ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)

Ir para baixo 
+5
EVC
lvx_kailash
Mamute-sc
Lincoln
arkanno
9 participantes
AutorMensagem
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 10:04 pm

Bom, essa é uma questão meio estranha por alguns motivos... Primeiramente quero dizer que tenho uma admiração muito grande por arcos tradicionais sem shelf, sem rest, sem nada, só apoiando a flecha na mão! Longbows e principalmente arcos asiáticos medievais, conhecidos como Horsebows, Hornbows, etc.
Eu tenho 2 arcos neste estilo asiático. Um deles é um Mongol da Velox de 38#, e outro é um Huno de 53# (e encomendei um Magyar do Grózer de 43#, aguardando chegar, uhuuu). Eu inclusive os levei no último encontro do pessoal do Fórum.

Enfim, eu consegui um anel de arqueria (thumbring) e gostei muito da pegada.
O problema é que eu percebi que estou tendo dificuldades para mirar, mesmo que de forma instintiva. E o estranho é que tentei dar alguns tiros voltando na pegada de 3 dedos, e estou com a mesma dificuldade agora. Acho que eu atirava tão no "instinto", que não percebi que a flecha não segue exatamente na direção para onde estou mirando. Essa é que é a parte estranha, eu atirava antes sem perceber isso, hehe.

Talvez isso seja natural nesses arcos sem janela, mas eu queria confirmar com alguém que tenha experiência nesses tipos de arcos. Realmente a flecha desvia para o lado em que está apoiada no arco? Tipo uns 20 a 25 graus mesmo? Sou destro. Se eu apoio a flecha no lado direito do arco para usar o thumbring, ela desvia para o mesmo lado. Se apoio no lado esquerdo do arco para a pegada de 3 dedos, desvia para a esquerda.

Realmente isso é normal? Se alguém olhar por trás e ver a linha que a flecha deveria seguir (antes de atirar), pode ver que ela não segue essa linha, ao contrário dos arcos com janela (tenho um long bow com janela).

Se for normal, significa que usando este tipo de arco devemos mirar de outra forma? Existe alguma dica ou é simplesmente de forma instintiva, até se acostumar com a trajetória?

Ou... estou errando em alguma coisa?

Flw!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 10:29 pm

Tem o paradoxo do arqueiro

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A flecha não aponta pro alvo, diretamente para frente. Mas contorna arco e sai na direção correta. Para isso a flecha precisa ter a flexibilidade adequada. É preciso ver o spine.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 10:35 pm

Então eu até conheço o paradoxo do arqueiro, e já vi vídeos disso em arcos com janela. Mas realmente não consigo imaginar esse desenho acontecendo na prática num arco sem janela. Até procurei vídeos, mas não achei...
No meu arco de 53# eu comprei flechas de madeira com spine 55, pois minha abertura é 30", e acontece a mesma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 11:17 pm

precisa ver se o spine está adequado ao arco
Ir para o topo Ir para baixo
lvx_kailash

lvx_kailash


Mensagens : 330
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Poseidon- Atlantis

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 11:29 pm

Eu só atirei com esse tipo de arco até agora, são chamados de Barebows para encurtar a explicação, tive um Kaya Windfighter, vendi e agora tenho 2, eu atiro instintivo e me parece que a flecha está direcionada para o alvo quando atiro, e não para o lado, também atiro com o thumbring tenho 2 da Coréia, de tamanho diferents, um nem me serve mais hehehe, mas uma vez que vc acostuma, não quer saber mais de 3 dedos, tem um Longbow para chegar semana que vem, o primeiro, com janela, então recentemente comecei a atirar com 3 dedos, por causa do longbow, para quando chegar eu não estranhar o Mediterranean Release ou Draw como é conhecido em inglês, e te confesso que estranhei muito, agora já acostumei de novo.

Tive na China em Julho e notei certo "bairrismo" por parte dos traditionalistas, não era uma coisa aberta, mas a gente nota, por exemplo tinham arqueiros da Slovakia e Grécia que puxavam com os 3 dedos, embora usasem barebows recurvos como os seus, não tinham os mesmos olhares que os que usavam o thumring tinham, pois o thumbring em algumas culturas de arco e flecha é o tradicional como na Coréia, Turkia etc. Até eu mesmo, nem olhava para o pessoal que tinha longbow, e no fundo da mente me perguntava, o que esse povo tá fazendo aqui, acho que são fases, a gente muda, no começo nem me passava pela cabeça em usar um arco com janela, agora acabei de comprar um, na minha concepção não é tradicional como os barebows, mas como é longbow dei esse desconto hehehehe.
==========> affraid
Hwarang YMG 53#
Ming 4 50# cinnabarbow.com
Kaya Windfighet 55# vendido.
Falco Spirit # yet to come.
Ir para o topo Ir para baixo
lvx_kailash

lvx_kailash


Mensagens : 330
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Poseidon- Atlantis

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Nov 30, 2012 11:35 pm

Uma coisa que esqueci de comentar sobre esses barebows é o nockpoint e o apoio na mão tem que estar paralelos em linha reta, e as vezes pode acontecer que não estão, pode influenciar o tiro, fazendo a flecha atingir mais abaixo ou mais acima do alvo, lembrando que na escola oriental os alvos eram maiores, e não tinham a pretensão como no Ocdente é incutido na mente dos arqueiros que eles tem de acertar o amarelo, a forma e perfeição do tiro as vezes são mais importantes que o resultado.

==========>
Hwarang YMG 53#
Ming 4 50# cinnabarbow.com
Kaya Windfighet 55# vendido.
Falco Spirit # yet to come.
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSáb Dez 01, 2012 7:17 am

arkanno escreveu:
Então eu até conheço o paradoxo do arqueiro, e já vi vídeos disso em arcos com janela. Mas realmente não consigo imaginar esse desenho acontecendo na prática num arco sem janela. Até procurei vídeos, mas não achei...
No meu arco de 53# eu comprei flechas de madeira com spine 55, pois minha abertura é 30", e acontece a mesma coisa.

É justamente por isso que se chama de paradoxo: a flecha não aponta para o alvo inicialmente mas chega nele (veja aqui).

Frequentemente confunde-se o paradoxo com a flexão da flecha durante a largada e talvez por isso você esteja confuso. Outra coisa, 25º é muito (o ângulo deve reduzir quando você está armado para atirar) mas se você tem de apontar a flecha muito para o lado, pode ser que o spine esteja fora.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSáb Dez 01, 2012 5:44 pm

Já que falaram no assunto, vou comentar minha experiência, atiro a algum tempo com um arco magyar que comprei no e-bay a um vendedor da hungria. Inicialmente tentei fazer a puxada com o polegar no estilo oriental, no entanto não me adaptei, atualmente uso a puxada de três dedos e me sinto confortável, já vi inúmeros vídeos no youtube com este estilo de arco e já vi puxada das duas formas, inclusive vi mais a puxada de três dedos, portanto acho que isto é bem relativo, no entanto gostaria de saber dos amigos mais experientes, inclusive que participaram de competições fora do Brasil, qual a influência do tipo de puxada(três dedos ou polegar).
Ir para o topo Ir para baixo
lvx_kailash

lvx_kailash


Mensagens : 330
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Poseidon- Atlantis

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeDom Dez 02, 2012 9:54 pm

Embora já estivesse expert em Mongolian Release, notei que com os três dedos, o release é mais perfeito, hoje mesmo começei a atirar novamente para comparar, o 3 dedos ou Tiro Mediterrâneo é bem melhor, muitos companheiros orientais e pessoals em geral podem ter idéias contrárias, mas é a verdade.
Os Hungáros atiram com 3 dedos, uns amigos da Slovakia, esses ultimos, já ganharam inúmeros premios em competições e só atiram com flechas de madeira usam e 3 dedos.

Diferenças básicas que notei de acordo com minha experiencia são:
Thumb release deixa os braços menos doloridos, não sinto vibração, e permite uma abertura maior 3 polegadas a mais em uma puxada normal de 3 dedos. Não preciso usar proteção de braço.

Mediterranean Release - as flechas voam mais retas, mas pode deixar vc dolorido com uso excessivo.
Digo isso com todas as letras, pois atirava quase todo dia com o thumbring, e quando troquei para os 3 dedos senti uma dor terrivel no braço que seguro o arco, sou destro.

É comum o comentário que esse ou aquele não se "adaptaram" com o thumbring, eu acho que não foi usado de maneira correta, digo isso, por que muito antes usei thumbrings feitos de couro etc, e machucavam o dedo, desisti, depois que fui na China ganhei 2 anéis Coreanos, e serviram muito bem, o problema era o anel errado, se achar um perfeito e saber usar, vai ter muita diversão.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSeg Dez 03, 2012 7:08 pm

Valeu Ivx!! Vc participou de competições na china? É muito bom ouvir suas experiência, pois sou fascinado em arcos mongois, além de compostos e balestras.kkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 3:53 pm

Você que atiram em arcos no mesmo estilo que o meu (George Leite, Ivx_kailash...), qual a libragem do arco de vocês, e qual o spine das flechas utilizadas?
Outra dúvida que tenho é se o tipo da pena também pode influenciar a direção da flecha. Eu só uso penas naturais, mas são de peru, da RD Arqueria, daquelas penas grossas.

Não entendo... ou o meu arco não tem 53#, ou as flechas que comprei não têm o spine que pedi... Como o arco é bem mais forte que o meu outro de 38#, aposto nas flechas.

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 4:34 pm

Arkano...

Temos uma tendencia a imaginar que as flechas de madeira para arco tradicional basta pedir com a libragem do arco.
Nesse final de semana fiz o curso de montagem de flechas na RD Arqueria, embora o curso fosse voltado apenas para a questao de MONTAR a flecha, como TODOS os participantes eram arqueiros o Raul abordou tambem a questao do calculo de SPINE.

Para voce ter uma ideia, eu uso um Longbow de 45#, minha puxada esta em 29, ou que ja eleva o peso para 47,5 (medido na balanca la mesmo).
Considerando o tamanho da flecha para a puchada, o peso da ponta, a qualidade do arco, o reforco de fibra de vidro, e algumas ourtras variaveis que nao lembro de cabeca, chegamos a um spine de 57#, nao me convenci, mas.... montei tres flechas com o spine selecionado e peso uniforme (variacao de 15 gn).
Simplesmente o voo da flecha ficou absolutamente perfeito, como com nenhuma outra felcha eu tinha conseguido, nem com as Gold Tip Tradiotional 3555.
Com base nisso, no dia seguinte no aquecimento para o 3D, pedi tres flechas do Aluir emprestada, GoldTip traditional 5575 cortadas com 30,5, significativamente mais duras que as que eu estava usando, e o voo delas ficou MUUUIIIITO melhor que as minhas...

em resumo...

tenho 1/2 dz de Gold Tip Tradicional 3555 e 1/2 dz de Easton Platinum que nem montei ainda para vender.. e provavelmente 2 dz de POC FALCO na mesma condicao....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 5:16 pm

Eu tenho um longbow de 55#, e uso flechas de 65# cortadas com 28". O cálculo do spine envolve muitas variáveis, desde o comprimento até a espessura da empunhadura. Então, melhor do que calcular é regular as flechas de maneira correta. Você deve ter percebido que seu cálculo está totalmente errado. Mas você não é o único. Mais de 90% aqui usa flechas muito fora do spine, e estão completamente felizes com isso. Regulagem das flechas é uma coisa que a gente só aprende quando sente-se incomodado. É preciso deixar de lado as teorias erradas e partir para testes práticos. Tem alguns poucos tópicos falando sobre regulagem de flechas. Dá uma olhada nesses:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
rubensrw

rubensrw


Mensagens : 3001
Data de inscrição : 08/04/2012
Idade : 61
Localização : Niteroi - RJ

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 5:35 pm

O que o Lincoln falou, foi exatamente o que o Raul falou no curso ...

Todos esses calculos servem APENAS para ter uma base de inicio, NADA SUBSTITUI O TESTE PRATICO E OBSERVACAO DO VOO...

Atirar e observar, atirar e observar, se necessario ajustar alguma coisa... peso da ponta, tamanho das penas, tamanho das flechas, e.... ter a certeza que sua largada esta OK, senao nada disso adianta

e.. ainda citando o Jorge.... se voce esta atirando, acertando o alvo, sem sentir dor, e satisfeito.... suas flechas estao perfeitas...rs...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.instagram.com/arwbolsas
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 7:42 pm

Entendo. O meu maior problema agora é as flechas voarem num ângulo de uns 20 a 25 graus para o lado do arco em que eu as apoio.
Meu arco tem 53#, minha puxada tem 30", portanto o pessoal de onde comprei me recomendou 63# de spine.
Pelo que vocês explicaram, se as flechas estão desviando para o lado em que estão apoiadas, significa que o spine está muito alto, e se estiver desviando para o lado oposto significa que o spine está muito baixo.
Isso está correto?

Seria uma boa eu pedir no mesmo lugar algumas flechas de spines diferentes, e testá-las na prática então?

Flw!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 8:47 pm

você está correto

uma maneira de corrigir é adicionar peso nas pontas, comprar pontas mais pesadas para essas flechas que você tem aí, só não sei dizer o quanto, mas para esse esvio ai e se está usando pontas de 100 grains pode pensar em algo entre 175gr e 225gr de ponta; e lembre-se ISSO É CHUTE só fazendo teste do papel para saber
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 10:10 pm

Bom, sobre escolha de flechas concordo com os demais colegas que os programas de cálculo dão uma "idéia" ou noção de seleção dos modelos+tamanho+peso das pontas que podem ser utilizados e eu faço o teste prático que é cortando uns 1,5 cm maior que o tamanho especificado e ir testando o voo das flechas com as pontas de 100, 125 e 150 gr que disponho sendo que se não der certo corto a flecha mais um pouco até chegar a algo parecido com este video em alta velocidade que fiz hoje...vá direto aos 35 segundos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PS: foi meu primeiro video e posso fazer com velocidades maiores mas a qualidade da imagem reduz.

Abraços
Vergilio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 10:28 pm

E quando se compara um arco com janela e um sem janela? No arco sem janela a flecha tem que contornar toda a empunhadura, então o spine teria que ser menor, comparado ao outro tipo de arco, não?
Ir para o topo Ir para baixo
Temujin

Temujin


Mensagens : 941
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 57
Localização : Valença/ RJ

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQui Dez 06, 2012 10:42 pm

Não posso esclarecer suas dúvidas sobre este assunto mas já atirei um pouco com um long indígena que tenho de umas 30# e todas as minhas flechas saem para a esquerda...inclusive as flechas de carbono com 29"@150 gr e de spine .500 são "duras" demais para ele. Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.armasdear.com.br/forum/
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Dez 07, 2012 8:52 am

rubensrw escreveu:
Arkano...

Temos uma tendencia a imaginar que as flechas de madeira para arco tradicional basta pedir com a libragem do arco.
Nesse final de semana fiz o curso de montagem de flechas na RD Arqueria, embora o curso fosse voltado apenas para a questao de MONTAR a flecha, como TODOS os participantes eram arqueiros o Raul abordou tambem a questao do calculo de SPINE.

Para voce ter uma ideia, eu uso um Longbow de 45#, minha puxada esta em 29, ou que ja eleva o peso para 47,5 (medido na balanca la mesmo).
Considerando o tamanho da flecha para a puchada, o peso da ponta, a qualidade do arco, o reforco de fibra de vidro, e algumas ourtras variaveis que nao lembro de cabeca, chegamos a um spine de 57#, nao me convenci, mas.... montei tres flechas com o spine selecionado e peso uniforme (variacao de 15 gn).
Simplesmente o voo da flecha ficou absolutamente perfeito, como com nenhuma outra felcha eu tinha conseguido, nem com as Gold Tip Tradiotional 3555.
Com base nisso, no dia seguinte no aquecimento para o 3D, pedi tres flechas do Aluir emprestada, GoldTip traditional 5575 cortadas com 30,5, significativamente mais duras que as que eu estava usando, e o voo delas ficou MUUUIIIITO melhor que as minhas...

em resumo...

tenho 1/2 dz de Gold Tip Tradicional 3555 e 1/2 dz de Easton Platinum que nem montei ainda para vender.. e provavelmente 2 dz de POC FALCO na mesma condicao....


é fácil rubens!... é só comprtar um arco mais leve agora Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeSex Dez 07, 2012 9:13 am

eu ja atirei bastante com arcos com e sem janela, realmente tem que se adaptar e acostumar com cada um, como ja foi falado o spine é fundamental para o bom desempenho do arco.
eu avia vendido os meus longbows ingleses e agora só tenho long com janela, me bateu uma vontade de atirar com arco sem janela agora e vi a nova opção da falco
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
arkanno

arkanno


Mensagens : 95
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 41
Localização : Santa Isabel / SP

Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitimeQua Jan 16, 2013 11:48 am

Bom, desde que criei este tópico eu estive me aprimorando. Eis algumas coisas que me permitiram evoluir e corrigir este problema dos tiros tortos, vou compartilhar.
- Adquiri flechas com o spine adequado e o tamanho adequado (a minha puxada neste meu arco é 32", usando um Thumbring).
- Algo que também me ajudou muito foi uma dica que um camarada deu no encontro que teve lá em Itú. Antes quando eu puxava a corda, nada ficava em contato comigo. Ele meu deu a dica de encostar a corda, ou a mão, ou a flecha no rosto (no caso desta minha pegada, deixo agora a mão ou a flecha encostada na lateral do rosto, como os arqueiros tradicionais coreanos). Assim eu tenho sempre um parâmetro na ancoragem, e consigo criar uma "memória" corporal na minha postura.
- Quanto à mira, com a dica acima também ficou mais fácil. Mantenho os 2 olhos abertos, fixando o alvo e ao mesmo tempo o centro do arco.

Sei que são coisas básicas que a maioria já deve saber, mas mesmo assim considero que estou evoluindo bem, já que estou conseguindo bons agrupamentos a várias distâncias.

Segue um canal do youtube que contém dicas interessantes para quem gosta dos arcos tradicionais no estilo medieval, como os arcos coreanos. Inclusive o dono do canal, que é brasileiro e fez os vídeos, me esclareceu várias dúvidas tb:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado a todos pela colaboração no tópico. Até logo!

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Empty
MensagemAssunto: Re: Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)   Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perguntas para quem utiliza arcos tradicionais sem shelf nem rest (sem janela)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Videos Técnicos para tiro com Arcos Tradicionais.
» Penas velox rotor tri para arcos tradicionais?
» Primitive Realese, diferente e para arcos tradicionais
» Programa para calcular o spine dinâmico - arcos tradicionais
» Off-the-shelf ou rest? Vantagens e desvantagens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: