ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Feliped

Feliped


Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/05/2011

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSex Fev 10, 2012 10:38 pm

Olá pessoal, sou iniciante e quando adquiri o meu arco, por gosto de fazer as coisas eu mesmo resolvi construir em casa alguns dos acessórios de arqueiria. Levou um dia todo e dedos doídos, mas valeu a pena. De quebra, ainda dá pra economizar um dinheirinho. A maior parte dos materiais foi aproveitada.
É claro que aqui dou idéias e dimensões pro meu caso - você pode mudar os tamanhos e materiais a seu gosto. Além disso provavelmente há métodos mais fáceis de se realizar as operações. Como eu fiz "na marra" foi isto que deu certo para mim. De jeito algum este guia é algo definitivo e otimizado, mas no fim dá certo.
Primeiramente peço desculpas: por falta de planejamento, não tirei fotos enquanto fazia as peças. Entretanto use alguns pedaços que estavam sobrando para ilustrar e fiz desenhos no Paint para tentar explicar os passos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Materiais necessários

Inicialmente eu iria fazer os acessórios de couro, ou pelo menos couro sintético. Ainda não havia conseguido encontrar por aqui quando me deparei aqui em casa com um material inusitado, mas que parecia que daria bons resultados: Lona de esteira ergométrica! Shocked
O interessante deste material é que ele possui duas camadas: a de borracha em cima onde se pisa e um trançado de poliéster por baixo, parecido com cordura que não é feio. O material é muito resistente, e a camada interna de borracha resiste bem às pontas das flechas e dá uma certa rigidez à aljava de modo que ela se sustenta sozinha mas ainda pode ser dobrada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essas esteiras são relativamente descartáveis, portanto é possível que academias tenham algumas usadas largadas num armário. Não custa nada perguntar!
De qualquer modo, imagino que este guia possa ser usado caso o material utilizado seja couro ou outros.

Outro material que usei foi uma bolsa (de graça em um congresso)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Dessa bolsa usei a tira de ombro, e pequenas tiras de nylon que formavam as bordas da bolsa. Utilizando uma faca afiada é possível remover toda a costura sem danificar a fita. Esta será usada para a borda da aljava.

E claro, uma agulha grande e linha de poliéster bem resistente branca. Outros materiais necessários foram alicate (é horrível costurar isso à mão e passar a agulha com os dedos!), 3 elos de uma corrente, serra para a tal corrente.


Passo a Passo

Primeiramente cortei o material em um retângulo. Para chegar a estas dimensões, coloquei uma flecha ou uma medida do tamanho da flecha sobre a lona. Pode-se assim determinar o quanto da flecha se encontrará dentro da aljava. Marca-se o ponto desejado. Além disso, são adicionados alguns centímetros extras para se fazer uma dobra na abertura, de modo que fique mais rígido e resistente o local.
As minhas medidas finais foram de 65 cm x 32 cm, com 4 centímetros deixados para a borda superior (Pode-se ver na primeira foto que esta borda ficou pequena demais, então eu sugiro mais de 6 centímetros). Corte a lona no tamanho desejado.

É mais fácil preparar a dobra superior antes de "fecharmos" a ajava. Portanto, com a parte branca para cima, começamos dobrando o excedente que deixamos pela metade e costurando ali (Costura marcada pela linha vermelha)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em seguida, dobramos o resto para cima e costuramos ali na borda a fita de nylon da bolsa, para esconder o final da lona e dar um acabamento melhor. A linha laranja é uma costura opcional, mas que dará mais resistência a sua aljava.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma dica! Estes negócios de prender papel (grampos, borboletas, sei lá o nome) são excelentes para segurar a lona e fitas durante a costura.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Com a borda pronta, poderemos fechar a aljava, mas não costurar ainda. Dobramos com a parte interior de borracha para fora, pois iremos virá-la ao avesso depois.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu quis que esta aljava tivesse um ligeiro afinalamento ao longo, portanto a cortei em forma de quadrilátero ao invés de um retângulo reto (não dá pra ver muito bem na foto, mas quando a aljava pronta se "estufou", o fundo costurado resistente ficou um pouquinho mais largo que o ponto mais fino do centro - o resultado foi uma forma ligeiramente hiperbólica bem legal).
Com a lona dobrada, marquei 11 cm na borda inferior e cortei uma linha reta dali até a borda superior. (linha verde)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antes de costurarmos, são colocadas as alças de tiras de nylon da bolsa para que possamos prender a alça de ombro ali. Como iremos virar ao avesso depois, dobramos a tira ao meio e colocamos a parte com a dobra dentro da aljava, deixando as duas pontas soltas para fora.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As medidas que tomei da altura destas alças foram 12 cm por cima e 7 cm por baixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com tudo no lugar, e as alças presas com os tais grampos de escritório, podemos costurar a aljava fechando-a, dando várias costuras adicionais nos pontos em laranja para que resistam bem. Se necessário, após a costura corte fora o excesso das tiras de nylon.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Agora a pior parte: virá-la do avesso. Comigo não foi nada fácil, a lona prende e fiquei com medo de arrebentar a costura. Mas acho que o acabamento final sem nenhuma costura aparente compensa. O melhor método de fazer isso que encontrei for empurrando o fundo com o punho fechado, e puxando por fora, virando ao avesso ao redor desse punho.

A aljava agora em posição normal, falta só prender olhais às alcinhas para que a alça de ombro se encaixe ali. Para isso, usei uma corrente pequena que tinha por aqui, serrei um dos lados de 2 elos no meio. Abrindo eles um pouco, é possível colocar-los na alcinha e fechá-los.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A alça da bolsa já possui prendedores, sendo necessário apenas prendê-los aos elos.

Fim! Sua aljava está pronta!

Como um opcional, costurei outra alcinha com mais um elo na parte superior de trás, para utilizar a aljava mais alta com a alça pelo ombro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Vou ficar devendo o guia do protetor de braço, do mesmo material. Editarei esse post assim que fizer mais alguns desenhos detalhando.
Ir para o topo Ir para baixo
boconcelob

boconcelob


Mensagens : 633
Data de inscrição : 20/11/2011
Idade : 50
Localização : SP

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSáb Fev 11, 2012 1:10 am

Excelente, mt bão e bem simples, possuo uma aljava de couro sintético, utilizei o mesmo passo a passo como o teu. Uma dica a todos, bolsas e mochilas velhas dão uma ótima reciclagem, sem contar o gasto minimo de dinheiro. ( arquearia também é reciclagem! )
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSáb Fev 11, 2012 1:16 am

Excelente tutorial! Tem muita coisa que dá pra fazer em casa. Parabéns ao autor.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 2:18 pm

Os tubos para a aljava você pode usar tubos de aspirador de pó. Eletrolux por exemplo. Vende separado pacotes com 4 nas lojas de peças para eletrodomésticos. São identicos aos originais.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 2:35 pm

Muito bom, parabéns pelo tópico e obrigado!

Acho que vou fixar esse tópico viu!
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 4:49 pm

Meu primeiro quiver foi um case de baquetas de bateria, que o tamanho é igual a um quiver comercial, só que retangular. Com quatro destes tubos alojados nos bolsos onde se colocariam as baquetas. Ficaram perfeitamente enfileirados. Foi só adicionar uns pequenos mosquetões para prender no cinto e pronto. Um quiver esportivo. =D Nota 8 comparado a um comercial.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Empty
MensagemAssunto: Re: [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras   [Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Guia] Como fazer uma aljava - reciclagem e gambiarras
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Usando Tubo Telescópico como Aljava
» Como fazer um longbow
» como fazer uma besta de 180 lp????
» Como fazer um Arco
» Pontas feitas de Ferro + furadeira de bancada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: