ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"

Ir para baixo 
+3
quark
miojox
Antonio Amaral
7 participantes
AutorMensagem
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 1:24 pm

Cavalheiros eu andei atirando com algumas xx75 que eu usava para caçar com meu arco antigo e embora o POI seja cerca de 10cm mais baixo por causa do peso de 500 grains o agrupamento é muito bom e constante a 30 metros.

Como o spine dessas XX75 2117 é o mesmo das flechas de carbono que eu uso (.400) pensei que a diferença na constância seja pelas Vanes de 4 polegadas das XX75.

As velocidades médias dessas flechas com meu arco de 60# @ 28" foi de

XX75 500 grains 220 fps
Flatline surgical 368 grains 261 fps

estou pensando em comprar algumas duravanes de 3" para colocar em minhas flechas de carbono, o que vocês acham?

a distância no vídeo é de 30 metros (a velocidade está em 2x )



Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 1:43 pm

Engraçado, eu também tenho essa dúvida se os vanes ajudam ou não no agrupamento...
Estou com meia dúzia de Easton Fatboy 340 cortadas em 29'' e meia dúzia de Easton ST Excel 340, acho que com 32''. Ambas têm os mesmos vanes e peso de ponta e as Fatboy estão agrupando melhor. Preciso cortar as ST Excel para ter certeza se o comprimento é o fator determinante no meu caso... A propósito, meus vanes são 2''.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 2:40 pm

a outra opção que eu tenho seria de cortar fora as vanes de 4" das xx75 e colocar as de 2" para ver se o agrupamento piora pois eu tenho que comprar vanes de 3" para fazer o teste. eu realmente fiquei encucado com isso.

Flechas de carbono são novidade para mim e de repente o feeling das de alumínio é muito mais familiar o que tornaria meu tiro muito mais natural.

dizem que cachorro velho não prende novos truques mas eu gostaria de ser uma excessão Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
quark

quark


Mensagens : 160
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 42
Localização : Cuiabá - MT

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 3:42 pm

Bom pelo que conheço de fisica:
- quanto maior as penas
   # Maior Arrasto
   # Menor Velocidade
   # Maior estabilização no voo
# Mais suscetível a interferência pelo vento.

- Penas menores
  # Menor arrasto
  # Maior Velocidade
  # Menor Estabilização no voo
# Menos suscetível a interferência pelo vento.

alem de que ao alterar as penas altera algumas variáveis da flecha.
Maior a pena, Maior o peso atrás da flecha alterando o seu FOC.
Ir para o topo Ir para baixo
giantorm

giantorm


Mensagens : 1253
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 49
Localização : Itália

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 4:54 pm

Vanes de 2" em uma Fatboy, não acho interessante, é uma flecha com diâmetro muito grande para uma vane muito pequena. As Fatboy e as X7 geralmente são usadas para indoor 18m, e usam vanes de 4" ou 5", para estabilizar rápido a flecha.

Vanes de 2", melhor usar em flechas com diâmetro de 6,5mm ou menos.

Uma vane pequena é interessante para outdoor, pq o vento desvia menos a flecha, e por ser menor e ter menos arrasto, a flecha mantem uma velocidade maior.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 5:04 pm

giantorm escreveu:
Vanes de 2" em uma Fatboy, não acho interessante, é uma flecha com diâmetro muito grande para uma vane muito pequena. As Fatboy e as X7 geralmente são usadas para indoor 18m, e usam vanes de 4" ou 5", para estabilizar rápido a flecha.

Vanes de 2", melhor usar em flechas com diâmetro de 6,5mm ou menos.

Uma vane pequena é interessante para outdoor, pq o vento desvia menos a flecha, e por ser menor e ter menos arrasto, a flecha mantem uma velocidade maior.

Gian eu estava pensando inicialmente em usar vanes de 3" nas flechas de carbono, meu uso básico é broadheads eu não participo de competições , usar as de 2" nas XX75 seria só um teste pois elas são ótimas com as de 4"
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 6:18 pm

Antônio, se vale de alguma coisa, do ponto de vista de agrupamento vanes pequenas (1.75") ou penas médias (3 e 4") nunca fizeram diferença para mim: quando eu atiro direito, as flechas agrupam, quando faço besteira, elas espalham. As de carbono são inclusive menos nervosas qua as de alumínio (desde que o spine esteja adequado para o arco).

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 7:30 pm

Giantorm, as minhas fatboy estão agrupando melhor que as ST Excel, talvez porque estejam na medida ideal de comprimento. Vou fazer testes com vanes maiores quando puder e conto o resultado aqui...
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 7:51 pm

a primeira coisa a fazer é verificar o spine dinâmico, para saber o peso da vanes que vai usar está dentro, depois fazer o teste do papel, se estiverem voando certinho a única diferença vai ser velocidade e estabilização mais rápida, se for tiros a curta distância (até 20 metros) as de 4" levam uma pequena vantagem

tiros a longa distãncia pede até shafts mais finos

recomendo vocês farem o teste do papel, se as felchas estiverem voando certinho, melhor treinar mais um pouco e esquecer por enquanto essa questão de vanes de 2" ou de 4"
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 8:32 pm

Mamute-sc escreveu:
a primeira coisa a fazer é verificar o spine dinâmico, para saber o peso da vanes que vai usar está dentro, depois fazer o teste do papel, se estiverem voando certinho a única diferença vai ser velocidade e estabilização mais rápida, se for tiros a curta distância (até 20 metros) as de 4" levam uma pequena vantagem

tiros a longa distãncia pede até shafts mais finos

recomendo vocês farem o teste do papel, se as felchas estiverem voando certinho, melhor treinar mais um pouco e esquecer por enquanto essa questão de vanes de 2" ou de 4"
 

o spine dinâmico de todas as minhas flechas é teoricamente o Mesmo meu amigo Mamute, todas são .400, cortadas com 28" e pontas de 100 grains, os testes no papel também demonstram que tudo está alinhado e de acordo com o meu equipamento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

a distância é de 30 metros
meu setup é
Bear legion 2013 60# @ 28"
QAD ultra HD
flechas .400 cortadas com 28" e pontas de 100 Grains

abraços


Última edição por Antonio Amaral em Seg Ago 05, 2013 8:46 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 8:33 pm

EVC escreveu:
Antônio, se vale de alguma coisa, do ponto de vista de agrupamento vanes pequenas (1.75") ou penas médias (3 e 4") nunca fizeram diferença para mim: quando eu atiro direito, as flechas agrupam, quando faço besteira, elas espalham. As de carbono são inclusive menos nervosas qua as de alumínio (desde que o spine esteja adequado para o arco).

Abs

Eu consigo ótimos agrupamentos com elas mas meu caso é exatamente o contrário EVC as flechas de carbono são mais nervosas qualquer errinho elas espalham. pode ser questão de adaptação com as flechas de carbono mas como eu gosto de experimentar coisas novas pensei logo nas Vanes

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Antonio Amaral

Antonio Amaral


Mensagens : 1613
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 60
Localização : Canavieiras Bahia

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSeg Ago 05, 2013 8:51 pm

só completando
o FOC das minhas flechas

xx75             9 .8%
flatline surgical      10,7%
red head blackout 1 2,1%
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeTer Ago 06, 2013 8:38 pm

Antonio *** escreveu:
Mamute-sc escreveu:
a primeira coisa a fazer é verificar o spine dinâmico, para saber o peso da vanes que vai usar está dentro, depois fazer o teste do papel, se estiverem voando certinho a única diferença vai ser velocidade e estabilização mais rápida, se for tiros a curta distância (até 20 metros) as de 4" levam uma pequena vantagem

tiros a longa distãncia pede até shafts mais finos

recomendo vocês farem o teste do papel, se as felchas estiverem voando certinho, melhor treinar mais um pouco e esquecer por enquanto essa questão de vanes de 2" ou de 4"
 

o spine dinâmico de todas as minhas flechas é teoricamente o Mesmo meu amigo Mamute, todas são .400, cortadas com 28" e pontas de 100 grains, os testes no papel também demonstram que tudo está alinhado e de acordo com o meu equipamento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

a distância é de 30 metros
meu setup é
Bear legion 2013 60# @ 28"
QAD ultra HD
flechas .400 cortadas com 28" e pontas de 100 Grains

abraços

 note que não estão 100%, se a foto não estiver "torta" a ponta está entrando a esquerda e abaixo, pouco milímitros mas valeria uns ajustezinhos, talvez no peso de puxada do arco, isso se já não estiver no limite

penso o seguinte, num mesmo arco recurvo Hoyt Formula fiz um jogo de flechas Fatboy spine 400 e spine 500, claro que aí as pontas precisaram ser diferentes para dar o ajuste dinâmico, as 500 com ponta mais leve e FOC perto dos 9,5% voavam melhor do que as de spine 400 com pontas mais pesadas e FOC lá em cima, mas o tamnho das penas não influenciaram muito não, só se havia erro de largada, sabe como é no recurvo os dedos largaram um pouquinho fora de hora e já era
Ir para o topo Ir para baixo
miojox

miojox


Mensagens : 893
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 3:55 pm

Bom, seguem os MEUS resultados de arqueiro inexperiente:

Mudei 3 flechas Easton Fatboy, das minhas 6.
Coloquei vanes Duravanes de 4'' , versus os tigrados sem marca de 2'' que tinha antes.

O agrupamento a até 30m (distância q dava pra testar) continuou EXATAMENTE o mesmo, cheguei até a bater uma flecha de cada grupo na outra.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSex Ago 09, 2013 11:09 pm

só vai faze diferença para tiros além dos 50 metros e SE estiver ventando pelo menos uma brisinha

o que muda muito é a pecinha que fica um pouco atrás da corda, quando está bem esticada  Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Eric Serpa areas




Mensagens : 133
Data de inscrição : 26/07/2013
Idade : 44
Localização : Campos dos goytacazes

consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Palavras diferentes no composto e flechas   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitimeSáb Ago 10, 2013 10:02 pm

Gente sou novo no arco. Só 1 ano. Vcs usam muitos nomes diferentes. Onde posso achar sobre peso, medidas e acessórios para flechas e arco. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Empty
MensagemAssunto: Re: consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"   consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4" Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
consistência dos tiros com Vanes de 2" (blazer) e de 4"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vendou ou troco Flechas Easton Excel St 340 Com Vanes Blazer Tiger - VENDIDAS
» Arrow wraps Fernando Sencadas e torre para vanes Bohning blazer helical
» Flechas Easton LightSpeed 400 Blazer vanes e pontas Easton EM FALTA
» Penas Blazer
» VANES... Bi-Delta Vanes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: