ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Primeiras flechas feitas por mim!

Ir para baixo 
+6
Dalton Lima
HevertonLima
v.b.-s.j.r.preto
ianrokk
Bruno Garcia
Rigli
10 participantes
AutorMensagem
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 5:15 pm

Resolvi me aventurar no mundo de fazer flechas e aqui está o resultado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]






Fiz 12 flechas com hastes spruce 5/16" da RD, pontas penas e nock da 3rivers.

Fiquei feliz com o resultado das flechas, por enquanto só testei no quintal de casa e se saíram bem, o único erro foi que, em uma flecha, colei a pena guia no lugar errado, mas nada que prejudique a performace do tiro.


Última edição por Rigli em Sáb Jul 20, 2013 8:09 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 7:44 pm

Que legal hein, esse é o espírito. Fez o acabamento com o que, seladora de nitrocelulose?
Só tive a impressão que algumas pontas estão tortas, pela última foto. Pode ser o angulo da foto, não sei. Dá uma conferida.
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 8:06 pm

Usei seladora no acabamento.

Pois é, as duas primeiras eu coloquei cola quente dentro da ponta e depois encaixei a haste, depois vi que era melhor colocar a cola na haste, mas isso da pra arrumar de boa.
Sem contar o erro da pena guia que eu comentei acima...

Mas pra primeira vez, aprendendo apenas pela internet, gostei dos resultados, mal posso esperar pra atirar de verdade com elas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 8:21 pm

Quando isso acontece, é só esquentar a ponta no fogão e ajeitar com um alicate. Fica perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 10:05 pm

Bruno Garcia escreveu:
Quando isso acontece, é só esquentar a ponta no fogão e ajeitar com um alicate. Fica perfeito.

Farei isso! Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
ianrokk

ianrokk


Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/08/2014
Idade : 26
Localização : Aracaju

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQua Set 03, 2014 11:00 am

Muito bom! Como você fez as flechas? Tem algum tutorial? Comprou tudo na RD, mesmo, né?
Ir para o topo Ir para baixo
http://paxetlibertas.tumblr.com
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQua Set 03, 2014 2:25 pm

Bruno Garcia escreveu:
Quando isso acontece, é só esquentar a ponta no fogão e ajeitar com um alicate. Fica perfeito.

Eu costumo fazer diferente.
Coloco uma cadeira na frente da pia, ao lado do fogão.
Sobre a pia um toco de madeira e na tomada a cola quente.

Seguro a ponta com um alicate sobre o fogão, só para aquecer de leve
Injeto um pouco de cola quente dentro da ponta e levo de volta ao fogão até a cola ficar bem mole (5 a 10 segundos)
Depois coloco na haste de madeira. Eu prefiro usar as pontas de rosca que tem na RD Arqueria.
Com o alicate segurando a ponta é só rosquear a ponta até ela ficar bem travada.
O toco de madeira é para não fazer sujeira na pia e se for necessário apoiar, bater, não risca a pedra.

As pontas retas de colar solta com o tempo e fica dentro do alvo.
As pontas de rosca não soltam de jeito nenhum, pelo menos até hoje eu não perdi nenhuma.

Você tapera a ponta da flecha com o "apontador de lápis" próprio para fazer o cone na ponta.
Pega a ponta com um alicate e parafusa na haste para marcar a madeira e fazer a rosca.
Depois leva ao fogão para colar com a cola quente.
Muito importante aquecer a ponto só até uns 100 graus no máximo para não destemperar o metal.

O nock que ficou atravessado pode fazer o empenamento bate na lateral do arco. Vale a pena arrancar esse nock com uma faca e colocar outro. Digo arrancar com uma faca porque imagino que ele foi colado com adesivo forte. Se foi colado com cola quente é só encher uma xícara com água quente, mergulha o nock por 30 segundos para amolecer a cola e depois girar com a mão. Uma vez fiz 6 flechas com a pena guia no lugar errado, como tinha usado cola quente foi só aquecer e girar.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQua Set 03, 2014 2:39 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Quando isso acontece, é só esquentar a ponta no fogão e ajeitar com um alicate. Fica perfeito.

Eu costumo fazer diferente.
Coloco uma cadeira na frente da pia, ao lado do fogão.
Sobre a pia um toco de madeira e na tomada a cola quente.

Seguro a ponta com um alicate sobre o fogão, só para aquecer de leve
Injeto um pouco de cola quente dentro da ponta e levo de volta ao fogão até a cola ficar bem mole (5 a 10 segundos)
Depois coloco na haste de madeira. Eu prefiro usar as pontas de rosca que tem na RD Arqueria.
Com o alicate segurando a ponta é só rosquear a ponta até ela ficar bem travada.
O toco de madeira é para não fazer sujeira na pia e se for necessário apoiar, bater, não risca a pedra.

As pontas retas de colar solta com o tempo e fica dentro do alvo.
As pontas de rosca não soltam de jeito nenhum, pelo menos até hoje eu não perdi nenhuma.

Você tapera a ponta da flecha com o "apontador de lápis" próprio para fazer o cone na ponta.
Pega a ponta com um alicate e parafusa na haste para marcar a madeira e fazer a rosca.
Depois leva ao fogão para colar com a cola quente.
Muito importante aquecer a ponto só até uns 100 graus no máximo para não destemperar o metal.

O nock que ficou atravessado pode fazer o empenamento bate na lateral do arco. Vale a pena arrancar esse nock com uma faca e colocar outro. Digo arrancar com uma faca porque imagino que ele foi colado com adesivo forte. Se foi colado com cola quente é só encher uma xícara com água quente, mergulha o nock por 30 segundos para amolecer a cola e depois girar com a mão. Uma vez fiz 6 flechas com a pena guia no lugar errado, como tinha usado cola quente foi só aquecer e girar.

Tem tanto tempo q postei aqui que tive que reler o tópico pra saber sobre o que eu tinha falado kkkkk

Mas entao, eu também costumo fazer desse jeito que vc falou, coloco a cola dentro da ponta e depois dela ficar mole, ponho na flecha taperada e espero até endurecer.
Uso o taper reto mesmo, nunca tive problemas e nenhuma ponta minha jamais soltou.
Quanto à dica que dei ao autor, foi um quebra galho pois ele já estava com as flechas montadas, só uma maneira de arrumar com o mínimo de esforço.

Grande abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rigli

Rigli


Mensagens : 328
Data de inscrição : 09/12/2011
Idade : 28
Localização : Campinas

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQui Set 04, 2014 10:21 am

ianrokk escreveu:
Muito bom! Como você fez as flechas? Tem algum tutorial?  Comprou tudo na RD, mesmo, né?

Fiz as flechas seguindo alguns tutorials que achei aqui no fórum, no youtube, google, etc. Fui pesquisando e colhetando as informações necessárias.

Comprei só as hastes na Rd e o resto eu importei.


Ótimas dicas v.b.-s.j.r.preto, eu arrumei as pontas tortas só esquentando e com o alicate mesmo, deu certo. Nunca perdi uma ponta mas teve uma semana aí que fez muito calor e eu perdi dois nocks, colei eles com cola quente também. A pena guia errada eu presto atenção na hora de atirar, sempre que pego uma flechaa eu reparo se é a errada ou não, aí eu atiro sem seguir a cor guia, pra não bater no arco.
Ir para o topo Ir para baixo
HevertonLima

HevertonLima


Mensagens : 57
Data de inscrição : 28/05/2014
Idade : 35
Localização : Itapuranga/GO

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQui Set 04, 2014 2:26 pm

mto bonitas suas flechas man.. bacana mesmo! qria conseguir fazer umas assim pra minha balestra mas n sou bom com arte manual kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Dalton Lima

Dalton Lima


Mensagens : 113
Data de inscrição : 21/08/2014
Idade : 65
Localização : Curitiba

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSex Set 26, 2014 11:40 am

Bruno Garcia escreveu:
v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Bruno Garcia escreveu:
Quando isso acontece, é só esquentar a ponta no fogão e ajeitar com um alicate. Fica perfeito.

Eu costumo fazer diferente.
Coloco uma cadeira na frente da pia, ao lado do fogão.
Sobre a pia um toco de madeira e na tomada a cola quente.

Seguro a ponta com um alicate sobre o fogão, só para aquecer de leve
Injeto um pouco de cola quente dentro da ponta e levo de volta ao fogão até a cola ficar bem mole (5 a 10 segundos)
Depois coloco na haste de madeira. Eu prefiro usar as pontas de rosca que tem na RD Arqueria.
Com o alicate segurando a ponta é só rosquear a ponta até ela ficar bem travada.
O toco de madeira é para não fazer sujeira na pia e se for necessário apoiar, bater, não risca a pedra.

As pontas retas de colar solta com o tempo e fica dentro do alvo.
As pontas de rosca não soltam de jeito nenhum, pelo menos até hoje eu não perdi nenhuma.
Você tapera a ponta da flecha com o "apontador de lápis" próprio para fazer o cone na ponta.
Pega a ponta com um alicate e parafusa na haste para marcar a madeira e fazer a rosca.
Depois leva ao fogão para colar com a cola quente.
Muito importante aquecer a ponto só até uns 100 graus no máximo para não destemperar o metal.

O nock que ficou atravessado pode fazer o empenamento bate na lateral do arco. Vale a pena arrancar esse nock com uma faca e colocar outro. Digo arrancar com uma faca porque imagino que ele foi colado com adesivo forte. Se foi colado com cola quente é só encher uma xícara com água quente, mergulha o nock por 30 segundos para amolecer a cola e depois girar com a mão. Uma vez fiz 6 flechas com a pena guia no lugar errado, como tinha usado cola quente foi só aquecer e girar.

Tem tanto tempo q postei aqui que tive que reler o tópico pra saber sobre o que eu tinha falado kkkkk

Mas entao, eu também costumo fazer desse jeito que vc falou, coloco a cola dentro da ponta e depois dela ficar mole, ponho na flecha taperada e espero até endurecer.
Uso o taper reto mesmo, nunca tive problemas e nenhuma ponta minha jamais soltou.
Quanto à dica que dei ao autor, foi um quebra galho pois ele já estava com as flechas montadas, só uma maneira de arrumar com o mínimo de esforço.

Grande abraço


BRUNO , COMO É ISSO DE USAR O " TAPER RETO " ? QUER DIZER SEM APONTAR ?
Ir para o topo Ir para baixo
AbyssalKR

AbyssalKR


Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/03/2015
Idade : 107
Localização : Funeralopolis

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 5:23 pm

Alguma boa alma poderia me explicar o que seria uma pena guia? Já ouvi falar isso em algum vídeo gringo por aí, mas meu inglês não é 100% então eu não entendi muito bem. Agradeço desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
TCBR00

TCBR00


Mensagens : 570
Data de inscrição : 23/12/2013
Idade : 26
Localização : Arapongas PR

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 6:39 pm

AbyssalKR escreveu:
Alguma boa alma poderia me explicar o que seria uma pena guia? Já ouvi falar isso em algum vídeo gringo por aí, mas meu inglês não é 100% então eu não entendi muito bem. Agradeço desde já.

É a pena que tem uma cor diferente das outras, que indica que ela deve estar numa posição específica no momento do disparo, seja para o lado, para baixo ou para cima, vai depender do rest(lugar em que se apoia a flecha). No caso das bestas, ela deve sempre estar para baixo, dentro do trilho.
Isso tudo vai depender da posição do nock.


Nessa imagem, a pena guia é a Vermelha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Nessa, é a Branca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeSeg Mar 23, 2015 9:03 pm

ficou muito legal, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Garcia

Bruno Garcia


Mensagens : 1498
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 33
Localização : Juiz de Fora

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeTer Mar 24, 2015 5:36 pm

Dalton Lima escreveu:


BRUNO , COMO É ISSO DE USAR O " TAPER RETO " ? QUER DIZER SEM APONTAR ?

Desculpa, só hoje vi sua pergunta rsrs
Taper "reto" que me refiro é só no sentido de não ter rosca, ele aponta, mas a superfície fica lisa, desse jeito:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

usando cola quente por dentro da ponta (de tamanho adequado), fica muito bom e não solta.
Ir para o topo Ir para baixo
Dalton Lima

Dalton Lima


Mensagens : 113
Data de inscrição : 21/08/2014
Idade : 65
Localização : Curitiba

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeTer Mar 24, 2015 6:07 pm

OK BRUNO , FOI O QUE IMAGINEI . GRATO
Ir para o topo Ir para baixo
willdeni

willdeni


Mensagens : 16
Data de inscrição : 16/11/2014
Idade : 40

Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitimeQua Mar 25, 2015 5:56 pm

Olá amigo, ficaram muito boas parabens
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeiras flechas feitas por mim! Empty
MensagemAssunto: Re: Primeiras flechas feitas por mim!   Primeiras flechas feitas por mim! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeiras flechas feitas por mim!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Primeiras Flechas Montadas Por Mim
» Montando as primeiras flechas de madeira
» Dúvidas sobre minhas primeiras flechas
» Primeiras flechas de bambu + arco de molas
» minhas primeiras flechas artesanais para arco

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Galeria de Fotos-
Ir para: