ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 12:24 am

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee. Traduzido para o português :


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[ ]'s
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
Leonardo




Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/08/2009

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSáb Ago 22, 2009 4:46 pm

Adiquiri um Longbow e achei muito esclarecedor o texto.
Ir para o topo Ir para baixo
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSáb Ago 22, 2009 10:27 pm

Bem vindo Leonardo. Este testo é apenas o básico. Mas muito esclarecedor. Tenho mais material para postar, mas preciso hospedar primeiro a maioria deles. Qual o fabricante de seu arco ?

[ ]'s
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
andre_muraro




Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 46

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeQua Out 07, 2009 11:58 am

Dentro em breve, assim que sobrar um tempinho, vou terminar de traduzir outras partes do site mas se alguem quiser fazer, esteja a vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeDom Out 27, 2013 5:21 pm

Tive a experiência de entrar e vasculhar esse site quando estava iniciando e agora, um pouco mais conhecedor do tiro com arco.
Para não criar um novo tópico sobre o mesmo site, aproveito aqui para comentar.

NO INÍCIO : Realmente não conhecia nada sobre o tiro com arco, quais os músculos utilizar e nem ao menos sabia discernir as várias etapas do ciclo. Mais do que isso, utilizava um arco totalmente desregulado e flechas incompatíveis. Li e confesso que entendi 30% do conteúdo. Como utilizar um músculo que você nem ao menos consegue "sentí-lo", como segurar um arco sem efetivamente "segurar", como soltar uma corda bastante tensionada apenas relaxando os músculos dos dedos da mão que está totalmente rígida, como fazer a tal da transferência, entre uma série de outras coisas. Achei "inútil" naquele momento, extremamente complicado, muita teoria para apenas "atirar".
ATUALMENTE : Ainda em fase de aprendizagem, mas já dá para seguir o ciclo e aproveitar as EXCELENTES dicas. Dessas dicas faço as correções e aplico num outro dia. Se houve melhora, adoto e treino. Caso contrário, volto à leitura e analiso porque não deu resultado. Após conseguir a graduação que me permitiria atirar outdoor a mais de 30 metros, e ainda descontente com falta de consistência, resolvi fazer uma revisão de todas as etapas. Por experiência própria, o agrupamento melhorou bastante e hoje tenho a naturalidade de conseguir agrupamentos constantes no brasão de 40 cm a 25 metros de distância indoor - com a proximidade do inverno começa a temporada de indoor - (utilizo um brasão menor para aprimorar os tiros). Às vezes, no início do treino, chego a atingir o 6 mas a constância é de 7 para mais. Longe ainda do que deveria mas para mim é um grande progresso.

Além da leitura do ciclo, recomendo, e muito, o FAQ com perguntas dos leitores e as respostas do KiSik Lee. Não tive tempo ainda mas aos poucos irei traduzindo e postando aqui.
Vale a pena ler e repensar o ciclo de tiro colocando-se no lugar do arqueiro, analisando detalhadamente o que você está fazendo e o que é recomendado. E agradeço ao André Muraro pela tradução deste material.

Em tempo, fiz um resumo do ciclo de tiro mas como ainda não tenho autorização para publicar (nem solicitei ainda) não postarei o link.

Aliás muda muito de indoor para outdoor, considerando mesma distância?
Dá a impressão que o indoor é mais difícil e susceptível a erros.
Eu, por exemplo, praticamente troco o equipamento, utilizo lâminas de menor potência, um outro plunger, às vezes atiro sem estabilizadores laterais e troco o túnel da mira por um de diâmetro menor (8 mm). E hastes de alumínio de maior diâmetro possível (considerando spine e regulamento).

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
andre_muraro




Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 46

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 1:19 pm

Boa tarde pessoal.

Como ja devo ter dito antes, este material é o básico do básico sobre tiro com arco no estilo ensinado melo KSL. Que é simplesmente um dor melhores treinadores de arco recurvo que existem. Recomendo o texto a todos os meus alunos e só depois de seguir todos os passos de maneira instintiva, vejo que se atinge bons resultados.

Estou fazendo a tradução do restante do site e dentro em brave deve estar no ar.

Quanto a dificuldade entre indoor ou outdoor, não vejo um mais facil que o outro, os consideredo ambos de mesmo nível, mas com dificuldades diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:49 pm

Já comentei algumas vezes neste fórum: é bom ler esse material com uma pitada de sal, como diz o velho deitado.

No geral a técnica é baseada no bom senso. Mas ele complica desnecessariamente alguns elementos e é muito fácil se perder (e se frustrar) nos detalhes, tentando fazer o que é a sua interpretação do que está escrito lá. Falo por experiência própria. Eu fui um passo além e comprei o livro dele, Total Archery, há alguns anos e tentei aplicar as técnicas de acordo com meu entendimento. Recentemente comprei o TA Inside the Archer. Embora mais claro em vários pontos, também não é fácil de seguir. Porque a técnica é direcionada a arqueiros avançados e de preferência com um técnico habilitado na técnica. E entre os dois livros notam-se várias diferenças sutis (ou nem tanto) na técnica. Ou seja, ele evoluiu ao longo dos anos.

Há referências, em minha opinião, mais indicadas para iniciantes e arqueiros intermediários. O site da FITA (agora Archery.org) tem alguns manuais (se não me engano o Ruy já traduziu alguma coisa) e há os vídeos no site da Archery GB (Great Britain), baseados nas técnicas indicadas pelos manuais da FITA. Na minha opinião, mais simples e fáceis de seguir. 90% desse material (os 90% mais importantes na minha opinião) de alguma forma cobrem os principais elementos da técnica do KSL.

A propósito, os coreanos ainda dominam a área e o técnico deles (Kim Hyun Tak) segue uma linha mais simples que a do KSL.

Link para um dos manuais da FITA: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 8:10 pm

EVC escreveu:
Porque a técnica é direcionada a arqueiros avançados e de preferência com um técnico habilitado na técnica.
É aqui que eu acho que mora o "perigo". Sem um técnico que conheça e adote a técnica, para ele, você sempre estará errado. E é o que acontece comigo quando, às vezes, altero algum posicionamento para testar o método do KSL e sou prontamente corrigido.
No fim acabo seguindo o meu técnico sem antes perguntar as razões. E acho que esse é o caminho. Muitas vezes perceber, sentir e experimentar o que está no papel é excessivamente abstrato.

Bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
andre_muraro




Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 46

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeTer Nov 05, 2013 9:50 am

Existem várias técnicas e cada treinador adota a que acha melhor. Sem uma pessoa com experiencia ao lado nenhumas das técnicas consegue ser utilizadas de maneira correta e isso acaba atrasando o aprendizado.

Lógico que acho muito difícil alguém sair do campo fazendo 100% dos movimentos corretamente, isso precisa de um bom tempo. mas 80% do método é de fácil aprendizagem e não vejo muita dificuldade e nem ser TOP pra conseguir executar. Vai precisar de tempo nos quesitos de largada e na parte da expansão. Mas cada um tem um ritmo diferente.

O método descrito no site da WA (antiga FITA, archery.org já é o domínio deles a um bom tempo) é o método europeu, muito utilizado pelos treinadores aqui do Brasil por influencia da escola italiana e se você for fazer o estilo coreano ela vai ser diferente mesmo. Mas com a chegada to treinador Kin vejo que as coisas estão mudando por aqui também, afinal no recurvo principalmente, muitos países estão adotando o método coreano. Ai é questão de adaptação mesmo e ver o que fica melhor e o seu treinador acha também.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tiro Jandao, treinador seleção brasileira - Felipão
» Tiro com arco: coreano bate recordes mundial e olímpico em ranqueamento
» Dicas sobre tiro com arco
» Dicas de Treinamento (para tiro sem miras)
» dicas para iniciantes de tiro esportivo e caça.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Artigos Técnicos-
Ir para: