ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Rayan Cardoso

Rayan Cardoso


Mensagens : 161
Data de inscrição : 22/04/2011
Idade : 31
Localização : Uberlândia - MG

Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Empty
MensagemAssunto: Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...   Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 6:30 pm

Olá amigos bowhunters...

Mais uma vez estava vendo sites gringos de caça e li um artigo que considero interessante e venho aqui compartilhar com vocês, esse artigo trata da conservação de crânios, chifres, presas e tudo mais que for derivado de ossos e afins... Trata-se de um processo que além de conservar, deixa o crânio branco e limpo. Abaixo irei listar os materias que serão necessários e o processo detalhado.

Lista de Materiais:

-Panela ou recipiente metálico que caiba o crânio dentro e possa receber calor.
-100 grs. de bicarbonato de sódio
-1 faca afiada
-1 alicate de bico fino ou pinça com catraca cremalheira
-Compressor de ar
-Recipiente médio para realizar misturas
-Agua oxigenada 40 volumes
-Pó descolorante
-Pincel
-Papel filme
-Papel alumínio
-Aquecedor
-Fita isolante
-Luvas de Látex
-Fogão (o mais difícil de toda lista, afinal duvido que a patroa vá deixar você colocar um crânio "nojento" pra cozinhar no fogão dela... hahshahshahhshahshahs).

Inicio:

Após o animal ser abatido ou mesmo ter morrido de causas naturais, pegue sua cabeça retire todo o couro e pelos, depois retire os músculos fáscias e os olhos, além de vísceras, após isto retire o maxilar inferior, a língua e o cérebro, para não afetar demais a estrutura do crânio faça um pequeno furo na base do cérebro e vá descolando e tirando o cérebro aos poucos, mas após isto se garanta que o cérebro saiu por completo, agora faça uma fina no crânio em busca de restinhos de carne e fáscias que ainda restarem, tomando cuidado para não encher o seu crânio de marcas de cortes ou quebrar o mesmo, pois tem partes que são mais sensíveis a quebra como os ossos nasais e os auriculares.

Feito isto vamos das inicio ao cozimento do crânio, para preservar a cor dos chifres e prudente que isole-se o mesmo com uma fita isolante ou material semelhante que não permita que eles entrem em contato com a agua e produtos químicos, feito isto, coloque o bicarbonato no fundo da panela e preencha com agua ate cobrir o crânio totalmente e ate passar um pouquinho acima do crânio, pois a agua evapora, estando tudo preparado vem a grande luta convencer a patroa, apos feito isto leva a panela ao fogo de deixa que ferva por cerca de 30 a 45 minutos, esse processo e para cozinhar o resto de fáscias que possam ter sobrado e remover a gordura impregnada, após cozido pegue seu alicate e com muito cuidado remova o que ainda restou, caso seja necessário pode colocar o crânio de volta na agua para amolecer mais ou desgrudar alguma gordura e etc., tenha cuidado, pois o crânio estará muito quente, então cuidado para não se queimar, após ter retirado tudo que foi possível, espere o crânio esfriar e pegue o seu compressor e assopre entre os canais auditivos, entre os canais nasais e na parte interior do crânio, será possível observar que sairão diversas "ceras" que ainda estavam presas por entre esses canais, caso não haja possibilidade de usar um compressor, pode se usar produtos desengordurantes, ai nesse caso deve-se submergir o cérebro nesses produtos para retirar essa "cera", mas tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos que possam comprometer a durabilidade do seu crânio, verifique se não restou nenhuma fáscia, principalmente na cavidade cerebral, para futuramente não ficar com aspecto amarelado, mesmo após todo esse processo seu crânio ainda não deve ficar branco, ele ficará mais claro e principalmente nas emendas do crânio e entre pequenos ossos ainda deve ficar com um aspecto amarelado ou cinza, não se preocupe, após todo esse processo deixo o crânio secando por 12horas de preferencia em um local seco e arejado.

Branqueamento:

Para o total branqueamento vamos utilizar a agua oxigenada 40 volumes, combinada com o pó descolorante, na proporção de 50gr de pó descolorante e 150 ml de agua oxigenada 40 volumes (segundo o autor de post essa quantidade deve ser suficiente ate para um crânio de alce), que serão misturados no recipiente médio com o pincel ate obtermos total homogeneização dos dois, lembrando que este processo deve ser feito de luvas afinal são produtos químicos e podem queimar sua pele se exposto por muito tempo, depois de feita a mistura deve-se "pintar" o crânio de modo a cobri-lo por total, com certa fartura e também deve-se colocar essa mistura nas cavidades para que não haja diferença de tons após o processo ser concluído, lembrando que mais uma vez os chifres devem ser isolados para não descolorir os mesmos, o crânio após "pintado" deve ser envolto em papal filme e papel alumínio com o lado metálico brilhante para dentro, e colocado em frente a um aquecedor girando sempre o mesmo para não derreter o papel filme e esquentar a mistura por completo, já que ela e ativada pelo calor, mas como no brasil temos tido dias com 40º acredito que se colocado no sol devemos obter o mesmo resultado final, quanto mais tempo exposto ao calor melhor fica, em torno de 35 minutos no aquecedor foram suficientes para clareá-lo por completo, após isto corta-se o papel filme e o alumínio e lava-se apenas com agua, após lavado com agua deve-se soprar novamente o crânio para total garantia que ele estará livre de toda a mistura e totalmente limpo, depois de lavar com agua, lava-se com sabão neutro e aguardam-se 12horas para a total secagem do crânio, mesmo após o descoloração algumas áreas ainda não pareciam totalmente brancas, mas após seco ele ficou totalmente branco, mas caso haja necessidade pode-se descolorir novamente o crânio, repetindo o processo anterior.

Finalização:

Após ter brigado com a patroa para usar o fogão e a panela dela, ter sido taxado como louco pelo borracheiro que te emprestou o compressor, ter chorado com o forte cheiro da agua oxigenada o resultado final deve ser este.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Obs.: O preço médio cobrado por pessoas que realizam esse trabalho e de U$ 100,00 e pode ser vendido por U$ 300,00, lembrando que não e aplicado somente em crânios, mas em ossos de modo geral, e esse post não faz apologia a caça no Brasil já que a mesma e proibida na terra brasilis, mas pode ser interessante para guardar aquela cabeça de um belo guzerá ou do seu caracu preferido etc... Espero que tenham gostado da receita.

Forte Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/rayan.cardoso.5?ref=tn_tnmn
sampaioas

sampaioas


Mensagens : 618
Data de inscrição : 31/03/2012
Idade : 41
Localização : teresina/pi

Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Empty
MensagemAssunto: Re: Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...   Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Icon_minitimeSáb Jan 12, 2013 11:12 pm

excelente post! parabéns!
abraço
andre sampaio
Ir para o topo Ir para baixo
dragaonativo

dragaonativo


Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 32
Localização : São Joaquim da Barra/SP

Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Empty
MensagemAssunto: Re: Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...   Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Icon_minitimeTer Jul 02, 2013 9:33 am

Tenho uma dúvida....

Com essa técnica, a medula de alguns ossos longos também sumiria? ou é necessário fazer algum orifício neles?

Quis dizer, no caso, se eu quiser utilizar parte do osso, cortado.....
E ai como fica?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Empty
MensagemAssunto: Re: Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...   Conservação de Crânios, Chifres, Presas ... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conservação de Crânios, Chifres, Presas ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» presas de javali
» (Ajuda) Mira Pse + QuikTune 1000 + Bufallo Velox (AJUDA)
» COMO CONSTRUIR UM ARCO ASIÁTICO (CHIFRES E TENDÕES)
» MARIO JR - BOWHUNTING JAVALI
» Conservação de aço carbono

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Taxidermia-
Ir para: