ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Torneios não convencionais

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 10:56 am

Um tempo atras eu fiz esse topico na comunidade de arco e flecha do orkut, e creio que como nem todos tem saco ou participam do yrkut seja interessante que ele esteja aqui.

Torneios não Convencionais
Estou colocando esse topico para quem está se iniciando ou quer saber mais sobre torneios que não sejam FITA e Indoor. Gostaria da colaboração dos colegas que praticam ou já praticaram algum desses tipos de torneios.

Rover: baseado no antigo field-game, trata-se de um torneio que pode ser entendido como um treino para um torneio field, ou um torneio que existe por si mesmo.

Para pratica-lo basta um anteparo, um alvo com pelo menos 2 marcações (pode ser um concentrico 18m ou apenas uma folha de papel com um circulo interno) e alguns arqueiros, e um campo com pelo menos 30m de comprimento.

O torneio:

- É escolhido por sorteio o primeiro "chamador" esse deverá escolher um ponto de tiro, a uma distancia qualquer.
- Todos os participantes disparam 1 flecha contra o alvo, sendo que quem conseguir o impacto mais proximo do centro terá seu nome anotado e será o proximo "chamador".
- Segue-se nesse processo até que ou os arqueiros cansem ou se atinja determinada quantidade de disparos (convencionada anteriormente).

Comentarios: É um dos tipos mais divertidos de treinamento/torneio, pois cada arqueiro tentará ser o "chamador" para poder escolher a distancia em que melhor atira.


Clouth: Torneio baseado nas antigas batalhas com arcos longos (longbows).
Para pratica-lo é necessária um campo grande de tiro, uma biruta, uma marcação no chão e arqueiros.

O Torneio:

- A uma distancia previamente estipulada os arqueiros se posicionam e fazem 3 disparos para o alto.
- Vence quem conseguir atingir mais proximo do alvo

Comentarios: Esse torneio é bem interessante, pois envolve calculos bem complexos para se determinar a parabola que a flecha descreverá. A biruta é muito importante pois a influencia do vento deverá ser compensada. Nunca tentei com arcos compostos, pois a velocidade das flechas é muito grande.

OBS: é recomendado que o campo não possua pedras pois isso poderá acarretar em flechas tortas. O ideial é que os disparos sejam feitos em uma praia deserta de preferencia comendo uma porção de camarão....

Field: Torneio baseado em caçadas. É um torneio que testa não apenas a capacidade do arqueiro de acertar o alvo, mas tambem sua capacidade de avaliar corretamente as distancias e se adaptar a posição de tiro. Existem basicamente duas modalidades, o FITA Field e o IFAA Field, eu tentarei descrever as duas da melhor forma possivel. Os torneios normalmente são ao ar livre, sendo que quanto mais irregular o relevo do campo melhor é!

FITA Field: O torneio consiste em alvos concentricos (24,28, 32,36,40,44 ou 48) colocados a distancias que variam de 5 a 55m, sendo que não existe uma indicação dessa distancia. A contagem de pontos varia de acordo com a modalidade em disputa, sendo que pode ser feita pela soma dos pontos obtidos por 3 flechas ou de acordo com o numero de disparos.

O Torneio:

- Os arqueiros são divididos em grupos, sendo que cada grupo possui um "capitão" que será responsavel por anotar as pontuações de cada arqueiro.
- Os grupos seguem para os alvos e executam seus disparos sendo que cada alvo será devidamente anotada a pontuação, de acordo com as normas previamente estabelecidas.


IFAA Field: Os alvos para esse torneio são representações de animais, nos quais existem duas areas demarcadas: mortal e ferimento. As distancias de tiro variam de 9 a 54m. A pontuação é dada pela seguinte regra:

- 1a Flecha: Mortal = 20 pts, Ferimento = 18pts
- 2a Flecha: Mortal = 16 pts, Ferimento = 14pts
- 3a Flecha: Mortal = 12 pts, Ferimento = 10pts

Sendo depois todos os pontos somados e ganha quem atingir maior pontuação.

O Torneio:

Normalmente o torneio é dividido em dois "rounds" de 14 alvos cada, sendo que no primeiro "round", as distancias não são conhecidas, e no segundo elas são anunciadas.

- Os arqueiros são divididos em grupos, sendo que cada grupo possui um "capitão" responsavel por anotar os pontos e eliminar eventuais duvidas ou problemas.
- Os grupos seguem para os alvos e efetuam seus disparos sendo sua pontuação anotada.

Como podemos observar os torneiros Field tem caracteristicas proprias que divergem dos outros tipos de torneio, a saber:

- O arqueiro deve levar todo o equipamento necessário.
- Por ser feito em areas onde existe vegetação, torna-se necessário a utilização de calçados apropriados (botas, coturnos, etc).
- Nunca um torneio Field é igual ao outro, pois a posição dos alvos varia, bem como a distancia do arqueiro.

As categorias do Field são basicamente: Composto com Mira, Composto Instintivo, Recurvo com Mira, Recurvo sem Mira, e Barebow.

Nota: O responsavel pela Montagem da prova deve ter em mente que se trata de uma prova de arco e flecha e não de uma prova de alpinismo ou treeking, bem como se aproveitar ao maximo dos anteparos naturais que o terreno oferece, visando eliminar a possibilidade de flechas perdidas ou quebradas.

Nota 2: Existe ainda a possibilidade de utilização de alvos 3D.
Ir para o topo Ir para baixo
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 10:27 pm

Muito bom. Lembro-me desse post. Interessante esses torneios de Field. Quantas flechas o arqueiro dispara contra cada alvo ? 3 ? E para para participar de um torneio desses qual a quantidade ideal de flechas que se deve levar ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQua Ago 17, 2011 11:17 pm

Bem que poderiam botar uma prova de field no tiro com arco dos jogos olímpicos. Sinceramente, eu não consigo ver uma prova FITA target até o fim, mesmo que valendo medalha.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 2:47 pm

Wilson escreveu:
Muito bom. Lembro-me desse post. Interessante esses torneios de Field. Quantas flechas o arqueiro dispara contra cada alvo ? 3 ? E para para participar de um torneio desses qual a quantidade ideal de flechas que se deve levar ?

Wilson, o pessoal que atira instintivo leva normalmente 1/2 dz de flechas. E voce só vai para a terceira flecha se voce errar as duas primeiras....
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 4:28 pm

Jorge,

Gostei dessas provas são bem dinâmicas...pelo menos para alguém sedentário como eu. Sleep

Participei de uma prova de ar comprimido que era a Field Target no meio do mato onde os bichos ficavam escondidos nas arvores e moitas...além de ter que executar os tiros na posição indicada em pé, joelhado, sentado agora deitado essa era pior!

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 8:33 pm

FITA Field: O torneio consiste em alvos concentricos (24,28, 32,36,40,44 ou 48) colocados a distancias que variam de 5 a 55m, sendo que não existe uma indicação dessa distancia. A contagem de pontos varia de acordo com a modalidade em disputa, sendo que pode ser feita pela soma dos pontos obtidos por 3 flechas ou de acordo com o numero de disparos.


Jorge,

os alvos para FITA Field : vc tem o tamanho deles e as cores, bem como as distâncias ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 8:45 pm

Wilson escreveu:
FITA Field: O torneio consiste em alvos concentricos (24,28, 32,36,40,44 ou 48) colocados a distancias que variam de 5 a 55m, sendo que não existe uma indicação dessa distancia. A contagem de pontos varia de acordo com a modalidade em disputa, sendo que pode ser feita pela soma dos pontos obtidos por 3 flechas ou de acordo com o numero de disparos.


Jorge,

os alvos para FITA Field : vc tem o tamanho deles e as cores, bem como as distâncias ?

Tenho sim Wilson! O problema vai ser achar nos meus alfarrabios! SMJ os alvos são pretos com as divisões em branco, os diametros são de 20, 30, 40, 50 e 60cm, e tem uma relação entre o diametro e as distancias, mas conforme eu disse preciso checar para não falar besteira (idade e saturnismo é dose) .
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 8:48 pm

Wilson escreveu:
FITA Field: O torneio consiste em alvos concentricos (24,28, 32,36,40,44 ou 48) colocados a distancias que variam de 5 a 55m, sendo que não existe uma indicação dessa distancia. A contagem de pontos varia de acordo com a modalidade em disputa, sendo que pode ser feita pela soma dos pontos obtidos por 3 flechas ou de acordo com o numero de disparos.


Jorge,

os alvos para FITA Field : vc tem o tamanho deles e as cores, bem como as distâncias ?

Eu acho legal a competição por equipe mista no FITA field [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 9:04 pm

jwiendl escreveu:
Wilson escreveu:
FITA Field: O torneio consiste em alvos concentricos (24,28, 32,36,40,44 ou 48) colocados a distancias que variam de 5 a 55m, sendo que não existe uma indicação dessa distancia. A contagem de pontos varia de acordo com a modalidade em disputa, sendo que pode ser feita pela soma dos pontos obtidos por 3 flechas ou de acordo com o numero de disparos.


Jorge,

os alvos para FITA Field : vc tem o tamanho deles e as cores, bem como as distâncias ?

Tenho sim Wilson! O problema vai ser achar nos meus alfarrabios! SMJ os alvos são pretos com as divisões em branco, os diametros são de 20, 30, 40, 50 e 60cm, e tem uma relação entre o diametro e as distancias, mas conforme eu disse preciso checar para não falar besteira (idade e saturnismo é dose) .

Jorge, se achar poderia mandar para mim ? Tenho uma programa para confecção de alvos e posso usar para fazê-los. Com as distâncias correspondentes poderia montar umas pistas aqui.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 9:38 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um pdf, na pagina 22 tem as relações entre distancias e diametro das faces dos alvos.

Se não conseguir abrir, me avisa que eu tenho salvo no micro.

Alias é uma excelente leitura !!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 9:41 pm

O Jorge aqui essa hora da noite? Está faltando cerveja em Pira, ou a oficina pegou fogo? Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeQui Ago 18, 2011 9:49 pm

Lincoln escreveu:
O Jorge aqui essa hora da noite? Está faltando cerveja em Pira, ou a oficina pegou fogo? Twisted Evil Twisted Evil

Graças que não foi nenhuma dessas desastrosas possibilidades, apenas o colega que fica a noite pediu para trocar de horario com ele! Exclamation Exclamation

Alias, tudo oceis tem insonia, é???

PS: daqui a pouco vazo para um tira-gosto!
Ir para o topo Ir para baixo
Wilson




Mensagens : 131
Data de inscrição : 17/08/2009
Localização : Campos - Rio de Janeiro

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeSex Ago 19, 2011 12:10 am

jwiendl escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um pdf, na pagina 22 tem as relações entre distancias e diametro das faces dos alvos.

Se não conseguir abrir, me avisa que eu tenho salvo no micro.

Alias é uma excelente leitura !!

A página abriu. Mas não achei a relação entre entre o diâmetro e as distâncias nesta página.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://jwilsonleal.multiply.com/
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitimeSeg Ago 22, 2011 3:38 pm

Wilson, estão na pagina 22....

Unmarked
Distances in Meters
Numbers Diameter of Blue Post Red Post
of Field Faces Barebow Recurve and
Targets in cm Compound
3 Ø 20 5 - 10 10 - 15
3 Ø 40 10 - 20 15 - 25
3 Ø 60 15 - 30 20 - 35
3 Ø 80 30 - 45 35 - 55

Marked

Distances in Meters
Numbers Diameter of Blue Post Red Post
of Field Faces Barebow Recurve and
Targets in cm Compound Longbow
3 Ø 20 5 - 10 - 15 10 - 15 - 20
3 Ø 40 10 - 20 - 25 20 - 25 - 30
3 Ø 60 30 - 35 - 40 35 - 40 - 45
3 Ø 80 40 - 45 - 50 50 - 55 - 60

Forest Round

Distances in Meters
Numbers Diameter of Blue Post Red Post
of Inner Rings Bare-Longbow Recurve and
Targets in cm Bow Hunter Compound
3 Ø 7.5/5 5 - 10 5 - 15
3 Ø 15/10 5 - 20 5 - 25
3 Ø 22.5/15 5 - 30 5 - 35
3 Ø 30/20 5 - 45 5 - 55


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Torneios não convencionais Empty
MensagemAssunto: Re: Torneios não convencionais   Torneios não convencionais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Torneios não convencionais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Calendário 2014
» Circuito Paranaense de Field 2015
» Bowhunter unlimited -Ajuda
» Torneios pelo Mundo
» Lunetas para torneios

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: