ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Bésta ou besta?

Ir para baixo 
+11
jeff23ctba
CALIL
coletto
SujoO
KingSize
v.b.-s.j.r.preto
Rigli
Lincoln
marcelocasanova
Fly
charlesdias
15 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
charlesdias

charlesdias


Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 52
Localização : São Paulo (Capital)

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:40 pm

besta |ê| (som do E fechado)
(latim bestia, -ae, animal, fera)
s. f.
1. Animal que se pode cavalgar. = CAVALGADURA
2. Pessoa estúpida. = BURRO, CAVALGADURA
3. Tolo, estúpido.

besta |é| (som do E aberto)
(latim balista, -ae, balista, balestra)
s. f.
[Armamento] Arma antiga com que se arremessavam setas e pelouros.

E geralmente vejo pronunciarem o nome errado ... por isso insisto no Balestra.

Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:44 pm

e daí???

o que acontece depois??



Ir para o topo Ir para baixo
charlesdias

charlesdias


Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 52
Localização : São Paulo (Capital)

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:45 pm

Daí que agora você sabe que quem não pronuncia besta com o "e" aberto trata-se mesmo de uma besta com o "e" fechado! Wink

Fly escreveu:
e daí???

o que acontece depois??



Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:47 pm

Que assunto mais besta... ou seria Bésta...aou ainda baléstra... ou balêstra... ah ... sei lá...
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:51 pm

Entaõ este é um tópico>> besta |ê| (som do E fechado)
(latim bestia, -ae, animal, fera)
s. f.
1. Animal que se pode cavalgar. = CAVALGADURA
2. Pessoa estúpida. = BURRO, CAVALGADURA
3. Tolo, estúpido.

abcs

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
marcelocasanova




Mensagens : 896
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 54
Localização : Taboao da Serra

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:53 pm

êu êntêndi fly.
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 6:58 pm

Qual a fonte, Charles? É preciso tomar cuidado com as informações sobre etimologia das palavras. Mais de 90% dessas informações encontradas na internet são falsas. Melhor consultar o Houaiss.

"Six six six, the number of the BEAST
Sacrifice is going on tonight"

[Iron Maiden]
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 7:08 pm

Consulta o Pasquale que não tem erro.
Ir para o topo Ir para baixo
charlesdias

charlesdias


Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 52
Localização : São Paulo (Capital)

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:17 pm

Definição correta, senhores.

Qual a importância desse tópico? Leiam isso aqui ... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:28 pm

Segundo o dicionário Michaelis OnLine o nobre colega está com a razão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

besta1
bes.ta1
(é) sf (lat balista) Antiga arma portátil, composta de arco, corda e cabo, com a qual se arremessavam pelouros ou setas.

besta2
bes.ta2
(ê) sf (lat bestia) 1 Quadrúpede. 2 Pessoa bruta, estúpida, ignorante. 3 Certo jogo de cartas. 4 Mula. 5 Reg (Norte) Égua. adj m+f 1 Estúpido, sem juízo. 2 Ignorante, tolo. B. de carga: a que transporta cargas; azêmola. B. de tiro: a que tira ou puxa arado, carroça etc. B. do Apocalipse: animal simbólico, descrito no livro do Apocalipse. B.-fera: animal feroz; pessoa selvagem ou cruel. B. quadrada: diz-se de pessoa completamente ignorante, rude ou grosseira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 8:58 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Segundo o dicionário Michaelis OnLine o nobre colega está com a razão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

besta1
bes.ta1
(é) sf (lat balista) Antiga arma portátil, composta de arco, corda e cabo, com a qual se arremessavam pelouros ou setas.

besta2
bes.ta2
(ê) sf (lat bestia) 1 Quadrúpede. 2 Pessoa bruta, estúpida, ignorante. 3 Certo jogo de cartas. 4 Mula. 5 Reg (Norte) Égua. adj m+f 1 Estúpido, sem juízo. 2 Ignorante, tolo. B. de carga: a que transporta cargas; azêmola. B. de tiro: a que tira ou puxa arado, carroça etc. B. do Apocalipse: animal simbólico, descrito no livro do Apocalipse. B.-fera: animal feroz; pessoa selvagem ou cruel. B. quadrada: diz-se de pessoa completamente ignorante, rude ou grosseira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Falei que ele resolvia...
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:11 pm

Não semeie esta idéia de preconceito aqui não.

Você não tem senso de humor?????

Não tenho este preconceito aí não meu amigo.

Já disse em outro tópico que gosto de todo tipo de arma que atira: arco, arma de fogo, pressão, besta, estilingue, funda, bodoque, jogar pedra com a mão, etc...

Fica frio que não trollo mais teus tópicos. Desculpe-me.

Te respeito, e acho que tens que te valorizar e esquecer isso de preconceito. Já tá isso em 3 tópicos teus.

abcs e desculpas

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
KingSize

KingSize


Mensagens : 18
Data de inscrição : 19/01/2013

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:30 pm

Pronúncias e pronúncias...
Obsoleto pronuncia-se aberto (obsoléto)
Obeso pronuncia-se aberto (obéso)
Besta (bésta)

Etc...
Ir para o topo Ir para baixo
charlesdias

charlesdias


Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 52
Localização : São Paulo (Capital)

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:53 pm

Que isso, rapaz, não tem do que se desculpar, não. Fique tranquilo que não levei a mal tua brincadeira, não. Vejo que vc tem participação ativa nesse fórum e brincadeiras fazem parte.

Agora ... bodoque ... caramba, essa foi do fundo do baú!

Fly escreveu:
Não semeie esta idéia de preconceito aqui não.

Você não tem senso de humor?????

Não tenho este preconceito aí não meu amigo.

Já disse em outro tópico que gosto de todo tipo de arma que atira: arco, arma de fogo, pressão, besta, estilingue, funda, bodoque, jogar pedra com a mão, etc...

Fica frio que não trollo mais teus tópicos. Desculpe-me.

Te respeito, e acho que tens que te valorizar e esquecer isso de preconceito. Já tá isso em 3 tópicos teus.

abcs e desculpas

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
charlesdias

charlesdias


Mensagens : 70
Data de inscrição : 22/06/2012
Idade : 52
Localização : São Paulo (Capital)

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:54 pm

Pena que não posso usar essa carta no dia-a-dia ... putz, levaria uma puta vantagem no jogo.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Segundo o dicionário Michaelis OnLine o nobre colega está com a razão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

besta1
bes.ta1
(é) sf (lat balista) Antiga arma portátil, composta de arco, corda e cabo, com a qual se arremessavam pelouros ou setas.

besta2
bes.ta2
(ê) sf (lat bestia) 1 Quadrúpede. 2 Pessoa bruta, estúpida, ignorante. 3 Certo jogo de cartas. 4 Mula. 5 Reg (Norte) Égua. adj m+f 1 Estúpido, sem juízo. 2 Ignorante, tolo. B. de carga: a que transporta cargas; azêmola. B. de tiro: a que tira ou puxa arado, carroça etc. B. do Apocalipse: animal simbólico, descrito no livro do Apocalipse. B.-fera: animal feroz; pessoa selvagem ou cruel. B. quadrada: diz-se de pessoa completamente ignorante, rude ou grosseira.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Fly
Hunter
Hunter
Fly


Mensagens : 2340
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 52
Localização : Içara - Santa Catarina - Sul do Mundo

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 9:59 pm

Charles,

Bodoque foi o que me depertou o desejo pelo arco e flecha. Tava entediado de atirar bolotas...rsrsr

fica tranquilo!
abcs

Fly

charlesdias escreveu:
Que isso, rapaz, não tem do que se desculpar, não. Fique tranquilo que não levei a mal tua brincadeira, não. Vejo que vc tem participação ativa nesse fórum e brincadeiras fazem parte.

Agora ... bodoque ... caramba, essa foi do fundo do baú!

Fly escreveu:
Não semeie esta idéia de preconceito aqui não.

Você não tem senso de humor?????

Não tenho este preconceito aí não meu amigo.

Já disse em outro tópico que gosto de todo tipo de arma que atira: arco, arma de fogo, pressão, besta, estilingue, funda, bodoque, jogar pedra com a mão, etc...

Fica frio que não trollo mais teus tópicos. Desculpe-me.

Te respeito, e acho que tens que te valorizar e esquecer isso de preconceito. Já tá isso em 3 tópicos teus.

abcs e desculpas

Fly
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQui Jan 24, 2013 11:17 pm

charlesdias escreveu:
besta |ê| (som do E fechado)
(latim bestia, -ae, animal, fera)
s. f.
1. Animal que se pode cavalgar. = CAVALGADURA
2. Pessoa estúpida. = BURRO, CAVALGADURA
3. Tolo, estúpido.

besta |é| (som do E aberto)
(latim balista, -ae, balista, balestra)
s. f.
[Armamento] Arma antiga com que se arremessavam setas e pelouros.

E geralmente vejo pronunciarem o nome errado ... por isso insisto no Balestra.


OBRIGADO POR COMPARTILHAR!! Cultura nunca é de mais, só é de mais para os ignorantes.

Embora ache que este tópico deveria esta em "bate papo".
Ir para o topo Ir para baixo
coletto

coletto


Mensagens : 370
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 32
Localização : Castanhal -PA

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 5:04 am

cara,lembro de ter lido em algum lugar que as duas pronuncias sao consideradas certas,pois na idade media a igreja considerava uma bestialidade usar uams armas dessa contra um cristao! por isso fico tambem o nome besta( no sentido de animal,rude,bestial)
mas o nome original é bésta mesmo!
nao sei aonde li,mas li!
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 5:16 am

na minha opinião todo conhecimento (correto) é sim importante.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
jeff23ctba

jeff23ctba


Mensagens : 43
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 46
Localização : curitiba

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 8:52 am

Nossa, bodoque, essa é velha heim, na minha infancia a gente chamava de "Setra", so os ricos q chamavam de estilingue, saudades da minha infancia.....
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1475
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 9:03 am

jeff23ctba escreveu:
Nossa, bodoque, essa é velha heim, na minha infancia a gente chamava de "Setra", so os ricos q chamavam de estilingue, saudades da minha infancia.....

Bodoque é um arco que atira pedras, e estilingue uma forquilha "Y" que também atira pedras, era esse que acho que chamavam de setra.
Ir para o topo Ir para baixo
jeff23ctba

jeff23ctba


Mensagens : 43
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 46
Localização : curitiba

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 9:21 am

entao dbc785, acredito eu, q a setra ou estilingue, veio do Bodoque, por isso o pessoal la da minha terra chamava o "estilingue" de Bodoque, eu ate perguntei pro meu pai, e ele falou isso q era um arco q atirava pedra, e q meu Falecido avó era muito bom nisso, porem eu dei uma olhadinha no wikipédia, e na descricao de estiligue diz q pode ser chamado de bodoque, porem em seguida fala q bodoque pode ser tambem uma atiradeira em forma de arco q atira pedras, uma coisa eu sei , se no estilingue eu ja acertava a minha mao , imagina com esse arco q atirava pedra, tinha q ser muito bom mesmo, fica ai a informacao pra galera.
Ir para o topo Ir para baixo
dbc785

dbc785


Mensagens : 1475
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 33
Localização : Pederneiras - SP

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 9:33 am

Dizem que era facinho de acertar os dedos e deve doer muito, kkkkkkk.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 10:54 am

vixee e como doi viu, se meu polegar falasse te contaria, ate é facio de aprender a jogar a pedra, mais dai a acertar alguma coisa, são anos luz! a unica coisa facio de acerta é o polegarzinho msm!!kkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
3673220

3673220


Mensagens : 67
Data de inscrição : 29/08/2012
Idade : 27

Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitimeQua Fev 13, 2013 3:39 pm

nao li os post ai mais pra mim besta nao tem nd a ve com os bicho talz.
pelo que eu fiquei sabendo no passado os guerreiros ou sei la quem ameaçavam os padres ou monges nao sei tbm direito mais e mais ou menos isso ai fico nome de besta pq eles eram ameaçados com balestras sei la procura ai q vcs acha kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Bésta ou besta? Empty
MensagemAssunto: Re: Bésta ou besta?   Bésta ou besta? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Bésta ou besta?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Minha primeira Besta, carinhosamente batizada de "Besta-Fera"
» besta macuxi nautika-besta composta
» Besta tac
» besta com red dot
» Besta até U$ 500,00

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: