 25, 2010 9:32 am

Complementando a informação postada anteriormente, segue extrato da legislação de pesca do ESTADO DE SÃO PAULO.


O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Para os efeitos desta lei, define-se como:
I - vetado;
II - captura de pescado, a sua retirada do seu meio natural que importe em seu
perecimento.
Artigo 2º - A pesca amadora compreende duas modalidades:
I - pesca embarcada, quando executada com auxílio de embarcação de qualquer
espécie e realizada com emprego de linha de mão (linhada), caniços simples ou dotados de
molinete ou carretilha;
II - pesca desembarcada, quando executada a partir das margens de rios e lagos,
com emprego de linha de mão (linhada), caniços simples ou dotados de molinete ou
carretilha.
Artigo 3º - O exercício da pesca amadora em águas superficiais de domínio do
Estado, sujeita-se ao pagamento da Taxa de Fiscalização e Serviços Diversos - TFSD, no
valor de 10 e 5 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - UFESPs, para as modalidades
referidas nos incisos I e II do artigo anterior, respectivamente.
§ 1º - A taxa de que trata este artigo terá validade pelo prazo de 12 (doze) meses,
contados da data de seu pagamento que será efetuado com utilização de Guia de
Arrecadação de Tributos Estaduais - Demais Receitas - GARE-DR.
§ 2º - A guia de recolhimento referida no parágrafo anterior, acompanhada de
documento de identidade do pescador amador, prova a licença de pesca.
§ 3º - O produto da arrecadação da taxa mencionada neste artigo, bem como o das
multas tipificadas no artigo 5º, reverterá exclusivamente para as atividades de fiscalização
do cumprimento do disposto nesta lei, para incentivo da atividade pesqueira, na qualidade
amadora e recuperação das matas ciliares.
Artigo 4º - Vetado:
I - vetado;
II - vetado.
§ 1º - Vetado.
§ 2º - Vetado.
§ 3º - Vetado.
§ 4º - Vetado:
1. vetado;
2. vetado.
§ 5º - É vedada a captura, só comportando a pesca na modalidade "pesque e solte",
das seguintes espécies: Salminus Maxilosus (dourado), Salminus Hilarii (tabarana),
Pseudoplatystoma sp (pintado e cacharas), Brycon Lundii (piracanjuba) e Pauliceia Lütkeni
(jaú).


Com relação aos vetos dos parágrafos 1º ao 4º, fez saber o Sr. Governador do Estado, em suas justificativas aos vetos, o seguinte:

"Reconhecendo o relevante intuito do legislador paulista, claramente identificado na
justificativa apresentada, vejo-me, todavia, compelido a negar acolhimento a alguns
dispositivos do projeto, recaindo minha impugnação sobre o inciso I do artigo 1º; sobre o
"caput" e sobre os incisos I e II e os §§ 1º, 2º, 3º e 4º, itens 1 e 2, do artigo 4º; sobre os
incisos III e VI e o § 2º do artigo 5º; bem como sobre o artigo 7º do texto aprovado, mercê
das razões adiante expostas. (...)

"O inciso I do artigo 4º, o § 1º desse mesmo artigo, e o inciso VI do artigo 5º, proíbem
a pesca com uso de tarrafas, espinhéis, redes, covos, arpões, "anzóis de galho" e quaisquer
outras armadilhas que levem ao aprisionamento do pescado, excluindo dessa vedação o
uso de iscas artificiais, ainda que dotadas de garatéias, e impondo penalidade pelo
descumprimento da proibição.
Todavia, conforme assinalei em veto a medida análoga, acolhido por essa egrégia
Casa Legislativa, a matéria de que tratam as regras em causa já está regulada pelo IBAMA,
de acordo com a competência estabelecida no Código de Pesca (Decreto-lei nº 221, de 28
de fevereiro de 1967), já cuidando a legislação federal, portanto, de definir apropriadamente
os equipamentos cuja utilização é proibida na atividade pesqueira."


Portanto aí estão definidos os petrechos proibídos, vetados os parágrafos por serem uma repetição do citado Decreto-lei, e entre eles não figura o arco ou a flecha.

No próximo post, colocarei o que eu encontrei sobre a legislação do MS.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSex Jun 25, 2010 9:41 am

Continuando a saga...

A legislação no MATO GROSSO DO SUL, que PROÍBE ESPECIFICAMENTE A FLECHA COMO PETRECHO DE PESCA EM TODO O ESTADO.

"Apetrechos de Pesca Proibidos
- Rede, tarrafa, anzol de galho, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garatéia, arpão, flecha, substâncias explosivas ou tóxicas. Também é proibida a pesca pelo processo de lambada, com equipamento elétrico, sonoro, luminoso ou qualquer outro aparelho de malha.
- Não será permitida a prática da pesca embarcada com motor ligado em movimento circular(cavalo-de-pau).

Penalidades
- Sansões administrativas: multas de 100 à 10.000 UFERMS-Art.32,I/1826/98, além da apreensão do pescado, dos instrumentos, apetrechos, equipamentos, veículos de qualquer natureza, embarcações utilizadas na infração ( Art.32, itens II e III Lei 1826/98-MS);
- Sansões penais: em caso de flagrante delito por pesca predatória, ou mesmo transporte, armazenamento e beneficiamento de pescado oriundo de pesca predatória, detenção e multa;
- Ação civil pública: reparação de danos.

Apetrechos de pesca Permitidos
- Linha de mão, molinete, caniço, carretilha, anzol e iscas vivas ou artificiais."

Alí portanto está claramente colocado que, no ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, não é permitida a pesca com arco e flecha.

Também existe acordo entre Brasil e Paraguai sobre a pesca na bacia dos rios Paraguai e limítrofes, onde se lê:

"Artigo XII Salvo que a legislação de uma ou outra das Partes disponha em contrário, é proibido, na pesca comercial, nos rios Paraguai e Apa, nos limites geográficos estabelecidos no Artigo I do presente Protocolo Adicional, o emprego dos seguintes aparelhos e métodos de pesca:

a) armadilhas tipo tapagem, pari, cercada ou quaisquer aparelhos fixos;

b) aparelhos de mergulho;

c) fisga, gancho e garatéia pelo processo de lambada;

d) arpões, flechas, covos, espinhéis e tarrafões;

e) redes de arrasto e de espera de qualquer natureza; e

f) a utilização de qualquer método que facilite a concentração de cardumes. "

Mas perceba que trata-se de uma proibição ao uso de flecha na pesca comercial, e não na pesca amadora.

Minha conclusão (e por favor advogados de plantão me corrijam se eu estiver errado):

A PESCA COM ARCO E FLECHA É PERMITIDA NO ESTADO DE SÃO PAULO E PROIBIDA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL.
CONSULTE A LEGISLAÇÃO VIGENTE EM SEU ESTADO ANTES DE PESCAR COM ARCO E FLECHA.

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Indio




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 48

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSex Jul 09, 2010 1:28 pm

Olá pessoal...
Sempre vou pescar com um grupo de amigos aqui pelos pampas. Sempre tive interesse por arco e flecha, porém não tinha grana ou não sabia onde comprar. Com a internet as informaçoes e as coisas se tornaram mais acessiveis.
Quando falei para meus amigos que ia pescar com arco e flecha eles riram da minha cara e tal, na real ninguem acreditou..Alguem de vcs ja pescou ou pratica pesca com arco e flecha, pois ja tenho um arco longbow que comprei pela internet com carretilha e to louco para fazer um pescaria assim. Alguem pode partilhar de sua experiencia ou alguns observações. Tenho visto muita coisa bacana no youtube...

valeu...
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQua Jul 14, 2010 6:03 pm

Indio,

Você já tem o básico, vá em frente e depois nos conte como foi. Quanto aos seus amigos, bem, eles podem rir agora mas vão gostar dos resultados e talvez queiram te fazer companhia na próxima vez.

Algumas recomendações:

1)Não sei qual é o tipo de flecha que você está pensando em usar, mas a flecha de pesca, específica, é bem mais pesada que a normal, e tem melhor penetração na água. Não é preciso penas, pois a flecha pouco viaja pelo ar.

2)Use o safety slide da AMS. É a maneira mais segura de todas. Se você simplesmente amarrar a linha à flecha próximo ao nock, ela pode enroscar e voltar em você com força e machucar feio!! Portanto, entre nos sites do Bass Pro Shops ou Cabelas e compre um conjuntinho, que custa uns 5 dolares.

3)Não sei também qual é a carretilha que você tem, mas verifique se ela possue algum tipo de freio. Se houver, ajuste para que a flecha não tenha muita resistencia ao puxar a linha, senão você vai desacelerar a flecha e afetar a trajetória.

Lembre-se de apenas atirar em peixes de bom tamanho, e evitar aqueles que você, se pescasse com uma vara, soltaria depois. Enfim, boa sorte e depois nos conte como foi.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Pesca   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 15, 2010 1:08 pm

Olá Indio, é basicamente isto que o Fred disse mesmo, tudo vai depender da sua habilidade com seu equipamento....então treine...treine....e treine com ele, os peixes virão naturalmente. Uma dica que dou é que é bem mais fácil pescar com arco a noite, embarcado com uma boa lanterna, os peixes ficam parados e muito bobos, dá pra você escolher bem em qual peixe atirar e mirar com calma, para quem está começando é muito fácil, mas nada impede que você possa pescar durante o dia, somente demanda mais paciência e habilidade para chegar no ponto de tiro.Um abraço e boa pescaria.
Ir para o topo Ir para baixo
Gaia

Gaia


Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 47
Localização : Goiânia

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 15, 2010 1:20 pm

eschimidt escreveu:
Aproveitando sua ajuda...
Tenho uma Parker Cyclone e uma MicroShock (Velox - 160 lbs).
Qual você aconselha usar para pesca?
Vi o kit AMS, mas achei caro..
obrigado
Olá , me desculpe pela demora, mas andei meio fora da net, eu usaria a microshock para pesca devido a menor potência e pelo valor mais baixo....na pesca sempre surramos mais o equipamento, e uma Parker dá dó de colocar para pescar.......!!! Digo isto meio que pelo qua já vi e lí, porque não tenho bestas, nunca atirei com nenhuma.....é um sonho de consumo mas que não pretendo realizar por enquanto. Comprei recentemente um arco para começar a pescar (um oneida usado), mas ainda faltam alguns acessórios, que devagar vou comprando. Não vejo a hora de começar neste esporte.....tenho visto muitos peixes em pescarias que andei fazendo.....já perdi muitas oportunidades........mas meu orçamento anda estourado....rsrsrsr....abraço e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSáb Jul 17, 2010 10:29 am

Tenho muito interesse de ingressar nessa pesca também. Depois entrarei em mais detalhes.

Vejam esse vídeo que incrível!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeDom Jul 18, 2010 7:20 pm

nossa..... que loucura esse video!!!
Estou indo pescar, em Querência/MT... bem que poderia ser assim!!
brigadão Gaia
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSex Jul 23, 2010 11:36 am

Sou pescador desde criança, e estou louco de vontade de começar a praticar este novo estilo de pescaria, espero que, se a policia florestal me pegar eu consiga convence-los que a lei não proíbe este tipo de pesca.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 9:15 am

estou comprando um ams retriever, mas não achei nada de como adapta-lo na microshock. Tens algo?
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: primeira pescaria com arco   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 3:31 pm

Muito bem... seguindo meu próprio conselho, resolví pegar meu arco e ir pescar. Esta manhã, eu combinei com o dono de um pesqueiro aqui em minha cidade e fui lá. Seguem aqui minhas primeiras impressões para aqueles que pensam em entrar nessa... As dicas vão sublinhadas pra destacar. O arco é um Jennings de 1998, regulado pra umas 45 libras, retriever AMS e flechas da mesma marca. A ponta é Muzzy.

O Sr. Walter (dono do pesqueiro) me aconselhou a tentar pescar o Pintado. Pela manhã, após devidamente cevar alguns pontos estratégicos de seu lago, o Pintado sobe a superfície para comer, e é quando (supostamente) o arqueiro aqui deveria atirar e pegar o bicho. Pois bem, de fato isso acontece mesmo, mas quando ele pula na direita, eu tava olhando pra esquerda, e vice-versa! Frustrante é pouco pra descrever! Bom, mas chega uma hora que vc "saca" e fica esperando. Fiquei olhando a superfície do lago um tempão, pois da margem você não vê o peixe. Portanto seu tiro não é instintivo, tá mais pra jedi mesmo... Eu tava atirando não nos peixes, mas no movimento da água. Minha mulher deu a dica, e aqui vai ela pra vcs também: espera subir o peixe, e depois atira no meio das ondas. Só de ficar olhando, não adianta, tem que atirar... então atire sem medo!

Bom, eis que depois de ter dado um monte de tiro ( a minha flecha já tinha aprendido a nadar direitinho) eu dei um desses tiros Jedi no meio da onda e ... veio junto um peixe!!!!! Juro!!!!! Verdade!!!! veio junto!!!!! Eu acertei a onda, e junto veio o peixe affraid . Fiquei absolutamente extasiado!!! Shocked .

Daí vem aquelas descobertas que vc faz e que ninguém te conta... bom, acontece que meu peixe não foi completamente transpassado pela flecha. Provavelmente a linha avançou toda, segurou a flecha, e a ponta penetrou apenas a pele do pintado. Conseguí puxá-lo até a margem, e... o mardito escapou!!! Tristeza geral e frustração imediata da minha parte. Eu achava que todas as flechas que pegassem iriam com certeza atravessar e travar um peixe do tamanho de um pintado médio, mas não contava com a possibilidade de um tiro pegar um peixe no limite do alcance (que em última análise é determinado pelo comprimento da linha disponível). Como eu tava atirando nos peixes à flor da água, eu via movimento lá no meio do lago e mandava flecha. Então mantenha linha de comprimento adequado, e cuide dela como vc cuida da corda do arco.

Ao atirar no peixe, talvez por inocência minha, ou falta de habilidade, ou pura burrice mesmo, eu não soube tirar o peixe da água. Simplesmente puxei-o até a margem. Talvez devesse ter deixado ele se cansar mais um pouco, ou ainda ter dado mais uma flechada nele ( se tivesse com outro arco), ou sei lá... Enfim, ele se debateu, e se livrou da flecha. Isso pode acontecer, se você for pensar bem, em várias situações de tiro marginal. Portanto: se você efetivamente acertar um tiro, tenho o máximo cuidado para retirá-lo, até porque ele pode se agitar bastante e te machucar com sua própria flecha.

Eu confesso que não ví nenhum peixe. Atirei sempre no movimento da água. Sem um deck elevado sobre a água ou um barco que me colocasse diretamente sobre o peixe, eu só via o reflexo do céu. Via os peixes pulando fora d'água, cada vez mais longe do alcance (por causa da linha), e não tive mais sucesso.

Amanhã eu devo voltar lá (eu tô de férias, antes que vcs pensem: quem é esse vagabundo que tem tempo de ir pescar no meio da semana??) e acho que vou ter sucesso. Mas é difícil, sem algo que o posicione melhor pra ver os peixes sob a água.

Bom, quanto ao equipamento em sí... não ví nada de excepcional. Essa coisa de que judia do arco é meio conversa, o meu voltou tão limpo quanto foi. De fato, sem uma flecha específica pra pesca, esqueça!!! Um flecha de alumínio normal entortará no primeiro tiro! Sem o slide então, nem chegue perto! Use, como eu disse, uma linha de comprimento adequado, caso contrario seus tiros serão muito curtos. Agora, não pense que 100 metros vão resover alguma coisa, porque até a flecha chegar lá, o peixe já tá rindo da sua cara faz tempo.

Se puder escolher, vá a algum lugar com um deck, ou uma ponte, ou então use um barco. Da margem eu não via os peixes, então fica muito, muito mais difícil.

E por último: Se prepare fisicamente. Alongue, como se fosse participar de um torneio ou uma sessão de treinamento. Eu acho disparei uns 150 tiros, sem brincadeira (é... eu sou ruim mesmo!).

Conclusão> NA PESCA COM ARCO, O PEIXE TEM QUE COLABORAR UM BOCADO! OS MARDITO NUM PÁRA PRA OLHAR PRA FORA D'AGUA NEM UM POUQUINHO, O QUE IA AJUDAR BASTANTE Very Happy . SE ELES VIESSEM MAIS PERTINHO DA MARGEM TAMBÉM AJUDAVA. E, FINALMENTE, SE FICASSEM PARADOS EDUCADAMENTE ENQUANTO COMEM, SERIA BEM MAIS FÁCIL.

Forte abraço, espero que amanhã o resultado seja diferente!
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 4:01 pm

interessante...
gostei da narrativa e das dicas...
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 4:15 pm

eschimidt, estava procurando uma foto de AMS para fazer uma foto-montagens do jeito que tinha pensado, e acabei achando uma foto da minha invenção já feita Shocked :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Se a foto não aparecer entre neste site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 4:32 pm

Fred, muito legal sua experiência.
La no sitio da minha tia tem um açude de tilapias, as bitela ficam boiando na flor d'agua, e a gente só vê elas de lonje no alto do barranco que fica do lado do açude, uns 10 ou 15 metros, quando a gente chega perto do açude elas desaparecem da superficie, acho que vai ser um bom lugar para começar a treinar um Bowfishing.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 5:46 pm

Cara, teria sido mais legal ainda se o mardito não tivesse fugido! Tô chorando por causa dele até agora!

Quanto ao açude, parece perfeito pra mim... se a sua tia pudesse fazer nesse açude algum tipo de deck, ia te ajudar bastante. Parece pouco, mas 15 metros é um tiro longo, tanto pelo peso da flecha quanto pela velocidade. Jogue a ceva e deixe elas quietas por um tempo, que elas voltam pra superfície. Aí é sua chance.
Ir para o topo Ir para baixo
kandahar

kandahar


Mensagens : 33
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 63
Localização : PELOTAS RS

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: pesca   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 9:59 pm

Fred escreveu:
Cara, teria sido mais legal ainda se o mardito não tivesse fugido! Tô chorando por causa dele até agora!

Quanto ao açude, parece perfeito pra mim... se a sua tia pudesse fazer nesse açude algum tipo de deck, ia te ajudar bastante. Parece pouco, mas 15 metros é um tiro longo, tanto pelo peso da flecha quanto pela velocidade. Jogue a ceva e deixe elas quietas por um tempo, que elas voltam pra superfície. Aí é sua chance.

cara....uma dica...compra óculos polarizado...usado em pesca com isca artificial,na qual modéstia parte sou muito bom,ele quebra a refração da luz e tua visibilidade no nível da água é muito superior(consegues ver com nitidez até 10 cm abaixo do nivel da água,fica sempre de frente para o sol...boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: wpurgatto   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitimeSex Jul 30, 2010 7:14 am

dá para ter uma noção...
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Empty
MensagemAssunto: Re: Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas   Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pesca com arco (Bowfishing)...informações básicas
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» pesca com arco ou bowfishing
» Escolha do rest.....informações básicas .
» Velox bufalo para pesca. Informações.
» vendo arco para pesca ( sem equipamento de pesca )
» Bowfishing com arco histórico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Pesca com Arco e Flecha :: Pesca-
Ir para: