ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 5:29 pm

Eae gente, agora pouco acabei de Afiar minha 1º faaca... fiz ela a partir de um "FACAO" de kombi... fotos .u.ú.


algumas fotos nao estao indo dps tento denovo




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]





Mola de kombi recem-comprada...




[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



MINHA FORJA






[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Minha faquinha hehehe


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

tbm nao esqueci do meu " KIT DE AMOLAR"



eu nao tive ajuda de NINGUEM, somente do meu pai me dando as ferramentas só, e meu pai nao tinha lixadeira,esmeril nada, so ferramentas manuais, com excessao da furadeira, fiquei quase 2 hrs pra cortar o ferro, dps me matando pra fazer os tratamentos, mas e o seguinte a faca ficou boa, da pra levar pro mato... agora so preciso da ajuda dos mais EXPERIENTES, pra me dizer como fazer o cabo... meu proximo projeto e fazer com parafuso de trilho...


Peguem leve nas criticas em, afinal so tenho 13 anos hehe
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeSáb Jul 20, 2013 8:43 pm

Tudo manual, tu e animado...
Cara quanto ao cabo da faca se voce for fazer de madeira, voce deve se lembrar de duas coisas a madeira deve ser resistente e bonita e logico.
Voce pode usar qualquer uma dessas, que tenho certeza que ira dar um otimo resultado.
Jatoba, Pau-ferro, jacarandá da bahia, gonçalo, rabo de bugio.

Parabens pela iniciativa, e depois que terminar coloca o resultado ai...

Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 7:16 am

gabriel p. escreveu:
Tudo manual, tu e animado...



kkkk, eu fiz mas pq meu pai disse que nao tinha como sem esmeril, lixadeira etc... dai eu fiz com arco de serra, a serra( logico né), nem forja eu tenho usei o fogao a lenha kkkkkk, e tbm acabo de retirar oq eu disse agora pouco fui cortar uns gravetos pra acender fogo... a faca cortou e tals, dps ela perdeu o corte... nao da pra levar ela pro mato nao, ontem de tao afiada deu pra fazer barba
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 9:26 am

muito legal a iniciativa, não entendo muito disso aí, mas creio que temperas vai fazê-la manter o fio, aguardar a opinião dos especilistas no assunto
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 11:31 am

O mamutão ta certo, é a tempera q vai fazer o fio ficar firme e n sair facio, pede pra o vinicios hunter te ensinar o cara é muito gente boa ja me tirou mais de quilo de duvidas! Eu sei que é com oleo mais tem uma teperatura do oleo para cada aço!
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 12:04 pm

carlos ferreira escreveu:
O mamutão ta certo, é a tempera q vai fazer o fio ficar firme e n sair facio, pede pra o vinicios hunter te ensinar o cara é muito gente boa ja me tirou mais de quilo de duvidas! Eu sei que é com oleo mais tem uma teperatura do oleo para cada aço!

opa, cheguei! haha...cara a têmpera é oq vai o poder de retenção de corte da lamina, o facão da kombi usa uma liga semelhante a das molas, mesma resistencia. aplicar a tempera em temperatura antimagnética (testadno até o imãn não pegar mais) e dar o choque térmico em óleo pré aquecido. e depois o revenimento em forno a gás mesmo. fica no ponto ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos ferreira

carlos ferreira


Mensagens : 1701
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 37
Localização : diamantina MG

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 1:33 pm

Ai gustavo num falei q,ele era o cara!!

Vinicio e o ponto do oleo?? É tipo n poder mais por o dedo nele etc?? E é oleo disel desses de posto certo??
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 2:28 pm

Entao, como nao tinha forja rs, aqueci ele e fiz a mesma coisa que vc disse aqueci ele ate o ima nao grudar dps coloquei ele em OLEO QUEIMADO, nao usei forno a gás como era fogao a lenha tbm aqueceu o forno rs, dai usei ele
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Hunter RS
Cuteleiro
Cuteleiro
Vinicius Hunter RS


Mensagens : 504
Data de inscrição : 23/12/2012
Idade : 32
Localização : Santana do Livramento -RS

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: óleo   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 2:42 pm

o óleo muitos fazem a mistura óleo hidraulico 70% e 30% de óleo diesel, eu uso óleo queimado mesmo q reciclo das oficinas mecanicas, a temperatura do óloe sempre deixo em torno de 70°.

amigo, no revenimento, no forno, me diz, nao deixou passar do ponto né? a temperatura de revenimento de um aço dessa liga é deixar ele um amarelho palha, isso ocorre em torno a 180°-200°. por isso é bom limpar a lamina depois da tempera, pra ver bem as cores.
Ir para o topo Ir para baixo
gustavolv

gustavolv


Mensagens : 735
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 24
Localização : Franco da Rocha-SP

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeDom Jul 21, 2013 3:00 pm

nao sei se passou do ponto nao sei que ele ficou mais ou menos isso palha meio sem brilho...
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel p.

gabriel p.


Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/04/2013
Idade : 30
Localização : Goiania-Go

Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitimeSeg Jul 22, 2013 8:32 am

Cara faz a têmpera seletiva que vai fica so o ouro...
As primeiras sempre são um verdadeiro aprendizado...
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Empty
MensagemAssunto: Re: Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO   Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Minha primeira faca - FASE FINAL = CABO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» primeira tentativa em fazer um cabo de faca
»  TakeDown esse vai ser meu primeiro que vou fazer depois que comecei a acompanhar o Fórum
» Construindo um Arco Composto
» Faca Safari Max de cabo oco
» Faca EDC cabo em celeron

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Cutelaria-
Ir para: