ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bamboo backed ipe fraturado

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Evandro Chagas




Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/02/2020

Bamboo backed ipe fraturado Empty
MensagemAssunto: Bamboo backed ipe fraturado   Bamboo backed ipe fraturado Icon_minitimeSáb Fev 08, 2020 9:27 am

Olá amigos,
Estou iniciando a construção de um arco reflex deflex com ipê e bambu. Na primeira tentativa, a lâmina de ipê rachou a 20 cm da ponta, (acho que por esforços de tração das fibras mais externas do ipê), mesmo antes da colagem, quando fui testá-la no molde. Já na segunda tentativa, a 6 pol no processo de tillering, houve mais uma fratura (penso que agora tenha sido por compressão das fibras do ipê). Seguem-se as fotos.
Na minha região não consigo encontrar aquela madeira escura de ipê, somente as amareladas. Estou pensando em abandonar o ipê e tentar outra madeira, que não seja o roxinho, pois sou alérgico a ele. Será que angelim serve?
Trata-se do meu primeiro arco. Nesta duas tentativas tentei fazer um flatbow e a espessura do ipê no ponto de ruptura era de 3 a 4mm e o bambu de 6 a 7. Grato por qualquer orientação.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Bamboo backed ipe fraturado Empty
MensagemAssunto: Re: Bamboo backed ipe fraturado   Bamboo backed ipe fraturado Icon_minitimeTer Fev 11, 2020 7:11 am

O que da pra perceber é o seguinte: a lâmina de ipê está muito fina em relação a de bambú.
O ipê champagne ou tabaco não tem a mesma resistência a compressão do que o ipê roxo ( mais escuro ), então tem que tomar um cuidado danado com isso.
Pra exemplificar melhor, pense como se fosse um cabo de guerra: o bambú vs a madeira.
- Se o bambú for muito grosso ou a madeira fraca em compressão, o bambú vai espremer a madeira até dar chrysals ( essa fratura aí );
- Se a madeira for muito grossa, ou fraca em tração, ela vai forçar o bambú até o ponto em que ele estoura as fibras e lasque, partindo o arco.
Então tem que achar um meio termo... Cada madeira tem suas propriedades, então cada uma tem uma configuração diferente pra ser trabalhada.
Quebrar arcos é bem normal, então fica tranquilo e segue essa lógica que vai dar bão.
Ir para o topo Ir para baixo
Evandro Chagas




Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/02/2020

Bamboo backed ipe fraturado Empty
MensagemAssunto: Re: Bamboo backed ipe fraturado   Bamboo backed ipe fraturado Icon_minitimeSex Fev 14, 2020 9:11 pm

Grande Elison e demais colegas,
Nesta semana perdi mais um arco, por defeito de colagem realizada em um dia com muita umidade. A Titebond 3 não secou como normalmente. Então, com o tempo vago, pus-me a tirar umas lâminas de bambu, colhidas aqui perto entre julho e agosto, no auge da estação seca. Acho que vou precisar de muitas.
Estou trabalhando com uma espécie de bambu cujo diâmetro não ultrapassa 5 cm nos caules mais grossos. Como as plantas não são retilíneas, corto pedaços pequenos de 90cm de comprimento. Mesmo esses pedaços selecionados, não posso rachá-los com um facão ou machado, pois as fibras não são lineares e geram peças que não consigo retificar depois, como aparece numa foto abaixo com duas lâminas emparelhadas, sendo a da direita tirada com facão e com irregularidades na perpendicular e torções horizontais. O que faço é tomar cada pedaço, cortando-o ao meio (longitudinalmente) na serra circular e depois ao meio novamente. É um corte meio intuitivo, sem guias ou marcações, mas foi o melhor que obtive. Estou conseguindo extrair lâminas com 3,4 a 2,5cm de largura.

Por fim, o ipê tabaco (amarelo) se me parece uma madeira para experts. Quando tentar da próxima vez, talvez com roxinho, postarei mais fotos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bamboo backed ipe fraturado Empty
MensagemAssunto: Re: Bamboo backed ipe fraturado   Bamboo backed ipe fraturado Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bamboo backed ipe fraturado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Longbow reflex-deflex ipê backed bamboo
» Flechas de bambu
» E O BAMBOO?
» lâminas de bamboo
» arco de bamboo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: