ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee

Ir em baixo 
AutorMensagem
Wilson



Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeQua Ago 19, 2009 12:24 am

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee. Traduzido para o português :


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[ ]'s
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
Leonardo



Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/08/2009

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSab Ago 22, 2009 4:46 pm

Adiquiri um Longbow e achei muito esclarecedor o texto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Wilson



Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSab Ago 22, 2009 10:27 pm

Bem vindo Leonardo. Este testo é apenas o básico. Mas muito esclarecedor. Tenho mais material para postar, mas preciso hospedar primeiro a maioria deles. Qual o fabricante de seu arco ?

[ ]'s
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
andre_muraro



Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 41

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeQua Out 07, 2009 11:58 am

Dentro em breve, assim que sobrar um tempinho, vou terminar de traduzir outras partes do site mas se alguem quiser fazer, esteja a vontade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy

Ruy

Mensagens : 2144
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeDom Out 27, 2013 5:21 pm

Tive a experiência de entrar e vasculhar esse site quando estava iniciando e agora, um pouco mais conhecedor do tiro com arco.
Para não criar um novo tópico sobre o mesmo site, aproveito aqui para comentar.

NO INÍCIO : Realmente não conhecia nada sobre o tiro com arco, quais os músculos utilizar e nem ao menos sabia discernir as várias etapas do ciclo. Mais do que isso, utilizava um arco totalmente desregulado e flechas incompatíveis. Li e confesso que entendi 30% do conteúdo. Como utilizar um músculo que você nem ao menos consegue "sentí-lo", como segurar um arco sem efetivamente "segurar", como soltar uma corda bastante tensionada apenas relaxando os músculos dos dedos da mão que está totalmente rígida, como fazer a tal da transferência, entre uma série de outras coisas. Achei "inútil" naquele momento, extremamente complicado, muita teoria para apenas "atirar".
ATUALMENTE : Ainda em fase de aprendizagem, mas já dá para seguir o ciclo e aproveitar as EXCELENTES dicas. Dessas dicas faço as correções e aplico num outro dia. Se houve melhora, adoto e treino. Caso contrário, volto à leitura e analiso porque não deu resultado. Após conseguir a graduação que me permitiria atirar outdoor a mais de 30 metros, e ainda descontente com falta de consistência, resolvi fazer uma revisão de todas as etapas. Por experiência própria, o agrupamento melhorou bastante e hoje tenho a naturalidade de conseguir agrupamentos constantes no brasão de 40 cm a 25 metros de distância indoor - com a proximidade do inverno começa a temporada de indoor - (utilizo um brasão menor para aprimorar os tiros). Às vezes, no início do treino, chego a atingir o 6 mas a constância é de 7 para mais. Longe ainda do que deveria mas para mim é um grande progresso.

Além da leitura do ciclo, recomendo, e muito, o FAQ com perguntas dos leitores e as respostas do KiSik Lee. Não tive tempo ainda mas aos poucos irei traduzindo e postando aqui.
Vale a pena ler e repensar o ciclo de tiro colocando-se no lugar do arqueiro, analisando detalhadamente o que você está fazendo e o que é recomendado. E agradeço ao André Muraro pela tradução deste material.

Em tempo, fiz um resumo do ciclo de tiro mas como ainda não tenho autorização para publicar (nem solicitei ainda) não postarei o link.

Aliás muda muito de indoor para outdoor, considerando mesma distância?
Dá a impressão que o indoor é mais difícil e susceptível a erros.
Eu, por exemplo, praticamente troco o equipamento, utilizo lâminas de menor potência, um outro plunger, às vezes atiro sem estabilizadores laterais e troco o túnel da mira por um de diâmetro menor (8 mm). E hastes de alumínio de maior diâmetro possível (considerando spine e regulamento).

Sds.
Voltar ao Topo Ir em baixo
andre_muraro



Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 41

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 1:19 pm

Boa tarde pessoal.

Como ja devo ter dito antes, este material é o básico do básico sobre tiro com arco no estilo ensinado melo KSL. Que é simplesmente um dor melhores treinadores de arco recurvo que existem. Recomendo o texto a todos os meus alunos e só depois de seguir todos os passos de maneira instintiva, vejo que se atinge bons resultados.

Estou fazendo a tradução do restante do site e dentro em brave deve estar no ar.

Quanto a dificuldade entre indoor ou outdoor, não vejo um mais facil que o outro, os consideredo ambos de mesmo nível, mas com dificuldades diferentes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 4:49 pm

Já comentei algumas vezes neste fórum: é bom ler esse material com uma pitada de sal, como diz o velho deitado.

No geral a técnica é baseada no bom senso. Mas ele complica desnecessariamente alguns elementos e é muito fácil se perder (e se frustrar) nos detalhes, tentando fazer o que é a sua interpretação do que está escrito lá. Falo por experiência própria. Eu fui um passo além e comprei o livro dele, Total Archery, há alguns anos e tentei aplicar as técnicas de acordo com meu entendimento. Recentemente comprei o TA Inside the Archer. Embora mais claro em vários pontos, também não é fácil de seguir. Porque a técnica é direcionada a arqueiros avançados e de preferência com um técnico habilitado na técnica. E entre os dois livros notam-se várias diferenças sutis (ou nem tanto) na técnica. Ou seja, ele evoluiu ao longo dos anos.

Há referências, em minha opinião, mais indicadas para iniciantes e arqueiros intermediários. O site da FITA (agora Archery.org) tem alguns manuais (se não me engano o Ruy já traduziu alguma coisa) e há os vídeos no site da Archery GB (Great Britain), baseados nas técnicas indicadas pelos manuais da FITA. Na minha opinião, mais simples e fáceis de seguir. 90% desse material (os 90% mais importantes na minha opinião) de alguma forma cobrem os principais elementos da técnica do KSL.

A propósito, os coreanos ainda dominam a área e o técnico deles (Kim Hyun Tak) segue uma linha mais simples que a do KSL.

Link para um dos manuais da FITA: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy

Ruy

Mensagens : 2144
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeSeg Nov 04, 2013 8:10 pm

EVC escreveu:
Porque a técnica é direcionada a arqueiros avançados e de preferência com um técnico habilitado na técnica.
É aqui que eu acho que mora o "perigo". Sem um técnico que conheça e adote a técnica, para ele, você sempre estará errado. E é o que acontece comigo quando, às vezes, altero algum posicionamento para testar o método do KSL e sou prontamente corrigido.
No fim acabo seguindo o meu técnico sem antes perguntar as razões. E acho que esse é o caminho. Muitas vezes perceber, sentir e experimentar o que está no papel é excessivamente abstrato.

Bons tiros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
andre_muraro



Mensagens : 110
Data de inscrição : 05/10/2009
Idade : 41

Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitimeTer Nov 05, 2013 9:50 am

Existem várias técnicas e cada treinador adota a que acha melhor. Sem uma pessoa com experiencia ao lado nenhumas das técnicas consegue ser utilizadas de maneira correta e isso acaba atrasando o aprendizado.

Lógico que acho muito difícil alguém sair do campo fazendo 100% dos movimentos corretamente, isso precisa de um bom tempo. mas 80% do método é de fácil aprendizagem e não vejo muita dificuldade e nem ser TOP pra conseguir executar. Vai precisar de tempo nos quesitos de largada e na parte da expansão. Mas cada um tem um ritmo diferente.

O método descrito no site da WA (antiga FITA, archery.org já é o domínio deles a um bom tempo) é o método europeu, muito utilizado pelos treinadores aqui do Brasil por influencia da escola italiana e se você for fazer o estilo coreano ela vai ser diferente mesmo. Mas com a chegada to treinador Kin vejo que as coisas estão mudando por aqui também, afinal no recurvo principalmente, muitos países estão adotando o método coreano. Ai é questão de adaptação mesmo e ver o que fica melhor e o seu treinador acha também.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee   Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dicas de tiro do treinador sul coreano KiSik Lee
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dar desconto às peças de caça na altura do tiro
» Tutorial Entelagem do BIG
» dicas para meter caes de rasto mais rapidos
» Preço da carta de caçador
» Inspecções periódicas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Artigos Técnicos-
Ir para: