ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rest para composto (penas naturais)

Ir para baixo 
+4
Cenoura
megaseba
norb
leonardoac
8 participantes
AutorMensagem
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 6:13 pm

Qual rest é bom para flechas de madeira com penas naturai para composto??
Vou fazer as flechas ainda, vao ficar +ou- assim
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por leonardoac em Dom Mar 24, 2013 7:16 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norb

norb


Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/11/2012

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 6:36 pm

Acho q. já li em alguma parte deste forum que flechas de madeira não devem ser utilizadas em arcos compostos por motivos de segurança....
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 7:35 pm

norb escreveu:
Acho q. já li em alguma parte deste forum que flechas de madeira não devem ser utilizadas em arcos compostos por motivos de segurança....

Exatamente...
Nem tente atirar no composto com flechas de madeira.

Abs,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 7:55 pm

Pode atirar flechas de madeira em recurvo 70lbs mas n pode com composto 50lbs?!?! scratch Já usei de fiberglass e to vivo....
Provavelmente as flechas serao de ipê
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 9:39 pm

leonardoac escreveu:
Pode atirar flechas de madeira em recurvo 70lbs mas n pode com composto 50lbs?!?! scratch Já usei de fiberglass e to vivo....
Provavelmente as flechas serao de ipê

A diferença e "velocidade" meu caro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
Cenoura

Cenoura


Mensagens : 660
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 45
Localização : Floripa SC

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 10:58 pm

amigo,
qual seria o motivo de flechas de madeira?
eu tenho de madeira para meu recurvo, mas nos meus compostos só uso de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
norb

norb


Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/11/2012

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeDom Mar 24, 2013 11:28 pm

não posso opinar sobre flechas de madeira - meu arco é composto - 55 lbs - sempre atirei com aluminio e agora to usando carbono....
estou em vias de fazer "home made" um takedown pra fazer mais experiencias ...
por enquanto não quero me arriscar ... chega este dias atras que rompeu a ancora da corda no meio de um disparo
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 10:25 am

Discussão antiga aqui no fórum.
Tem gente que usa. Mas só é um pouco mais seguro se usar hastes de alta qualidade. Foi a conclusão que mais ou menos se chegou.

Tentar usar flechas de madeira de qualidade duvidosa, ou fabricadas em casa com madeiras impróprias, é pedir para ter uma flecha quebrada enterrada na mão.

O problema não é o spine, que tanto em flechas de carbono, alumínio ou madeira, usar um spine mole demais é pedir para ter acidentes.
Mesmo usando uma flecha com spine correto, a madeira é sujeita a falhas estruturais porque é originada de uma árvore, e não industrializada. As fibras podem não ser homogêneas e não resistir ao estresse do tiro.

Concluindo. A culpa é do fabricante. Rsrsrs. Só que a chance de falha de fabricação na flecha de madeira é maior. Logo a chance de acidente aumenta quando se usa material de qualidade duvidosa.
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 10:38 am

collaco escreveu:
Discussão antiga aqui no fórum.
Tem gente que usa. Mas só é um pouco mais seguro se usar hastes de alta qualidade. Foi a conclusão que mais ou menos se chegou.

Tentar usar flechas de madeira de qualidade duvidosa, ou fabricadas em casa com madeiras impróprias, é pedir para ter uma flecha quebrada enterrada na mão.

O problema não é o spine, que tanto em flechas de carbono, alumínio ou madeira, usar um spine mole demais é pedir para ter acidentes.
Mesmo usando uma flecha com spine correto, a madeira é sujeita a falhas estruturais porque é originada de uma árvore, e não industrializada. As fibras podem não ser homogêneas e não resistir ao estresse do tiro.

Concluindo. A culpa é do fabricante. Rsrsrs. Só que a chance de falha de fabricação na flecha de madeira é maior. Logo a chance de acidente aumenta quando se usa material de qualidade duvidosa.
Fiquei um bom tempo olhando sobre melhores madeira para flecha, FIz uma lista e pedi para mei pai ver se tem disponivel em minha cidade.(cerejeira, ipê....)
Voltando ao assunto, qual rest que n danifique as penas e nem a amarraçao?
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 12:09 pm

Tem varios.

Olha aqui vários neste link do Google Images. >> LINK <<

Dos mais simples aos mais complexos.

Mas para penas naturais dá para atirar direto do shelf do arco como um arco tradicional.
Ir para o topo Ir para baixo
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 12:37 pm

collaco escreveu:
Tem varios.

Olha aqui vários neste link do Google Images. >> LINK <<

Dos mais simples aos mais complexos.

Mas para penas naturais dá para atirar direto do shelf do arco como um arco tradicional.
Estes estrgam as penas naturais?
Eu tenho o hoover [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 2:51 pm

collaco escreveu:
Discussão antiga aqui no fórum.
Tem gente que usa. Mas só é um pouco mais seguro se usar hastes de alta qualidade. Foi a conclusão que mais ou menos se chegou.

Tentar usar flechas de madeira de qualidade duvidosa, ou fabricadas em casa com madeiras impróprias, é pedir para ter uma flecha quebrada enterrada na mão.

O problema não é o spine, que tanto em flechas de carbono, alumínio ou madeira, usar um spine mole demais é pedir para ter acidentes.
Mesmo usando uma flecha com spine correto, a madeira é sujeita a falhas estruturais porque é originada de uma árvore, e não industrializada. As fibras podem não ser homogêneas e não resistir ao estresse do tiro.

Concluindo. A culpa é do fabricante. Rsrsrs. Só que a chance de falha de fabricação na flecha de madeira é maior. Logo a chance de acidente aumenta quando se usa material de qualidade duvidosa.

Explicação perfeita do Collaco e complementando:

Arcos longbow são mais lentos que recurvos que por sua vez são mais lentos que compostos.
O tema não e simplesmente a potencia do arco (também influencia) e sim a velocidade (ou seja aceleração) a que a flecha vai ser submetida. AI que reside basicamente o problema.
Tenha em conta que inclusive o tipo de cam que o arco composto possui influencia o spin que a flecha vai ter. Podem verificar isso no site da Easton no Selector de Shafts.

Abs,
Sebastian
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
megaseba

megaseba


Mensagens : 2263
Data de inscrição : 26/05/2011
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 2:53 pm

leonardoac escreveu:
collaco escreveu:
Tem varios.

Olha aqui vários neste link do Google Images. >> LINK <<

Dos mais simples aos mais complexos.

Mas para penas naturais dá para atirar direto do shelf do arco como um arco tradicional.
Estes estrgam as penas naturais?
Eu tenho o hoover [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Olha esse rest, para a flecha que você fez vai ter problemas. Veja que no inicio das penas você deu umas voltas com fio e colocou cola. Ou seja quando a flecha for atirada e chegar nessa parte que tem diferença de altura vai dar um pulo. Minha previsão seria que o tiro vai ficar baixo pois no final vai levantar a flecha na parte traseira.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spinarchery.com.br
leonardoac

leonardoac


Mensagens : 437
Data de inscrição : 27/01/2013
Idade : 28
Localização : Campos dos goytacazes-RJ

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 3:02 pm

megaseba escreveu:
leonardoac escreveu:
collaco escreveu:
Tem varios.

Olha aqui vários neste link do Google Images. >> LINK <<

Dos mais simples aos mais complexos.

Mas para penas naturais dá para atirar direto do shelf do arco como um arco tradicional.
Estes estrgam as penas naturais?
Eu tenho o hoover [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Olha esse rest, para a flecha que você fez vai ter problemas. Veja que no inicio das penas você deu umas voltas com fio e colocou cola. Ou seja quando a flecha for atirada e chegar nessa parte que tem diferença de altura vai dar um pulo. Minha previsão seria que o tiro vai ficar baixo pois no final vai levantar a flecha na parte traseira.
Por causa deste fio q quero saber de voces qual rest devo usar.
Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSeg Mar 25, 2013 4:39 pm

O fio nem é tão problemático assim. Ao preparar as suas penas está deixando muito da haste.

Dá uma olhada neste post de blog, em que o autor prepara as penas do zero. Ele lixa o excesso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tem gente que faz uma gambiarra para lixar na lixadeira.

Apesar de que mesmo com esse pequeno excesso de haste não acho que seja a causa do desvio da flecha não.
Ir para o topo Ir para baixo
Primo




Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 1:25 pm

Amigão, eu utilizaria um rest de pinças, temos muita variedade no mercado deste tipo de rest, veja um exemplo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já utilizei este tipo de rest com arco composto e flechas de madeira.

Recomendo que utilize em arcos compostos flechas de alumínio, vais encontrar um bom custo x benefício, mas posso dizer que já utilizei flechas de madeira com arcos compostos, não é o ideal, mas é importante observar o que os amigos falaram, se tiver prudência não terá problemas, atirei flechas de madeira com um arco composto modelo Magnum da Master, é um arco simples e que não possui um tiro muito rápido.

O ipê é uma madeira bem resistente, as flechas ficarão um pouco pesadas, mas se forem feitas corretamente e seu arco não for um arco de grande velocidade não vais ter problemas.

O grande problema mora na combinação de equipamentos díspares, ex: tenho um arco composto de qualidade, qualquer arco importado com velocidades ao redor de 300fps, e vou utilizar flechas de madeira comuns(que não seja de qualidade, spine selecionado, construção adequada, etc), um arco deste nível tem muita reatividade em suas lâminas, quando solta a corda a aceleração das lâminas é "explosiva", ou seja, muito rápida, em um segundo sua haste de madeira está inerte, e no instante seguinte estará aplicando uma força absurda em uma das pontas da flecha, neste caso muitos acidentes podem ocorrer. Mas no caso destes arcos compostos mais simples essa ocorrência é bem mais rara, pois a força reativa das lâminas é menor. Mantenho em meu acervo um composto Magnum da Master, o arco têm quase 30 anos, se for medir a velocidade com ele regulado em 50LBS e comparar com um arco recurvo que o amigo Fernando vêm fabricando, o Palo-Santo(arco recurvo de ótimo desempenho), verás que a velocidade dois dois é comparável, e então neste caso só é preciso tomar cuidado para não usar uma flecha de madeira inapropriada, e está tranquilo.

Abs!
Ir para o topo Ir para baixo
Sadao




Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 59
Localização : São Bernardo do Campo

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSex maio 03, 2013 5:51 pm

leonardoac escreveu:
Qual rest é bom para flechas de madeira com penas naturai para composto??
Vou fazer as flechas ainda, vao ficar +ou- assim

Leonardo,

Que arco você tem?

Se o seu arco composto for de baixa velocidade pode usar flecha de madeira, maaassssss é um risco desnecessário (elas realmente podem quebrar e te ferir seriamente). Além do que você perde na precisão, pois as flechas de madeira tem pesos e spines diferentes. A interferência do fio que amarra as penas com qualquer tipo de rest será o menor dos seus problemas.

Se você quer um bom rest para composto coloque um do tipo "fall away". O QAD e o Ripcord são os tops. Agora, independente do tipo é muito importante a correta regulagem de altura e lateralidade. Isso faz toda a diferença. Alias, é um dos ajustes mais importantes num arco composto.

[ ]s
Sadao
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitimeSex maio 03, 2013 6:33 pm

Então se um astronauta levar uma flecha de madeira para a ISS, que viaja a uma velocidade de 27,685.7 km/h com relação a um ponto na superfície da Terra, ela quebra devido a velocidade? Velocidade não quebra nada! O que quebra é o impulso, curva da força aplicada por unidade de tempo.

Como recurvo não tem let-off, é mais fácil quebrar uma flecha com recurvo que com composto. Num recurvo de 70 lbs, com a flecha no repouso, é aplicada uma pancada de 70 lbs na rabeta da flecha. Num composto de 70 lbs, com 75% de let-off, é aplicada uma força de 18 lbs com a flecha no repouso. A a força aumenta gradualmente até o pico de 70 lbs e depois vai caindo. O arco composto é bem mais 'gentil' com as flechas que os arcos recurvos. Na verdade existe muito misticismo acerca dos arcos compostos, talvez por sua mecânica ser desconhecida pela maioria.

Mas por que vemos tantas fotos de acidentes com arcos compostos? Os fatores que fazem as flechas quebrar são vários: A variação abrupta no peso da puxada no arco composto, principalmente no final próximo ao let-off, pode fazer a flecha cair do rest, no caso de arqueiros inexperientes. A flecha cai do rest no momento que o gatilho dispara e atinge lateralmente a armação do rest tipo 'full capture' quebrando ao meio e atingindo a mão do arqueiro. Vejo também o uso de flecha muito curtas, que caem do rest e entram direto na mão do arqueiro.

O maior e mais bem conceituado fabricante de flechas do mundo, a Rose City Archery, fabrica flechas de madeira para arcos compostos. Eu mesmo já atirei flechas de madeira e bambu com arcos composto. Existem testes feitos pelo Dr. Ashby que demonstram que certos tipos de flechas de madeira, reforçadas com madeira dura na ponta, são bem mais resistentes a impactos que flechas de carbono.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rest para composto (penas naturais) Empty
MensagemAssunto: Re: Rest para composto (penas naturais)   Rest para composto (penas naturais) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rest para composto (penas naturais)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» penas naturais servem para qualquer tipo de rest?
» Cola para penas naturais
» Preciso comprar penas naturais para flechas
» (dúvida de iníciante) Arcos recurvos com rest plástico ou magnético ou arcos compostos e penas naturais?
» rest caseiro para penas artificiais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-
Ir para: