ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Madeiras brasileiras equivalentes

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitimeTer Nov 12, 2013 8:39 am

Dae galera! tudo joia?

Vou começar fazer um novo longbow / warbow, e estava pensando em fazer um similar a esse modelo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A questão é... quais madeiras brasileiras seriam equivalentes às usadas?

A mais escura é evidente que seria ipê, até mesmo pq é a que os gringos usam.

Mas no backing eles usam Hickory ( pensei em substituir por marfim, pois é bem clara e acredito que a tonalidade seja bem parecida.. Mas nunca trabalhei com marfim, então se alguém puder dar uma opnião, seria de grande ajuda )

E na barriga geralmente é usada Maple ou Lemonwood... Que tem uma tonalidade um pouco mais escura... ambas pelo que andei pesquisando não existem aqui no Brasil.

Então estou meio perdido sobre qual usar. Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
tallyst

tallyst


Mensagens : 1429
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 37
Localização : Pirassununga\SP

Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitimeTer Nov 12, 2013 11:12 am

no backing indicaria vc a usar bambu, ele da uma bela força ao arco
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitimeTer Nov 12, 2013 11:30 am

Bambú até agora minha terceira opção de uso... rsrs...
Não pela funcionalidade em si, mas sim pela estética mesmo, pois estou tentando fazer meio que uma "replica"...  

Pretendo fazer com potência superior à 70lb, só que tudo vai depender de encontrar as madeiras equivalentes ou não...

minhas escolhas até agora pro backing são:
em primeiro Marfim..
segundo Nogueira ( dizem que a madeira é da mesma família da Hickory..  só que me parece que a Nogueira é bem mais escura, então isso quebraria as cores do modelo da imagem acima, o que não era minha intenção )
e em terceiro bambú...  que apesar de ser bem eficaz eu acho meio feio quando usado de backing...   =\

até já vi uns modelos similares que usam:  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mas vou tentar evitar...  pelo menos dessa vez... rsrs...  Wink

Alguma outra sugestão?? =)

Ir para o topo Ir para baixo
Roberto de Souza

Roberto de Souza


Mensagens : 522
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 62
Localização : Guarujá - SP

Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitimeTer Nov 12, 2013 11:34 am

Vou falar do Marfim. Já usei pra fazer arco de uma peça única e ficou bem legal. É uma madeira fácil de trabalhar porque é macia, tem elasticidade mas não confere muita força. Como backing creio que fique bacana. Do Ipê não precisa nem falar porque todo mundo conhece suas qualidades na confecção de arcos. A questão é encontrar madeiras com os veios longitudinais.
O bambu também pode ser legal, mas sei que é muito difícil trabalhar com ele e a colagem é mais complicada, não impossível mas mais trabalhosa.
Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
elisonj

elisonj


Mensagens : 986
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 41
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitimeSex Nov 22, 2013 9:48 pm

Então nobre Roberto... Pelo que andei pesquisando, o Marfim assim como o bambú, também é bem chatinho de colar.. e tem que ser o de Guatambú, senão não dá...

Pro Belly, estou pensando em usar garapeira... que é bem fácil de encontrar, e é bem robusta... Até tentei ver quanto ficaria um stave de Maple, mas iria ficar muito caro.. então abandonei a idéia... rsrs

Alguém usa ou já usou a garapeira que pode dar alguma opnião?

Valeu, abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Madeiras brasileiras equivalentes Empty
MensagemAssunto: Re: Madeiras brasileiras equivalentes   Madeiras brasileiras equivalentes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Madeiras brasileiras equivalentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Madeiras brasileiras usadas lá fora
» Informações sobre madeiras brasileiras.
» Madeiras brasileiras para arqueria reconhecidas internacionalmente
» Livro Árvores Brasileiras
» Madeiras não recomendadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: