ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ajuda na restauração

Ir para baixo 
+2
Vinicius Hunter RS
redfawkes
6 participantes
AutorMensagem
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 4:53 pm

Bom galera, achei esse punhal(?) na casa do meu avô e gostaria de "acertar" ele, tirando a ferrugem da lamina e conservando adequadamente. Mas minha experiencia nesse assunto é nula e gostaria da ajuda de vocês pra me ensinarem como limpar, conservar, etc.
Ai vão as fotos :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Grato desde já
Att.
Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 8:05 pm

amigo,começe conseguindo um removedor de ferrugem fosfatizado, deixando uma meia hra agindo ele remove até oxidação q avançou um poco pra dentro do boulster dessa linda peça, depois iniciei um polimento com uma lixa grao 220, depois 360 ou 380. depois 400 e por ultimo 600, librifique com algum óleo mineral fino. eu uso pra laminas das quais não vou cortar aliemento o WD-40.
Ir para o topo Ir para baixo
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 8:40 pm

O WD 40 é muito bom mas pelo menos na minha impressao dura pouco tempo. gosto bastante do oleo SINGER, ele demora mais pra secar, o que acha?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 9:03 pm

CALIL escreveu:
O WD 40 é muito bom mas pelo menos na minha impressao dura pouco tempo. gosto bastante do oleo SINGER, ele demora mais pra secar, o que acha?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


mto bom tambem e é atoxico
Ir para o topo Ir para baixo
Tales

Tales


Mensagens : 31
Data de inscrição : 29/03/2013

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeQui Abr 18, 2013 11:15 pm

Sem dúvidas oleo tipo singer é o mais indicado. Aplique com uma estoupa ou algodão uma fina camada, uso nas minhas plainas, formões e carabinas de pressão, W40 só uso em parafusos emperrados.
Quanto ao punhal: remover ferrugem, pode usar limão. Infelizmente a ferrugem deixa "cicatrizes" se tiver sorte, for muito superficial, as lixas acima citada pode resolver, só usaria as 150, 320 e 600. Por último faria uma boa afiação.
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 7:32 am

Vlw pela ajuda galera, hoje não vou ter tempo pra mexer nele, mas só tenho uma duvida, a lixa que vocês falam, é aquela lixa de metal mesmo?
tipo essa: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
SujoO

SujoO


Mensagens : 888
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 56
Localização : Taubaté - SP

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 8:26 am

É a usada em pinturas automotivas, conhecidas por lixa d'água, pois devem ser usadas molhadas.

Para finalizar eu usaria lixa 1200 e 2000. Vai dar um aspecto de polido ao metal.
Ir para o topo Ir para baixo
George Leite

George Leite


Mensagens : 278
Data de inscrição : 21/12/2011

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSex Abr 19, 2013 6:22 pm

Esse teu punhal parece muito com os que eram usados pelos cangaceiros no sertão nordestino. Se na foto tivesse aparecido o cabo eu poderia confirmar com mais certeza. Aqui no sertão chamamos punhal e três quinas, porque ele apresente três "nós" no cabo. De fato é uma bela peça histórica. Meu avô tinha um desse tipo que foi roubado da casa dos meus pais, ainda hoje procuro outro para comprar sem obter sucesso, soube que existe um fabricante desse tipo de punhal de forma artesanal em Paulo Afonso-BA, vou me certificar. Os punhais da maioria dos cangaceiros nordestinos eram feitos no Crato-CE
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:43 am

Só mais uma duvida, conseguia lixa d'agua 220,360 e 600 aqui na região, mas para lubrificar enquanto estou lixando usar agua mesmo? ou oleo singer?
att. Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:49 am

redfawkes escreveu:
Só mais uma duvida, conseguia lixa d'agua 220,360 e 600 aqui na região, mas para lubrificar enquanto estou lixando usar agua mesmo? ou oleo singer?
att. Hugo

use água, ao terminar, séque bem ela, e daí sim, lubrifique ela e remova os excessos de óleo.
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 10:52 am

ok, muito obrigado a todos, assim que terminado posto fotos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
redfawkes




Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 27
Localização : Espirito Santo

Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 12:41 pm

Bom, galera antes de tentar restaurar a adaga, eu tentei restaurar um canivete e uma navalha, que estavam completamente enferrujados, primeiramente deixei-os no vinagre por umas 30 horas mais ou menos, lixei com as lixas nº 220,360 e 600 e ficou muito bom, exceto por umas manchas q não estão saindo em ambas as peças. (só tirei de uma, mas na outra as manchas são exatamente iguais):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Se eu lixar mais, essas manchas vão sair??
PS.: Essa foi a melhor foto q consegui tirar!
Att.
Hugo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda na restauração Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na restauração   Ajuda na restauração Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda na restauração
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauração CBC 345 Junior Expresso - Ajuda
» Restauração
» Restauração de katanas
» CBC Expresso 245 - Restauração
» Restauração de fação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: