ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Estabilizadores para arco

Ir para baixo 
+6
EVC
eschimidt
Lincoln
Mamute-sc
giantorm
ovidiopena
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 9:02 am

Estabilizadores:

V-Bar
Nos arcos os estabilizadores laterais são usados para manter melhor equilíbrio do arco, aumentar seu peso central e compensar o peso do estabilizador longo e da mira.

Porque usar um V-bar ?

1. Aumenta o peso do arco absorvendo melhor seu impacto e vibração.
2. Para compensar os pesos do estabilizador frontal e acessórios, evitando que o arco funcione como um pêndulo para a frente fazendo com que as flechas alterem sua trajetória.
3. Alguns arqueiros utilizam um só estabilizador lateral para compensar o peso da mira.
Em vez de um estabilizador lateral pode-se usar somente um peso.


Vibração:

Os fabricantes alegam que o estabilizador existe para reduzir a vibração do arco. Um arco que vibre menos diminui o impacto sobre o seu punho, ombro e cotovelo. A vibração pode também afetar a flecha antes que ela deixe o arco pela inércia do material.
Um bom estabilizador vai atuar no repouso do arco evitando que a vibração do mesmo atinja seu braço.
Um bom estabilizador ajuda na mira e controle do arco durante e após o tiro.
Nos modernos arcos com novos punhos, principalmente nas configurações reflex, o peso fica mais para trás do seu centro de gravidade. Portanto o estabilizador para estes tipos de arco são diferentes.
Ele deve proporcionar uma queda muito pequena para a frente.
Os pesos devem ser colocados de tal forma para proporcionar uma plataforma estável e configuração ideal.
O estabilizador não pode ser tão pesado e feito de material leve como alumínio e carbono para que não aumente tanto o peso total do arco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]





Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 8:03 pm

Com o meu primeiro recurvo, eu atirei um tempo sem estabilizador, até conseguir comprar o conjunto de estabilizadores. Quando coloquei o estabilizador, os agrupamentos melhoraram 50% já de cara.

Dá para sentir que o arco não ficava mais dançando de um lado para outro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:14 pm

tem muita gente de Field q sacaneia na hora do estabilizador, dizendo q nós temos para-ráios, ma só quem usou um estabilizador descente sabe da necessidade do mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:32 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 10:34 pm

kkkkkkk, boa essa.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:03 pm

para alvo talvez traga algum benefício, mas para caça não vejo utilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeDom Set 11, 2011 11:23 pm

para caça nem pode, já imaginou a "enroscação", isso aí foi desenvolvido para ser usado em ambiente 100% limpo Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 1:17 am

Imagine a utilidade do estabilizador, como a roupa de tiro para o atirador olímpico, sem condições de usar qualquer um em uma caçada.

Cada qual tem a sua função.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 6:35 am

Este assunto (estabilizadores) é um dentre os vários no esporte em que não há um consenso. Mas eu tendo a concordar com a linha de pensamento que afirma que a função principal (ou única) está expressa no nome: a função principal do estabilizador é estabilizar, não absorver vibrações. Estabilizar a mira pelo aumento da massa e balanceamento estático do arco e, durante o tiro, estabilizar o arco, ao reduzir a tendência deste se mover devido a erros do arqueiro (torque no grip por exemplo).

A absorção de vibrações ocorre quando a flecha já saiu do arco. É útil, na minha opinião, mais do ponto de vista psicológico (o ruído incomoda mesmo!) e saúde do equipamento, não de precisão. Sobre o efeito das vibrações no arqueiro, tenho minhas dúvidas, principalmente quando se usa sling (e portanto não está segurando o arco). Sei que muitos afirmam que ajuda mas, em minha opinião, são também opiniões (infundadas até que alguém tenha feito um estudo sistemático) e, como opinião é que nem bunda...¹

Abs.

¹ Cada um tem a sua mas só as dos outros fedem. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 7:28 am

Acho que o Lincoln colocou uma solução para o meu problema.
Ele estabilizou o arqueiro também... he he he
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 9:12 am

Concordo com o EVC, a função é principalmente estabilizar, talvez ajude a eliminar a vibração, mas é mais um "efeito colateral" bom, do que a função principal.

Pode ser que eu vou falar besteira, mas acho que a vibração é mais um efeito psicológico. Diferente de uma carabina de pressão, onde a vibração acontece quando o pistão bate no final do curso antes do chumbo sair do cano. No caso do arco, me parece que as vibrações são após ou quase no final do movimento das lâminas.

Eu senti o arco muito mais estabilizado, diferença muito grande. Antes ele ficava dançando de um lado para outro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 1:09 pm

sim, a função principal do estabilizador (como o próprio nome diz) é estabilizar o tiro, mas depois do tiro, quando a maior parte da enrgia já foi eliminada do sistema, com o lançamento da flecha o arco começa a vibrar, tentnado dissipar a energia q ainda restou no arco, e nessa hora, a massa do estabilizador (o peso para leigos) e mais o amortecimento devido ao material de q é construido ajudam a eliminar mais rapidamente a energia restante. E para q serve isso, apenas gara garantir uma maior durabilidade para o seu equipamento, pois ninguém vai querer fazer um tiro de precisão com equipamento todo desrregulado devido à impactos

como o EVC escreveu, usando o sling adequadamente nem tem como transmitir vibração para o corpo do arqueiro
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 2:11 pm

Estudando a influência dos estabilizadores no arco, e acatando a recomendação dos colegas quanto ao uso do "sling", fiz um balanceamento de tal forma que meu arco ficou com o ponto de gravidade práticamente no punho.
Em tal situação verifiquei que o sling pouco ou nenhuma influência tem, já que nesta situação o arco fica estável sem cair frontalmente.
Colocando um pequeno peso na ponta do estabilizador frontal, fazendo com que o centro de gravidade fosse levemente para a frente conforme manda a regra, também verifiquei que posso tranquilamente utilizar o indicador tocando o polegar, deixando o restante dos dedos sem apertar o arco e conseguir fechar a mão um segundo depois do disparo sem que o arco caia totalmente para a frente não tendo eu verificado qualquer alteração nos agrupamentos nem percebi qualquer anormalidade.
Gostaria que os colegas comentassem a respeito.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 6:59 pm

não tem q fechar a mão depois do dispara, a gente acaba influenciando o tiro, a não ser q o objetivo não seja acertar na pinta

o sling serve justamente para deixar o arco "rodar" depois do tiro, ele só não cai da mão pq o sling "segura"
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 8:11 pm

Esqueceu o bow sling...

Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 9:55 pm

a cara de injuriado do outro atirador já diz tudo
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 2:27 am

Alguns desenhos da empunhadura de alguns arcos foram feitos de tal forma para isso não acontecer. Só se o peso na ponta do estabilizador frontal for muito excessivo.
Vi alguns videos de olimpíadas e como exemplo temos o arqueiro olimpico Viktor Ruban, que não usa sling.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

abraços.



Última edição por ovidiopena em Ter Set 13, 2011 6:34 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 6:32 am

parece um robo atirando, a ancoragem é bem maluca, mas é válido, vc pode imitá-lo se quiser
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 6:42 am

E o cara já foi campeão olimpico.
Observe que ele faz do polegar e indicador o seu sling. O arco faz o seu movimento de giro normalmente sem segurá-lo.
Os arqueiros de mão pequena não vão conseguir fazer isso.
Estive vendo recentemente um video de uma arqueira canadense, numa final olimpica, onde o seu cotovelo ficava bem levantado em relação ao alinhamento da flecha e braço e isso não atrapalhava em nada sua performance.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 7:02 am

Legal o estilo do Ruban. A ancoragem com o polegar na nuca deve dar um descanso. Isso mostra que não precisa seguir a escola coreana pra estar no mainstream.
Ir para o topo Ir para baixo
ovidiopena

ovidiopena


Mensagens : 512
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 37
Localização : estou de mudança.

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 4:56 pm

Acho que ele pelo menos não copiou de nenhum gringo... he he he
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 7:55 pm

Achei interessante a ancoragem do dedão no pescoço. Vou tentar.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeTer Set 13, 2011 8:45 pm

giantorm escreveu:
Achei interessante a ancoragem do dedão no pescoço. Vou tentar.

eu tentei, minha orelha quase foi junto com parte da minha bochecha kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeQua Set 14, 2011 12:43 am

Se observar bem, o Ruban apara o arco com os 4 dedos depois do tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitimeQua Set 14, 2011 6:23 am

qual a finalidade daquele 'protetor' no ombro?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por eschimidt em Qua Set 14, 2011 6:44 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estabilizadores para arco Empty
MensagemAssunto: Re: Estabilizadores para arco   Estabilizadores para arco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estabilizadores para arco
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Diferenças dos estabilizadores para arco recurvo (medidas)
» VENDIDO Pesos e dampner para estabilizadores
» Bolsa Artesanal para arco composto e bolsa para arco long bow feita em lona de carreteiro
» GOSTARIA DE UMA AJUDA PARA ESCOLHER UM ARCO PARA A MINHA INICIAÇÃO NA ARQUEIRIA
» Qual fio usar para confecçao de corda para arco composto?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-
Ir para: