ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??

Ir para baixo 
+5
Rayan Cardoso
Lincoln
Vinicius Hunter RS
matheuscolla
fontes
9 participantes
AutorMensagem
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 9:24 pm

Pessoal qual são as melhores Facas, Lãminas e tipos de fio para atividade de retirar couro de uma JAVALI por exemplo??

Favor listarem as mais TOP e com melhores fio!



Desde já agardeço!



Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeSáb Mar 16, 2013 10:22 pm

Não sei se é utilizado para isto, mas acredito que uma faca que serviria bem seriam as Mora, elas tem um fio scandy que quando bem afiado viram uma navalha, são uma das mais usada pra trabalhos delicados com madeira, entao acho que ia mandar bem descamisando um Javali.O fio delas só nao aguentam muito impacto.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: SKINER   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 12:16 am

Existe facas pra esse trabalho em especifico, muito usado pelo povo que habita o alaska e muitos outros caçadores,sao facas chamadas de Skiner, que siginifica do ingles Remove Pele. são perfeitas pro trabalho de remoção de couro de qualquer caça.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 1:11 am

Vinicius Hunter RS escreveu:
Existe facas pra esse trabalho em especifico, muito usado pelo povo que habita o alaska e muitos outros caçadores,sao facas chamadas de Skiner, que siginifica do ingles Remove Pele. são perfeitas pro trabalho de remoção de couro de qualquer caça.


Tinha me esquecido desse modelo, a maioria inclusive tem uma especie de gancho proprio para fazer o primeiro corte, do pescoço aos genitais do animal...é um modelo muito legal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Skinner*   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 11:56 am


Aluns modelos d Skinner. abração, boa COUREADA hehe

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 1:00 pm

Vinicius Hunter RS escreveu:

Aluns modelos d Skinner. abração, boa COUREADA hehe

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Esssas facas barrigudas são excelentes para courear porcos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para preparar a cabeça do bicho para taxidermia, é necessário uma faca menor e delicada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 10:21 pm

Pessoal muito obrigado mesmo pelas dicas! desculpa demora no feedback!!! Então tipo de fio SCANDY é mais indicado para courear!!
Vc poderiam me dizer agora as marcas e onde acho a venda estas belezas??


Abraço!


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
Rayan Cardoso

Rayan Cardoso


Mensagens : 161
Data de inscrição : 22/04/2011
Idade : 31
Localização : Uberlândia - MG

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 11:36 pm

Fontes fala com o tiago silva, comprei um canivete dele, muito atencioso, e fez projeto da forma que eu desejei...Me parece ser um cuteleiro muito bom, um amigo aqui do forum que me indicou ele, alias foi o unico que deu atenção quando eu pedi que me indicassem algum cuteleiro o Ranger_df. Segue o e-mail do tiago silva, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , vale e pena pedir um orçamento pra ele, ele tem uma pagina no facebook com alguns trabalhos dele... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

espero ter ajudado!

Att Rayan Cardoso
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/rayan.cardoso.5?ref=tn_tnmn
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 7:13 am

Obrigado Rayan! vou entrar em contato com ele sim!


Valeu


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 12:37 pm

fontes escreveu:
Obrigado Rayan! vou entrar em contato com ele sim!


Valeu


Fontes.

Fontes o fio Scandy na verdade é um dos com melhor corte para trabalho mais delicados, então acredito que seria bom para courear, as melhores Scandy sao as facas Mora, nos EUA elas custam cerca de 10 dolares.Mas acho que a melhor opção seria uma faca do tipo Skinner, como citaram ai em cima, pois o formato da lamina é mais propicio para o trabalho, mas voce vai pagar um pouco mais caro em uma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 1:21 pm

Eu não recomendaria uma Mora para courear. Faca pra courear, para mim, precisa ser barriguda. Facas pontudas como as Mora vão utilizar apenas a ponta como região de corte, o que vai dificultar o trabalho nas partes maiores do bicho. Talvez uma mora sirva bem pra retirar a pele da cabeça, pra preparação pra taxidermia.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 2:27 pm

Lincoln escreveu:
Eu não recomendaria uma Mora para courear. Faca pra courear, para mim, precisa ser barriguda. Facas pontudas como as Mora vão utilizar apenas a ponta como região de corte, o que vai dificultar o trabalho nas partes maiores do bicho. Talvez uma mora sirva bem pra retirar a pele da cabeça, pra preparação pra taxidermia.

Entao Lincoln mas ai ja depende do modelo da Mora, a Companion que é a mais conhecida é mais pontuda, mas uma Outdor 2000 ou a Bushcraft ja acho que serviriam bem...Sem contar o HuntingSet, que pelo nome ja é feito justamente pra isso.
Mas tambem acho que o ideal é uma boa Skinner, a Mora seria uma alternativa mais barata.


HuntingSet


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Bushcraft


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Outdoor 2000


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 2:37 pm

Sim, essas pra courear e desossar da Mora servem muito bem. O problema é encontrar. E não é barato. Esse hunting kit custa quase 200 euros. As facas Mora fáceis de encontrar são somente as para Bushcraft, como a Clipper.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Furadan

Furadan


Mensagens : 878
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 3:40 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Acho que não tem muito segredo, quanto menos "frescura" na faca de courear melhor, difícil é arruma uma que funcione bem para mais de uma função.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 7:57 pm

Estava passando um pouco de vontade la no Ebay e achei uma faca/canivete para courear bem legal.Nunca ouvi falar da marca entao nao sei se tem um material de qualidade, mas a ideia eu achei bem legal.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
ceboladp




Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/12/2012

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 8:46 pm

matheuscolla escreveu:
Estava passando um pouco de vontade la no Ebay e achei uma faca/canivete para courear bem legal.Nunca ouvi falar da marca entao nao sei se tem um material de qualidade, mas a ideia eu achei bem legal.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu não confio muito nessas facas com várias lâminas de marcas que não conheço. Já o vendedor, pode confiar. Minha mora e meu kershaw foram compradas com ele. Rápido, bons preços e honesto.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 9:33 pm

ceboladp escreveu:
matheuscolla escreveu:
Estava passando um pouco de vontade la no Ebay e achei uma faca/canivete para courear bem legal.Nunca ouvi falar da marca entao nao sei se tem um material de qualidade, mas a ideia eu achei bem legal.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu não confio muito nessas facas com várias lâminas de marcas que não conheço. Já o vendedor, pode confiar. Minha mora e meu kershaw foram compradas com ele. Rápido, bons preços e honesto.

Comprei uma Mora com ele tambem, enviou hoje.Tive sorte que usei um cupom de 15 dolares de desconto do Paypal, saiu praticamente free.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
fontes




Mensagens : 542
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 50
Localização : SORRISO-MT

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 9:54 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este modelo seria uma boa faca para courear??


Fontes.
Ir para o topo Ir para baixo
matheuscolla

matheuscolla


Mensagens : 396
Data de inscrição : 21/11/2011
Idade : 33
Localização : Nova Odessa - SP

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeQui Mar 21, 2013 10:39 pm

fontes escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este modelo seria uma boa faca para courear??


Fontes.

Pelo formato acho que serviria sim Fontes.So nao sei da qualidade desta marca, ja vi varios vendedores no Ebay vendendo elas, seria legal dar uma pesquisada em foruns de cutelaria antes para ver se eh boa mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/matheuscolla
Convidado
Convidado




QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 10:45 am

fontes escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este modelo seria uma boa faca para courear??


Fontes.

Cumpadi, manda um email pra esse cara:http://serapiaofacas.blogspot.com.br/ e encomenda um da forma que vc quiser.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio carneloci

fabio carneloci


Mensagens : 2191
Data de inscrição : 24/09/2009
Idade : 39
Localização : araruna pr

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 11:19 am

se sua finalidade é apenas tirar o couro sem aproveitamento, tanto faz a faca e o tipo da lamina aqui limpo o porco tanto com lamina reta, quanto com lamina curva.

se é para aproveitar o couro é bom usar uma lamina mais curva (assim como as diversas fotos) e com a laminas não muito grossa em espessura um fio em ângulo correto ajuda também a não cortar o couro.

as tecnica varia muito de animal para animal, o porco é mais difícil pois o couro fica direto com a camada de gordura, é muito diferente se comparar a tirar um couro de uma vaca, boi, servo, etc, pois esse animais tem um colageno entre o couro e a camada de gordura isso deixa muito mais fácil a retirada do couro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arcoeaventura.com.br
Sandro

Sandro


Mensagens : 465
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 57
Localização : Naviraí - MS

QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitimeSeg Abr 01, 2013 8:56 pm

O que o Fabio (e mais alguns ai atrás) falou é bem verdade. Facas curvas e pequenas dão mais agilidade e precisão pra courear, sem contar que a carne e a gordura que você deixa agarrada na pele do animal tem que ser retirada depois, ou seja, trabalho dobrado, senão, elas atraem moscas que põe larvas que deterioram o couro.
Facas curtas e finas tem um fio melhor e dão mais precisão no corte.
Se quiser fazer uma faca com material reciclado, peça em tornearias pro torneiro arrumar um pedaço de serra industrial quebrada com um tamanho aproximado do modelo que você quer a faca. Estas serras tem aproximadamente 4 cm de largura por uns 40 cm de comprimento e 1 a 1,5 mm de espessura. Depois peça pra algum cuteleiro da sua escolha cortar (só por desbaste pois a serrinha não faz nem cócegas nela), fazer o fio e por o cabo (outra dificuldade pois não dá pra furar). Servem pra courear e cortam até osso duro, só não dá pra dar paulada nelas pois o aço é seco e vai quebrar sem sombra de dúvida.
Hoje existem umas serras tipo serra fita pra cortar ferro mas estas não servem pois são muito finas e flexíveis, o ideal são estas rígidas mesmo.
Os profissionais que trabalham com sapataria ou selaria adoram essas lâminas pois, se bem afiadas, cortam couro de sola como se fosse manteiga. E nunca vi um material melhor pra essa finalidade, mas advirto que um corte na mão com uma dessas lâminas é uma verdadeira desgrasseira. Não sei que coisa elas tem que o ferimento não fecha e demora um tempão pra cicatrizar.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Empty
MensagemAssunto: Re: QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??   QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
QUAL MELHORES FACAS P/ TIRAR COURO??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Facas importadas e Braçadeiras/luvas de couro
» duvida??? tirar ou ñ tirar a corda ...
» Construa seu arco de ipê e bambú
» Facas Puukko & Facas Mora: O que são?
» Qual arco comprar? Qual o melhor para começar a prática?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: