ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

https://arcobrasil.forumeiros.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA

Ir para baixo 
+41
vinirag
DaniDM
andrepimenta
Ex Inferis
Garcia_Cowboy
Striverx
emerson@
Kamuio
BESTsports
ceboladp
miojox
Bruno Garcia
Archergirl
Martino
EVC
v.b.-s.j.r.preto
CarlosAdler
odhsseu
AlexandreL
Mário Sérgio
wilkdc
ArqueiroDoVale
TRC
Vitorino
collaco
paulonofx
Jhone
fernandorizzi
biorafa08
Deco
marovasco
felipelff
Lincoln
thunder_ot
jorge_wiendl
Dumbo
chuck
CALIL
aedes aegypth
eschimidt
Mamute-sc
45 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 6:36 pm

uai, então faz o que a natureza te mandou, atira e para de pensar
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 01, 2012 7:29 pm

fernandorizzi escreveu:
Kara , eu sou muito estranho , quando estou atirando com a atiradeira pego ela com a mao direita e puxo o elastico com a esquerda |! Mas com arco é ao contrario , pego o arco com a esquerda e puxo a corda com a direita , e sou destro de mao e pé.
e ja tentei trocar a posiçao com os 2 equipamentos e nao me sinto nem um pouco confortavel , estranho neh !

Fernando Rizzi

Ixe, eu sou do mesmo jeito. Puxo estilingue com a mão esquerda, surfo com a esquerda atrás, mas puxo o arco com a direita.
Ir para o topo Ir para baixo
Jhone

Jhone


Mensagens : 71
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 34
Localização : Vila Velha, Espirito Santo

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 03, 2012 12:31 pm

Meu olho dominante é o esquerdo, mas eu sou canhoto de tudo mesmo...rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
paulonofx

paulonofx


Mensagens : 116
Data de inscrição : 18/02/2012
Idade : 43
Localização : DF/Taguatinga

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 03, 2012 3:07 pm

sempre tive essa duvida, eu acho melhor puxar a corda com a mao direita, mas fica ruim de segurar o arco, ja segurando o arco com a mao direita ancora melhor, mais nao tenho mira direito puchando a corda com a mao esquerda. ai atiro dos dois geitos, sempre revezando nao fecho o olho atiro com um abeto e outro entreaberto.

esse teste ai mamute eu fiz mas olha que engraçado, se ponho a mao direita na frente da esquerda dá olho esquerdo, mas se ponho a mao esquerda na frente da direita da olho direito? kkkkkkkk

Ir para o topo Ir para baixo
collaco

collaco


Mensagens : 1022
Data de inscrição : 15/04/2011
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 11:33 pm

Pessoas como Lincoln, eu e outros que tem habilidade com ambas as mãos, e trocam os lados em atividades rotineiras é, além da genética, uma questão de desenvolvimento na infância. Os destros que são uma negação com a esquerda são assim simplesmente porque, por terem mais facilidade com a direita, usaram mais e deixaram a esquerda de lado. E isso tem consequências trágicas na infância, que é quando o cérebro faz as conexões e "aprende" habilidades. Depois de burro velho fica mais difícil, mas não impossível. Claro que existe o fator genético, uma habilidade inata, mas esta pode ser inaproveitada por influência do meio, ou o contrário, estimulada.

Meu irmão ficou com a doença do futebol toda pra ele. Só jogava bola. O resultado disso é que ele é incapaz de tirar um parafuso com uma chave de fenda. Enquanto eu desmontava eletrodomésticos, soldava circuitos, colocava fogo na casa, e derrubava pipas da molecada com estilingue (ahhh, deu saudade agora....). E também puxava o elástico com a mão direita. E atirava com a espingarda de chumbinho apoiando no ombro esquerdo. Agora não me peça para dançar...

Quando ao olho dominante, é possível treinar o olho não dominante para funcionar melhor. Meu olho "dominante" é o esquerdo, porque realmente é mais fácil para o cérebro focar com ele. Mas eu posso conscientemente usar o olho direito e focar com ele, e desviar o resultado dos testes para o direito. Alguns testes acabam empatados. Deus sabe a minha frustração no dia em que atirar com um arco LH pela primeira vez e de primeira grupar tudo no X. pale

Como treinar o outro olho? Da mesma forma que se trata ambliopia em crianças. Que é uma condição em que um olho é normal, mas o cérebro teima em querer não usa-lo, e se não for estimulado pode-se perder a visão permanentemente. Isso é tratado com um tapa-olho! Quem já não viu uma criança com um óculos de pirata, com uma lente preta? É para tratar isso. Forçar o cérebro a usar o outro olho e corrigir as sinapses.

Há uma área de estudo da neurologia chamada Neuróbica.
Já repararam que você toma banho e se enxuga após o banho quase sempre seguindo a mesma sequência? Escova os dentes sempre começando pelo mesmo lado? A neuróbica consiste em exercitar o cérebro mudando conscientemente estes padrões. Forçando o cérebro a pensar novos movimentos para aquela tarefa.

Experimentem e observem. Escovem os dentes com a outra mão.

Ir para o topo Ir para baixo
Vitorino

Vitorino


Mensagens : 427
Data de inscrição : 10/01/2012
Localização : RS

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 22, 2012 12:24 pm

Pois então, lendo os comentarios aqui, me surgiu também a duvida...
Fazendo o teste passado pelo Mamute, predominou o olho esquerdo, porém, no tiros (arma longa ou curta) sou destro, faço alça/massa com o olho direito. Escrevo com a mão direita... Uso enxada, machado ou vassoura com a mão esquerda predominando. E utilizando um estilingue/bodoque/funda, mão direita segura e mão esquerda puxa o elastico, porem também me sinto bem fazendo o inverso.
E agora, o que serei no arco, RH ou LH? Nunca atirei com um arco... Só na hora pra saber? PQP!
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 22, 2012 7:31 pm

se você utiliza estilinque/bodoque segurando com a mão direta e esticando a corda com a esquerda você é canhoto

notem que essa regra do olho é para facilitar e não para criar um problema, sabemos muito bem que tudo é questão de treino, a escolha serve a´pena para encurtar o caminho, isso é, se eu sou destro de mãos e olhos com certeza posso usar um arco para canhotos (LH), só que vou demorar um pouco a mais para conseguir bons resultados (vou ter que treinar mais), mas nada é impossível

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
TRC




Mensagens : 6539
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 78
Localização : ItagçGo

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: destro ou sinistro?   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 22, 2012 10:43 pm

Boa essa do estilingue e do bodoque!
Nem todos cresceram no interior estilingando por lá.
Tive essa felicidade, aos oito anos, 1954, andava pela área rural de calça curta, bolsos cheios de pedregulho e estilingue na mão, atrás de nhambús e rolinhas.
Tempo bom, não volta mais. É pena.
O estilingue era feito com forquilha de leiteiro, malha de couro de sapato e borrachas de câmara de pneu. Hoje o pneu não presta para estilingue, a câmara não tem elasticidade; quebro o galho com garrote de injeção.
Eu só "estilingava" com a mão direita. No arco, só seguro com a mão esquerda. Isso, provávelmente, deve ser o "paradóxo do estilingue", ou, o do arco.
Interessante é que atirava codornas ao vôo com a esquerda e com a direita, usava cartucheira 28. O mesmo com 22, pressão, com mira. Sempre fui ambidestro.
Ah! O bodoque, no meu tempo, era um "arco estilingue", com duas cordas e uma malha de couro no meio, imitando o estilingue, e ao invés de flechas, atirava pedras.
Tempo bom, não volta mais.
TRC
Ir para o topo Ir para baixo
ArqueiroDoVale

ArqueiroDoVale


Mensagens : 30
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 31
Localização : Petrolina PE

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ...   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 1:05 am

Se eu seguro o arco com a direita é LH então ?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeTer Abr 03, 2012 5:54 am

exatamente,

só para confirmar:

RH (right hand ou mão direita) segura o arco com a mão esquerda e puxa a corda com a mão direita, o olho direito tem predominio em focar o alvo
LH (left hand ou mão esquerda) segura o arco com a mão direita e puxa a corda com a mão esquerda, o olho esquerdo tem predominio em focar o alvo

claro que tem excessões
Ir para o topo Ir para baixo
wilkdc

wilkdc


Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/04/2012

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 12:33 am

hahahah no teste das mãos, elas foram parar bem no meio, e no teste do polegar o olho esquerdo sempre acerta,
e bem em cima do "alvo", ja o esquerdo passa longe, porem nao consigo me sentir confortavel com o arco na mão esquerda, só atiro com a direita.

sou RH de mão e LH de olho que coisa doida.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 16, 2012 5:38 pm

Matô a pau!
Ir para o topo Ir para baixo
AlexandreL




Mensagens : 87
Data de inscrição : 20/03/2011
Localização : Cacoal-RO

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 27, 2012 1:35 pm

Existe ambidestria de olho? Meus testes me confundem, as vezes dá de um lado, as vezes do outro, mas na maioria é o direito mesmo.

Ir para o topo Ir para baixo
jorge_wiendl

jorge_wiendl


Mensagens : 2382
Data de inscrição : 25/08/2009
Localização : Piracicaba/SP

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 27, 2012 1:40 pm

Já achei a solução para esses problemas apresentados! Eu sou um genio!


Seguinte:

1. Determine qual é sua mão forte (é a que você escreve ou se masturba)
2. Pegue uma chave de fendas e fure o olho contrario ao da mão forte (se sua mão forte é a direita, fure o olho esquerdo e vice-versa).
3. Solucionado o problema !


Última edição por jwiendl em Sex Abr 27, 2012 2:21 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : refiz a orientação do item 1)
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Sérgio

Mário Sérgio


Mensagens : 1727
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 46
Localização : Ribeirão Preto

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 27, 2012 1:51 pm

Sweet... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Lincoln

Lincoln


Mensagens : 5959
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 44
Localização : Campina Grande - PB

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 27, 2012 2:40 pm

jwiendl escreveu:
Já achei a solução para esses problemas apresentados! Eu sou um genio!


Seguinte:

1. Determine qual é sua mão forte (é a que você escreve ou se masturba)
2. Pegue uma chave de fendas e fure o olho contrario ao da mão forte (se sua mão forte é a direita, fure o olho esquerdo e vice-versa).
3. Solucionado o problema !

E quem se masturba com a base trocada?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 27, 2012 6:38 pm

fura os dois olhos que resolve TODOS os seus problemas Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
odhsseu




Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/07/2011

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeDom maio 06, 2012 10:41 pm

TIM HUNTER escreveu:
Tem um outro teste muito simples.
Estique o braço a frente do rosto e levante o dedão ( Sinal de OK,Beleza,jóia,positivo.... ) focalize um objeto com os doi olhos abertos e usando o dedão como mira, nessa hora o dedão parece ficar meio transparente, ai é só fechar um olho de cada vez, o olho que mater o dedão sobre o objeto é o olho dominante.



Excelente dica! estou iniciando na arqueria e, primeiramente estou lendo sobre o assunto para fazer a escolha do arco. Fiz o teste e, no meu caso, meu olho dominante é o esquerdo. Devo usar a mão direita para segurar o arco, não é isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeDom maio 06, 2012 11:03 pm

sim, teóricamente seria, mas pode fazer o contrário caso ache mais confortável

como todos tentam explicar, existe uma regra, mas ela não é uma obrigação, tiro de arco tem que ser prazeirosos e não sacrifício
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosAdler




Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/08/2012
Localização : CE

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 10, 2012 9:13 pm

Saudações amigos atiradores... o meu pobrema é o seguinte: eu sou destro de mão mas canhoto no chute... atiro com estilingue segurando com a mao direita e puxando com a esquerda LH (se eu segurar com a esquerda a mao treme e o tiro sai impreciso)...porem quando o assunto é carabina eu apoio no ombro direito faço a visada com o olho direito, apoio na coxa direita e basculo o cano com a mao esquerda, entao, eu tenho que levar em consideraçao com base na atiradeira ou na carabina ?? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosAdler




Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/08/2012
Localização : CE

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSex Ago 10, 2012 9:14 pm

Obs: nunca atirei com um arco, e tou nessa duvida cruel se compro um pra destro ou canhoto...
Ir para o topo Ir para baixo
v.b.-s.j.r.preto

v.b.-s.j.r.preto


Mensagens : 3311
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 11, 2012 12:50 am

Eu tenho um arco ambidestro, dos tradicionais pré históricos.

Eu comecei atirando puxando com a mão esquerda por ser canhoto.
Mas um dia resolvi testar atirar puxando com a mão direita e descobri que é a mesma coisa.
Depois de disparar duas dúzias de flechas, o resultado é o mesmo seja puxando com a direita, seja puxando com a esquerda.

Nas artes marciais japonesas não existe canhoto, a corda do arco (yumi) se puxa com a direita, a espada (katana) se desembainha com a direita.

Na minha prática eu percebi que é muito mais uma questão de costume, de hábito, do que de necessidade.
Os primeiros disparos de mão destra foi muito estranho para mim, mais depois de algumas dúzias já não percebia muita diferença.

E a questão da força se resolve com treino, basta treinar o lado fraco que ele fica forte.
Ou seria o lado fraco, na verdade, um lado debilitado devido um mau hábito nosso?
Ir para o topo Ir para baixo
EVC




Mensagens : 2286
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 11, 2012 8:02 am

Em tiro com arco a destreza não é tão crítica porque não há movimentos finos. Eu entendo ser uma (quase) unanimidade que é o olho dominante (que vai ser usado para mirar) que determina qual o melhor lado para atirar. Uma busca no Google indicou que é possível atirar usando o não dominante (por exemplo, dominante direito mas atirando com arco de canhoto) mas isso deve exigir mais treino.
Ir para o topo Ir para baixo
Mamute-sc
General
General
Mamute-sc


Mensagens : 7364
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 56
Localização : São Carlos - SP - Brasil

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 11, 2012 8:40 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Eu tenho um arco ambidestro, dos tradicionais pré históricos.

Eu comecei atirando puxando com a mão esquerda por ser canhoto.
Mas um dia resolvi testar atirar puxando com a mão direita e descobri que é a mesma coisa.
Depois de disparar duas dúzias de flechas, o resultado é o mesmo seja puxando com a direita, seja puxando com a esquerda.

Nas artes marciais japonesas não existe canhoto, a corda do arco (yumi) se puxa com a direita, a espada (katana) se desembainha com a direita.

Na minha prática eu percebi que é muito mais uma questão de costume, de hábito, do que de necessidade.
Os primeiros disparos de mão destra foi muito estranho para mim, mais depois de algumas dúzias já não percebia muita diferença.

E a questão da força se resolve com treino, basta treinar o lado fraco que ele fica forte.
Ou seria o lado fraco, na verdade, um lado debilitado devido um mau hábito nosso?

na minha opinião o que se deve pensar nesses casos seria a dificuldade em pegar a flecha e colocar no arco, eu já treinei atirar com arco para canhoto, realmente não é difícil, é tudo questão de treino, mas como já treinei "um pouquinho" mais para atirar com a direita (isso é puxar a corda com a mão direita e segurar o riser com a esquerda) essa é a condição que sempre procuro, já virou instinto What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
CarlosAdler




Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/08/2012
Localização : CE

COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 13, 2012 2:06 pm

Ontem mesmo eu fiz um arco com pedaço de pau ferro, improvisado, apenas pra testar a pegada e era melhor como destro ou canhoto... eu tive um conforto bem maior em segurar como canhoto, bem maior ... acho que talvez seja melhor eu pegar um arco para canhoto mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA   COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
COMO SABER SE VOCÊ É DESTRO OU CANHOTO EM ARQUEIRIA
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Destro ou canhoto??
» destro ou canhoto
» Mudar de destro para canhoto
» Arco de destro para canhoto O.o
» Arqueiro destro usando bow de canhoto..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: