ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe

Arquearia tradicional - Traditional bowmaking

Ir em baixo 
AutorMensagem
kmkross

Arquearia tradicional - Traditional bowmaking Empty
MensagemAssunto: Arquearia tradicional - Traditional bowmaking   Arquearia tradicional - Traditional bowmaking Icon_minitimeQui Ago 15, 2019 11:17 am

Estou gostando bastante do forum e queria saber quantos aqui estão envolvidos com arquearia artesanal tradicional.
Neste caso, a criação de arcos e flechas utilizando somente materiais naturais como madeira, tendão, etc.
Comecei fazendo arcos para meu filho e me gostei bastante da atividade.
Este foi feito de amoreira, com 3 camadas de backing de seda. A corda é uma fibra Waimiri-atroari que comprei em Manaus alguns anos atrás. O aderente que usei foi gelatina sem sabor.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Também tentei fazer um arco com backing de tendão (sinew), mas como o tillering foi meio mal-feito, o arco não deu certo. Mas aprendi muita coisa, e pretendo fazer um novo.
Também fiz um arco de um galho de Pau Brasil que encontrei após uma poda municipal.

Arcos de fibra de vidro e laminados são muito legais, mas trabalhar com materiais tradicionais tem sido um desafio interessante. Tenho interesse em fazer um arco composto de madeira no estilo asiatico eventualmente, mas também tenho bastante interesse em arcos indígenas daqui do Brasil.
Gostaria de saber quem mais aqui na comunidade tem esse interesse. Vi algumas pessoas postando coisas interessantes sobre arcos indígenas, como o Saymon Albuquerque.

Esse aqui é uma entrevista com o Ed Scott, um reconhecido artesão de arcos tradicionais norte-americano.
E por fim esse cara, Stylian Stephanov, que faz um arco mongol usando técnicas similares.

Todos eles são de diferentes regiões do mundo, mas a idéia por trás disso é a mesma: reproduzir técnicas antigas na manufatura de arcos e flechas.

Dei uma explorada e não achei um setor específico para a fabricação de arcos tradicionais aqui no fórum (sem uso de materiais modernos como fibra de virdo, ou laminados prensados com colas sintéticas). Vi que existem muitos caçadores nos Estados Unidos que aderem a esta tradição e gostaria de saber quem aqui no Brasil se interessa.
elisonj

elisonj

Arquearia tradicional - Traditional bowmaking Empty
MensagemAssunto: Re: Arquearia tradicional - Traditional bowmaking   Arquearia tradicional - Traditional bowmaking Icon_minitimeSeg Set 09, 2019 8:28 am

Opa! blz?
Bem vindo!

Passei batido na sua postagem, acho que o forum não me avisou dela.
Bem legal seus arcos, parabéns!

Aqui na área "Faça você mesmo" tem bastante material sobre arcos tradicionais. Nas postagens mais antigas vc encontra praticamente de tudo sobre isso.
Mas se surgir alguma dúvida, é só perguntar. Se o sistema do forum não enrolar na notificação, a resposta é qse imediata. kkkk...

Abss

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arquearia tradicional - Traditional bowmaking
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: