ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Review Faca Nautika Attack

Ir para baixo 
+3
Sandro
Lincoln
SanchoVJR
7 participantes
AutorMensagem
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeSáb Fev 04, 2012 6:27 pm

REVIEW FACA NAUTIKA ATTACK
Por: Victor J. Rodrigues aka Sancho





Trago para vocês, um review básico que fiz da minha faca Nautika Attack, abordando os pontos que julguei pertinentes, e faço algumas observações ao longo do texto.

Não precisa ser um gênio para entender que a Nautika Attack é uma tentativa de cópia dos modelos USMC Ka-Bar(vide fotos), no entanto as diferenças de qualidade são gritantes, enfim não estamos aqui para comparar-las então vou deixar esse comentário apenas como uma observação de análise do produto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faca Nautika Attack

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faca USMC Ka-Bar

No intuíto de fazer um review confiável e fiel, desmontei toda a minha faca como podem ver na foto à seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como podem ver, o cabo não é composto por uma peça única, mas sim por várias camadas de couro, polímero e madeira, São sete seguimentos se contarmos com a parte do martelo que não é fixa no tang da faca, mas sim rosqueada à ele. (no decorrer do post estarão disponíveis as fotos desse mecanismo.)

Também podemos observar que a guarda dos dedos é uma parte individual do corpo da faca, e que a mesma não é Full Tang, se não me engano esse tang é chamado de Integral Hidden Tang, Obs: O mecanismo não apresenta folgas ou barulho, quando o martelo está devidamente rosqueado ao fim da faca, todo o sistema fica bem apertado e fixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Guarda, observe que existe uma "trincheira" para melhor fixar a lâmina e evitar folgas. por VictorJRod, no Flickr

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Parte de trás da Guarda. por VictorJRod, no Flickr

A faca é feita de Aço Inox e tem uma medida aproximada de 31,5cm da ponta ao martelo, A lámina detêm 18,5cm dessa medida, o cabo, tem 12cm cravados e o martelo tem 1cm.

A lâmina é recoberta por um cromo negro, que a meu ver mais atrapalha que ajuda nesta faca, pois a qualidade do cromo é baixa, o que faz com que ele gere muito atrito, quando você enfia a faca em algo e vai retirar, você sente que ela está prendendo. (Aconselho que tirem o cromo com um bom lixamento e uma boa polida)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tang por VictorJRod, no Flickr[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Lâmina por VictorJRod, no Flickr

A lâmina vem com uma péssima afiação de fábrica, que inclusive é irregular de um lado e do outro, o cromo negro é bem vagabundinho e sai na primeira amolada como podem ver nas imagens à seguir, e como eu disse a afiação de fábrica é terrível, ou seja, sua faca vai ficar parecisa com essa minha. (caso queira uma amolação de 10°)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Faca Lâmina + Tang por VictorJRod, no Flickr

Todo o corpo da faca tem a mesma espessura ( 0,5 cm aprox.)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faca vista de cima. por VictorJRod, no Flickr

Já de "perfil" a faca tem em sua lâmina 3,0 cm e na parta do cabo 1,0cm, imagino que isso à deixe bem mais frágil que uma faca Full Tang, mas até agora não tive problemas com isso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Lâmina por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pequena observação sobre esta foto, é que pode-se observar um buraco no cabo da faca, realmente não sei pra que isso serve, se alguém souber por favor me diga. por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Medida da espessura 1# por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Medida da espessura 2# por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Detalhe da marca. por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Informações sobre o material por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rosca para fixação do martelo por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui podemos ver como fica o martelo rosqueado, ele não chega até o final da rosca. por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Foto com medida da espessura do martelo por VictorJRod, no Flickr
.

Aqui podemos ver a faca toda remontada e alguns detalhes da bainha, logo em seguida vemos algumas fotos do teste que fiz com a lâmina e com o martelo, é um teste bem simples, fiz também um pequeno vídeo do teste, espero que gostem.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faca remontada por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bainha Frente por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bainha Costas por VictorJRod, no Flickr
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Foto da faca na bainha, do prego de Aço Inox e da peça de Ipê Amarelo. por VictorJRod, no Flickr

Testando o martelo, e o fio de corte. (fiz o teste do papel depois e o fio estava Okay, esqueci de fazer na hora do vídeo, mas tudo bem é meu primeiro review, erros são comuns)



É isso ai gente espero que tenham gostado, em observação geral, só recomendo a compra dessa faca se você não puder investir mais de 90 reais em uma faca, já que essa ai tem um preço flutuante de 65 à 80 reais, o fio de corte, depois de refeito é excelente pra uma faca desse valor, bem difícil de perder mesmo, mas... não substitui de forma alguma a sua irmã de aparência USMC Ka-Bar, que se importada sai por aproximadamente 150 reais (isso se for taxada) por que vi na amazon uma por 49,90 Doletas...

É uma faca legal acima de tudo, e tenho certeza de que se lixada e retirado o cromo, ela fica esteticamente mais aceitável, depois posto fotos da minha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Prontinho, aqui vai ela no pós-teste por VictorJRod, no Flickr

Comentem!


Última edição por SanchoVJR em Dom Fev 05, 2012 4:46 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeSáb Fev 04, 2012 7:45 pm

Belo review. Estou esperando chegar a tua Gerber.

Só pra esclarecer, essa é uma "hidden tang", ou espiga oculta. A espiga fica totalmente escondida dentro do cabo. Quando a espiga acompanha o formato do cabo temos uma "full tang". Não se deve confundir full tang com integral. Facas integrais são forjadas a partir de uma única barra redonda, e podem ser tanto full, half ou hidden tang. Segue o exemplo de uma integral hidden tang.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Repare no volume entre a espiga e a lâmina.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeSáb Fev 04, 2012 7:54 pm

Lincoln escreveu:
Belo review. Estou esperando chegar a tua Gerber.

Só pra esclarecer, essa é uma "hidden tang", ou espiga oculta. A espiga fica totalmente escondida dentro do cabo. Quando a espiga acompanha o formato do cabo temos uma "full tang". Não se deve confundir full tang com integral. Facas integrais são forjadas a partir de uma única barra redonda, e podem ser tanto full, half ou hidden tang. Segue o exemplo de uma integral hidden tang.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Repare no volume entre a espiga e a lâmina.

Cara, eu nunca usei o conceito de integral, mas ontem conversando com o jorge ele usou, e quanto explicou o que era, disse o mesmo conceito da full tang, ele ta a mais tempo nisso que a gente kkk

Mas, retirei a parte lá =p
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeSáb Fev 04, 2012 10:55 pm

Só os FRACOS confundem integral com full tang. Twisted Evil Twisted Evil

Dá uma olhada em como se faz uma faca integral [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É uma integral hidden tang.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 12:10 am

Sancho. Eu desconhecia essa faca da Nautika (quer dizer, importada por eles né porque fabricar mesmo sei lá né). Mas será que a original da Ka-BAR tem essa configuração de lâmina sob o cabo também ou será que é mais larga?
Pois essa é comprovada por anos de combate e tem resistência à toda prova né.
Mas apesar da pior qualidade dessa ai da Nautika, ainda achei ela legal pra quem tem o orçamento curto acho que dá pra encarar né.
Valeu pelo post, achei legal o teste que fez com o ipê também.
Ir para o topo Ir para baixo
matos

matos


Mensagens : 287
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 49
Localização : sorocaba

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 12:28 am

este acabamento preto e teflon, mas de qualidade bem baixa ou pouca quantidade misturada com a tinta serve mais para proteger pois as originais erao de oxidaçao negra e este processo requer alguns cuidados
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 4:44 am

Lincoln escreveu:
Só os FRACOS confundem integral com full tang. Twisted Evil Twisted Evil

Dá uma olhada em como se faz uma faca integral [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É uma integral hidden tang.
Vou fazer a alteração!


Sandro escreveu:
Sancho. Eu desconhecia essa faca da Nautika (quer dizer, importada por eles né porque fabricar mesmo sei lá né). Mas será que a original da Ka-BAR tem essa configuração de lâmina sob o cabo também ou será que é mais larga?
Pois essa é comprovada por anos de combate e tem resistência à toda prova né.
Mas apesar da pior qualidade dessa ai da Nautika, ainda achei ela legal pra quem tem o orçamento curto acho que dá pra encarar né.
Valeu pelo post, achei legal o teste que fez com o ipê também.
Sandro eu também fiquei me perguntando se a Ka-Bar tinha o mesmo esquema, procurei um review que desmontasse a faca inteira mas não encontrei. A nautica fica boa depois que você amola, mas esse acabamento preto acaba com tudo... bem melhor se ela fosse toda inox mesmo.

matos escreveu:
este acabamento preto e teflon, mas de qualidade bem baixa ou pouca quantidade misturada com a tinta serve mais para proteger pois as originais erao de oxidaçao negra e este processo requer alguns cuidados
Sim, mas esse ai é vagabundo mesmo, sei que é algo mais resistente que tinta, por que pra lixar é um saco, mas na hora que encosta na pedra, ou cai no chão, ou arrasta no cinto, fica tudo detonado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
matos

matos


Mensagens : 287
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 49
Localização : sorocaba

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 12:47 pm

utilize uma outra lamina para retirar que e mais facil
Ir para o topo Ir para baixo
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 1:58 pm

Sancho. Essa tinta ai é de base epoxínica, ou seja é um epox que antes de fazer a pintura é um pó. Inicialmente você pega a peça a ser pintada e liga a alguns cabos elétricos que vão carregar a peça com energia estática que faz com que a tinta fique aderida à superfície da peça por magnetismo e que depois é levada a um forno a uma temperatura elevada (que não faço nem idéia de qual seja) que faz com que esse pó derreta sobre a superfície do metal formando uma camada uniforme e muito resistente. Isso se chama "Pintura Eletrostática de Base Epoxínica) ou PEBE.
O cabo das facas Commander da Tramontina são pintadas assim, assim como a faca a qual a Commander III é copiada que é a Explora Survival (na minha opinião a melhor e mais técnica das facas de sobrefivência já fabricadas em todos os tempos, a empunhadura dela é, no mínimo perfeita). Nas facas originais da Ka-BAR, elas são de aço carbono forfatizadas que não é um processo de pintura mas de modificação da superfície metálica. Existe um tópico aqui mesmo na seção de cutelaria que ensina a fazer esse processo. É muito melhor, mas só serve pra aço carbono. Pra aço inox existe o processo de "cromodur negro" que é um processo eletro-químico que envolve produtos especiais em um banho que gera uma camada muito fina (4 a 6 micras apenas) mas de altíssima resistência. Também foi a explora survival quem trouxe esse tipo de acabamento para as armas "brancas". Como pode ver, as espanholas estão sempre na vanguarda do que há de melhor em cutelaria, aliaz, desde as épocas antigas o aço de Toledo já era famoso. Eu sou um fã incondicional delas.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 2:01 pm

matos escreveu:
utilize uma outra lamina para retirar que e mais facil

Vlw matos
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 2:07 pm

Cara. Eu divago tanto sobre o assunto que esqueço de falar o que era pra falar.
Use um removedor de tinta que sai completamente e não vai aranhar a superfície da lâmina.
Se tiver paciência pode remover com tiner mesmo, mas demora tempo e tem que ir passando um bombril sobre ela pra ir tirando a camada mais mole. Ácido não resolve pois epóx é usado para a pintura interna de tanques de ácido e soda, então... Removedor é melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Renenq

Renenq


Mensagens : 370
Data de inscrição : 07/05/2011
Idade : 34
Localização : São Paulo

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 5:25 pm

Parabens belo topico estou começando a ler mais sobre facas a alguns meses, parabens ta bem explicadinho.
abraço amigo
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 5:43 pm

Vlw Renenq
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 6:30 pm

muito legal o tópico Sancho, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeDom Fev 05, 2012 6:38 pm

Mamute-sc escreveu:
muito legal o tópico Sancho, parabéns

Vlw Mestre Mamute!
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
diegosm

diegosm


Mensagens : 120
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS

Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitimeSeg Fev 06, 2012 10:12 pm

Muito interessante este review Sancho, vlw por compartilhar.

Apesar dos pesares, como mencionou o Sandro, com a grana curta, da pra encarar.




Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Review Faca Nautika Attack Empty
MensagemAssunto: Re: Review Faca Nautika Attack   Review Faca Nautika Attack Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Review Faca Nautika Attack
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Faca NAUTIKA modelo DIUTAC - lâmina TANTO
» Faca Náutica Modelo ATTACK - Parecida com a KA-BAR 1217
» [review] Faca de 'sobrevivencia' caseira
» Vendo faca Faca Smith & Wesson Extreme O P S (Baixou)
» Projeto de faca inspirada na faca do filme Rambo III

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: