ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Alvo feito de espuma de EVA

Ir para baixo 
+14
Revolta
jorge_wiendl
iganem
Leo Rodrigues
tucorj
josé lucas
Lincoln
SanchoVJR
Dracull
Glogan
tupan
CALIL
eschimidt
Andre Miranda
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Andre Miranda

Andre Miranda


Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeQui Fev 03, 2011 7:22 pm

Logo após comprar meu arco, em 2004, fabriquei um alvo que pudesse resistir por longo tempo e ser levado a todo canto. Me baseei em experiências de amigos, e deu certo.

Comprei espuma de EVA vendida em rolo, com 10mm de espessura . O suficiente para cortar 6 quadrados de 50x50cm.

Com um estilete cortei todos e colei com adesivo de contato(cola de sapateiro), o que aumentou ainda mais a resistência à penetração das flechas. Depois de colado acertei na medida do possível as quinas e fiz dois furos para passar uma alça de transporte.

O custo total não chegou a 50 reais na época, hoje acredito que custe parecido.

O resultado é que a 4 metros a flecha de alumínio disparada pelo búfalo com regulagem na potência máxima só fura isso mostrado na foto. A maiores distâncias fica apenas cerca de uma polegada pra fora, no máximo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou seja, barato, prático de fazer e de usar, e dura muito. Espero que gostem da dica.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oaventureiro.com.br
eschimidt

eschimidt


Mensagens : 2832
Data de inscrição : 24/11/2009
Idade : 61
Localização : Itirapina/SP

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 10:30 am

parece tapete (fundo) de barco de pesca.

Será que é o mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Miranda

Andre Miranda


Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 12:50 pm

Não sei dizer, parece mais textura de sola de chinelo, vendido em rolo de cerca de 1,10 de largura.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oaventureiro.com.br
CALIL
General
General
CALIL


Mensagens : 5111
Data de inscrição : 15/08/2009
Idade : 42
Localização : SP

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 2:53 pm

E sai facil? pq as minhas EVAS dão trabalho demais pra tirar a flecha que desisti de usar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://arcobrasil.forumeiros.com
Andre Miranda

Andre Miranda


Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 6:40 pm

Se segurar e puxar firme, mas sem trancos, ela sai na boa, sem empenar. Mas tem amigos que desistem e me pedem pra tirar a flecha, questão de jeito mesmo hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oaventureiro.com.br
tupan




Mensagens : 51
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 35

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 8:10 pm

para retirar as flechas com mais facilidade dos alvos feitos de EVA uso lubrificante na ponta da flecha, ele eh vendido em lojas especializadas no exterior, ou vc mesmo pode fazer um, bastando colocar espuma e vaselina num tubinho para vc "sujar" a pontinha da flecha, q assim saira facilmente do alvo
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Miranda

Andre Miranda


Mensagens : 77
Data de inscrição : 02/02/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 8:12 pm

Há quem use vaselina com o mesmo propósito Tupan, mas eu acho pior ficar com a mão melecada que fazer um cadin de força, hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.oaventureiro.com.br
tupan




Mensagens : 51
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 35

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Fev 07, 2011 8:17 pm

eh q dependendo do alvo e do arco nao sai de jeito nenhum, e nem suja a mao, ela so fica na pontinha num local q nem encostamos a mao
Ir para o topo Ir para baixo
Glogan

Glogan


Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/05/2011

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Muito bom, André. Estou comprando meu primeiro arco com o Amaral ,e já estava queimando fostato, pensando em como arranja um alvo " prático" para usar em casa. Valeu, compadre, hehehehehe.   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSex maio 27, 2011 7:52 pm

Andre Miranda escreveu:
Logo após comprar meu arco, em 2004, fabriquei um alvo que pudesse resistir por longo tempo e ser levado a todo canto. Me baseei em experiências de amigos, e deu certo.

Comprei espuma de EVA vendida em rolo, com 10mm de espessura . O suficiente para cortar 6 quadrados de 50x50cm.

Com um estilete cortei todos e colei com adesivo de contato(cola de sapateiro), o que aumentou ainda mais a resistência à penetração das flechas. Depois de colado acertei na medida do possível as quinas e fiz dois furos para passar uma alça de transporte.

O custo total não chegou a 50 reais na época, hoje acredito que custe parecido.

O resultado é que a 4 metros a flecha de alumínio disparada pelo búfalo com regulagem na potência máxima só fura isso mostrado na foto. A maiores distâncias fica apenas cerca de uma polegada pra fora, no máximo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ou seja, barato, prático de fazer e de usar, e dura muito. Espero que gostem da dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Dracull

Dracull


Mensagens : 66
Data de inscrição : 12/07/2011
Localização : Curitiba, PR

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Ago 08, 2011 4:54 am

Pessoal,


Fiz o meu alvo usando esta técnica. Usei o tal tatami desmontável (basicamente EVA de 10 mm), dividi dois destes
em quatro partes cada e montei um bloco com oito camadas (80 mm de espessura). Realmente, neste primeiro
que montei, retirar as flechas é um sacrifício danado.


Horas atrás resolvi fazer alguns testes e concluí que para a minha besta, uma Man Kung 120 lbs, basta apenas
quatro camadas - é o suficiente para freiar as flechas. Mas há que se deixar o alvo afastado de qualquer coisa
pelo menos 15 cm, visto que mesmo freiando as flechas ainda tem energia o suficiente para fazer estragos.
Bão, acabei ficando com dois alvos agora, e sim, a força necessária para remoção ficou bem menor.


Outro teste que fiz foi agrupar tiros onde já havia furos. Será que a flecha passa direto? Não passa. Achei
esta caracterísca bastante interessante, pois foram quatro tiros praticamente no mesmo furo a curta distância
e ainda assim a flecha foi devidamente parada. Naturalmente a frenagem é um pouco prejudicada e a penetração
com certeza é maior, por isso é importante manter a folga entre o alvo e o que está atrás dele.


O custo total passou um pouquinho dos R$ 50,00. Cada placa custou R$ 22,00 e joguei junto um rolo de silver
tape das mais baratas, a R$ 8,00 por 10 metros. Isso, passei fita adesiva para prender as placas, duas voltas
completas fazendo um + que já serve como centro para visada. Fita crepe não segura bem e fita plástica incolor
é literalmente cortada pelas pontas na hora da saída. A alça foi feita com a própria corda usada para amarrar
as placas enrroladas na loja, custo zero.


Ja,

D.
Ir para o topo Ir para baixo
SanchoVJR

SanchoVJR


Mensagens : 2768
Data de inscrição : 07/04/2011
Idade : 34
Localização : Teresina - PI

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Ago 08, 2011 7:50 am

Show, que bom que deu um jeitinho. Uso um alvo de roupa velha, o maior problema dele é o peso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://facebook.com/HaroldoBot
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Ago 08, 2011 8:47 am

SanchoVJR escreveu:
Show, que bom que deu um jeitinho. Uso um alvo de roupa velha, o maior problema dele é o peso.

EVA pesa mais ainda. Eu uso 3 placas de 20mm, e um saco de roupas velhas atrás pra evitar o muro. Com R$50 reais de EVA eu passo um mês inteiro. O problema é que no final do mês algumas flechas varam o alvo e estragam as penas.
Ir para o topo Ir para baixo
josé lucas

josé lucas


Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/11/2011
Idade : 26
Localização : sorocaba

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeDom Nov 27, 2011 11:36 am

eu costumo usar uma caixa com papeis, papelão, livros, cadernos velhos. eles ñ duram muito e despedaçam fazendo uma baita sugeira ,fica um monte de papel no chao..
eu ja pensei em usar EVA, pois ele ñ despedaça e dura muito mais!!! boa idéia!
Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeQui Dez 08, 2011 11:26 am

finalmente chegaram minhas flechas e estou louco para lanca-las!

Mas como ainda nao tenho alvo, vou esperando.

Estou pensando em usar um sistema misto, tipo vários materiais. Pensei em usar um trançado com aquelas esteiras de palha e 2 placas de eva no fundo. será que é uma boa idéia?

abçs
Ir para o topo Ir para baixo
Leo Rodrigues

Leo Rodrigues


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/10/2011
Idade : 36
Localização : Brasília

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeQui Dez 08, 2011 11:49 am

tucorj, como você já deve ter lido, o problema do EVA é que a flecha fica bem difícil de sair depois, tem gente que passa vaselina mas ai fica uma meleca só.
Aqui em casa tinha um daqueles tapetes de EVA coloridos da minha filha, e como ela não usava mais resolvi usar como alvo, mas não gostei não.
Achei aqui no fórum uma boa sugestão pro meu alvo: pega um saco grande e enche de roupa velha. Se você colocar bastante jeans pára até seta de balesta. E a flecha sai facim...
Se não tiver roupa velha, no site da velox (multimídia > artigos > tipos de almofadas e alvos) mostra boas sugestões de alvo também, usando palha de tabôa e câmara de ar. Nunca testei mas acredito que deve funcionar
Mas EVA também funciona, é só ter paciência pra tirar as flechas...

Espero ter ajudado

Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeQui Dez 08, 2011 12:01 pm

Leo Rodrigues escreveu:
tucorj, como você já deve ter lido, o problema do EVA é que a flecha fica bem difícil de sair depois, tem gente que passa vaselina mas ai fica uma meleca só.
Aqui em casa tinha um daqueles tapetes de EVA coloridos da minha filha, e como ela não usava mais resolvi usar como alvo, mas não gostei não.
Achei aqui no fórum uma boa sugestão pro meu alvo: pega um saco grande e enche de roupa velha. Se você colocar bastante jeans pára até seta de balesta. E a flecha sai facim...
Se não tiver roupa velha, no site da velox (multimídia > artigos > tipos de almofadas e alvos) mostra boas sugestões de alvo também, usando palha de tabôa e câmara de ar. Nunca testei mas acredito que deve funcionar
Mas EVA também funciona, é só ter paciência pra tirar as flechas...

Espero ter ajudado


Então Leo, tava com uma outra ideia.

Andei lendo o forum mais a fundo, e o problema parece ser mesmo a durabilidade e esssa questão da retirada da flcha.
Por enquanto, vou treinar em casa, que tem um corredor largo e comprido (cerca de uns 15mts). Acho até que é bom ,as vou ter q tampar o portao pra nao atrair curioso(hehe).

Pensei em usar um saco de batatas, que abre bem as fibras, e rechea-lo com papel,desses de picadora, que ficam umas tirinhas e socar bastante dentro do saco. de cada lado, dentro do saco, usar folhas de eva, prar dar aquema freada inicial e tb estabilizar o saco. Mas parece qe roupa velha é a melhor solução. Não sei se tenho cobertores velhos em casa, mas vou dar uma procurada.

To pensando agora mesmo em sair e ver se acho algum desses materiais.

Depois q eu testar, eu aviso como foi.

abçs
Ir para o topo Ir para baixo
iganem




Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/11/2011

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 12:57 pm

Caras, montei um alvo aqui, com compensado e isopor, 4 folhas de compensado com isopor entre elas! para aparar as flechas!

O alvo em sí é um aglomerado de papelão com isopor! umas 6 folhas de papelão e 6 de isopor.

Entre os 2 eu enchi de estopa, uns 5 cm entre um e outro! parei de perder flechas! a estopa tapa os buracos, e vez ou outra adiciono mais uma folha de compensado!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 1:34 pm

Em minha opinião isopor não serve pra alvo. Além de não segurar a flecha, ainda esfarela muito rápido. Também não simpatizo com o plástico bolha. O melhor alvo que eu já fiz foi um saco cheiro de roupas velhas, com placas de EVA na frente. Vou fazer um cubo de EVA e colocar um saco de roupas dentro. Existem alvos assim pra vender nos EUA.
Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 2:09 pm

Lincoln escreveu:
Em minha opinião isopor não serve pra alvo. Além de não segurar a flecha, ainda esfarela muito rápido. Também não simpatizo com o plástico bolha. O melhor alvo que eu já fiz foi um saco cheiro de roupas velhas, com placas de EVA na frente. Vou fazer um cubo de EVA e colocar um saco de roupas dentro. Existem alvos assim pra vender nos EUA.

Pensei nisso tb, fazer tipo uma caixa com o EVA e preenche-lo. Acho que o melhor recheio deve ser mesmo os tecidos (ainda nao fiz, mas imagino), mas falta a estrutura para deixa-lo ereto. é onde entra o EVA. Claro que não fica nada prático ou fácil transportado devido ao tamanho e peso, mas para manter no mesmo lugar...

Lincon, quais as dimensões que vc vai usar? Como meu arco não tem muita força, pensei em montar um pra mim com, sei lá, uns 20cm de espessura, tipo, 2 folhas de EVA de 30/35/40mm + recheio, assim não fica tão grende e dá pra guardar aqui em casa sem a patroa chiar affraid !!

Outra coisa, vou viajar com a familia e queria levar o arco, mas o problema tem sido o alvo. Tem alguma sugestão?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 2:15 pm

Citação :


Outra coisa, vou viajar com a familia e queria levar o arco, mas o problema tem sido o alvo. Tem alguma sugestão?

Barranco é bem interessante...
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 3:16 pm

jwiendl escreveu:
Citação :


Outra coisa, vou viajar com a familia e queria levar o arco, mas o problema tem sido o alvo. Tem alguma sugestão?

Barranco é bem interessante...

É difícil de errar o barranco. Só o Sancho pra conseguir uma proeza dessas. Twisted Evil Twisted Evil

Vou fazer um cubo de EVA de 50cm por 50cm por 50cm. Vai ter uma tampa para colocar o saco de roupas, e umas alças para carregar. Vou poder usar todas as faces do cubo como alvo. Copiei a ideia daqui

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
tucorj

tucorj


Mensagens : 183
Data de inscrição : 24/11/2011
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 12, 2011 4:12 pm

Lincoln escreveu:
jwiendl escreveu:
Citação :


Outra coisa, vou viajar com a familia e queria levar o arco, mas o problema tem sido o alvo. Tem alguma sugestão?

Barranco é bem interessante...

É difícil de errar o barranco. Só o Sancho pra conseguir uma proeza dessas. Twisted Evil Twisted Evil

Vou fazer um cubo de EVA de 50cm por 50cm por 50cm. Vai ter uma tampa para colocar o saco de roupas, e umas alças para carregar. Vou poder usar todas as faces do cubo como alvo. Copiei a ideia daqui

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

muuuito legal.
gostei da idéia. posso copiar?

ahuahauha, de repente lembrei daquelas competições entre o Jamie o o Adam, nos Mythbusters... hauahuah
Ir para o topo Ir para baixo
Revolta




Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/12/2011

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Ajuda   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 11:01 am

Moro em São Paulo ganhei meu arco hoje
gostaria de algumas dicas de locais para compra a espuma de eva pois não achei em rolo e a mais barata que achei com mesmo uma colorida que é 1mx1m R$26,50 daria para fazer 4 placas de 50x50 cm mais é daqueles de montar então as pontas não ficariam muito boas vlw
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Dez 26, 2011 1:52 pm

qual é a espessura dessa EVA q vc passou o preço?

qual é o arco q vc vai usar?, pois a libragem influencia muito na penetração
Ir para o topo Ir para baixo
Revolta




Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/12/2011

Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Bem eu ja fiz o alvo agora   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitimeSeg Jan 02, 2012 2:49 pm

eu fui la no braz comprei eva de 10 milimetros e cola de sapateiro e fiz um 50x50cm com 6 cm de espessura e uma espuma de sofa de 15 cm de espessura atraz do EVA
meu arco é Arco e flecha Composto Hoover Scorpion 29 Lbs Preto
meio fraco mas acho bom para começar fiz hj de manha meu alvo

se tiver algumas dicas para um iniciante eu adoraria XD

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alvo feito de espuma de EVA Empty
MensagemAssunto: Re: Alvo feito de espuma de EVA   Alvo feito de espuma de EVA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alvo feito de espuma de EVA
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» ALVO FEITO EM CASA
» Alvo EVA+Espuma+Caixa de Papelao
» Alvo de Espuma Expansiva de Poliuretano de Memória Lenta
» ALVO de Espuma e calças JEANS! aguenta 70lbs, e portatil 40x40cm :)
» Alvo feito com EVA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: