ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Duas dúvidas sobre flechas e largada

Ir para baixo 
+4
EVC
Mamute-sc
Lincoln
Jean Roos
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 11:48 am

Boa tarde pessoal, estou com dúvidas:
A primeira seria sobre a largada na hora do disparo, pois com meu arco composto as flechas estão subindo muito no alvo, mesmo a mira estando regulada, o que poderia ser?
A segunda é sobre as flechas de carbono, meu arco veio com flechas RadialXweave Hunter STL 300, no disparo a flecha saiu muito alta e acertou dois compensados que coloquei atras atravessando os dois, deu uma machucadinha na flecha, parece que tirou uma camadinha muito pequena do carbono, não sei se a inutilizou, como saber sem correr os riscos?

Por enquanto é isso pessoal, semana que vem posto fotos do novo equipamento...

Abraços a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 11:53 am

Não entendi. A mira está regulada e a flecha atinge um ponto acima de onde você mira? Como foi feita essa regulagem então? Bateu fora da almofada, faça uma vistoria geral na flecha. Dê uma olhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:01 pm

Lincoln escreveu:
Não entendi. A mira está regulada e a flecha atinge um ponto acima de onde você mira? Como foi feita essa regulagem então? Bateu fora da almofada, faça uma vistoria geral na flecha. Dê uma olhada [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu sei que a mira está regulada por que as vezes o meu tiro sai no centro do alvo... só que na maioria os tiros estão saindo bem para cima... seria a largada?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:08 pm

pode ser nock point errado, spine dinâmico errado, erro na largada

-vc está usando gatilho?

-reparou se não está torcendo o gatilho antes do tiro? (pede para alguém olhar)

-o spine dinâmico das tuas flechas está correto?

-a altura da mira + o nock point estão regulados?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:17 pm

Jean Roos escreveu:
Eu sei que a mira está regulada por que as vezes o meu tiro sai no centro do alvo... só que na maioria os tiros estão saindo bem para cima... seria a largada?

Se às vezes o tiro acerta no centro do alvo e a maioria está saindo bem para cima, o que o faz pensar que aqueles estão certos e estes errados?

Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:21 pm

EVC escreveu:
Jean Roos escreveu:
Eu sei que a mira está regulada por que as vezes o meu tiro sai no centro do alvo... só que na maioria os tiros estão saindo bem para cima... seria a largada?

Se às vezes o tiro acerta no centro do alvo e a maioria está saindo bem para cima, o que o faz pensar que aqueles estão certos e estes errados?


Foi justamente isso que pensei. Eu faria o seguente: Arrancaria fora a mira, atiraria bastante sem ela, depois colocaria de volta. Atirar sem mira é bom pra criar alguma intuição sobre o voo da flecha.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:23 pm

mas faça isso começando a distâncias curtíssimas, mas estou achando muito estranho flechas baterem cada uma num lugar, a q distância ele está atirando?
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:33 pm

Mamute-sc escreveu:
mas faça isso começando a distâncias curtíssimas, mas estou achando muito estranho flechas baterem cada uma num lugar, a q distância ele está atirando?

8 metros
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:34 pm

vou almoçar e fazer as dicas que os amigos deram, posto os resultados...
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:36 pm

caramba, se vc está atirando a 8 metros e as flechas estão indo pra cima do alvo vejo 2 possibilidades, ou a mira está totalmente desrregulada ou ela está "solta", verifique os parafusos q a prende no riser

PS vc está usando gatilho?
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 12:38 pm

Mamute-sc escreveu:
caramba, se vc está atirando a 8 metros e as flechas estão indo pra cima do alvo vejo 2 possibilidades, ou a mira está totalmente desrregulada ou ela está "solta", verifique os parafusos q a prende no riser

PS vc está usando gatilho?

Sim, gatilho Tru-fire hurricane
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 1:09 pm

Você utiliza peep sight ou kisser?

Deve ter algo muito errado, 8 metros é muito perto para perder flechas. Tem algum arqueiro mais experiente na tua região? Se tiver ele poderia checar.
Ir para o topo Ir para baixo
Jean Roos

Jean Roos


Mensagens : 472
Data de inscrição : 24/09/2011
Idade : 32
Localização : Maracaju - MS

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 1:48 pm

Pessoal problema resolvido era regulagem de mira errada e gatilho torto, eu n estava percebendo q ele ficava torto na hora do disparo fazendo a flecha subir...
regulei a mira e coloquei o alvo a exatos 12 metros, é um tiro dentro do outro não tem erro! fiquei besta com esse arco, no início a gente sempre pensa em comprar "o melhor" mais comprei o Stinger 3G e vou ter muito arco pra pouco arqueiro por muitoooo tempo hahaha...
esse arco é Show!
percebi uma coisinha na cam do arco uma pecinha vermelha estava com os parafusos frouxos eu apertei eles pois estavam quase caindo, eu imagino que esses dois parafusos ali devem ter que ficar apertados mesmo!

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeSex Dez 30, 2011 2:36 pm

tem muita gente perguntando sobre esse arco aqui no Forum, depois faz um vídeo mostrando os tiros, nem precisa mostrar o alvo caso não queira, apenas o arco atirando e os prós e contras q vc achou

a dica para vc e qualquer arqueiro (os mais experiêntes já fazem isso) é SEMPRE Q RECEBER UM ARCO, ANTES DE ATIRAR, VERIFIQUE TUDO, OLHE O MANUAL E VEJA SE ESTÁ MONTADO CORRETAMENTE, SE TODOS OS PARAFUSOS ESTÃO AJUSTADOS, SÓ DEPOIS COMECE A ATIRAR, já peguei muito arco montado errado pela frente e sei muito bem do q estou falando, as vezes as pessoas confiam em vendedores como se eles fossem perfeitos, nunca façam isso, percam o medo e dêem uma olhada no equipamento, sejam chatos pq é um equipamento q pode prejudicar a sua vida caso tenha algum problema

Jean, bons tiros para vc
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 2:20 pm

Vou aproveitar o tópico para não criar outro...

Estou atirado com um Longbow Falco Force 68" 45# @28, e usando a puxada mediterrânea com 2 depois abaixo da flecha e 1 acima.
Minha dúvida está na proporção de força feita por cada dedo na puxada; Antes distribuía por igual a pressão nos 3 dedos, mas estava descontente com minha largada, depois de muito tentar posições de ancoragem e mudanças de largada me adaptei usando uma força muito maior no dedo médio, e menor do anelar, o indicador quase não faz força nessa puxada; Assim até minha ancoragem melhorou.

Alguém já atirou assim? Estaria "errado" fazer essa puxada?
Ir para o topo Ir para baixo
ottomano

ottomano


Mensagens : 1484
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 51
Localização : Campinas/SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 2:52 pm

Jean Roos escreveu:
Pessoal problema resolvido era regulagem de mira errada e gatilho torto, eu n estava percebendo q ele ficava torto na hora do disparo fazendo a flecha subir...
regulei a mira e coloquei o alvo a exatos 12 metros, é um tiro dentro do outro não tem erro! fiquei besta com esse arco, no início a gente sempre pensa em comprar "o melhor" mais comprei o Stinger 3G e vou ter muito arco pra pouco arqueiro por muitoooo tempo hahaha...
esse arco é Show!
percebi uma coisinha na cam do arco uma pecinha vermelha estava com os parafusos frouxos eu apertei eles pois estavam quase caindo, eu imagino que esses dois parafusos ali devem ter que ficar apertados mesmo!

Abraços!

Essas pecinhas vermelhas são os módulos de ajuste da puxada. Nos PSE, normal os parafusos se soltarem de tempos em tempos, verifique-os sempre...
Ir para o topo Ir para baixo
FifeSniper

FifeSniper


Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 37
Localização : Curitiba

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 4:45 pm

Também estou com uma dúvida, estou atirando a 20 metros, e com ponta de treino eu acerto quase todos já quando treino com pontas de caça o tiro sai uns 40 cm pra cima(estou usando pontas chinesas para o treino) isso é normal?
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 4:54 pm

FifeSniper escreveu:
Também estou com uma dúvida, estou atirando a 20 metros, e com ponta de treino eu acerto quase todos já quando treino com pontas de caça o tiro sai uns 40 cm pra cima(estou usando pontas chinesas para o treino) isso é normal?

Acredito que no seu caso o problema seja as pontas de caça.
Um pouco de variação nos tiros pode ser normal usando BH, mas isso tudo deve ser causado pela baixa qualidade das pontas chinesas.

Existe a possibilidade das pontas chinesas serem MUITO mais leves que as suas de reino, e isso de uma diferença na altura dos tiros, mas essa diferença toda em apenas 20m não é normal.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 6:03 pm

Alexandre_Ramos escreveu:

Minha dúvida está na proporção de força feita por cada dedo na puxada; Antes distribuía por igual a pressão nos 3 dedos, mas estava descontente com minha largada, depois de muito tentar posições de ancoragem e mudanças de largada me adaptei usando uma força muito maior no dedo médio, e menor do anelar, o indicador quase não faz força nessa puxada; Assim até minha ancoragem melhorou.

Alguém já atirou assim? Estaria "errado" fazer essa puxada?

Segundo "Archer's Reference", um iniciante deve tentar manter a força distribuída igualmente entre os 3 dedos e arqueiros experientes colocam 50% no dedo médio, 35% no anelar e 15% no indicador.

O duro é você conseguir sentir 50%, 35% e 15% Very Happy . Eu percebo que quando atiro, o médio suporta um tanto, o anelar um pouco menos e o indicador um pouco menos ainda. O anelar é o que me dá a referência se o arco está vertical ou não, além obviamente do alinhamento da janela do riser.

Sds.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 6:18 pm

Ruy escreveu:
Alexandre_Ramos escreveu:
50% no dedo médio, 35% no anelar e 15% no indicador.

Não é o contrário não?
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 7:00 pm

EVC escreveu:
Ruy escreveu:
Alexandre_Ramos escreveu:
50% no dedo médio, 35% no anelar e 15% no indicador.

Não é o contrário não?

Não, é isso mesmo.

"Beginners should keep an even pressure on all fingers. Experienced archers
often vary the pressure with typically about 50% of the weight on the second finger, 35% on the third
finger and 15% on the index finger."

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 7:43 pm

Obrigado Ruy,

Achei que estava fazendo alguma coisa errada Very Happy
Não tenho certeza quanto as proporções, mas agora sei que estou no caminho certo.

Abs

P.S.: As pontas que você me mandou estão sendo muito úteis.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre_Ramos

Alexandre_Ramos


Mensagens : 963
Data de inscrição : 11/11/2012
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 7:49 pm

[quote="Ruy"]
Alexandre_Ramos escreveu:


O duro é você conseguir sentir 50%, 35% e 15% Very Happy .


O duro é conseguir segurar 45# puxando dessa maneira... Antes com a pressão igual nos 3 dedos conseguia atirar 120 flechas sem nenhum incomodo (20 séries de 6 flechas, que costuma ser meu treino), agora mudando a puxada, depois de 60 tiros já começo a sentir o tendão e a ponta do dedo médio, mesmo assim consigo terminar o treino, acredito que em breve me acostumo.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQua Out 01, 2014 7:49 pm

Ruy, eu estranhei os números, por isso perguntei. Eu acho que é erro de edição, porque vai contra o senso comum (pelo menos eu sinto maior esforço no indicador do que no anular). No manual da FITA/World archery (http://www.victoriabowmen.com/clubinfo/advancedbooklet/advanced%20shooting%20technique.pdf, pg. 10) os valores são mais consistentes com o que eu acho mais normal:

Ideally the middle finger should take about 50% of the overall pressure of the string, the top or index finger
takes 30 to 40% with the third or lower finger taking only 10% to 20%.

Numa coisa eu concordo: de onde os caras calculam esses percentuais? Smile

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy

Ruy


Mensagens : 2212
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitimeQui Out 02, 2014 3:28 am

Uma vez o técnico sugeriu utilizar porcentualmente maior força no médio e anelar e a explicação, que achei bastante plausível, foi o alinhamento dos dedos em relação ao antebraço. O indicador provavelmente poderia gerar maior "torque" na puxada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duas dúvidas sobre flechas e largada Empty
MensagemAssunto: Re: Duas dúvidas sobre flechas e largada   Duas dúvidas sobre flechas e largada Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duas dúvidas sobre flechas e largada
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas sobre especificações de flechas - Influencia dos "grains" das pontas, e comprimento das flechas
» DÚVIDAS SOBRE FLECHAS
» Dúvidas sobre flechas
» Duvidas sobre Flechas
» Dúvidas sobre flechas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: