ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Dicas para a pesca com arco

Ir em baixo 
AutorMensagem
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Dicas para a pesca com arco   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:35 am

Olá,

Tenho recebido vários e-mails e PMs a respeito da pesca com arco. Muitas dúvidas são frequentes, principalmente aquelas relacionadas a qual equipamento usar. Já temos um ótimo tópico a respeito disso, onde o Gaia já descreveu em grande parte tudo aquilo que você precisa saber para começar na pesca com arco.
Eu notei porém que muita gente tem dúvida sobre alguns aspectos que vão além do equipamento em sí, buscando dicas para certos tipos de peixes. Mas o que mais eu me surpreendí quando comecei a pescar com arco é que a gente não se preocupa com outros aspectos além do arco em sí. E é disso que eu quero tratar aqui nesse tópico.
Para isso vou separá-lo em “capítulos”, para ficar mais didático e não cansar tanto a leitura. Se tiver alguma outra coisa que vocês queiram saber, é só perguntar e eu, no melhor que meu pouco conhecimento permitir, tentarei sanar.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Algumas considerações: Pergunte antes!   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:36 am

Algumas considerações: Pergunte antes!

Se você for a um pesqueiro em que nunca esteve antes, não deixe de perguntar ao dono se você pode pescar com arco. Ele saberá imediatamente que você vai matar peixes, mas poderá ficar preocupado com peixes feridos que você poderá não recuperar e que serão prejuízo para o pesqueiro e um desrespeito aos peixes. Portanto, explique que a prática é sadia, e que você tem plena consciência de só atirar quando estiver seguro de poder acertar o peixe.
A prática da pesca com arco mata o peixe, ao contrário da linha&anzol. Isso pode parecer óbvio (eu nunca comí peixe vivo, e sinceramente não quero nem tentar!) mas acontece que essa prática de matar o peixe tem suas consequências.
A primeira delas é que, se você estiver em um pesqueiro, você terá que pagar pelo peso do pescado, ou seja, quanto maior, mais caro. Se você pegar um tambaqui de 30Kg, ou uma pirarara de quase 50Kg, com anzol e quiser soltá-lo, tudo bem... Alguns pesqueiros não concordam que você solte o pescado, outros até incentivam o pesque-e-solte (também conhecido por “pesca esportiva”).
Se for com arco, prepare o bolso. A maioria gira em torno dos R$10,00/Kg do pescado, mas isso pode variar dependendo da espécie, e ainda pode haver um preço mais alto para pesos maiores que a média, justamente para encorajar a prática do pesque-e-solte. Nada de errado com essa prática, apenas que você, com seu arco, não pode soltar o peixe, pois, mesmo sendo trazido ainda vivo para fora da água, ele vai morrer pelo ferimento profundo da flecha, e se você soltá-lo ele vai aparecer boiando depois de algumas horas ou dias.
Portanto, esteja bem conciente disso na hora de ir ao seu pesqueiro favorito. Prepare o bolso, e esteja bem ciente na hora de atirar sua flecha, para escolher o exemplar que vai caber no seu bolso e depois no seu freezer. Faça como uma garça, que não pega um peixe que ela não possa engolir. Aliás, saiba que o bom peixe para consumo não é o maior do pesqueiro. Um peixe na casa dos seus 2,5kg até 4,0kg é o ideal. Portanto não exagere nas suas expectativas, nem vá atirar num raro pintado de 60Kg, pois isso poderá quebrar sua conta corrente! Aqui perto de minha casa, num conhecido pesqueiro, uma carpa morreu por problemas de oxigenação da água. Ela pesou 58Kg!! Se você você a pescá-la com arco, isso te custaria a bagatela de R$580,00!!!!!
Além disso, evite animosidades com outros pescadores adeptos do pesque-e-solte. Contente-se em levar para casa apenas um peixe, o que já está ótimo para o almoço do fim de semana.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011


Última edição por Fred em Ter Jan 11, 2011 10:43 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Equipamento    Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:37 am

Equipamento

Num fórum como esse, dúvidas sobre “qual arco eu devo comprar” tomam às vezes 80% dos posts. Como falei, consulte o post do Gaia “Pesca com Arco (Bowfishing) ... Informações Básicas”. Alí você encontrará tudo o que precisa sobre os equipamentos empregados na pesca com arco, inclusive sugestões para fazer a mão diversos equipamentos, para aqueles que gostam de uma bricolagem.
O que não está descrito alí, porém, é o que você precisará ter em mãos além do arco&flecha, para depois que você alvejar seu peixe. Para quem já é pescador, provavelmente, tudo o que vou descrever aqui já é mais que conhecido. Mas eu, na minha primeira pescaria com arco, acabei sentindo falta deles.
Para começo de conversa, você precisa comprar um puçá, ou passaguá, que são aquelas redes com haste para se retirar o peixe da água. Compre uma grande o suficiente para um peixe de bom porte, porque esses serão seu principal alvo. Não tente retirar o peixe da água sem isso, pois você danificará a flecha e ainda corre o risco de ver a linha se partir, e o peixe levar embora sua flecha. Além disso, se for um dourado, pintado ou mesmo um grande redondo como um pacú ou tambaqui, dificilmente você terá coragem de levar a sua mão até ele enquanto ele dá seus espetaculares saltos, brigando pela sua vida.
Uma vez que você conseguiu, com seu puçá, tirá-lo da água, onde você irá colocá-lo? Para isso existem redes, onde você vai acomodá-los até a hora de ir para casa.
Outro item recomendável é uma boa caixa plástica, de preferência com tampa, para você levar no seu carro. O meu primeiro peixe pescado foi uma carpa, e ela ficou ridícula sendo transportada num grande balde, que comportava quando muito metade do peixe.
Alicates com balança são interessantes, mas tenha cuidado para não arrebentar a boca do peixe ao pesá-lo, se for um peixe de boca mole como a carpa, ou ainda de tomar uma dentada, se for um peixe mais agressivo, como uma traíra ou um dourado, ou mesmo um pacú.
E nunca se esqueça de levar uma boa câmera fotográfica.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011


Última edição por Fred em Ter Jan 11, 2011 10:43 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Ceva   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:38 am

Ceva

Se você for num pesqueiro, verá que a maioria dos pescadores leva algo para cevar os peixes, ou seja atraí-los para a parte do lago onde você está pescando. Isso pode ser feito com diversas rações, entre elas as de cachorro, gato, coelho, e aquelas que você compra no próprio pesqueiro, e que normalmente tem enorme sucesso pois os peixes estão acostumados a elas.
Leve um pequeno pote e solte um pouco da ração. Se houver vento, ela será arrastada pela superfície do lago se concentrado em algum ponto, e claro, é lá que você quer estar. O problema é que todos querem estar lá também, e haverá concorrência. Cuidado para não melindrar outros pescadores, que costumam acreditar em fábulas, como por exemplo, de que as flechadas, mesmo as que você errou, vão assustar todos os peixes do lugar. Acredite: eles não vão sair do lago! Mas você não precisa brigar com ninguém tentando argumentar. Apenas mantenha distância segura.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Varas & Arcos   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:39 am

Combinando varas e arcos

Quem é adepto do arco&flecha e não quer nem ouvir falar da pescaria convencional, por favor, acalme os ânimos e leia com atenção. Você pode estar desperdiçando uma boa dose de emoção se não levar junto com seu arco uma tralha convencional de pesca.
A idéia aqui é deixar uma varinha num suporte, quieta lá no seu cantinho, enquanto você se exercita com seu arco alí próximo.
Você pode optar por um molinete simples, e equipar a sua vara com uma bóia cevadeira. Isso irá atrair os peixes, que muitas vezes são tão condicionados que atacam as iscas que a bóia solta quase imediatamente. A bóia cevadeira tem uma pequeno copo que é preenchido com ração de próprio pesqueiro, e que é liberada quando ela pousa na água após o arremesso. Ela é atada a um líder, normalmente com um anzol encastoado, e como isca pode ser usado a própria ração, ou ainda uma miçanga ou coquinho.
A vantagem é que você irá atrair peixes para perto de sua bóia, e poderá pegá-los seja com o arco, seja com a vara. Óbviamente que, como suas mão estarão ocupadas com o arco, você precisará se um suporte de varas, daqueles que se espetam no chão. Você poderá se surpreender com as fisgadas e ter que correr para salvar sua vara que estará sendo levada por um grande peixe. Não deixe de tentar.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Distãncia máxima do tiro   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:41 am

Distância máxima do tiro

Num dia bem produtivo, especialmente quando sai o sol após um dia anterior chuvoso, você verá os peixes à flor da água, pois a oxigenação do lago cai, e eles precisam respirar. Mas vou te dar uma má notícia: eles vão subir, principalmente, lá no meio do lago, e você infelizmente só dispõe de uma quantidade limitada de linha no seu carretel ou garrafa. Normalmente, para quem tem um equipamento da AMS ou da Muzzy, você tem cerca de uns 25metros de linha. E só. E não importa com o que você atirou, seja com um arquinho de 20 libras ou com uma potente besta de 180lbs, a flecha só vai até 25 metros!
Portanto, na hora da pesca, passe uma linha imaginária no lago a sua frente com cerca de uns 20 metros de raio, e esqueça dos peixes que estão pulando fora d’água lá do outro lado. Esses aí não são seu alvo. Fique atento ao que acontece dentro do seu círculo imaginário, pois somente o peixe que aparecer por alí é que você poderá pescar.
Claro que você deverá escolher o ponto onde os peixes estão mais ativos, e cevar aquele lugar para atraí-los ainda mais (seja com a boia cevadeira ou só jogando ração). Mas não fique mudando de lugar o tempo inteiro, pois isso não costuma trazer muito resultado.
E onde é esse lugar especial num pesqueiro?
São normalmente 3 os “ hot spots “ num pesqueiro: próximo do areador (aquele batedor que existe no lago para movimentar e oxigenar a água), próximo ao lugar de entrada da água no lago, e no lugar onde o vento normalmente concentra a ração jogada. Encontre esses lugares e fique por alí.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Roupas e proteção solar   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:42 am

Roupas & Proteção solar

Pode parecer rídículo, coisa de mãe, mas por favor, PASSE PROTETOR SOLAR! Você ficará ainda mais ridículo se aparecer mais vermelho que um pimentão no escritório na segunda-feira, após um domingo pescando.
Leve também um chapéu, ou um boné com proteção para o pescoço, pois você, com o arco, tem que ficar mais exposto ao lado da margem, onde o sol irá castigá-lo impiedosamente. E nenhum peixe vale uma insolação.
Use camisetas de mangas compridas. Cores naturais, como o verde e o marrom ajudam bastante. Existem as camufladas também. Elas ajudam bastante, principalmente se atrás de você existir uma árvore. Além da sombra ela vai te ajudar a esconder seu movimento ao puxar a corda do arco.

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fred

Fred

Mensagens : 193
Data de inscrição : 24/06/2010

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Segurança no tiro   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 10:42 am

Segurança no tiro

Verifique sempre a condição da sua linha de pesca antes de atirar, para evitar mandar sua flecha para o fundo do lago, e tenha em mente as condições de segurança que o esporte do tiro com arco exige, mesmo a beira de um lago.
Nunca deixe que a linha forme uma volta solta à frente do seu arco, pois ela poderá se enroscar em algo com graves consequências. Uma das mais indesejáveis é o retorno da flecha, com força total, atingindo o próprio arqueiro.
Outra coisa a se pensar é que, quando você pescar um peixe, mesmo tendo tomado um belo tiro no meio do corpo, ele não irá se entregar. É mais provável que ele vá arrastar sua linha e brigar muito. Com vara e molinete, você tem uma alavanca para brigar com o peixe. Com arco, meu caro, você terá que puxar pela linha. E não tem muita linha para ele arrastar, não! Portanto segure com força o próprio arco, senão ele te puxará o equipamento das mãos.
Não acredita? Então tá... peixes fazem muita força na água, e eles não tem a perda de força muscular que você poderia esperar após espetá-lo com uma flecha. Se você tiver que enrolar a linha nas mãos, lembre-se de ter luvas nelas, pois poderá se cortar. E se tiver que jogar o arco no chão, faça-o atrás de sí, pois se a linha escapar da sua mão, o peixe irá levar seu arco para o fundo do lago.
Concluindo: respeite os outros pescadores. A imagem pública da pesca com arco será construída por pessoas como eu e você toda a vez que formos a um pesqueiro, rio ou represa. Portanto demonstre respeito por todas as modalidades de pesca, que a nossa também será respeitada.
Um abraço, e boa pescaria!

_________________
-----------------------
Bear Jennings 1999
Bowtech Specialist 2011
Voltar ao Topo Ir em baixo
Andre Miranda

Andre Miranda

Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para a pesca com arco   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeDom Fev 06, 2011 6:19 pm

Bons conselhos...

Agora, caso vá pescar em alguma região selvagem, tem que levar um isopor ou cooler se a intenção for levar peixe pra casa, senão ele estraga antes de chegar!

Outra coisa, acampamento com pescaria é show de bola... A sensação de comer seu peixe na beira do rio, feito na brasa é indescritível!

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.oaventureiro.com.br
tuliominto



Mensagens : 14
Data de inscrição : 28/02/2011

Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para a pesca com arco   Dicas para a pesca com arco Icon_minitimeTer Mar 01, 2011 9:56 pm

Ótimas dicas. Obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Dicas para a pesca com arco Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas para a pesca com arco   Dicas para a pesca com arco Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dicas para a pesca com arco
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» dicas para meter caes de rasto mais rapidos
» Tutorial Entelagem do BIG
» Reboque isotérmico para cães
» ROUPA NA NET PARA CAÇADORES
» Carpa & Perca

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Pesca com Arco e Flecha :: Pesca-
Ir para: