ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Faca que corta arame

Ir para baixo 
+5
Mamute-sc
wpurgatto
eschimidt
SanchoVJR
ovidiopena
9 participantes
AutorMensagem
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 7:30 am

Olá Colegas,
Vejo em filmes e documentários facas que cortam arames sem perder o fio.
Isso realmente existe ou é balela ?
A unica coisa que carrego para o mato é um canivete suiço, bussola auxiliar, gps e celular para garantir tudo isso.
Se tal faca realmente existe, qual o modelo que oferece melhor custo benefício ?
Abraços a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:01 am

ovidiopena escreveu:
Olá Colegas,
Vejo em filmes e documentários facas que cortam arames sem perder o fio.
Isso realmente existe ou é balela ?
A unica coisa que carrego para o mato é um canivete suiço, bussola auxiliar, gps e celular para garantir tudo isso.
Se tal faca realmente existe, qual o modelo que oferece melhor custo benefício ?
Abraços a todos.

Cara eu comprei uma de 45 reais no Extra (sim aquele hipermercado) e frequentemente uso para cortar arame farpado, até hoje não perdeu o fio de corte, e já fiz isso umas 3 ou 4 vezes. Ela tbm foi pra praia comigo e não enferrujou, como muitas por ai fazem... Obs: Não botei na água, mas deixei na areia.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:13 am

SanchoVJR escreveu:
Ela tbm foi pra praia comigo e não enferrujou, como muitas por ai fazem... Obs: Não botei na água, mas deixei na areia.

já vi tudo, mas levar uma faca na praia e ficar juntinho embaixo do guarda sol... é demais kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:18 am

eschimidt escreveu:
SanchoVJR escreveu:
Ela tbm foi pra praia comigo e não enferrujou, como muitas por ai fazem... Obs: Não botei na água, mas deixei na areia.

já vi tudo, mas levar uma faca na praia e ficar juntinho embaixo do guarda sol... é demais kkkkkkkkkkkkkkkkk

oKSODKsodkOSDKOK Cansei da minha namorada me metendo a faca, agora quem faz sou eu!
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:27 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 9:28 am

O ideal é uma faca artezanal, pois depende da qualidade do aço e de uma boa têmpera, eu vi um video no youtube que o cara cortava um prego 18 com uma Kukri, e logo em seguida raspava os pelos do braço com ela.
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 1:14 pm

Caramba o Sancho usando uma faca de cortar legumes para cortar arame... he he he
Eu vi o video do Chuck e a compra do Eschimidt da faca Imbel.
Eschimidt vc já experimentou cortar arame da forma que está no video ?
No Forum disseram que a Zakharov depois de bater em alguns espetos precisou levar no "dentista"?
Vi também algumas ofertas de Kukri (nepalesa).
Wpurgatto, veja se decobre o modelo desta que corta um prego 18. Essa me interessa.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 1:28 pm

ovidiopena escreveu:
Eschimidt vc já experimentou cortar arame da forma que está no video ?

acha?? Nem pensar... pros arames eu tenho alicate !!! oKSODKsodkOSDKOK (by Sancho)
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 1:31 pm

eschimidt escreveu:
ovidiopena escreveu:
Eschimidt vc já experimentou cortar arame da forma que está no video ?

acha?? Nem pensar... pros arames eu tenho alicate !!! oKSODKsodkOSDKOK (by Sancho)

Shimidt tem sempre as melhores respostas kkkkkkk (ri alto)
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 2:54 pm

ovidiopena escreveu:
Vi também algumas ofertas de Kukri (nepalesa).
Wpurgatto, veja se decobre o modelo desta que corta um prego 18. Essa me interessa.
O modelo da faca é só um gosto pessoal (Kukri), pois o que importa mesmo para a dureza da lâmina e a retenção do fio, é o tipo de aço (O1, 52100, etc) e a têmpera, por isso te indico a procurar um cuteleiro artezanal, o Tim é, e pode responder melhor esta sua pergunta.

Sites relacionados:
Fórum Cutelaria Artesanal
Sociedade Brasileira de Cutelaria
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 8:27 pm

Positivo.
Tenho lido muito sobre aço de damasco, facas forjadas com mistura de aço de lima, corrente de moto, etc.
Pena que o Tim se esconde em Bragança Paulista. Um pouco longe de Ribeirão Preto.
Vamos ver se ele entra aqui e dá um parecer a respeito.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 10:33 pm

o Tim faz faca q corta até prego, só não pode deixar o Amaral cortar, pois aí.........bem isso é uma outra história Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 7:20 am

Olá Colegas,
Navegando no link que vcs me passaram descobri que em Ribeirão Preto temos um professor (Cabete) e vários alunos que já estão produzindo facas forjadas de diversos tipos.
O professor Cabete me convidou para uma demonstração hoje.
Grato e abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Set 01, 2011 2:04 pm

Olá pessoal.
Devo deixar aqui a minha humilde consideração com este tema.
Para uma faca cortar arames, pregos (ou seja lá o metal que for), são necessário três coisas:
1°- Que o aço seja muito duro. Isso seria ótimo em uma faca para qualquer natureza de trabalho não fosse uma característica física dos aços que os torna muito sucetível à quebra pois as martensitas que compões as ligas de aço para ganharem duresa, tem que adquirir formas mais alongadas, conhecidas como "agulhas" e, portanto, mais sucetíveis ao rompimento.
2°- Que o formato do fio não seja muito oblícuo, ou seja, que o fio seja rombudo pois se for muito oblícuo, este entortará ou quebrará sem a menor dúvida, então, de que serve uma faca que tem o fio obtuso, não é mesmo, só para cortar arames?.
3°- Que a lâmina seja extremamente grossa. Podem verificar que os famosos alicatões de corte para arames são extremamente grossos para o seu comprimento, isso porque o esforço transmitido ao ponto de articulação é muito grande, logo, se forem finos, torcerão e se quebrarão devido ao tratamento e natureza do aço, extremamente duros.
As facas Zakarov prometem isso, cortar arames e pregos e depois servirem para se barbear porque o tratamento térmico que recebem as faz ficarem muito duras. Segundo as suas propagandas, estas servem como degraus para se subir em árvores e tudo o mais. Srs. Eu nunca tive uma faca Zakarov para comprovar tal afirmação (e mesmo que tivesse, jamais faria isso com ima faca, a menos que a minha vida dependesse disso), mas sei que este fabricante brasileiro foi o único a receber uma matéria de capa na revista "Guns Ammo" norte americana lá, nos idos de mil novecentos e oitenta e qualquer coisa, então, algum mérito ele deve ter.
As facas Tramontina da linha Commander II e III (infelizmente não mais fabricadas) cortam arames como eu mesmo pude comprovar, mas não com o gume ou fio da faca, mas sim com as costas destas e o corte é feito por cisalhamento (rompimento) pois tem um sistema que as permite ser acopladas às bainhas onde uma peça metálica feita em aço carbono de estrema dureza faz o trabalho duro.
Resumidamente.
Eu não aconselho ninguem a cortar materiais metálicos de qualquer natureza com o gume das facas, sejam elas quais forem e independente do fabricante ter falado que fazem ou não.
Como a maioria deve saber, coleciono lâminas e possuo facas da Aitor, que sem dúvida são as minhas preferidas. Elas são feitas com aço ao cromo (endurecedor), Molibdênio (endurecedor e aumenta a capacidade de resistir a trabalhos mesmo a temperaturas extremamente quentes) e vanádio (aumenta a tenacidade, flexibilidade), são ótimas e resistem a tudo que se queira fazer no campo mas isso porque reunem qualidades de material e têmpera adequado e mais um formato de fio péviamente estudado para garantir bons cortes e resistência para golpes, mas não para cortar metais de qualquer natureza. E isso a minha Commander III faz sem ser danificada, mesmo com o seu aço de qualidade e têmpera inferiores porém, apenas por causa do sistema que possui.
Meu conselho: Se quiserem continuar com uma faca em boas condições nas mãos...não tentem
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Set 01, 2011 2:05 pm

Eu uso alicates pra cortar arames!

clown

clown
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Set 01, 2011 4:10 pm

Cortar arame ja nao sei, com faca é até meio estranho!, pra isso tem os alicates e afins,!
Mas um amigo comprou recentemente uma de aço damasco, pelo ebay, e nesse ultimo final de semana carneamos uns animais com ela, vi ele batendo com ela para quebrar ossos, e ela continuar cortando que é uma beleza!
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeQui Set 01, 2011 7:44 pm

Eu também não corto arames..................prefiro abrir a porteira e passar. É mais fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeSex Set 02, 2011 4:08 pm

Ossos de animais de médio porte eu já cortei sem problemas com as Aitor, e em uma ocasião em que fui acampar e fez muito frio à noite e não tinhamos barracas, passei uma noite inteira cortando galhos de laranjeira seca para fazer lenha para a fogueira, não sei se todos sabem, mas laranjeira é uma madeira extremamente dura depois de seca e, no outro dia, duas ou tres passadinhas na pedra do meu victorinox e ela já estava pronta pra guerra de novo, porém, ao abrir uma trilha na mata com a minha Jungle King I, aqui no MS. demos de cara com uma cerca que estava coberta pela vegetação e, portanto disfarçada e, sem querer, meti a faca no arame. ele estava meio frouxo e isso amorteceu o golpe, mas chegou a marcar o fio, nada que não desse pra tirar na afiação, quase rompeu o arame, mas prova que essa tarefa é pesada demais mesmo para uma faca dessa categoria, considerada por muitos como a melhor do mundo nessa classe de facas de aventura.
Os sistemas de cortar arames usando a faca e a bainha não são novidade e já eram usados mesmo na primeira guerra mundial nas baionetas dos fuzis Springfield, norte americanos, mais uma criação do Sr. John Moses Browning (verdadeeiro gênio no projeto de armas de fogo e inventor das famosas pistolas mod. 1911, semi-automáticas por recuo direto dos gases), mas sem dúvida são muito engenhosos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acima vemos a peça de corte das facas Explora Survival e na seqüência, vemos a forma de acoplagem da lâmina à esta. É interessante notar o parafuso de cabeça redonda próximo à lâmina que serve como um "fim de curso" para que ao romper o arame, o guma da faca não passe do ponto atingindo a mão que segura a bainha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As baionetas do exército americano à época da guerra do Vietnam eram fabricadas pela empresa Buck que também confeccionava cortadores de arames nas bainhas para serem acoplados às lâminas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui vemos uma faca de sobrevivência russa com um sistema inusitado de cortador de arames onde a bainha reparte-se, abrindo como um canivete. Reparem na ponta da peça do centro, uma reentrância onde de encaixa o arame a ser cortado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Acima, facas de combate espanholas da década de 70. A faca à esquerda tem o mesmo sistema de cortador que as demais apresentadas antes. Uma destas facas, a cuchilo de monte (ao centro)com suaves alterações, vem sendo utilizada até os dias de hoje.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faca de sobrevivência Chineza com cortador de arames, copiada da Aitor Jungle King II, embora a sua predecessora não tenha o cortador de arames, mas é de muito melhor qualidade do que a cópia.
Observem que em todos os sistemas, o corte é feito com as costas da lâmina e o trabalho mais pesado é feito pela peça acoplada na bainha. Outro fator digno de ser notado é que a maioria destas facas é de aço carbono, que tem características melhores para p trabalho proposto.
Existem algumas facas que tem um fio mais rombudo na proximidade com o cabo para, segundo o fabricante, servir para cortar-se ossos de maior dureza, arames e até pregos com esta parte do fio, mas, ao meu ver, é um contra senso pois se formos, por exemplo, afiar estacas para armadilhas ou abrigos, qual é a parte do fio que utilizamos? A que está exatamente mais perto do cabo pois é ai que temos mais força para cortar pois quanto mais na ponta da lâmina, mais esforço será necessário ser desprendido, causando um estresse no pulso, logo, a lâmina tem que ser afiada como um todo e não sóente do meio para o fim.
Até mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Nunes

Gabriel Nunes


Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 31
Localização : Campo Grande - MS

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeSex Set 02, 2011 9:11 pm

Muito bom, Sandro!

e meu pai tem uma Aitor Jungle King II, e é uma otima faca, para aventuras, com certeza! uma das melhores!
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeDom Set 18, 2011 7:45 am

Muito bacana Sandro.
Gostei da sua explicação sobre as facas.
Enriqueceu meus conhecimentos.
Abraços.


Última edição por ovidiopena em Sáb Nov 12, 2011 11:44 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitimeDom Set 18, 2011 9:35 pm

Parabéns Sandro, excelente explanação

vc é a enciclopédia do Forum no quesito facas, tu sabe tudo lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Faca que corta arame Empty
MensagemAssunto: Re: Faca que corta arame   Faca que corta arame Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Faca que corta arame
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tracker, forjada.
» Vendo faca Faca Smith & Wesson Extreme O P S (Baixou)
» Projeto de faca inspirada na faca do filme Rambo III
» Faca de desbaste vs Faca forjada
» Faca do Mal - Faca + Tazer!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: