ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft

Ir para baixo 
+4
jorge_wiendl
Lincoln
fabio carneloci
wpurgatto
8 participantes
AutorMensagem
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeQua Dez 07, 2011 8:37 am

Vejam aí o artigo que o João Alexandre Voss de Oliveira escreveu para a seção de cutelaria da revista TIRO CERTO (Ano V No22).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se alguem quiser adiquirir uma revista, dá pra comprar da editora (click aqui)

Breve texto do Voss:
"Como o "bushcraft" diz respeito à "arte mateira", é de se esperar que a faca possa ir da mesa ao mato sem muitas complicações.

O tamanho depende, mas uma faca de uso genérico pode estar nesta faixa de 15, 20 ou 30 cm. Eu costumo chamar as maiores de "big bush" justamente por passarem um pouco do tamanho que acho mais cômodo, como no máximo 25 cm. As atividades vão desde o "wood carving", o corte de vegetação, galhos, cordas, carnes, etc.

A ponta em "spear point" é herança das "Kephart", outra coisa que se resolveu convencionar pela praticidade de uso. Não precisamos de uma faca muito pontuda que seria até certo ponto mais frágil. Mas não quer dizer que uma Bowie não se preste, só não é a mais cômoda ou adequada.

Quanto a atrapalhar no mato, bem, a técnica mateira em acampamentos não exige um ingresso muito frequente em mata fechada - este tipo de mata está cada vez mais difícil de ser encontrado ... não acho que vá atrapalhar ou enroscar em algo. Qualquer bainha vai ser problemática em floresta, o ideal seria colocá-la na mochila.

Não ter guarda também é outra convenção, vinda das primeiras facas utilizadas em campo, mais simples e baratas.

Quanto ao acabamento, não vejo no que o espelhado possa auxiliar em uma faca da aço carbono que pretende ser bem usada.

Uma confusão que se faz frequentemente é entre "sobrevivência" e " bushcraft". A faca ideal para sobrevivência, numa situação limite, seria aquela que estivesse mais à mão.

O exemplo mais claro de "bushcraft" hoje seriam as atividades feitas pelos escoteiros em acampamentos - algo mais leve e sem o apelo da sobrevivência ...

Mas são tudo convenções criadas pelos praticantes da atividade, nada muito dogmático.

Eu, por exemplo, não abriria mão de um bom canivete e de um facão de mato para complementar o conjunto de lâminas que gostaria de ter em campo. Não ficaria só na faca. Mas se for possível apenas uma lâmina, a utilitária para "bush" é uma mão na roda!

Abraço"

Fonte: Forum FCA.
Deem uma olhada no site e no blog dele:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por wpurgatto em Qua Dez 07, 2011 9:53 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeQua Dez 07, 2011 9:14 am

eu sempre que saio para mata em diferentes situações caça , pesca , campim , expedição eu sempre levo 2 laminas comigo 1 é meu canivete e uma faca de tamanho 23cm total ela é uma utilitaria hunter , seu cabo é maior que a lamina e me fornece uma boa impunhadura e levesa para a usar, a lamina tem 4mm de espesura é super forte e resistente . em casos de expedição eu levo meu facão tambem , o facão é algo indispensavel para essa situação .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeQua Dez 07, 2011 9:31 am

O trabalho nas bainhas que é fantástico. O cara é um excelente designer.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeQua Dez 07, 2011 9:54 am

Fabio, se tiver que escolher entre faca ou facão, fico com o facão que resolve 80% dos problemas, melhor que ele somente uma foice pequena! (Tô arrumando a minha).

Lincoln, dá uma olhada no site dele, tem muita coisa boa! Inclusive uma bainha que dá para usar praticamente de todo jeito.
Ir para o topo Ir para baixo
majordbs

majordbs


Mensagens : 315
Data de inscrição : 09/05/2011
Idade : 33
Localização : Natal/RN

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeQui Dez 08, 2011 1:06 am

O cara é fera!
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 2:01 am

Olá wpurgatto. Eu já havia visto algumas destas facas em fotos na internet mas achei que eram de algum cuteleiro internacional. Não que eu acredite que não tenha cuteleiros de alto nível no Brasil, pelo contrário, já ví muita coisa boa fabricada por cuteleiros brasileiros e até muito melhor do que lá de fora, mas é bom saber que mais um desponta com produtos atualizados e adequados aos usuários de esportes ao ar livre como o bushcraft.
Os agradecimentos por ter postado essa matéria sobre o Voss aqui e se tiver mais dessas materias interessantes por ai, dá mais uma palhinha pra gente que vamos devorar os textos com satisfação.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeDom Dez 11, 2011 8:03 am

Sandro, os cuteleiros brasileiros são muito respeitados no exterior. Falam em "facas da escola brasileira". As integrais utilitárias e gaúchas fazem muito sucesso lá fora.
Ir para o topo Ir para baixo
josé lucas

josé lucas


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/11/2011
Idade : 26
Localização : sorocaba

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 6:57 pm

eu vou comprar trez canivetes da guepardo 1 multiplo,1 clincher e um camuflado que eu esqueci o nome!!
a cutelaria da guepardo é boa???
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeSáb Dez 24, 2011 9:55 pm

Bom, como todos sabem, eu sou um fã incondicional das facas de cabo oco que trazem a facilidade de possuir acessórios de pesca, acendimento de fogo, etc dentro do cabo, mas não é qualquer faca que se presta a isso pois se pegar porcaria vai deixá-lo na mão.
Agora, que essas facas pra bushcraft são bem planejadas isso são. Se você usa uma faca de cabo redondo pra cortar galhos a golpes vai notar que a primeira coisa que ela tenta fazer e escapar da sua mão, isso porque o formato tubular do cabo faz com que você tenha que fazer mais força na mão pra manter a faca presa, já o bom de uma faca de cabo anatômico ou semi-anatômico é que você não estressa a mão em trabalhos mais brutos e fica com mais firmeza quando precisa fazer entalhes mais precisos, por exemplo. Eu tenho um projeto de faca a alguns anos que venho amadurecendo pois quero um projeto único mas com certeza o formato spier point é o ideal pois dá mais peso à ponta da lâmina e ajuda a dar golpes mais fortes com menos esforço físico, ao mesmo tempo que pode ser usado na cosinha sem problemas pois a ausência de guarda ajuda muito pra isso. Só não pode deixar a patroa esperimentar, senão perde a faca.
Ir para o topo Ir para baixo
Roberio

Roberio


Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/08/2009
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitimeDom Dez 25, 2011 11:09 am

Interessante Jorge o que vc colocou, eu venho de uma regiao dominada pela cana, na zona da mata de Pernambuco, toda minha vida vi usarem vários tipos de foices de pequeno porte e cutelo no corte da cana, que também são muito usados pra cortar varas pra usar no plantio do inhame. Mas não se limita a isso, um grande amigo companheiro de pescaria e outras aventuras usava uma dessas foices pra fazer quase tudo... Em uma das vezes que eu fui lá comprei uma das grandes, muito pesada, da próxima vez que eu for vou ver se compro uma dessas pequenas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft   Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Artigo do VOSS sobre facas de Bushcraft
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qualidade das facas, e duvida sobre corda no cabo
» Facas Puukko & Facas Mora: O que são?
» Vídeo de Introdução sobre Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
» Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos
» Video com observações sobre facas próprias

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: