ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 facas em damasco

Ir para baixo 
+2
CALIL
fabio carneloci
6 participantes
AutorMensagem
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeDom Out 17, 2010 5:25 pm

na minha opnião as facas em damasco tem um "charme" a mais que as outras laminas

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
essa é bonita dimais é olhe a bainha muito bem feita
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img]URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/skinner3.jpg/][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/URL][/img]

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img][img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeDom Out 17, 2010 5:51 pm

SOu da mesma opinião

Uma vez comprei uma lamina no EBAY por 15 dolares achando que era damasco. Era nada, Lixei e ficou lisinha.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeDom Out 17, 2010 9:59 pm

CALIL escreveu:
SOu da mesma opinião

Uma vez comprei uma lamina no EBAY por 15 dolares achando que era damasco. Era nada, Lixei e ficou lisinha.
Dizia ser damasco?
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeDom Out 17, 2010 10:13 pm

kakorippel escreveu:
CALIL escreveu:
SOu da mesma opinião

Uma vez comprei uma lamina no EBAY por 15 dolares achando que era damasco. Era nada, Lixei e ficou lisinha.
Dizia ser damasco?

Sim. Infelizmente não pude dar qualificação negativa pq demorei demais.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeDom Out 17, 2010 10:16 pm

CALIL escreveu:
kakorippel escreveu:
CALIL escreveu:
SOu da mesma opinião

Uma vez comprei uma lamina no EBAY por 15 dolares achando que era damasco. Era nada, Lixei e ficou lisinha.
Dizia ser damasco?

Sim. Infelizmente não pude dar qualificação negativa pq demorei demais.
Putz. Esses fdp tem que queimar logo.
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 9:01 am

Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estas fotos são da mesma lâmina, antes e depois do tratamento químico, note que o adesivo azul é a assinatura do cuteleiro, onde não pega o acido a lamina continua prateada, este trabalho é do Ariel Salaverria um dos mais abilidosos "cuteleiros de damasco que conheço via Internet", não desmereçendo os outros.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 12:49 pm

wpurgatto escreveu:
Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:

Então. Eu ouvi falar disso mas achei que era só lenda kkkk qual será essa solução química?
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 12:55 pm

CALIL escreveu:
wpurgatto escreveu:
Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:

Então. Eu ouvi falar disso mas achei que era só lenda kkkk qual será essa solução química?
Ainda bem que ainda não tinha queimado o cabra. scratch
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 1:11 pm

kakorippel escreveu:
CALIL escreveu:
wpurgatto escreveu:
Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:

Então. Eu ouvi falar disso mas achei que era só lenda kkkk qual será essa solução química?
Ainda bem que ainda não tinha queimado o cabra. scratch

Mas ainda tenho minhas dúvidas kkkkk Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 5:56 pm

CALIL escreveu:
kakorippel escreveu:
CALIL escreveu:
wpurgatto escreveu:
Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:

Então. Eu ouvi falar disso mas achei que era só lenda kkkk qual será essa solução química?
Ainda bem que ainda não tinha queimado o cabra. scratch

Mas ainda tenho minhas dúvidas kkkkk Razz
Já descobriu que liquido é aquele?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 6:11 pm

É uma solução de cloreto férrico de 70% e de água destilada de 30%, deixe-a lá por aproximadamente uma hora, não mais do que isso, pois as marcas podem ficar muito fundas, depois de uma lavagem com água com 10% de bicarbonato de sódio.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 8:22 pm

a lavagem com água com 10% de bicarbonato de sódio é antes ou depois de colocar na solução com cloreto férrico?

onde acho para comprar cloreto férrico?

tem como direcionar os desenhos ou acontecem a esmo?

gramde abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 9:41 pm

O ideal para revelação de aço damasco é usar o percloreto de ferro, o qual é facilmente encontrado em loja de componentes eletrônicos é normalmente usado para criação de placas de circuitos integrados, somente tomem cuidado com a diluição se ficar muito forte provavelmente vai perder a lâmina.
Outra preocupação é que na hr da diluição ,o percloreto em contato com a água provoca uma reação quimica que leva a água quase a fervura.
O ideal é fazer uma mistura mais fraca e esperar uma revelação mais lenta.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSeg Out 18, 2010 9:43 pm

valeu a dica, por enquanto é só para saber como faz mesmo, curiosidade
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeTer Out 19, 2010 8:40 am

mamute-sc escreveu:
a lavagem com água com 10% de bicarbonato de sódio é antes ou depois de colocar na solução com cloreto férrico?
tem como direcionar os desenhos ou acontecem a esmo?
A lavagem é depois e essa receita eu peguei em um site USA.
Os desenhos são feitos pelas camadas de aços de durezas diferentes, como fazer os desenhos aí é outra história, o Tim vai te esclarecer melhor neste assunto Laughing

TIM HUNTER escreveu:
O ideal para revelação de aço damasco é usar o percloreto de ferro, o qual é facilmente encontrado em loja de componentes eletrônicos é normalmente usado para criação de placas de circuitos integrados, somente tomem cuidado com a diluição se ficar muito forte provavelmente vai perder a lâmina.
Outra preocupação é que na hr da diluição ,o percloreto em contato com a água provoca uma reação quimica que leva a água quase a fervura.
O ideal é fazer uma mistura mais fraca e esperar uma revelação mais lenta.
Tai a voz da experiência, pois eu sou apenas um curioso, gosto muito de cutelaria mas sem prática (mão na massa ou ferro) no assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeTer Out 19, 2010 12:38 pm

Os desesenhos do aço damasco pode ser feitos de varias formas, depende do jeito que for montado os materiais e do jeito do caldeamento, pode ser dobrados, torcidos, mosaico....e ai vai.
Particularmente eu acho muito bonito o damasco mas eu não gosto para uso, prefiro aços puros como carbono, inox 440c, ats34. Quanto a lavagem pós revelação pode ser feita por varias substancias neutralizadoras, o bicarbonato de sódio realmente é uma boa opção, fácio de se achar e barato.
Ir para o topo Ir para baixo
Fred

Fred


Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQua Out 20, 2010 5:23 pm

Calil:

Desculpa, véio, mas eu não tô aguentando... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

POR QUE DIABOS VOCÊ COMPRA UMA FACA EM AÇO DAMASCO E METE A LIXA NELA, CRIATURA??? affraid affraid

Fred
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos_Rio

Carlos_Rio


Mensagens : 75
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : Rio de Janeiro

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQua Out 20, 2010 6:23 pm

"Estas fotos são da mesma lâmina, antes e depois do tratamento químico."

É um bonito artesanato, mas não é damasco. O aço damasco é feito com dois ou
mais tipos de aço de diferentes qualidades. Depois de aquecido o aço, eles são torcidos e
batidos várias vezes. Os desenhos são formados pela diferença de cor entre
os diferentes tipos de aço. Como dá muito trabalho de fazer, o preço normalmente
é alto.


Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQua Out 20, 2010 11:30 pm

Carlos_Rio escreveu:
"Estas fotos são da mesma lâmina, antes e depois do tratamento químico."

É um bonito artesanato, mas não é damasco. O aço damasco é feito com dois ou
mais tipos de aço de diferentes qualidades. Depois de aquecido o aço, eles são torcidos e
batidos várias vezes. Os desenhos são formados pela diferença de cor entre
os diferentes tipos de aço. Como dá muito trabalho de fazer, o preço normalmente
é alto.


Qual faca não é damasco?
Ir para o topo Ir para baixo
wpurgatto

wpurgatto


Mensagens : 1226
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 48
Localização : Juiz de Fora - MG

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQui Out 21, 2010 9:32 am

Carlos_Rio escreveu:
"Estas fotos são da mesma lâmina, antes e depois do tratamento químico."
É um bonito artesanato, mas não é damasco. O aço damasco é feito com dois ou
mais tipos de aço de diferentes qualidades. Depois de aquecido o aço, eles são torcidos e
batidos várias vezes. Os desenhos são formados pela diferença de cor entre
os diferentes tipos de aço
. Como dá muito trabalho de fazer, o preço normalmente
é alto.
scratch scratch scratch Me desculpa, mas não te entendi, ou vc não entendeu Question Question Question

Vc sabia que depois de forjar a lamina de damasco, que é o que vc descreveu ali em cima, vc tem que banha-la em uma solução quimica para que as camadas de aços diferentes apareçam, se não, seja bem vindo a cutelaria de damascos. Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQui Out 21, 2010 12:48 pm

wpurgatto escreveu:
Calil, talves vc tenha uma lamina damasco sim, pois essa diferença das cores dos aços são feitas com tratamento químico, lichando ela volta a ser uma lamina comum, veja as fotos a seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estas fotos são da mesma lâmina, antes e depois do tratamento químico, note que o adesivo azul é a assinatura do cuteleiro, onde não pega o acido a lamina continua prateada, este trabalho é do Ariel Salaverria um dos mais abilidosos "cuteleiros de damasco que conheço via Internet", não desmereçendo os outros.
Então postemos denovo...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos_Rio

Carlos_Rio


Mensagens : 75
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : Rio de Janeiro

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQui Out 21, 2010 10:28 pm

[/quote]
scratch scratch scratch Me desculpa, mas não te entendi, ou vc não entendeu Question Question Question

Vc sabia que depois de forjar a lamina de damasco, que é o que vc descreveu ali em cima, vc tem que banha-la em uma solução quimica para que as camadas de aços diferentes apareçam, se não, seja bem vindo a cutelaria de damascos. Laughing Laughing Laughing[/quote]

Achei que a mensagem original estava falando de falso damasco. Sim o damasco precisa passar
por um tratamento com ácido para que o padrão apareça. Mas o tratamento com ácido também é
usado para dar uma falsa aparência de damasco na lâmina. Se a faca que perdeu o padrão
damasco (foi polida) for imersa novamente em ácido, os desenhos aparecem novamente. Se for falsa não.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQui Out 21, 2010 11:03 pm

agora eu entendi finalmente o que é o Damasco, precisa haver um trabalho no aço que "aparecerá" com o banho, mas mesmo que eu venha a polir essa lâmina, se for damasco "verdadeiro" é só banhá-la novamente que o trabalho reaparece, se for falsa já era

Calil, para saber se é damasco a sua faca basta banhá-la na soluçaõ indicada aqui e saberá se são falsas ou verdadeiras
Kako, só comprando uma dessas ai, polindo e testando saberá se são falsas ou verdadeiras, vai ter uma faca em qualquer hipótese, mas só se forem verdadeiras o damasco voltará. Faça o teste e diga para a gente aqui Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeQui Out 21, 2010 11:36 pm

mamute-sc escreveu:
agora eu entendi finalmente o que é o Damasco, precisa haver um trabalho no aço que "aparecerá" com o banho, mas mesmo que eu venha a polir essa lâmina, se for damasco "verdadeiro" é só banhá-la novamente que o trabalho reaparece, se for falsa já era

Calil, para saber se é damasco a sua faca basta banhá-la na soluçaõ indicada aqui e saberá se são falsas ou verdadeiras
Kako, só comprando uma dessas ai, polindo e testando saberá se são falsas ou verdadeiras, vai ter uma faca em qualquer hipótese, mas só se forem verdadeiras o damasco voltará. Faça o teste e diga para a gente aqui Twisted Evil
Vou pedir uma amanhã.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitimeSex Out 22, 2010 7:05 am

Se eu achasse a solução quimica eu poderia fazer o teste na minha.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





facas em damasco Empty
MensagemAssunto: Re: facas em damasco   facas em damasco Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
facas em damasco
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novas facas em aço damasco do Serapião
» Facas Puukko & Facas Mora: O que são?
» Damasco...
» Poste aqui as fotos de suas facas/canivetes/espadas etc
» Aço Damasco, Será que é??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: