ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Meu primeiro longbow -

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 12:32 am

Saudações a todos! Me inscrevi esses dias mesmo aqui no fórum, mas já tinha começado a fabricar meu primeiro arco por volta do dia 12 desse mês! Como ainda sou leigo no assunto, tenho muitas dúvidas (algumas eu já tirei lendo outros tópicos por aqui) mas, primeiro, vamos às minhas informações: Smile Exclamation

1) A madeira é de ipê (mas eu também posso ter "comprado gato por lebre" - dadas as condições da compra, não descarto a possibilidade de que não seja ipê), mas não sei se é roxo, amarelo, rosa, etc. e tem 1,82m de comprimento. O que importa é que é bem dura e resistente, embora fácil de tirar lascas com facas ou com a plaina.
2) O projeto do arco eu tirei do site Toxóphilos study
3) Já lixei a parte das costas do arco, e já trabalhei bastante a madeira (estou quase chegando nas linhas do projeto que eu risquei no caibro), sendo que eu comecei a trabalhar com um formão e um martelo. Quando vi que o resultado não estava ficando muito bom, passei pro facão, mas não gostei muito. Me identifiquei mais com a plaina (No total uns 70% do trabalho foram feitos com esta ferramenta). Ou seja, já está na forma de um arco piramidal (acho) e só preciso passar a plaina mais um pouco ajeitar com a grosa pra ficar tudo certinho

amanhã eu tiro umas fotos e posto aqui

Question Agora vamos às dúvidas:

A) Em algum lugar aqui do fórum, alguém disse que fez um arco de 1,70m para não precisar fazer o backing. Seguindo essa lógica, eu também não precisaria o backing, uma vez que o meu tem 1,82m?

B) Se eu precisar fazer o backing, qual é o melhor material? Eu tenho uma preferência pessoal por revestir com uma lâmina de madeira sem ser de bambu, então qual é a melhor madeira pra isso?

C) Há dois buracos na lâmina superior (justamente essa!!) que estão me preocupando... um no ventre e outro na lateral. O diâmetro não é grande, mas a profundidade de um deles chega a ser preocupante... eu li em algum lugar sobre a confecção de um "Dutchman Plug" para tampar cada buraco, como se fosse uma "rolha" feita da mesma madeira que o arco, mas, no entanto, não tenho ideia de como fazer um desses... será que alguém aí já fez? Ou será que conhece algum outro jeito de lidar com os buracos da lâmina? Eu vou tirar uma foto deles para vocês verem.

D) Acredito que muita gente tenha se motivado/ descoberto a arte da fabricação de arcos após ler "O Arqueiro", do Bernard Cornwell study ... Pelo menos, foi o que me inspirou. No livro, o autor escreveu que o personagem principal passou uma mistura fervida de óleo de linhaça com fuligem para proteger o arco e deixá-lo bem preto. Então... eu queria que meu arco fosse preto também. Será que é uma boa ideia imitar o livro? Ou será que tem um jeito melhor de proteger e pintar o arco?

Desde já agradeço a atenção de todos! To aprendendo muito com a experiência do pessoal daqui do fórum! Vocês explicam direitinho!
Abraços cheers

RHForge gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 11:42 am

Primeiramente seja bem vindo.
(A) Se as linhas de crescimento da madeira estiverem paralelas com o comprimento longitudinal do arco, não importa o tamanho, pois não precisa do backing,(B) se não for o caso use Pau marfil (ou bambu, fibra de vidro).

Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 2:19 pm

Aquis as fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
visão lateral

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o buraco no ventre

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o buraco na lateral

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
os dois, em relação à minha mão, pra vocês terem uma ideia da proporção

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mais uma vez os malditos buracos na lâmina superior (vocês acharam eles grandes?)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o arco em pé, só faltando dar um acabamento com a grosa para ficar certinho

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Detalhe da empunhadura (ainda vou desenhar o lugar por onde a flecha vai passar)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
minhas ferramentas (nem todas estão aíSad 4 grampos "C", régua, compasso, plaina, grosa, lima circular, facão, etc.

E aí? Será que vou ter que fazer um Dutchman Plug?
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 2:20 pm

Valeu pela resposta, wpurgatto! Vou ver o que posso fazer aqui!
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 2:24 pm

by the way, ambos os buracos da lâmina têm aproximadamente 4mm de diâmetro e 5mm de profundidade. Ambos estão a 39,4 cm do centro do arco.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 6:02 pm

Não consegui enchergar as linhas de crescimento, mas provavelmente vc tera que colocar o backing sim.
O furo parece ser o mesmo, não, pois parece entrar de um lado e sair do outro Question
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQui Dez 29, 2011 11:13 pm

É, eu já ia aplicar o backing mesmo, por precaução. Quanto ao furo, os dois têm fundo e são provavelmente perpendiculares (então são, teoricamente, diferentes) mas acho que se forçar um pouquinho com uma agulha ou um prego esse fundo quebre e os dois se conectem... Mas eu tenho medo de fazer isso.
Será que bastam esses furos pro arco quebrar após alguns tiros, ou até mesmo no tillering? confused
Eu acho que isso realmente deve prejudicar a distribuição de forças na lâmina quando o arco estiver tensionado, o que provavelmente vai ajudar as fibras a se desprender... porém, como o furo tá no ventre do arco, e outro na lateral, será que isso vai acontecer mesmo?
wpurgatto, você sabe fazer um Dutchman Plug? Question
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 8:33 am

Pesquisei um pouco na internet e vi que não é coisa complicada não, é só fazer um palito na espessura do furo (ou um pouquinho maior par entrar justo) , colocar colar e introduzir o palito.
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 11:53 pm

é, realmente parece fácil! Vou fazer isso então... só pra garantir Cool

Outra coisa: no projeto que eu estou seguindo (tirado do Toxóphilos) as lâminas do arco têm a mesma espessura do punho até a ponta! Suspect Isso não parece muito lógico pra mim, até porque olhando algumas fotos aqui no fórum, eu vejo que as lâminas vão afinando à medida que se aproximam da ponta... e tenho certeza de que é por isso que o arco vira uma semi-elipse (e não um semicírculo) quando envergado Rolling Eyes
Por enquanto, minhas lâminas estão mais ou menos uniformes, com 1,3cm de espessura. To querendo seguir as fotos que eu vi por aqui e deixá-las mais finas à medida que se aproximarem da ponta. Então, que espessura estaria boa no fim da lâmina? Será que uns 0,8 cm está bom? Será que menos?
Obrigado pela ajuda até agora!
Bom Ano-Novo!
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeSex Jan 20, 2012 10:11 pm

Eu fiz aquela redução gradual na espessura das lâminas do punho até a ponta: começam com 1,3 cm e terminam com 0,7cm. Tentei curvar ele um pouco e acho que tá bom...

Agora já ta na hora de fazer o backing, e eu to pensando em fazê-lo com couro, ao invés de usar lâminas de madeira, mas ainda não é certeza...

SE eu escolher fazer com couro, como é que tem que ser? Tenho que cortar o couro na forma das costas do arco como o faria se fosse com uma lâmina de madeira? E que tipo de cola eu teria que usar para obter um bom resultado?

Aliás, independente do material que eu escolher pra fazer o backing, se eu usar Adesivo de Contato (vulgo Cola de Sapateiro) o resultado vai ser bom? Eu tenho um tubo aqui, ainda cheio, da marca "Cascola".
Será que alguém aí já usou essa cola pra fazer o backing? Eu acho que, pelo menos, pra colas as penas nas flechas ela deve servir...

Desde já, obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeTer Jan 24, 2012 9:03 pm

Abandonei a ideia de fazer o backing com couro... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]cry

Aos que moram no Rio de Janeiro: É totalmente INVIÁVEL comprar couro na cidade. Não deixe para comprar o couro no Rio. Hoje mesmo fui ao Centro, na rua Buenos Aires (famosa por ter quase todo tipo de comércio), em uma loja especializada em couros. Além do preço extremamente salgado (R$89,00/m para a peça de couro de boi que eu ia comprar), o vendedor só vende a peça inteira (eu ia pagar caro, e ia sobrar MUITO couro). Eu achava que seria que nem no comércio de tecidos, ou de madeira, onde você só compra mais ou menos o que precisar... mas pelo jeito não é assim. Pelo menos não na loja em que fui.

Com tanto gado sendo abatido todos os dias aqui no Brasil, para onde vai todo esse couro??? Parece que 99,97% é exportado... só isso (claro, além dos impostos, inflação, etc.) justifica esse preço abusivo para um país criador de gado como o nosso. Mad

Depois dessa, acho que vou fazer uma braçadeira com uma calça jeans velha mesmo...ahahha Razz [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]cry
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 8:29 am

Black Jack escreveu:

1) A madeira é de ipê (mas eu também posso ter "comprado gato por lebre" - dadas as condições da compra, não descarto a possibilidade de que não seja ipê), mas não sei se é roxo, amarelo, rosa, etc. e tem 1,82m de comprimento. O que importa é que é bem dura e resistente, embora fácil de tirar lascas com facas ou com a plaina.

Em principio qualquer madeira serve para se fazer um arco, se ela é dura, e como o Werlei falou, segue as linhas de crescimento, sua chance de dar caca é bem pequena.



Question Agora vamos às dúvidas:

A) Em algum lugar aqui do fórum, alguém disse que fez um arco de 1,70m para não precisar fazer o backing. Seguindo essa lógica, eu também não precisaria o backing, uma vez que o meu tem 1,82m?

Backing não é obrigatorio, se for um backing que trabalhe, sua função não é apenas proteger o arco e sim aumentar sua potencia, se for um backing que não trabalhe, e sua função basica é proteger o arco, dai ele apenas é necessário se não forem seguidas as fibras da madeira.


B) Se eu precisar fazer o backing, qual é o melhor material? Eu tenho uma preferência pessoal por revestir com uma lâmina de madeira sem ser de bambu, então qual é a melhor madeira pra isso?


Melhor material e aquele que voce tem! Pode ser marfim, bambu, papel kraft, silver-tape, algodão cru, couro, barbante de sisal, qualquer material que tenha uma boa resistencia.


C) Há dois buracos na lâmina superior (justamente essa!!) que estão me preocupando... um no ventre e outro na lateral. O diâmetro não é grande, mas a profundidade de um deles chega a ser preocupante... eu li em algum lugar sobre a confecção de um "Dutchman Plug" para tampar cada buraco, como se fosse uma "rolha" feita da mesma madeira que o arco, mas, no entanto, não tenho ideia de como fazer um desses... será que alguém aí já fez? Ou será que conhece algum outro jeito de lidar com os buracos da lâmina? Eu vou tirar uma foto deles para vocês verem.

Os buracos na lamina, desde que a madeira esteja integra não devem afetar muito o arco, apenas será necessário um maior cuidado no tillering. O "dutchman plug" (se é o que estou pensando) tem função apenas estetica, ou seja ele não vai melhorar nem piorar o desempenho de teu arco.


D) Acredito que muita gente tenha se motivado/ descoberto a arte da fabricação de arcos após ler "O Arqueiro", do Bernard Cornwell study ... Pelo menos, foi o que me inspirou. No livro, o autor escreveu que o personagem principal passou uma mistura fervida de óleo de linhaça com fuligem para proteger o arco e deixá-lo bem preto. Então... eu queria que meu arco fosse preto também. Será que é uma boa ideia imitar o livro? Ou será que tem um jeito melhor de proteger e pintar o arco?


Já pensou em tinta esmalte? Simples pratica e acha em qualquer loja de tintas. Essa mistura citada (oleo+fuligem) eu nunca ouvi falar, o oleo aplicado sobre a madeira tem o efeito de impermeabiliza-la, provavelmente a fuligem servia para escurecer o oleo, e assim ir escurecendo a madeira. O problema desse tipo de impermeabilização é que voce precisa sempre estar refazendo-a até que o oleo sature a madeira, coisa que pode levar mais de 4 anos.



Desde já agradeço a atenção de todos! To aprendendo muito com a experiência do pessoal daqui do fórum! Vocês explicam direitinho!
Abraços cheers

Ir para o topo Ir para baixo
RafaelMorgan

RafaelMorgan


Mensagens : 1863
Data de inscrição : 12/09/2010
Idade : 112
Localização : Belo Horizonte

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 9:43 am

Olá amigo,

Seu arco está ficando bem legal. Acho que vai dar certo se fizer tudo com muita calma.

Em relação à espessure, é normal que arcos piramidais tenham a mesma espessura ao longo do comprimento. O que proporciona a curvatura, neste caso, é o estreitamento da largura. Na hora do tillering, você provavelmente precisará fazer ajustes finos da espessura sim, mas nada drástico.

Em relação ao buraco da madeira, se eu fosse você misturava um pouco de cola epoxi, com um pouco de alcool para diluir e serragem bem fina. Vai formar uma espécie de massinha meio rala, que você pode usar para preencher o buraco. Aí deixe secar por umas 24 horas.

Para deixar o arco preto, aconselho a "ebanização". É uma técnica que quase ninguém conhece, mas que funciona como milagre e empretece a madeira quimicamente e de maneira natural.

Pegue um pote de sorvete vazio. Coloque meia garrafa de vinagre e uma colher de sopa de sal. Coloque dentro dois rolos de bombril do mais fininho. Deixe a mistura descansar por uns dias até que o bombril se dissolva completamente no líquido, formando um líquido borbulhante e marrom. Filtre o líquido para tirar os restos.

Aplique o líquido na madeira e ela fica preta como ébano. A mistura reage com o ácido tânico da madeira, oxidando-o. O nível de negridão varia de acordo com a madeira. Quanto mais ácido tânico, mais preta fica. Faça antes em um pedaço menor para ver se fica bom.

Essa é uma técnica milenar também.

O backing vc pode fazer com papel craft e depois colar uma lâmina de madeira por cima, para dar o acabamento (dessas lâminas de 0.5 milímetros). Use cola de madeira (PVC amarela) para colar o papel craft, depois pode usar a cola de contato para colar a lâmina, já que ela não irá trabalhar. Lembre-se de passar a cola de contato nas duas partes e de maneira uniforme e deixar secar por 20 minutos antes de unir as partes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelmorgan.com
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 10:49 am

Citação :

O backing vc pode fazer com papel craft e depois colar uma lâmina de madeira por cima, para dar o acabamento (dessas lâminas de 0.5 milímetros). Use cola de madeira (PVC amarela) para colar o papel craft, depois pode usar a cola de contato para colar a lâmina, já que ela não irá trabalhar. Lembre-se de passar a cola de contato nas duas partes e de maneira uniforme e deixar secar por 20 minutos antes de unir as partes.


Lembre-se de molhar o papel antes, alem de facilitar a sua vida o serviço fica melhor.


E CUIDADO COM AS BOLHAS!
Ir para o topo Ir para baixo
Black Jack

Black Jack


Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/12/2011
Localização : Rio de Janeiro

Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 10:12 pm

Pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Rafael Morgan, antes de ler a sua resposta, eu já havia reduzido a espessura das lâminas - de 1,3 cm no punho ela vai afinando uniformemente até atingir 0,7cm de espessura na ponta. Fiz isso porque achei que fosse necessário para que ele atingisse uma forma semi-elíptica ao se curvar. Mas tudo ok Smile Quanto aos buracos na madeira, realmente era como o Werlei disse: os dois são na verdade o mesmo buraco, e está inclinado em relação às costas do arco (ou seja, não é tao profundo quanto seria se ele fosse perpendicular).
Achei muito interessante esse processo de ebanização! Vou decidir se vou fazer isso assim que terminar o tillering.

Jwiendl, eu realmente não sabia que bastava ser um material que tivesse bastante resistência. Até então eu estava limitado às lâminas de madeira, ao couro e ao bambú, mas você me abriu os olhos para novas ideias. A disponibilidade de material de repente aumentou graças a isso! Vou comparar os materiais sugeridos e vou usar um diferente para cada arco que eu fizer (ainda tenho o resto do caibro de ipê que não foi usado e aqui em casa eu tenho uma caramboleira e uma goiabeira - ainda vou fazer arcos com os galhos destas árvores, que nem nos seus "buildalongs").

Provavelmente, vou seguir a sugestão que vocês dois deram do papel craft, reforçado com a lâmina de madeira.
Vou viajar amanhã, e quando voltar vou trabalhar no backing e posto mais fotos (vou tentar tirar fotos decentes dessa vez)
Abraços e muito obrigado!

RHForge gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Meu primeiro longbow -  Empty
MensagemAssunto: Re: Meu primeiro longbow -    Meu primeiro longbow -  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meu primeiro longbow -
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda para primeiro Longbow!
» Primeiro Longbow Fail :''-(
» Meu primeiro Longbow Take-down de madeira
» [LongBow] Alguém possui um molde em tamanho real de um longbow?
» Ajuda com primeiro longbow - preparações

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: